Anda di halaman 1dari 15

Jaqueline e Patrcia

Ficha de Leitura:

ENSINO DE CINCIAS: FUNDAMENTOS E MTODOS

Autores:

Demtrio Delizoicov Jos Andr Angotti Marta Maria Pernambuco

Dados do Livro:
Editora Cortez Coleo Docncia em Formao Ensino Fundamental

O livro nos trs uma nova viso sobre o ensino de cincias do ensino fundamental, talvez, um grande auxilio para docentes dessa disciplina.

Sugestes trazidas pelo livro para atividade docente:

Trabalhos que incorporem cincia, tecnologia e sociedade pois o ensino de cincias no est desvinculado ao cotidiano do aluno. Hoje livros didticos no oferecem suporte suficiente para isso, ento desta forma devemos buscar suporte em materiais paradidticos, CDROMs, revistas, filmes, internet, sadas a parques especializados, museus, planetrios, exposies... Enfim colocar o aluno em contato com o que estuda na disciplina.

O que muitos de ns j sabemos que o professor deve favorecer um clima de interao entre o professor e o aluno para uma melhoria do ensino. Deve-se tambm incentivar a pesquisa, trabalhar com prticas que propiciem ao aluno a compreenso do contedo relacionado com seu cotidiano.

Outro dado que o docente deve ter em vista, que os alunos j possuem um conhecimento prvio sobre os assuntos a serem trabalhados, mas o professor para trabalhar com isto deve em primeira estncia fazer uma busca com os alunos para poder avaliar este conhecimento, para em seguida aprimorar ou talvez modificar a estrutura deste conhecimento se houver a necessidade.

O professor ao abordar qualquer contedo deve ter conscincia dos interesses de seu pblico alvo, para que o ensino de cincias seja relevante para os alunos. O professor pode desenvolver com seus alunos projetos de pesquisa para despertar o interesse dos mesmos.

O docente pode fazer uso de temas geradores para assim criar trs momentos na aprendizagem: Estudo da Realidade dos alunos (atrav de uma problematizao inicial), Organizao do conhecimento e Aplicao do conhecimento.

Alguns temas que o livro sugere para estudos:


Acidente Nucleares Big Bang Biodiversidade Chuva cida Clonagem Corpo humano e Energia Darwin e a Evoluo Biolgica Efeito estufa

Espcimes extintas Fenmenos das mares Fontes alternativas de energia Hertz e produo de ondas de rdio Incio da era da eletricidade Incio da era das comunicaes Incio da era dos frmacos Incio das indstrias qumicas James Watt e as origens das mquinas a vapor Laser, fibras pticas e hologramas

Microcomputadores e microprocessadores, linguagens de mquinas Misses de satlites no orbitados Motor a exploso e motor eltrico Nascimento vida e morte das estrelas Placas tectnicas e deriva continental; sismicidade Projeto Genoma Radiao eletromagntica e riscos a sade: antenas, celulares... Relgios da natureza: Fsicos, quimcos e biolgicos

Satlites de comunicao: telefnia e TV Satlites naturais do sistema solar Telefonia celular Telescpios Terremotos Transgnicos Usinas termeltricas, particularmente usinas nucleares Vulces Entre outros...

Anda mungkin juga menyukai