Anda di halaman 1dari 62

Centro Superior de Educao Tecnolgica

CESET UNICAMP
Mecnica dos Solos I e obras de Terra ST-528
Compactao
Prof. Dr. Mrio Garrido

INTRODUO

Muitas vezes na prtica, o solo de um determinado local no apresenta condies requeridas pela obra. Pode ser pouco resistente, muito compressvel ou apresentar caractersticas que deixam a desejar do ponto de vista econmico. Uma das possibilidades tentar melhorar as propriedades de engenharia do solo local.

compactao

o mtodo de estabilizao e melhoria do solo atravs de processo manual ou mecnico, visando reduzir o volume de vazios do solo. A compactao tem em vista estes dois aspectos: aumentar a relao de contato entre os gros e tornar o aterro mais homogneo melhorando as suas caractersticas de resistncia, deformabilidade e permeabilidade.

Compactao

De um solo a sua densificao por meio de equipamento mecnico, geralmente rolo compactador, embora, em alguns casos, como em pequenas valetas at soquetes manuais podem ser empregados. Um solo, quando transportado e depositado para a construo de um aterro, fica num estado relativamente fofo e heterogneo e, portanto, alm de pouco resistente e muito deformvel, apresenta comportamento diferente de local para local.

Engenheiro Ralph Proctor

O incio da tcnica de compactao creditado ao engenheiro Ralph Proctor, que, em 1933, publicou suas observaes sobre a compactao de aterros, mostrando ser a compactao funo de quatro variveis: a) Peso especfico seco; b) Umidade; c) Energia de compactao e d) Tipo de solo.

A tabela apresenta os vrios meios empregados para estabilizar um solo


MTODOS Confinamento (solos com atrito) Pr-consolidao (solos finos argilosos) Mistura (solo + solo) Vibroflotao Sal Cal Cimento Asfalto Etc. MECNICOS TIPOS

Compactao

DIFERENAS ENTRE COMPACTAO E ADENSAMENTO

O processo de compactao, a diminuio dos vazios se d por expulso do ar contido, de forma diferente do processo de adensamento, onde ocorre a expulso de gua dos interstcios do solo.

As cargas aplicadas quando compactamos o solo so geralmente de natureza dinmica e o efeito conseguido imediato, enquanto que o processo de adensamento deferido no tempo (pode levar muitos anos para que ocorra por completo, a depender do tipo de solo) e as cargas so normalmente estticas.

ENSAIO DE COMPACTAO

Aplicando-se uma certa energia de compactao (certo nmero de passadas de um determinado equipamento no campo ou um certo nmero de golpes de um soquete sobre o solo contido num molde), a massa especfica resultante funo da umidade em que o solo estiver.

Quando se compacta com umidade baixa, o atrito as partculas muito alto e no se consegue uma significativa reduo de vazios. Para umidades mais elevadas, a gua provoca um certo efeito de lubrificao entre as partculas, que deslizam entre si, acomodando-se num arranjo mais compacto.

Na compactao

As quantidades de partculas e de gua permanecem constantes; o aumento da massa especfica corresponde eliminao de ar dos vazios. H, portanto, para a energia aplicada, um certo teor de umidade, denominado umidade tima, que conduz a uma massa especfica mxima, ou uma densidade mxima.

ENSAIO NORMAL DE COMPACTAO

A amostra deve ser previamente seca ao ar e destorroada. Inicia-se o ensaio, acrescentando-se gua at que o solo fique com cerca de 5% de umidade abaixo da umidade tima. No to difcil perceber isto, como poderia parecer primeira vista. Ao se manusear um solo, percebe-se uma umidade relativa que depende dos limites de liquidez e de plasticidade.

Equipamentos

Equipamentos

ENSAIO NORMAL DE COMPACTAO

Uma poro do solo colocada num cilindro padro (10 cm de dimetro, altura de 12,73cm, volume de 1.000cm3) e submetida a 26 golpes de um soquete com massa de 2,5 kg e caindo de 30,5 cm. Levando em conta que as dimenses do cilindro padronizado no Brasil so um pouco diferente das demais. A poro do solo compactado deve ocupar cerca de um tero da altura do cilindro. O processo repetido mais duas vezes, atingindo-se uma altura um pouco superior do cilindro, o que possibilitado por um anel complementar. Acerta-se o volume raspando o excesso.

