Anda di halaman 1dari 30

LUBRIFICANTES

FUNO: formar uma pelcula que


impea o contato direto entre duas superfcies que se movem relativamente entre si. Ou seja, o lubrificante reduz o atrito a nveis mnimos, quando comparado ao contato direto, exigindo uma fora menor e evitando o desgaste do corpo.

LUBRIFICANTES
NOVAS FUNES Proteo corroso Auxlio a vedao Transferncia de calor Retirada de produtos indesejveis PRINCIPAIS VANTAGENS Reduo do desgaste nas peas Aumento da segurana de operao

Classificao quanto ao estado fsico:


Gasosos: ar Lquidos: leos em geral (tm excelente
penetrao entre as partes mveis)

Semi-slidos: graxas
Slidos: grafita(370C), talco, mica(resistem a
temperaturas e presses altas;inertes quimicamente; forte aderncia a metais)

Classificao quanto a origem:


1. 2. 3.
leos minerais: a partir do petrleo Parafnicos: 90% alcanos Naftnicos: alcanos e 15 a 20% ciclanos Aromticos: alcanos e 25 a 30%aromticos leos vegetais: soja, girassol, milho e outros leos animais leos sintticos: silicones, steres, resinas, glicerina. Feitos em laboratrio para situaes especiais e extremas. So caros.

leos vegetais e animais se oxidam


facilmente, quando em lubrificantes tm a funo de aumentar a oleosidade do produto final aumentando sua eficincia. leos sintticos so caros e por isso so utilizados apenas em casos especficos leos minerais so os mais usados

Atrito
O atrito uma fora contrria ao
movimento. Quando duas superfcies movem-se entre si aparece uma fora de resistncia a esse movimento que a chamada FORA DE ATRITO.

Atrito por rolamento Atrito slido Atrito fluido

Causas de atrito
Mesmo as superfcies mais lisas
apresentam reentrncias, o que origina 2 tipos de atrito.

CISALHAMENTO: o atrito provocado pela resistncia ruptura que os picos possuem.

Adeso(solda a frio): aparecem micro-reas que se soldam.

Caractersticas dos leos lubrificantes


Densidade: a relao entre o peso de
um volume do lubrificante, medido a temperatura de 20C comparado ao peso de igual volume de gua medido a 4C = densidade relativa. Ponto de nvoa (could point): temperatura na qual a parafina ou outras substncias afins normalmente dissolvidas no leo, comea a se separar formando pequenos cristais, turvando o leo.

Caractersticas dos leos lubrificantes


Ponto de fulgor: a menor temperatura
na qual o vapor desprendido pelo leo aquecido inflama-se momentaneamente em contato com uma chama. Ponto de combusto: a temperatura na qual o vapor do leo, uma vez inflamado, continua a queimar por mais de 5 segundos.

Caractersticas dos leos lubrificantes


Ponto de fluidez (pour point): temperatura
mnima em que ocorre o escoamento do leo por gravidade. Importante para leos que trabalham a baixas temperaturas. ndice de acidez total (TAN): a quantidade de base, expressa em miligramas de hidrxido de potssio, necessria para neutralizar todos os componentes cidos presentes em um grama de amostra.

Caractersticas dos leos lubrificantes


ndice de alcalinidade total (TBN): a
quantidade de cido, expressa em miligramas de hidrxido de potssio, necessria para neutralizar todos os componentes bsicos presentes em uma grama de amostra. Oxidao: resistncia a oxidao dos lubrificantes devido a quantidade e natureza dos depsitos formados em condies de trabalho em alta temperatura.

Caractersticas dos leos lubrificantes


Extrema presso: a capacidade de
suportar presses elevadas, evitando que as superfcies entrem em contato. Nmero de emulso: o tempo, em segundos, que a amostra do leo leva para separar-se da gua condensada proveniente de uma injeo de vapor. Viscosidade: a resistncia de um fludo ao escoamento.

Viscosidade
Viscosidade absoluta: definida como a fora (em dina) necessria para fazer deslocar uma superfcie plana de 1cm2 sobre outra, do mesmo tamanho, com velocidade de 1cm/s. Estando as duas superfcies separadas por uma camada de fluido com 1cm de espessura. A unidade usada Poise (g/cm*s). Viscosidade cinemtica: definida como a razo entre a viscosidade absoluta (VA) e a densidade, ambas mesma temperatura. A unidade usada Stoke (cm2/s).

Viscosidade convencional ou emprica medida por meio dos


seguintes viscosmetros: Saybolt (EUA, Canad e Mxico), Redwood (Reino Unido) e Engler (demais pases da Europa).

