Anda di halaman 1dari 26

CDIGO SANITARIO DO PODLOGO

Portaria CVS 11, de 16-8-93


exercem atividade de Podologia

Dispe sobre o funcionamento dos estabelecimentos que

Normas da Vigilncia Sanitria (NVS)


A Diretoria Tcnica do NVS, considerando que, o risco de se contrair infeces em estabelecimentos de ateno a podologia est diretamente ligado no observncia das normas de biossegurana e os meios de desinfeco do mesmo estabelecimento. Os locais onde exercida a atividade devero possuir dimenses e condies tcnicas, adequadas funo; E desta forma surgiu a necessidade de normatizar e padronizar em toda a rede do SUS o funcionamento dos estabelecimentos objeto desta Portaria, resolve:

NVS

Artigo 1: O estabelecimento, agora denominado Gabinete de Podologia, alm das exigncias referentes habitao e aos estabelecimentos em geral, dever possuir:
rea mnima de 2.5 metros quadrados para cada cadeira adicional; Piso de material liso, resistente e impermevel; Paredes e forros pintados de cor clara, com tinta lavvel; Compartimentos de atendimento separados por divisrias de no mnimo 2 metros de altura Instalaes sanitrias apropriadas; Estufa graduada at 200 graus centgrados para esterilizao.(cuba ultrassonica)

Artigo 2: O processo de desinfeco dever ser realizado empregando-se solues de fenis sintticos.

NVS
Artigo 3: O processo de esterilizao dever ser precedido, sempre, de lavagem e enxaguadura dos artigos, empregando-se posteriormente a estufa eltrica equipada com termostato, onde o material permanecer em calor seco de 170C por um tempo mnimo de 120 min., ininterruptamente. Artigo 4: O estabelecimento dever manter fichrio atualizado disposio da autoridade sanitria competente, contendo os seguintes dados:
Nome. Endereo . Telefone. Observaes. Data de atendimento. Servio realizado. Assinatura do responsvel .

NVS
Artigo 5: O Gabinete do Podlogo dever possuir, no mnimo, os artigos disposio:
Alicate de unha 6 unidades Alicate de eponquio 6 unidades Bisturis para calos 6 unidades Bisturis para calosidades 6 unidades Bisturis nucleares estreitos 6 unidades Bisturis nucleares largos 6 unidades Curetas 6 unidades Pina ou esptula 6 unidades Bandeja c/ tampa para instrumental 6 unidades Toalhas descartveis Lminas para bisturi

NVS
Artigo 6 - O estabelecimento somente poder funcionar aps devidamente licenciado pela Vigilncia Sanitria Regional e com a presena obrigatria do profissional responsvel Artigo 7: obrigatria a afixao da licena de funcionamento em quadro prprio. Artigo 8: A renovao obedecer ao estabelecido no Cdigo Sanitrio Estadual. Artigo 9: Os estabelecimentos objeto desta Portaria devero adequar-se dentro do prazo mximo de 180 dias da publicao desta. Artigo 10: O no cumprimento desta Portaria configurar infrao sanitria, capitulada na legislao vigente.

Descrio dos equipamentos utilizados no processo

Cadeira podolgica eletrnica com controle de pedal. Micro motor com caneta de mdia rotao e controle de pedal. Luminria com lmpada circular e exaustor. Armrio para acondicionamento de materiais e utenslios. Estufa graduada 200 com termostato e termmetro.

Descrio dos materiais e utenslios

Estojos de inox com tampa para esterilizao Jogos de bisturis e tesouras esterilizveis Jogos de alicates para corte de lminas ungueais e cutculas Materiais de confeco de rtese para correo de laminas ungueais (alicate 053, Fibra de memria molecular, fio ortodntico, brakt, elstico, cola, alginato, gesso, porta mathie, pina tranada, tensiometro, paqumetro, monmero, p e liquido, Pina mosquito) Porta algodo. Suporte para lixa. Lixas plantares e ungueais.

Descrio dos materiais e utenslios

Dappen de vidro. Brocas e fresas diamantadas para laminas. Fresa vulcanite para laminas. Fresa tungstnio para laminas. Bandeja de resduos. Aplicador de gaze tubular para curativos. Cabo de lminas descartveis. Laminas descartveis. Emoliente pra calos calosidades. Massa para polimento de unhas. Monofilamento pra teste de sensibilidade. Almotolia para loo e emoliente. Borrifador para emoliente.

Descrio dos materiais e utenslios

Cimento cirrgico para curativo de onicocriptose. Silicone pra confeco de rtese. Coletor de material perfuro cortante. Detergente enzimtico. Desincrustante. Estojo de plstico com tampa.

Atividades desenvolvidas por um podlogo

Promover a sade e o bem estar dos ps Identificar o ser humano como um todo indivisvel que s pode ser compreendido a partir de uma perspectiva que integre suas dimenses fsica e psicolgica ou psquica. Atuar profissionalmente de maneira tica e observando as diferentes normas e legislaes que regem a prestao de servios de sade. Atuar profissionalmente de maneira a observar os procedimentos que garantam a segurana, a higiene e profilaxia nos locais de trabalho. Identificar as caractersticas anatmicas e fisiolgicas do ser humano.

Atividades desenvolvidas por um podlogo

Identificar as caractersticas anatmicas, fisiolgicas e biomecnicas dos membros inferiores e dos ps Identificar as caractersticas anatmicas e fisiolgicas da pele e dos anexos cutneos. Identificar as caractersticas das patologias dos membros inferiores, dos ps e das lminas ungueais. Realizar anamnese dos clientes. Realizar anamnese em pacientes diabticos e de risco, aferindo presso, glicemia, teste de sensibilidade e outros se necessrio. Executar tcnicas e manobras bsicas de reflexologia podal. Executar tcnicas de tratamento nas unhas dos ps.

