Anda di halaman 1dari 65

GRUPO 4

Francisco Renato Jimes de Lima Luis Filipe Joaquim Vilmar Soares

NR 12 SEGURANA NO TRABALHO EM
MQUINAS E EQUIPAMENTOS Definir referncias tcnicas, princpios fundamentais e medidas de proteo Garantir a sade e a integridade fsica dos trabalhadores Estabelecer requisitos mnimos para a preveno de acidentes e doenas do trabalho nas fases de projeto e de utilizao de mquinas e equipamentos de todos os tipos.

UTILIZAO
Construo, transporte, montagem, instalao, ajuste, operao, limpeza, manuteno, inspeo, desativao e desmonte da mquina ou equipamento. Mquinas e equipamentos novos e usados, exceto nos itens em que houver meno especfica quanto sua aplicabilidade.

ARRANJO FSICO E INSTALAES


reas de circulao devidamente demarcadas e em conformidade com as normas tcnicas oficiais. As reas de circulao devem ser mantidas permanentemente desobstrudas As mquinas, as reas de circulao, os postos de trabalho e quaisquer outros locais em que possa haver trabalhadores devem ficar posicionados de modo que no ocorra transporte e movimentao area de materiais sobre os trabalhadores As ferramentas utilizadas no processo produtivo devem ser organizadas e armazenadas ou dispostas em locais especficos para essa finalidade.

DISTNCIA E ESPAAMENTO
Garantir a segurana dos trabalhadores durante sua operao, manuteno, ajuste, limpeza e inspeo, e permitir a movimentao dos segmentos corporais, em face da natureza da tarefa. As reas de circulao e armazenamento de materiais e os espaos em torno de mquinas devem ser projetados, dimensionados e mantidos de forma que os trabalhadores e os transportadores de materiais, mecanizados e manuais, movimentem-se com segurana.

INSTALAES E DISPOSITIVOS ELTRICOS

Prevenir, por meios seguros, os perigos de choque eltrico, incndio, exploso e outros tipos de acidentes As instalaes eltricas das mquinas e equipamentos que estejam ou possam estar em contato direto ou indireto com gua ou agentes corrosivos devem ser projetadas com meios e dispositivos que garantam sua blindagem, estanqueidade, isolamento e aterramento, de modo a prevenir a ocorrncia de acidentes. Dispositivo protetor contra sobretenso quando a elevao da tenso puder ocasionar risco de acidentes. Os servios e substituies de baterias devem ser realizados conforme indicao constante do manual de operao.

PROIBIES

A utilizao de chave geral como dispositivo de partida e parada; A utilizao de chaves tipo faca nos circuitos eltricos; e A existncia de partes energizadas expostas de circuitos que utilizam energia eltrica.

DISPOSITIVOS DE PARTIDA, ACIONAMENTO E


PARADA

No se localizem em suas zonas perigosas; Possam ser acionados ou desligados em caso de emergncia por outra pessoa que no seja o operador; Impeam acionamento ou desligamento involuntrio pelo operador ou por qualquer outra forma acidental; No acarretem riscos adicionais; e No possam ser burlados.

> Os comandos de partida ou acionamento das mquinas devem possuir dispositivos que impeam seu funcionamento automtico ao serem energizadas.

ACIONAMENTO POR MAIS DE UM OPERADOR

O nmero de dispositivos de acionamento simultneos deve corresponder ao nmero de operadores expostos aos perigos decorrentes de seu acionamento, de modo que o nvel de proteo seja o mesmo para cada operador Deve haver seletor do nmero de dispositivos de acionamento em utilizao, com bloqueio que impea a sua seleo por pessoas no autorizadas. O circuito de acionamento deve ser projetado de modo a impedir o funcionamento dos comandos habilitados pelo seletor enquanto os demais comandos no habilitados no forem desconectados. Os dispositivos de acionamento simultneos, quando utilizados dois ou mais, devem possuir sinal luminoso que indique seu funcionamento.

