Anda di halaman 1dari 26

CAPITULO 2: TENSOES NOS SOLOS/ o da gua capilar no solo

Laudo judicial aponta falhas estruturais no prdio que desabou no Buritis/BH

25/05/2012

Por que o edifcio caiu?


Causas provveis do desmoronamento do Edifcio Vale dos Buritis: - Falha estrutural do prdio, que no pde ser identificada pela ausncia do projeto original de fundao, - Terreno com 33% de inclinao, - Recorte do terreno na Avenida Protsio de Oliveira, Penna, atrs do Vale dos Buritis, - Falta de drenagem na Rua Laura Soares Carneiro, - Chuva intensa.

O que causou o desabamento de trs prdios no Rio de Janeiro?

O DA AGUA NOS SOLOS

TENSES NO SOLO NUM PERMEAMETRO SEM FLUXO


mesma cota

CARREGAMENTO EM MATERIAL POROSO

Terzaghi (Pincipio de Tenses Efetivas

FENOMENOS CAPILARES Quando um tubo colocado em contato com a superfcie da gua livre, forma-se uma superfcie curva a partir do contato gua-tubo. A curvatura funo das propriedades do material do tubo. A gua sobe pelo tubo capilar at que seja estabelecido o equilbrio das presses internas e externas superfcie fenmeno de ascenso capilar.

Posio do lenol fretico varivel varia segundo as estaes do ano, clima da regio, etc. Perodos de estiagem posio do lenol fretico sofre normalmente um abaixamento. Perodo de cheias posio do lenol fretico se eleva.

Distribuio de Umidade do Solo

Curva Saturao

zona saturada ou fretica zona onde os vazios, poros e fraturas se encontram totalmente preenchidos dgua. nvel fretico ou lenol fretico linha abaixo da qual o solo estar na condio de submerso, e acima estar o solo saturado at uma determinada altura, ou lugar geomtrico dos pontos da superfcie da gua no subsolo, submetidos ao da presso atmosfrica.

A altura capilar calculada pela teoria do tubo capilar, que considera o solo um conjunto de tubos capilares e dada pela seguinte relao:

T r

tenso superficial (energia dispendida para produzir o encurvamento da superfcie lquida) raio do tubo

O COMPORTAMENTO DA AGUA CAPILAR NOS SOLOS


Os vazios no solo so muito pequenos, comparveis aos tubos capilares, embora muito irregulares e interconectados. A situao da gua capilar no solo depende do histrico do NA. Quando um solo seco colocado em contato com gua livre, esta sobe por capilaridade at uma altura que funo do dimetro dos vazios, este relacionado com o dimetro das partculas. Como bolhas de ar ficam enclausuradas, o solo mantm parcial e decrescente saturao at a altura mxima de ascenso capilar.

A gua capilar acima do NA assume poropresso negativa (menor que a presso atmosferica). Na realidade assume valores menores que a presso atmosfrica (presso de referncia). A poropresso negativa da gua nos solos devido ao efeito da capilaridade chamada de suco matricial.

REMEMBER, LEMBRANDO, RECORDANDO ...

TENSES GEOSTTICAS So tenses devido ao peso do prprio solo * Tenso efetiva (): a tenso suportada pelos gros do solo, ou seja, a tenso transmitida pelos contatos entre as partculas; * Presso neutra (): a presso da gua, tambm denominada de poro-presso originada pelo peso da coluna dgua no ponto considerado ( = a.h); * Tenso total (): a soma algbrica da tenso efetiva () e da presso neutra ().

EXERCICIOS
1. Presses devidas ao peso prprio do solo sem a influncia do nvel dgua.

2. Presses devidas ao peso prprio do solo com a influncia do nvel dgua.

3. Determinar as tenses totais, tenses neutras e tenses efetivas nos pontos A, B, C e D para o perfil de solo da figura abaixo e traar os diagramas. Adotar a = 1,0 tf/m3.
Perfil do solo
Diagrama de Tenses

4. Resolver o exerccio 1 considerando que a camada de areia acima do NA est saturada devido ascenso capilar. Adotar sat = 2,1 tf/m3 para a areia.

Anda mungkin juga menyukai