Anda di halaman 1dari 14

Coerncia e Coeso

Coerncia: um texto coerente quando apresenta

uma continuidade semntica e quando todos os enunciados produzidos pertencem mesma unidade comunicativa. A Coerncia depende, antes de mais, das relaes de sentido que se estabelecem, de forma explcita, entre as palavras. Essas relaes devem obedecer a trs princpios: o princpio da relevncia, o princpio da no contradio e o princpio da no redundncia

Coerncia e Coeso
As relaes de sentido que se estabelecem, quer a nvel

explcito quer a nvel implcito, constituem a coerncia lgico-conceptual. Ex: A revista francesa de banda desenhada Suivre publicou a primeira parte de uma histria sobre Saint Exupry. O autor de O Principezinho morreu no dia 31 de Junho de 1944. (A ligao entre os dois pargrafos s se estabelece se soubermos que Saint- Exupry foi um escritor francs, autor, precisamente, de O Principezinho. Esta informao no dada no texto: est implcita. Captar as informaes implcitas , portanto, fundamental para apreendermos a coerncia do texto.

Coerncia e Coeso
Fundamental para a coerncia do texto , tambm, a

pontuao. Um texto mal pontuado difcil de perceber ou tornase mesmo incompreensvel. O universo textual determinado por uma continuidade de sentido, isto , uma expresso lingustica pode ter vrios significados, mas um texto tem apenas um sentido. esta continuidade de sentido que constitui a base para a coerncia.

Coerncia e Coeso
Coeso o modo como os componentes superficiais

do texto (palavras/frases) se encontram ligados entre si. A Coeso um mecanismo lingustico que consiste na retoma, no interior do texto, de elementos, contribuindo deste modo para a sua unidade. H vrios mecanismos de coeso: a substituio lexical, a repetio, a pronominalizao, a definitivizao , a articulao interfrsica, o tempo verbal, a anfora, a catfora e a elipse.

Coerncia e Coeso
A substituio lexical consiste na substituio de

uma palavra por um termo equivalente (funciona como um sinnimo). Ex: De sbito, comea a gritar e a correr, pondo em pnico as galinhas. Cacarejando, a bicharia foge, sacudindo as asas. A repetio consiste na retoma de palavras j existentes no texto. A pronominalizao ocorre quando um nome pode ser representado por um pronome. Ex: Estendeu a mo e afagou o lombo do co. Tambm este escapara.

Coerncia e Coeso
A definitivizao consegue-se na recuperao de

informao graas ao artigo definido. Ex: Um camionista surpreendeu um meliante a tentar abrir a janela de um camio. (...) O camionista, de nacionalidade espanhola, conseguiu deter o indivduo. A coeso interfrsica refere-se s palavras (conjunes, locues conjuntivas, advrbios, locues adverbiais) que servem para ligar frases entre si.

Coerncia e Coeso
O tempo verbal contribui tambm para a coeso

textual. O imperfeito do indicativo situa os factos num plano mais afastado e assinala uma situao que se prolonga no tempo. O pretrito perfeito como que circunscreve um momento. O presente do indicativo aproxima a situao referida do leitor.

Coerncia e Coeso
A anfora consiste numa retoma do referente de

palavras anteriormente inseridas no texto (um elemento introduzido no texto remete para um antecedente). Ex: Traumatizado, o Joo ficou em casa com os amigos. Ele nem a rua queria atravessar. A catfora um mecanismo inverso do que se verifica na anfora (h como que uma antecipao da informao introduzida no texto, posteriormente). Ex: Tudo nele, os gestos e o modo de falar, uma imitao mal pronta dos homens que ouviu quando novo.

Coerncia e Coeso
A elipse consiste no apagamento de um elemento

recupervel pelo contexto. Ex: - Queres ir comigo ao cinema? - Sim, claro (eliso de: quero ir ao cinema) - Sim , quero, mas no posso (elipse: ir ao cinema)

Coerncia e Coeso
Os marcadores de coeso textual constituem um

dos meios privilegiados para ordenar, hierarquizar, ligar, tornar mais fluido o movimento construtor do discurso. So expresses como (alm disso, ento, mais ainda, repare, finalmente) que balizam o discurso, que orientam na interpretao, salientando, retomando, explicando determinados contedos ou apelando para a ateno do interlocutor para que o contacto no se perca.

Coerncia e Coeso
H conectores discursivos situados no plano
-

directamente nocional: Com pendor argumentativo (mas, repara, por exemplo, alm disso, portanto, de facto) Com valor aditivo (mais, mais ainda, e tambm, alm disso, ainda por cima) Com valor contra-argumentativo ou oposio(antes pelo contrrio, no obstante, mesmo assim, apesar de tudo, em qualquer caso, isto no obsta a que, mas, sem embargo) Com incidncia no valor causal (por conseguinte, assim pois, da que, pois, ento, porque, de maneira que)

Coerncia e Coeso
- Na organizao temporal do discurso (antes de tudo,

antes de mais, para comear, num primeiro momento, em seguida, depois, por outro lado, mais tarde, finalmente, por fim) - Na organizao da informao textual (e depois, depois ento) - A reformulao que representa o esforo de adequao e de garantia da continuidade discursiva, explicao ou correco (ou seja, melhor dito, quer dizer, por outras palavras, isto , mais concretamente)

Coerncia e Coeso
A estrutura do texto argumentativo tem

marcadores especficos: - A ordenao dos argumentos (em primeiro lugar, em segundo lugar, por ltimo, finalmente) - A conexo entre os argumentos (j que, assim, posto que, considerando que, de modo que, de tal modo que, por conseguinte, em concluso)

Anda mungkin juga menyukai