Anda di halaman 1dari 7

EMENDA CONSTITUCIONAL N 29

EC 29
Promulgada no ano 2000; Estimula os valores mnimos para serem investidos em sade; Obriga a Unio a aplicar na sade o valor empenhado no ano anterior; Os Estados devero investir 12% de sua receita prpria, enquanto os municpios devem investir 15%.

Fiscalizao
Proibida a reduo de gastos com a sade; TCU Tribunal de Contas da Unio: acompanha, fiscaliza e controla os gastos do Governo Federal com a Sade. Estados e municpios so fiscalizados pelos respectivos Tribunais de Contas, pelos Conselhos de Sade estaduais e municipais e pelo Siops (Sistema de Informaes sobre Oramentos

nico instrumento de carter nacional que coleta, consolida e oferece a todos que consultam informaes sobre receitas e despesas com Sade; Suas informao permitem melhorias no planejamento, gesto e avaliao sobre o financiamento da Sade, alm de uma maior transparncia e controle dos gastos pblicos. Com base no que declarado por estados e municpios quanto aos gastos, o Departamento de Economia da Sade, Investimento e Desenvolvimento (Desid) do Ministrio analisa as contas dos gestores e valida relatrios de gesto, inclusive para o Tribunal de Contas da Unio (TCU).

DESCUMPRIMENTO DAS DISPOSIES DA EC 29


O Ministrio da Sade informar o fato ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), ao prprio ente federado, ao Conselho Nacional de Sade, ao Ministrio Pblico e ao respectivo Tribunal de Contas, para que sejam tomadas as medidas cabveis; O Ministrio Pblico pode suspender os repasse de carter voluntrio.

AS BASES DE CLCULO PARA A APURAO DOS VALORES MNIMOS A SEREM APLICADOS EM SADE Para os Estados, realiza-se o somatrio:
do total das receitas de impostos de natureza estadual (ICMS, IPVA, ITCMD); das receitas de transferncias recebidas da Unio (Quota-Parte do FPE; Quota-Parte do IPI Exportao; Transferncias da Lei Complementar n. 87/96 - Lei Kandir); do Imposto de Renda Retido na Fonte IRRF; de outras receitas correntes (Receita da Dvida Ativa Tributria de Impostos, Multas, Juros de Mora e Correo Monetria;

AS BASES DE CLCULO PARA A APURAO DOS VALORES MNIMOS A SEREM APLICADOS EM SADE

Para os municpios, realiza-se o somatrio; do total das receitas de impostos municipais (ISS,IPTU, ITBI); do total das receitas de transferncias recebidas da Unio (Quota-Parte do FPM; Quota-Parte do ITR; QuotaParte da Lei Complementar n. 87/96 - Lei Kandir); do Imposto de Renda Retido na Fonte IRRF; das receitas de transferncias do Estado (QuotaParte do ICMS; Quota Parte do IPVA; Quota-Parte do IPI Exportao); De outras receitas correntes (Receita da Dvida Ativa Tributria de Impostos, Multas, Juros de Mora e Correo Monetria)

Anda mungkin juga menyukai