ENSAIO NORMAL DE COMPACTAO

ENSAIO NORMAL DE COMPACTAO


Determina-se a massa especfica do corpo de prova obtido. Com uma amostra de seu interior, determina-se a umidade. Com estes dois valores, calcula-se a densidade seca. A amostra destorroada, a umidade aumentada (cerca de 2%), nova compactao feita e novo par de valores umidadedensidade seca obtido. A operao repetida at que se perceba que a densidade, depois de ter subido, j tenha cado em duas ou trs operaes sucessivas. Note-se que, quando a densidade mida se mantm constante em duas tentativas sucessivas, a densidade seca j caiu. Se o ensaio comeou, de fato, com umidade 5% abaixo da tima, e os acrscimos forem de 2% a cada tentativa, com 5 determinaes o ensaio estar concludo.

CURVA DE COMPACTAO

Com os dados obtidos, desenha-se a curva de compactao, que consiste na representao da densidade seca em funo da umidade, geralmente, associa-se uma reta aos pontos ascendentes do ramo seco, outra aos pontos descendentes do ramo mido e unem-se as duas por uma curva parablica. Como se justificou anteriormente, a curva define uma densidade seca mxima, qual corresponde uma umidade tima.

CURVA DE COMPACTAO

CURVA DE COMPACTAO

O ramo da curva de compactao anterior ao valor de umidade tima denominado de "ramo seco" e o trecho posterior de "ramo mido" da curva de compactao. No ramo seco, a umidade baixa, a gua contida nos vazios do solo est sob o efeito capilar e exerce uma funo aglutinadora entre as partculas. medida que se adiciona gua ao solo ocorre a destruio dos benefcios da capilaridade, tornando-se mais fcil o rearranjo estrutural das partculas. No ramo mido, a umidade elevada e a gua se encontra livre na estrutura do solo, absorvendo grande parte da energia de compactao.

CURVA DE COMPACTAO

No grfico do ensaio pode-se traar a curva de saturao que corresponde ao lugar geomtrico dos valores de umidade e densidade seca, estando o solo saturado. Podem-se tambm traar curvas igual ao grau de saturao. A equao da curva de compactao :
Para solo saturado, S = 1

VALORES TPICOS

De maneira geral, solos argilosos apresentam densidades secas baixas e umidades timas elevadas. Solos siltosos apresentam tambm valores baixos de densidade, freqentemente com curvas de laboratrio bem abatidas. As areias com pedregulhos, bem graduados e pouco argilosos, apresentam densidades secas mximas elevadas e umidades timas baixas.

Grfico

METODOS ALTERNATIVOS DE COMPACTAO

A NB de ensaio de compactao prev as seguintes alternativas de ensaio:

Ensaio sem reuso do material: utiliza uma amostra virgem para cada ponto da curva; Ensaio sem secagem previa do material: dificulta a homogeneizao da umidade. Para alguns solos a influncia da pr-secagem considervel; Quando o solo tiver pedregulho a norma NBR 7.182/86 indica que a compactao seja feita num cilindro maior, com 15,24cm de dimetro e 11,43 cm de altura, volume de 2.085 cm3. Neste caso o solo compactado em cinco camadas, aplicando-se 12 golpes por camada, com um soquete mais pesado e com maior altura de queda do que o anterior (massa de 4,536 kg e altura de queda de 47,5 cm).

ENERGIA DE COMPACTAO

A densidade seca mxima e a umidade tima determinada no ensaio descrito como Ensaio Normal de Compactao ou Ensaio Proctor Normal no so ndices fsicos do solo. Estes valores dependem da energia aplicada na compactao. Chama-se energia de compactao ou esforo de compactao ao trabalho executado, referido a unidade de volume de solo aps compactao. A energia de compactao dada pela seguinte frmula:

ENERGIA DE COMPACTAO

Sendo:

M massa do soquete; H altura de queda do soquete; Ng o nmero de golpes por camada; Nc nmero de camadas; V volume de solo compactado.

INFLUNCIA DA ENERGIA DE COMPACTAO

A medida que se aumenta a energia de compactao, h uma reduo do teor de umidade timo e uma elevao do valor do peso especfico seco mximo. Tendo em vista o surgimento de novos equipamentos de campo, de grande porte, com possibilidade de elevar a energia de compactao e capazes de implementar uma maior velocidade na construo de aterros, houve a necessidade de se criar em laboratrio ensaios com maiores energias que a do Proctor Normal. As energias de compactao usuais so de 6 kgf/cm3 para o Proctor Normal, 12,6 kgf/cm3 para o Proctor Intermedirio e 25 kgf/cm3 para o Proctor Modificado.

Ensaio Proctor Normal

Utiliza o cilindro de 10 cm de dimetro, altura de 12,73cm e volume de 1.000cm3 submetida a 26 golpes de um soquete com massa de 2,5 kg e caindo de 30,5 cm. Corresponde ao efeito de compactao com os equipamentos convencionais de campo.