SISTEMAS DE SEGURANA

Ter categoria de segurana conforme prvia anlise de riscos prevista nas normas tcnicas oficiais vigentes; Estar sob a responsabilidade tcnica de profissional legalmente habilitado; Possuir conformidade tcnica com o sistema de comando a que so integrados; Instalao de modo que no possam ser neutralizados ou burlados; Manterem-se sob vigilncia automtica, ou seja, monitoramento, de acordo com a categoria de segurana requerida, Exceto para dispositivos de segurana exclusivamente mecnicos; e Paralisao dos movimentos perigosos e demais riscos quando ocorrerem falhas ou situaes anormais de trabalho.

ELEMENTOS DE PROTEO

Elemento especificamente utilizado para prover segurana por meio de barreira fsica. Proteo fixa: deve ser mantida em sua posio de maneira permanente ou por meio de elementos de fixao que s permitam sua remoo ou abertura com o uso de ferramentas especficas. Proteo mvel: pode ser aberta sem o uso de ferramentas, geralmente ligada por elementos mecnicos estrutura da mquina ou a um elemento fixo prximo, e deve se associar a dispositivos de intertravamento.

REQUISITOS DE UMA PROTEO

a) cumprir suas funes apropriadamente durante a vida til da mquina ou possibilitar a reposio de partes deterioradas ou danificadas; b) ser constitudas de materiais resistentes e adequados conteno de projeo de peas, materiais e partculas; c) fixao firme e garantia de estabilidade e resistncia mecnica compatveis com os esforos requeridos; d) no criar pontos de esmagamento ou agarramento com partes da mquina ou com outras protees; e) no possuir extremidades e arestas cortantes ou outras salincias perigosas; f) resistir s condies ambientais do local onde esto instaladas; g) impedir que possam ser burladas; h) proporcionar condies de higiene e limpeza; i) impedir o acesso zona de perigo; j) ter seus dispositivos de intertravamento protegidos adequadamente contra sujidade, poeiras e corroso, se necessrio; k) ter ao positiva, ou seja, atuao de modo positivo; e l) no acarretar riscos adicionais.

PROJETOS E DOCUMENTAO TCNICA

Em funo do risco, poder ser exigido projeto, diagrama ou representao esquemtica dos sistemas de segurana de mquinas, com respectivas especificaes tcnicas em lngua portuguesa. Quando a mquina no possuir a Documentao tcnica exigida, o o seu proprietrio deve constitu-la, sob a responsabilidade de profissional legalmente habilitado e com respectiva Anotao de Responsabilidade Tcnica do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura ART/CREA.

DISPOSITIVOS DE PARADAS DE EMERGNCIA


As

mquinas devem ser equipadas com um ou mais dispositivos de parada de emergncia, por meio dos quais possam ser evitadas situaes de perigo latentes e existentes No devem ser utilizados como dispositivos de partida ou de acionamento. Os dispositivos de parada de emergncia devem ser posicionados em locais de fcil acesso e visualizao

MEIOS DE ACESSOS PERMANENTES

As mquinas e equipamentos devem possuir acessos permanentemente fixados e seguros a todos os seus pontos de operao, abastecimento, insero de matrias-primas e retirada de produtos trabalhados, preparao, manuteno e interveno constante. Consideram-se meios de acesso elevadores, rampas, passarelas, plataformas ou escadas de degraus. Os meios de acesso permanentes devem ser localizados e instalados de modo a prevenir riscos de acidente e facilitar o seu acesso e utilizao pelos trabalhadores proibida a construo de rampas com inclinao superior a 20 (vinte) graus em relao ao piso.

COMPONENTES PRESSURIZADOS

Devem ser adotadas medidas adicionais de proteo das mangueiras, tubulaes e demais componentes pressurizados sujeitos a eventuais impactos mecnicos e outros agentes agressivos, quando houver risco. As mangueiras, tubulaes e demais componentes pressurizados devem ser localizados ou protegidos de tal forma que uma situao de ruptura destes componentes e vazamentos de fluidos, no possa ocasionar acidentes de trabalho. As mangueiras utilizadas nos sistemas pressurizados devem possuir indicao da presso mxima de trabalho admissvel especificada pelo fabricante

TRANSPORTE DE MATERIAIS

Os movimentos perigosos dos transportadores contnuos de materiais devem ser protegidos, especialmente nos pontos de esmagamento, agarramento e aprisionamento formados pelas esteiras, correias, roletes, acoplamentos, freios, roldanas, amostradores, volantes, tambores, engrenagens, cremalheiras, correntes, guias, alinhadores, regio do esticamento e contrapeso e outras partes mveis acessveis durante a operao normal. Os cabos de ao, correntes, eslingas, ganchos e outros elementos de suspenso ou trao e suas conexes devem ser adequados ao tipo de material e dimensionados para suportar os esforos solicitantes. proibida a permanncia e a circulao de pessoas sobre partes em movimento, ou que possam ficar em movimento, dos transportadores de materiais, quando no projetadas para essas finalidades.

