Anda di halaman 1dari 13

Ditadura e Servio Social: Uma anlise do Servio Social no Brasil ps-64

Itens: 1.1 A significao do golpe de abril 1.2 A autocracia burguesa: o modelo dos monoplios Disciplina:Fundamentos V Professora : Manuella Arago

A significao do golpe de abril

Centros imperialistas, sob o hegemonismo norte-americano, patrocinaram, especialmente no curso dos anos 1960, uma contrarrevoluo preventiva em escala planetria com rebatimentos principalmente no chamado Terceiro Mundo. No Terceiro Mundo desenvolviam-se movimentos de libertao nacional e social

Sucesso de golpes de Estado- Incluindo o Brasil

A finalidade da contrarrevoluo preventiva era:


Adequar os padres de desenvolvimento nacionais e de grupo de pases ao novo quadro do inter-relacionamento econmico capitalista (internacionalizao do capital); Golpear e imobilizar os protagonistas sociopolticos habilitados a resistir a esta insero mais subalterna no sistema capitalista; Dinamizar em todos os quadrantes as tendncias que podiam ser catalisadas contra a revoluo e o socialismo.

Os resultados gerais da contrarrevoluo preventiva foram:


A afirmao de um padro de desenvolvimento econmico associado subalternamente aos interesses imperialistas, com uma nova integrao, mais dependente, ao sistema capitalista; A articulao de estruturas polticas garantidoras da excluso de protagonistas comprometidos com projetos nacional-populares e democrticos; E um discurso oficial (bem como uma prtica policial-militar) anticomunista. A significao do golpe de abril, sem menosprezo da contextualidade internacional da contrarrevoluo preventiva, deve ser buscada na particularidade brasileira.

Particularidade histrica da formao social brasileira


Desenvolvimento capitalista tardio e dependente; Desde o perodo colonial o Brasil manteve um conjunto de atividades econmicas bsicas internas que giravam em torno das necessidades do mercado externo; Formao social brasileira- Convivncia de duas classes: Foras econmicas/polticas derivadas do latifndio (oligarquia agrria); Foras econmicas/polticas derivadas da indstria nacional (burguesia industrial associada aos grupos econmicos do centro externo).

Resulta em trs ordens de fenmenos: Desenvolvimento capitalista brasileiro (heterogneo e excludente) refuncionalizava e integrava o latifndio em sua dinmica; O processo de desenvolvimento capitalista exclui as foras populares das decises polticas;

O Estado brasileiro serviu de instrumento contra as foras polticas representativas dos interesses das classes subalternas.

O desenvolvimento tardio do capitalismo brasileiro torna-o heteronmico (no autnomo) e excludente, associado aos interesses e dinmica do monoplio. Na entrada nos anos sessenta, as linhas de fora adquirem uma dinmica crtica- cria-se uma conjuntura que pe a possibilidade objetiva de promover uma significativa inflexo na sociedade brasileira.
A partir de 1956, a conjuntura da industrializao brasileira marcada internacionalmente por uma arrancada expansiva do capital.

Decorrente disso, aps o segundo ps-guerra impe-se no Brasil a necessidade inadivel de industrializar-se de fato. Mais do que isso, a conjuntura internacional capitalista exigia do Brasil, um amadurecimento de um longo processo, que ser iniciado pela tendncia da modernizao conservadora. Implementao do Plano de Metas

Rearranjo nas relaes entre o Estado, o capital privado nacional e a grande empresa transnacional.

Aps a renncia de Quadros, com o governo de Goulart, espaos significativos do aparelho de Estado foram ocupados por protagonistas comprometidos com a massa do povo. O campo democrtico e popular articulava uma importante ao no terreno sindical, politizando-o e sob a bandeira das reformas de base questionavam o eixo da histria da sociedade brasileira: o capitalismo sem reformas e a excluso das massas dos nveis de deciso.

Apesar de no imediatamente questionar a ordem capitalista, colocava em questo a modalidade, em termos econmicos, sociais e polticos, o desenvolvimento capitalista no pas.

Requisies contra a explorao imperialista e latifundiria, acrescidas das reivindicaes de participao cvico-poltica ampliada, apontavam para um ampla reestruturao do padro de desenvolvimento econmico e uma profunda democratizao da sociedade e do Estado.
Assim, durante o governo de Goulart, a sociedade brasileira defrontava-se necessariamente com um tensionamento crescente. O desfecho de abril foi a soluo poltica encontrada que a fora imps: a fora bateu o campo da democracia, estabelecendo um pacto contrarrevolucionrio.

Expressou a derrota das foras democrticas, nacionais e populares- mas o que o golpe derrotou foi uma alternativa de desenvolvimento econmico social e poltico que era virtualmente a reverso do fio condutor da formao social brasileira, qual seja, o de romper com a heteronomia econmica do pas e com a excluso poltica da massa do povo.

A autocracia burguesa: o modelo dos monoplios O golpe de abril de 1964 implicou um movimento de continuidade das piores tradies da nossa sociedadade: a heteronomia, a excluso e as solues pelo alto; O Estado que se estrutura depois do golpe de abril expressa o rearranjo poltico das foras socioeconmicas a que interessam a manuteno e a continuidade do padro da formao brasileira, aprofundadas a heteronomia e a excluso.

O Estado erguido no ps-64 tem por funcionalidade assegurar a reproduo do desenvolvimento dependente e associado , assumindo, quando intervm diretamente na economia, o papel de repassador de renda para os monoplios, e politicamente mediando os conflitos setoriais e intersetoriais em benefcio estratgico das corporaes transnacionais; Trata-se, pois, de uma funcionalidade econmica e poltica;
O Estado ps-64 antinacional e antidemocrtico;

Anda mungkin juga menyukai