Atividades desenvolvidas por um podlogo


Executar tcnicas de corte, lixamento e profilaxia das unhas dos ps. Executar tcnicas de correo de unhas utilizando as rteses mais adequadas a cada. Executar tcnicas de tratamento de calos, calosidades, bolhas, fissuras e verrugas. Executar tratamento de onicocriptose em todas as suas fases. Executar tratamento de hidratao para os ps. Executar a confeco de rtese siliconada para compensao de deformidades. Administrar a prestao de servios de podologia.

Podlogo - Agente da Sade


O Podlogo um profissional de sade que presta seus servios a crianas, jovens, adolescentes, adultos e idosos, enfim, a homens e mulheres de todas as idades. O Podlogo pode integrar equipes de profissionais de sade compostas por mdicos, fisioterapeutas, enfermeiros e massagistas, dentre outros, mas mantm autonomia em relao a estes profissionais, elaborando ele mesmo seus prprios diagnsticos podais e realizando os tratamentos que lhe parecer mais adequados; na fase diagnstica de seu trabalho, caso se depare com um quadro clnico que sugira a interveno de outro profissional da rea de sade, deve aconselhar seu cliente a procur-lo.

Atribuies do podlogo
Descrio sumria: Prognosticam e tratam as patologias superficiais dos ps e deformidades podais utilizando-se de instrumental perfurocortante, medicamentos de uso tpico, rteses e prteses Condies gerais de exerccio: Atuam na rea da sade e servios sociais. So autnomos,trabalhando por conta prpria, de forma individual,sem superviso. Executam suas funes em ambiente fechado e em horrio diurno.

Atribuies do podlogo
Prognosticar disfunes
Realizar anamnese. Avaliar sinais e sintomas. Analisar exames. Tomar medidas antropomtricas e energticas. Analisar biomecnica. Avaliar tecidos moles. Avaliar sistema muscular (fora, temperatura e tnus). Solicitar exames complementares. Encaminhar paciente outros profissionais.

Atribuies do podlogo
TRATAR PACIENTE.
Planejar procedimentos. Preparar paciente. Efetuar assepsia do local. Aplicar emolientes e anestsicos. Tratar de podopatias com afeces infeces Alinhar lmina ungueal. Retirar lmina ungueal. Efetuar curativos. Reposicionar articulaes podais. Massagear ps. Palpar estruturas articulares, musculares e sseas. Atender emergncias.

Atribuies do podlogo
ADMINISTRAR CLNICA
Agendar consultas. Cadastrar cliente. Estabelecer contrato com cliente. Controlar estoque. Treinar pessoal. Administrar finanas. Providenciar manuteno da clinica. Divulgar servios.

Atribuies do podlogo
TRABALHAR COM BIOSSEGURANCA
Higienizar local de trabalho. Usar EPIS. Esterilizar instrumental. Trabalhar com ergonomia. Armazenar produtos qumicos e medicamentos. Descartar material e medicamento com validade vencida. Acondicionar materiais Perfurocortantes para descarte. Descartar material e medicamento com validade vencida. Acondicionar lixo contaminado para incinerao.

Atribuies do podlogo
PROMOVER PROTEES E CORREES PODOLGICAS
Preparar moldes e modelos para rteses e prteses. Confeccionar prteses acrlicas para unhas e rteses corretivas e de proteo. Colocar rteses de fibra, de metal e de silicone. Posicionar rteses e contenes articulares.

Atribuies do podlogo
COMUNICAR-SE
Ouvir paciente. Explicar tcnicas e procedimentos. Informar paciente sobre sua condio. Orientar sobre postura esttica e dinmica. Orientar paciente sobre medidas preventivas. Registrar informaes tcnicas. Produzir relatrios. Ministrar aulas.

Atribuies do podlogo
Competncias pessoais...
Agir com bom senso. Trabalhar com tica. Cuidar da higiene e aparncia pessoal. Demonstrar percepo tctil e/ou visual. Ficar disposio do paciente. Aprimorar a pacincia. Demonstrar coordenao motora fina. Manipular materiais, produtos qumicos e medicamentos para uso no atendimento. Cuidar do relacionamento inter-pessoal. Usar eletroterapia podal. Atualizar-se profissionalmente.

PROFISSO DO PODLOGO
O podlogo um profissional que atua na rea da sade e sua formao lhe d capacidade para tratar de casos em diferentes nveis de patologias. Conhecimento, atualizao e, principalmente, estudo so os principais aliados do podlogo no decorrer da sua profisso.

JURAMENTO DO PODLOGO
Prometo, no exerccio da profisso de Podlogo, ser sempre fiel aos deveres da honra, da lei e da cincia. Que meus olhos sejam discretos e a minha boca sempre muda ante os segredos que me revelarem. Tudo farei pela sade e pela vida daqueles que me foram confiados. Juro que nunca me prevalecerei da profisso para corromper os costumes ou desmerecer a Podologia. Juro em zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho tico da Podologia e pelo prestgio e bom conceito da profisso. Eu juro aprimorar continuamente meus conhecimentos e usar o melhor do progresso cientfico em benefcio do paciente.

JURAMENTO DO PODLOGO
Devo ter, para com os colegas, respeito, considerao e solidariedade sem, todavia, eximir-me de denunciar atos que contrariem os postulados ticos Comisso de tica da Instituio que representa os profissionais perante as autoridades constitudas. Prometo cumprir este juramento com fidelidade.

Anda mungkin juga menyukai