Ensaio Modificado

Utiliza o cilindro de 15,24 cm de dimetro, 11,43 cm de altura, 2.085 cm3 de volume, peso do soquete de 4,536 kg e altura de queda de 45,7 cm aplicando-se 55 golpes por camada. utilizado nas camadas mais importantes do pavimento, para os quais a melhoria das propriedades do solo, justifica o emprego de uma maior energia de compactao.

Ensaio Intermedirio

Difere do modificado s pelo nmero de golpes por camada que corresponde a 26 golpes por camada, sendo aplicado nas camadas intermedirias do pavimento.

O mtodo inclui os seguintes tipos e alternativas


Quanto energia de compactao: (N): Normal- 25 golpes soquete pequeno 3camadas; (I): Intermediria- 12golpes soquete grande 5camadas e (M): Modificada- 25 golpes soquete grande 5camadas.

Influncia da Energia de compactao

Influncia da energia de compactao dmx e ht

CURVA DE RESISTNCIA

A compactao do solo deve proporcionar a este, para a energia de compactao adotada, a maior resistncia estvel possvel. O grfico apresenta a variao da resistncia do solo, obtida por meio de um ensaio de penetrao realizado com uma agulha Proctor, em funo de sua umidade de compactao. Conforme se pode observar, quanto maior a umidade menor a resistncia do solo.

CURVA DE RESISTNCIA

CURVA DE RESISTNCIA

Conforme se pode notar do grfico, caso o solo fosse compactado com umidade inferior a tima ele iria apresentar resistncia superior quela obtida quando da compactao no teor de umidade timo, contudo este solo poderia vir a saturar em campo (em virtude do perodo de fortes chuvas) vindo alcanar uma umidade correspondente a curva de saturao do solo, para o qual o solo apresenta valor de resistncia praticamente nulo. No caso do solo ser compactado na umidade tima, o valor de sua resistncia cairia um pouco, estando o mesmo ainda a apresentar caractersticas de resistncia razoveis.

CURVA DE RESISTNCIA

Os solos no devem ser compactados abaixo da umidade tima, por que ela corresponde a umidade que fornece estabilidade ao solo. No bastam que o solo adquira boas propriedades de resistncia e deformao, elas devem permanecer durante todo o tempo de vida til da obra.

EQUIPAMENTOS DE CAMPO

Os princpios que estabelecem a compactao dos solos no campo so os mesmos discutidos para os ensaios em laboratrios. Assim, os valores de peso especficos secos mximos obtidos so fundamentalmente funes do tipo do solo, da quantidade de gua utilizada e da energia especfica aplicada pelo equipamento que ser utilizado, a qual depende do tipo e peso do equipamento e do nmero de passadas sucessivas aplicadas.

EQUIPAMENTOS DE CAMPO

A energia de compactao no campo pode ser aplicada, como em laboratrio, de trs maneiras diferentes:

por meios de esforos de presso, Impacto e vibrao ou por uma combinao destes.

Os processos de compactao de campo geralmente combinam a vibrao com a presso, j que a vibrao utilizada isoladamente se mostra pouco eficiente, sendo a presso necessria para diminuir, com maior eficcia, o volume de vazios interpartculas do solo.

Os equipamentos de compactao so divididos em trs categorias:

os soquetes mecnicos; os rolos estticos e os rolos vibratrios.

Soquetes

So compactadores de impacto utilizados em locais de difcil acesso para os rolos compressores, como em valas, trincheiras, etc. Possuem peso mnimo de 15 kgf, podendo ser manuais ou mecnicos (sapos). A camada compactada deve ter 10 a 15 cm para o caso dos solos finos e em torno de 15 cm para o caso dos solos grossos.

Soquete

Rolos Estticos

Os rolos estticos compreendem os rolos pde-carneiro, os rolos lisos de roda de ao e os rolos pneumticos.

P-de-Carneiro

So constitudos por cilindros metlicos com protuberncias (patas) solidarizadas, em forma tronco-cnica e com altura de aproximadamente de 20 cm. Podem ser alto propulsivos ou arrastados por trator. indicado na compactao de outros tipos de solo que no a areia e promove um grande entrosamento entre as camadas compactadas. A camada compactada possui geralmente 15 cm, com nmero de passadas variando entre 4 e 6 para solos finos e de 6 e 8 para solos grossos. As caractersticas que afetam o desempenho dos rolos so a presso de contato, a rea de contato de cada p, o nmero de passadas por cobertura e estes elementos dependem do peso total do rolo, o nmero de ps em contato com o solo e do nmero de ps por tambor.