ASPECTOS ERGONMICOS
Devem ser construdos os locais de trabalho, levando em considerao as necessidades do operrio. Os acentos das maquinas devem ser estofados, os postos de trabalho deve permitir a movimentao da postura do operrio, no pode conter cantos vivos, cortantes ou perigosos e devem permitir apoio para os ps. As dimenses do posto de trabalho devem atender as caractersticas corporais do operador, assegurar postura adequada e evitar flexes e tores do corpo do operrio.

RISCOS ADICIONAIS

Alm dos riscos da mquina propriamente dito, deve-se considerar tambm: Substncias perigosas (agentes biolgicos ou qumicos) Radiaes ionizantes e no ionizantes Vibraes Rudo Calor Substancias com risco de exploso.

MANUTENO, INSPEO, PREPARAO, AJUSTES E REPAROS

As manutenes preventivas e corretivas devem ser registradas em livro prprio, ficha ou sistema informatizado, com os seguintes dados:

A B C

Cronograma de manuteno

Intervenes realizadas Data da realizao de cada interveno

D Nome do responsvel pela execuo das intervenes

MANUTENO, INSPEO, PREPARAO, AJUSTES E REPAROS


E

Servio realizado
Peas reparadas ou substitudas Condies de segurana do equipamento Indicao conclusiva quanto s condies de segurana da mquina

F
G H

I Nome do responsvel pela execuo das intervenes

MANUTENO, INSPEO, PREPARAO, AJUSTES E REPAROS


Trabalhadores

O registro das manutenes

Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA Servio de Segurana e Medicina do Trabalho - SESMT

Ministrio do Trabalho e Emprego - MTE

MANUTENO, INSPEO, PREPARAO, AJUSTES E REPAROS


MANUTENO INSPEO REPAROS LIMPEZA AJUSTE OUTRAS INTERVENES

PROFISSIONAL CAPACITADO QUALIFICADOS LEGALMENTE HABILITADOS FORMALMENTE AUTORIZADOS PELO EMPREGADOR

PROCEDIMENTOS

Isolamento e descarga de todas as fontes de energia; Bloqueio mecnico e eltrico de todos os dispositivos de corte de fontes de energia; Medidas para evitar riscos de acidente devido jusante dos pontos de corte; Medidas adicionais de segurana na manuteno, inspeo e reparos; Sistemas de reteno com trava mecnica.

MANUTENO, INSPEO, PREPARAO, AJUSTES E REPAROS

Para situaes especiais com reduo do nvel de segurana das mquinas e equipamentos e houver necessidade de acesso s zonas de perigo, deve-se selecionar uma operao que:

a) Torne inoperante o modo de comando automtico; b) Permita a realizao dos servios com o uso de dispositivo de acionamento de ao continuada associado reduo da velocidade, ou dispositivos de comando por movimento limitado; c) Impea a mudana por trabalhadores no autorizados; d) A seleo corresponda a um nico modo de comando ou de funcionamento; e) Quando selecionado, tenha prioridade sobre todos os outros sistemas de comando, com exceo da parada de emergncia; f) Torne a seleo visvel, clara e facilmente identificvel.

MANUTENO, INSPEO, PREPARAO, AJUSTES E REPAROS


A manuteno de mquinas e equipamentos contemplar, dentre outros itens, a realizao de ensaios no destrutivos END, nas estruturas e componentes submetidos a solicitaes de fora e cuja ruptura ou desgaste possa ocasionar acidentes.

