Anda di halaman 1dari 21

GESTÃO DA CAPTAÇÃO DE TALENTOS E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

AULA 9 – ENTREVISTA COM FOCO EM COMPETÊNCIAS

Profa. Esmeralda Oliveira

Entrevista Comportamental

É uma investigação de experiências vividas pelo candidato, cujo objetivo é a observação de comportamentos específicos imprescindíveis para o sucesso no cargo.

Premissa da Entrevista Comportamental Comportamento passado prediz comportamento futuro. .

Foi criada na década de 70 É o método mais popular na Europa e USA .Entrevista Comportamental    É estrategicamente estruturada para investigar o comportamento passado numa situação similar da competência a ser investigada.

Entrevista Comportamental       Pergunta estruturada Perguntas abertas especificas Perguntas situacionais Verbos de ação no passado Ferramenta de Investigação comportamento passado do candidato Previsão de comportamentos futuros do .

Desmembrando o Comportamento As respostas comportamentais podem ser desmembradas em três partes: CAR  Contexto  Ação  Resultado .

O. Em flagrante. fiz o B. chamei o segurança. Então comecei a observar sua rotina no dia-a-dia e descobri que estava lesando a empresa. e demitiu . e o demiti.Selecionando Pessoas O CAR completo “Estava percebendo um comportamento estranho no Funcionário.” Contexto = Notou comportamento estranho Ação = Observou a rotina do dia-a-dia e descobriu que lesava a empresa Resultado = Deu flagrante. fez B.O.

b) Condução da Entrevista . empresa. Informações profissionais e pessoais . horário. etc) Administrar o tempo com cuidado . resposta. Fechamento (fases do processo. Introdução ( quebra-gelo.Selecionando Pessoas Entrevista Comportamental a) Preparação da entrevista . local da entrevista. .verificar pré-requisitos. relógio. etc. informações da vaga. Informações baseadas no P. vaga) . formulário para entrevista. Análise do currículo.C.

Análise da Entrevista Comportamental .Se a postura e o estilo pessoal do candidato são adequados à empresa .Se as competências que obtiveram baixo desempenho são passíveis de treinamento e em quanto tempo .Se suas contribuições serão efetivas para a empresa.Verificar se há correlação entre o que está sendo dito e as competências necessárias para a vaga . .Se as expectativas e reivindicações do candidato vão de encontro da empresa .

e que o candidato poderá ficar completamente à vontade para responder. . sobre sucessos e insucessos. erros e acertos.Iniciando a Entrevista      Planejar o quebra-gelo Deixar o candidato à vontade Sentar-se em frente ou ao lado do candidato Avisar que fará algumas anotações Comunicar que fará vários tipos de perguntas.

Durante a Entrevista     Manter o controle da entrevista. usar perguntas abertas e específicas. fazendo perguntas fechadas Para observar competências. sendo facilitador da interação. Formular perguntas sobre o dia-a-dia do candidato (situacionais) Administrar o silêncio com empatia. .

Observar a comunicação não verbal do candidato Insistir em respostas específicas.Durante a Entrevista    Procurar ter uma visão global do candidato fazendo perguntas de provas contrárias. .

descruzando pernas e braços Cruza o olhar maior nº de vezes Fala com maior entonação e velocidade de voz Fala com riqueza de detalhes Aumenta o tamanho da pupila Fica com a faces avermelhadas .Comunicação Não Verbal  Comunicando conteúdos verdadeiros        Aproxima-se fisicamente Relaxa.

Comunicação Não Verbal  Comunicando conteúdos não verdadeiros       Demora mais a se lembrar da resposta Cruza e descruza várias vezes pernas e braços Respira ofegante Olha para o espaço Quando se lembra da resposta. fala com objetividade para se livrar logo do assunto Evita cruzar olhares .

desejando sucesso. .Encerrando a Entrevista      Agradecer o candidato pela participação Comunicar os próximos passos do processo Falar o prazo em que terá retorno da fase atual Responder a dúvidas do candidato Encerrar com empatia.

pode ser que não. da liderança e com a cultura da empresa. qual é o mais compatível com o perfil da vaga. A missão da seleção é identificar entre esses excelentes perfis que chegaram até aqui.Fui bem na entrevista ?  Resposta Técnica ao candidato  Se você conseguiu cegar até esta etapa do processo seletivo é porque tem um excelente perfil. da equipe. . Te desejo muito sucesso. Pode ser que seja você.

Selecionando Pessoas A Entrevista Comportamental Elaborar perguntas específicas. . com base no PC Criatividade: Conte-me sobre uma situação imprevista que você teve que administrar na sua função e como se saiu? Flexibilidade: Conte-me sobre uma situação em que você teve que abrir mão de suas idéias em favor da equipe.

Você se considera uma pessoa que tem influência positiva sobre o grupo? Hipotéticas – O que você faria se fosse o Diretor ? Curiosidade – Por que você agiu sem pensar? Ponto de vista do selecionador – Você concorda? .Selecionando Pessoas A Entrevista Comportamental Evitar perguntas do tipo: Fechadas – Você gosta de trabalhar na área? Múltipla escolha Indutivas.

ALGUMAS PERGUNTAS     Dê exemplo de uma situação que você tenha assumido a responsabilidade. . conte como foi. Conte alguma vez em que você teve todos os motivos para desistir. como se você fosse domo do negócio. mas continuou confiante e atingiu o objetivo. Qual foi o projeto mais significativo que você coordenou e como foi. Conte algum projeto que tenha sido muito difícil chegar a um resultado satisfatório.

ALGUMAS PERGUNTAS     Que atitudes você tomou quando em alguma situação em que sua credibilidade foi colocada em cheque. Qual a maior herança que você deixou para sua última equipe? Como você gerenciou a comunicação interna da sua equipe? Como você agiu com pessoas desorganizadas? .

SIMULAÇÃO  ELABORAR COMPORTAMENTAIS ENTREVISTA COM COMPETÊNCIAS PERGUNTAS E SIMULAR FOCO EM .