Rolo p-de-carneiro

Rolo p-de-carneiro

Rolo p-de-carneiro

Moto-scraper com rebocador tipo p-de-carneiro

Rolo Liso

Trata-se de um cilindro oco de ao, podendo ser preenchido por areia mida ou gua, a fim de aumentar a presso aplicada. So usados em bases de estradas, em capeamentos e so indicados para solos arenosos, pedregulhos e pedra britada, lanados em espessuras inferiores a 15 cm. Este tipo de rolo compacta bem camadas finas de 5 a 15 cm com 4 a 5 passadas. Os rolos lisos possuem pesos de 1 a 20 t e freqentemente so utilizados para o acabamento superficial das camadas compactadas. Para a compactao de solos finos utilizam-se rolos com trs rodas com pesos em torno de 7 t para materiais de baixa plasticidade e 10t, para materiais de alta plasticidade. Os rolos lisos possuem certas desvantagens como, pequena rea de contato e em solos mole afunda dificultando a trao.

Rolo compactador CA15-B

Rolo compactador vibro-liso

Rolo compactador liso vibratrio

Rolo Pneumtico

So eficientes na compactao de capas asflticas, bases e subbases de estradas e indicados para solos de granulao fina e arenosa. Os rolos pneumticos podem ser utilizados em camadas de at 40 cm e possui rea de contato varivel, funo da presso nos pneus e do peso do equipamento. Podem-se usar rolos com cargas elevadas obtendose bons resultados. Neste caso, muito cuidado deve ser tomado no sentido de se evitar a ruptura do solo. A Figura 07 ilustra um rolo pneumtico

Rolo compactador de pneus

Rolo compactador de pneus

Rolos Vibratrios

A freqncia da vibrao influi de maneira extraordinria no processo de compactao do solo. So utilizados eficientemente na compactao de solos granulares (areias), onde os rolos pneumticos ou p-de-carneiro no atuam com eficincia. Este tipo de rolo quando no so usados corretamente produzem super compactao. A espessura mxima da camada de 15 cm.

Rolo de pneus e liso vibratrio

Rolos Vibratrios

Rolos Vibratrios

ESCOLHA DOS EQUIPAMENTOS DE COMPACTAO

Solos Coesivos:

H uma parcela preponderante de partculas finas e muito finas (silte e argila), nas quais as foras de coeso desempenham papel muito importante, sendo indicado a utilizao de rolos p-de-carneiro e os rolos conjugados. H pouca ou nenhuma coeso entre os gros, indicado a utilizao rolo liso vibratrio. Rolo pneumtico com rodas oscilantes. Encontram-se materiais coesivos e granulares em pores diversas, no apresenta caracterstica tpica nem de solo coesivo nem de solo granular, sendo indicado a utilizao de p-de-carneiro vibratrio. Rolo pneumtico pesado, com pneus de grande dimetro e largura.

Solos Granulares:

Mistura de argila, silte e areia:

Mistura de Solos

Qualquer tipo de solo

CONTROLE DE COMPACTAO

Para que se possa efetuar um bom controle de compactao do solo em campo, temos que atentar para os seguintes aspectos:

tipo de solo; espessura da camada; entrosamento entre as camadas; nmero de passadas; tipo de equipamento; umidade do solo; grau de compactao alcanado.

Assim alguns cuidados devem ser tomados:

A espessura da camada lanada no deve exceder a 30 cm, sendo que a espessura da camada compactada dever ser menor que 20 cm. Deve-se realizar a manuteno da umidade do solo o mais prximo possvel da umidade tima. Deve-se garantir a homogeneizao do solo a ser lanado, tanto no que se refere umidade quanto ao material.

Assim alguns cuidados devem ser tomados:


Na prtica, o procedimento usual de controle de compactao o seguinte:

Coletam-se amostras de solo da rea de emprstimo e efetua-se em laboratrio o ensaio de compactao. Obtm-se a curva de compactao (peso especfico seco mximo e teor de umidade tima do solo). No campo, proporo em que o aterro for sendo executado, deve-se verificar, para cada camada compactada, qual o teor de umidade empregado e compar-lo com a umidade tima determinada em laboratrio. Este valor deve atender a seguinte especificao:

wcampo 2%< Wtima < wcampo + 2%.

Assim alguns cuidados devem ser tomados:

Determina-se tambm o peso especfico seco do solo no campo, comparando-o com o obtido no laboratrio. Define-se ento o grau de compactao do solo, dado pela razo entre os pesos especficos secos de campo e de laboratrio (GC = d campo/ g dmx) x100. Devem-se obter sempre valores de grau de compactao superiores a 95%. Caso estas especificaes no sejam atendidas, o solo ter de ser revolvido, e uma nova compactao dever ser efetuada.

Anda mungkin juga menyukai