Os ensaios no destrutivos END, quando realizados, devem atender s normas tcnicas oficiais nacionais vigentes e, na falta destas, normas tcnicas internacionais. Nas manutenes das mquinas e equipamentos, sempre que detectado qualquer defeito em pea ou componente que comprometa a segurana, deve ser providenciada sua reparao ou substituio imediata por outra pea ou componente original ou equivalente, de modo a garantir as mesmas caractersticas e condies seguras de uso.

SINALIZAO

As mquinas, equipamentos e as instalaes em que se encontram, devem possuir SINALIZAO DE SEGURANA advertir os trabalhadores e terceiros sobre os riscos a que esto expostos, as instrues de operao e manuteno e outras informaes necessrias para garantir a integridade fsica e a sade dos trabalhadores. A sinalizao de segurana compreende a utilizao de:

Cores; Smbolos; Inscries; Sinais luminosos ou sonoros; Entre outras formas de comunicao de mesma eficcia.

A sinalizao deve respeitar a legislao sanitria vigente, sem prejuzo da segurana e sade dos trabalhadores ou terceiros. Todas as fases de utilizao e vida til das mquinas e equipamentos.

SINALIZAO
A sinalizao de segurana deve: a) ficar destacada na mquina ou equipamento; b) ficar em localizao claramente visvel; c) ser de fcil compreenso. As inscries das mquinas e equipamentos devem: a) ser escritas na lngua portuguesa - Brasil; b) ser legveis. As inscries devem indicar claramente o risco e a parte da mquina ou equipamento a que se referem, e no deve ser utilizada somente a inscrio de perigo. As inscries e smbolos devem ser utilizados nas mquinas e equipamentos para indicar as suas especificaes e limitaes tcnicas.

SINALIZAO

Devem ser adotados sinais ativos de aviso ou de alerta, como sinais luminosos e sonoros intermitentes, que indiquem a iminncia de um acontecimento perigoso, como a partida ou a velocidade excessiva de uma mquina, de modo que:

a) sejam emitidos antes que ocorra o acontecimento perigoso; b) no sejam ambguos; c) sejam claramente compreendidos e distintos de todos os outros sinais utilizados; e d) possam ser inequivocamente reconhecidos pelos trabalhadores.

Exceto quando houver previso em outras Normas Regulamentadoras, devem ser adotadas as seguintes cores para a sinalizao de segurana das mquinas e equipamentos:

a) amarelo: 1. protees fixas e mveis exceto quando os movimentos perigosos estiverem enclausurados na prpria carenagem ou estrutura da mquina ou equipamento, ou quando tecnicamente invivel; 2. componentes mecnicos de reteno, dispositivos e outras partes destinadas segurana; e 3. gaiolas das escadas, corrimos e sistemas de guarda-corpo e rodap. b) azul: comunicao de paralisao e bloqueio de segurana para manuteno.

MANUAIS
As mquinas e equipamentos devem possuir manual de instrues fornecido pelo fabricante ou importador, com informaes relativas segurana em todas as fases de utilizao. Quando inexistente ou extraviado, o manual de mquinas ou equipamentos que apresentem riscos deve ser reconstitudo pelo empregador, sob a responsabilidade de profissional legalmente habilitado. Os manuais devem: a) ser escritos na lngua portuguesa - Brasil, com caracteres de tipo e tamanho que possibilitem a melhor legibilidade possvel, acompanhado das ilustraes explicativas; b) ser objetivos, claros, sem ambiguidades e em linguagem de fcil compreenso; c) ter sinais ou avisos referentes segurana realados; d) permanecer disponveis a todos os usurios nos locais de trabalho.

MANUAIS

Os manuais das mquinas e equipamentos devem conter as seguintes informaes:

a) razo social, CNPJ e endereo do fabricante ou importador; b) tipo, modelo e capacidade; c) nmero de srie ou nmero de identificao e ano de fabricao; d) normas observadas para o projeto e construo da mquina ou equipamento; e) descrio detalhada da mquina ou equipamento e seus acessrios;

f) diagramas, inclusive circuitos eltricos com representao das funes de segurana;


g) definio da utilizao prevista para a mquina ou equipamento; h) riscos a que esto expostos os usurios; i) definio das medidas de segurana existentes e a serem adotadas pelos usurios;

j) especificaes e limitaes tcnicas para a sua utilizao com segurana;


k) riscos pela adulterao ou supresso de protees e dispositivos de segurana; l) riscos que podem resultar de utilizaes diferentes daquelas previstas no projeto; m) procedimentos para utilizao da mquina ou equipamento com segurana;

n) procedimentos e periodicidade para inspees e manuteno;


o) procedimentos a serem adotados em situaes de emergncia; p) indicao da vida til da mquina ou equipamento.

