Anda di halaman 1dari 23

HEBREUS,

FENCIOS E PERSAS.

HEBREUS, UM POVO DIFERENTE...


Originrios da cidade de UR; 1 momento, seminmades organizados em Cls. Foram conduzidos pelo patriarca Abrao a Palestina, a Terra Prometida (1800 a.C.).

PALESTINA, A TERRA PROMETIDA!


Regio formada por uma pequena poro de terras frteis ( costa do Mediterrneo e s margens do rio Jordo). Segundo a Bblia: Terra que jorrava leite e mel.

FUGA EM DIREO AO EGITO...

Passando por um longo perodo de seca e fome, migraram em direo ao vale do rio Nilo no Egito. Os Hebreus foram escravizados pelos egpcios por 400 anos.

O XODO...
Por volta de 1250a.C. foram liderados por Moiss e fugiram do Egito, retornando para terra prometida.

Atravessaram o Mar Vermelho e atingiram a pennsula do Sinai, onde Moiss recebeu as Tbuas da Lei ou Os Dez Mandamentos.

Promoveu: - aliana Deus e Hebreus; -Unificao Poltica e civilizao.

religiosa

da

Juzes; Lderes militares para combater os Filisteus; Gideo, Sanso e Samuel; Reis; Unidade poltica das 12 tribos; Saul (1025 a.C.); Davi (1005 a.C a 970 a.C.) vitria sobre filisteus, poderio militar, conquista de toda a Palestina (Jerusalm); Salomo (970 a.C. a 931 a.C.) auge, muito comrcio, construes (Templo de Iav), grandiosidade, altos impostos (descontentamento); 931 a.C. CISMA 10 tribos Norte Jeroboo Reino de Israel; 2 tribos Sul Roboo Reino de Jud Enfraquecimento.

Conquistados pelos Assros (Reino de Israel) Babilnios (Reino de Jud); Cativeiro da Babilnia para o reino de Jud; As 10 tribos perdidas de Israel.

539 a.C. Retorno Palestina (libertados por Ciro persa); Fim do cativeiro da Babilnia; 70 d.C. expulsos da Palestina pelos Romanos (1 Dispora) e novamente em 136 d.C. (2 Dispora); Maior legado cultural: MONOTESMO, base de 3 das maiores religies monotestas do mundo: Judasmo, Cristianismo e Islamismo.

Obs: em 1947 a ONU cria uma estado judeu na Palestina, que em 1948 declarou sua independncia fundando o atual pas Israel.

LEGADO...

Bblia (antigo testamento): a Tor.

fonte de documentao histrica dos hebreus. Contm princpios jurdicos, narrativas histricas, poemas e mitos sobre a criao do mundo e da humanidade.

OS FENCIOS.

A FENCIA.
Corresponde ao atual estado do Lbano e parte da Sria. Estreita faixa de terra entre o Mediterrneo e as montanhas do Lbano.

ECONOMIA...

Dedicaram-se inicialmente pesca, agricultura e a extrao de madeira. Desenvolveram uma intensa atividade comercial no Mediterrneo e se transformaram nos melhores navegadores da antiguidade. Fundaram vrias colnias desde o norte da frica (Cartago) at a Pennsula Ibrica (Cadiz).

ORGANIZAO POLTICA:
Em Cidades-Estados; Principais cidades: Ugarit, Biblos, Sidon e Tiro.

CULTURA E LEGADO...
As viagens proporcionaram o contato com vrios povos, influenciando na cultura Fencia. Desenvolveram a escrita alfabtica.

2000 a 1500 a.C. = alfabeto fencio composto por 22 letras, inaugurando o sistema fontico (letras representam sons).

A escrita mais acessvel = deixava de ser um monoplio de uma minoria privilegiada (reis, escribas e sacerdotes) e se tornava um instrumento de comunicao.

ALFABETO FENCIO

Atual

IR; Medos + Persas; Maior imprio da Antigidade Oriental;


Ciro

PERSAS

e Cambises: conquistas territoriais; I auge;

Dario

Diviso em provncias chamadas SATRPIAS; 1 moeda internacional DRICO; Rede de estradas e comunicaes desenvolvidas;

CONQUISTAS DO IMPRIO PERSA

Xerxes No

decadncia (Guerras Mdicas);

influam nos costumes dos dominados (cobravam tributos e exigiam integrao no exrcito);

Economia

basicamente agrcola; Servido coletiva;


Religio:

ZOROASTRISMO ou MASDESMO

Dualidade entre ORMUZ-MAZDA (bem) X ARIM (mal);

Avesta = livro sagrado.

EXPANSO MXIMA IMPRIO PERSA.

Prof. Msc. Daniel Alves Bronstrup


BLOG: profhistdaniel.blogspot.com @danielbronstrup

Anda mungkin juga menyukai