Viscosmetro de Saybolt

GRAXAS
leo + aditivo + sabo GRAXA Atual: graxa uma combinao de um fluido com um espessante, resultando em um produto homogneo com qualidades lubrificantes. leo = fluido Sabo = espessante

GRAXAS
Aplicao: Onde no se deseja o escoamento Formao de selo protetor Uso em ambientes muito midos ou de
agressividade acentuada

GRAXAS: produo
Dissoluo do sabo pronto no leo:
leo + sabo graxa

Formao do sabo (saponificao) na presena do leo

Graxas: caractersticas
Consistncia(NGLI): determinada atravs
do penetrmetro, que consiste em fazer um cone-padro(ao ou lato) penetrar(mm), durante 5 segundos, a uma dada temperatura (25C=77F), em uma amostra de graxa. No trabalhada: amostra no preparada Trabalhada: antes do ensaio a amostra submetida a 60 golpes em um aparelho padronizado.

PENETRMETRO

TABELA DE CONSISTNCIA
CLASSES NLGI PENETRAO TRABALHADA 0,1 mm ESTRUTURA

0
1 2 3 4 5 6

355-385
310-340 265-295 200-250 175-205 130-160 85-115

EXTREMAMENTE MOLE
MUITO MOLE MOLE MDIA CONSISTENTE MUITO CONSISTENTE EXTREMAMENTE CONSISTENTE E DURA

TABELA DE CONSISTNCIA
Alm dos tipos constantes desta
classificao, ainda encontramos graxas mais moles, dos tipos 00 e 000. As graxas 000 so to fluidas que so medidas pelo viscosmetro, como se fossem leos e as 00 so medidas por um penetrmetro com cone de alumnio e no de ao. Conclui-se, portanto, que quanto maior for a penetrao de uma graxa, mais fina ou mole ela .

Ponto de Gota
a temperatura na qual o produto torna-se
suficientemente fluido, sendo capaz de gotejar atravs de um dispositivo especial, sendo obedecidas rigorosamente as condies de ensaio.

As graxas apresentam ponto de gota variveis,


dependendo: do tipo de agente espessante empregado, das matrias primas usadas e do processo de fabricao.

Ponto de Gota

Ponto de gota de algumas graxas

Graxas de: Clcio 65 a 105C Sdio 150 a 260C Ltio 175 a 220C Complexo de clcio 200 a 290C

GRAXAS
O sabo possui um metal em sua
composio = > a graxa receber o nome desse metal: Graxa de sabo de clcio Graxa de sabo de ltio outros

GRAXAS: exemplos e aplicao


Clcio: textura macia e amanteigada;
resistente gua; usada em temperatura abaixo de 60C. usada em mancais planos, chassis de veculos e bombas de gua Sdio: textura fina at fibrosa; para altas temperaturas (90 a 120C); solveis em gua; resistente ferrugem; usada em mancais de rolamentos, juntas universais

GRAXAS: exemplos e aplicao


Ltio: mltiplas finalidades (multipurpoise):
textura fina e lisa; insolvel em gua, elevadas temperaturas (70 a 150C) Substituem as de clcio e sdio; tem timo comportamento em sistemas centralizados de lubrificao; evita enganos de aplicao.

GRAXAS: exemplos e aplicao


Alumnio: Macia; quase sempre filamentosa; resistente
gua; boa estabilidade estrutural quando em uso; pode trabalhar em temperaturas de at 71C. utilizada em mancais de rolamento de baixa velocidade e em chassis. Brio: Caractersticas gerais semelhantes s graxas base de ltio. Graxa Mista: constituda por uma mistura de sabes. Assim, temos graxas mistas base de sdio-clcio, sdio-alumnio etc. Composies Betuminosas: So lubrificantes de elevada aderncia formulados base de misturas de leos minerais com asfalto.

GRAXAS: aditivos
Como difcil obter uma graxa com toda as qualidades
desejadas pela simples seleo do espessante e do leo, incluem-se os aditivos. Inibidor de oxidao: um produto qumico da classe das aminas e dos fenis. Sua presena indispensvel em graxas para rolamentos e em outras graxas onde o perodo de servio longo. Inibidor de corroso: So compostos qumicos denominados cromato, dicromato, sulfonato orgnicos ou sabo de chumbo. A gua praticamente no consegue remover esses compostos das superfcies metlicas.

GRAXAS: aditivos
Agente adesividade: Quando a necessidade requer uma graxa mais pegajosa so adicionados polmeros orgnicos viscosos ou ltex em soluo aquosa. Agente de untuosidade: So gorduras e leos vegetais com a funo de melhorar o poder lubrificante das graxas. O agente de untuosidade necessrio em um pequeno nmero de graxas

Anda mungkin juga menyukai