PROCEDIMENTOS DE TRABALHO E
SEGURANA Devem ser elaborados procedimentos de trabalho e segurana especficos, padronizados, com descrio detalhada de cada tarefa, passo a passo, a partir da anlise de risco. Ao inicio de cada turno de trabalho ou aps nova preparao da mquina ou equipamento, o operador deve efetuar inspeo rotineira das condies de operacionalidade e segurana e, se constatadas anormalidades que afetem a segurana, as atividades devem ser interrompidas, com a comunicao ao superior hierrquico.

PROCEDIMENTOS DE TRABALHO E
SEGURANA
Os servios em mquinas e equipamentos que envolvam risco de acidentes de trabalho devem ser planejados e realizados em conformidade com os procedimentos de trabalho e segurana, sob superviso e anuncia expressa de profissional habilitado ou qualificado, desde que autorizados. Os servios em mquinas e equipamentos que envolvam risco de acidentes de trabalho devem ser precedidos de ordens de servio OS - especficas, contendo, no mnimo: a) a descrio do servio; b) a data e o local de realizao; c) o nome e a funo dos trabalhadores; e d) os responsveis pelo servio e pela emisso da OS, de acordo com os procedimentos de trabalho e segurana.

PROJETO, FABRICAO, IMPORTAO, VENDA, LOCAO, LEILO, CESSO A QUALQUER TTULO,


EXPOSIO E UTILIZAO

O projeto deve levar em conta a segurana intrnseca da mquina ou equipamento durante as fases de construo, transporte, montagem, instalao, ajuste, operao, limpeza, manuteno, inspeo, desativao, desmonte e sucateamento; O projeto das mquinas ou equipamentos deve prever meios adequados para o seu levantamento, carregamento, instalao, remoo e transporte. Devem ser previstos meios seguros para as atividades de instalao, remoo, desmonte ou transporte de mquinas e equipamentos fabricados;

CAPACITAO
A operao, manuteno, inspeo e demais intervenes em mquinas e equipamentos devem ser realizadas por trabalhadores habilitados, qualificados, capacitados ou autorizados para este fim. Os trabalhadores envolvidos na operao, manuteno, inspeo e demais intervenes em mquinas e equipamentos devem receber capacitao providenciada pelo empregador e compatvel com suas funes, que aborde os riscos a que esto expostos e as medidas de proteo existentes e necessrias, nos termos desta Norma, para a preveno de acidentes e doenas.

CAPACITAO
A capacitao deve: a) ocorrer antes que o trabalhador assuma a sua funo; b) ser realizada pelo empregador, sem nus para o trabalhador; c) ter carga horria mnima que garanta aos trabalhadores executarem suas atividades com segurana, sendo distribuda em no mximo oito horas dirias e realizada durante o horrio normal de trabalho; d) ter contedo programtico conforme o estabelecido no Anexo II desta Norma; e e) ser ministrada por trabalhadores ou profissionais qualificados para este fim, com superviso de profissional legalmente habilitado que se responsabilizar pela adequao do contedo, forma, carga horria, qualificao dos instrutores e avaliao dos capacitados.

CAPACITAO

O curso de capacitao deve ser especfico para o tipo mquina em que o operador ir exercer suas funes e atender ao seguinte contedo programtico:

a) histrico da regulamentao de segurana sobre a mquina especificada; b) descrio e funcionamento; c) riscos na operao; d) principais reas de perigo; e) medidas e dispositivos de segurana para evitar acidentes; f) protees - portas, e distncias de segurana; g) exigncias mnimas de segurana previstas nesta Norma e na NR 10; h) medidas de segurana para injetoras eltricas e hidrulicas de comando manual; i) demonstrao prtica dos perigos e dispositivos de segurana.

O instrutor do curso de capacitao para operadores de injetora deve, no mnimo, possuir:

a) formao tcnica em nvel mdio;


b) conhecimento tcnico de mquinas utilizadas na transformao de material plstico; c) conhecimento da normatizao tcnica de segurana; e d) capacitao especfica de formao.

OUTROS REQUISITOS ESPECFICOS DE


SEGURANA As ferramentas e materiais utilizados nas intervenes em mquinas e equipamentos devem ser adequados s operaes realizadas. Os acessrios e ferramental utilizados pelas mquinas e equipamentos devem ser adequados s operaes realizadas. proibido o porte de ferramentas manuais em bolsos ou locais no apropriados a essa finalidade.

As mquinas e equipamentos tracionados devem possuir sistemas de engate padronizado para reboque pelo sistema de trao, de modo a assegurar o acoplamento e desacoplamento fcil e seguro, bem como a impedir o desacoplamento acidental durante a utilizao.

OUTROS REQUISITOS ESPECFICOS DE


SEGURANA A indicao de uso dos sistemas de engate padronizado deve ficar em local de fcil visualizao e afixada em local prximo da conexo. Os equipamentos tracionados, caso o peso da barra do reboque assim o exija, devem possuir dispositivo de apoio que possibilite a reduo do esforo e a conexo segura ao sistema de trao. A operao de engate deve ser feita em local apropriado e com o equipamento tracionado imobilizado de forma segura.

DISPOSIES FINAIS

O empregador deve manter inventrio atualizado das mquinas e equipamentos com identificao por tipo, capacidade, sistemas de segurana e localizao em planta baixa, elaborado por profissional qualificado ou legalmente habilitado.

As informaes do inventrio devem subsidiar as aes de gesto para aplicao dessa Norma.
Toda a documentao referida nesta norma deve ficar disponvel para o SESMT, CIPA ou Comisso Interna de Preveno de Acidentes na Minerao CIPAMIN, sindicatos representantes da categoria profissional e fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego.

NR-13 CALDEIRAS E VASOS DE PRESSO

CALDEIRAS A VAPOR DISPOSIES GERAIS


So equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob presso superior a atmosfera. Profissional habilitado: competncia legal para o exerccio da profisso de engenheiro nas atividades referentes a projeto de construo, acompanhamento operao e manuteno, inspeo e superviso de inspeo de caldeiras e vasos de presso. PMTP ou PMTA.

Risco grave e iminente a) Vlvula de segurana com presso de abertura ajustada em valor igual ou inferior a PMTA; b) Instrumento que indique a presso do vapor acumulado; c) Injetor ou outro meio de alimentao de gua, independente do sistema principal, em caldeiras combustveis slidos; d) Sistema de indicao para controle do nvel da gua ou outro sistema que evite o superaquecimento por alimentao deficiente.

Toda caldeira deve ter afixada em seu corpo, em local de fcil acesso e bem visvel, placa de identificao indelvel com, no mnimo, as seguintes informaes: a) Fabricante; b) Nmero de ordem dado pelo fabricante da caldeira; c) Ano de fabricao; d) PMTA; e) Presso de teste hidrosttico; f) Capacidade de produo de vapor; g) rea de superfcie de aquecimento; h) Cdigo de projeto e ano de edio.

Categoria da caldeira, seu nmero ou cdigo de identificao, em local visvel documentao que a caldeira deve possuir: a) Pronturio da caldeira b) Registro de segurana c) Projeto de instalao d) Projetos de alterao ou reparo e) Relatrios de inspeo

O registro de segurana deve ser constitudo de livro prprio onde sero registradas: a) Todas as ocorrncias importantes capazes de influir nas condies de segurana da caldeira; b) As ocorrncias de inspees de segurana peridicas e extraordinrias, devendo constar o nome legvel e assinatura de profissional habilitado.

A documentao deve esta a disposio para consulta dos operadores, do pessoal da manuteno, de inspeo e das representaes dos trabalhadores e do empregador na CIPA, devendo o proprietrio assegurar pleno acesso a essa documentao.

CATEGORIAS
Caldeiras A so aquelas cuja presso de operao igual ou superior a 1960kpa. Caldeiras C so aquelas cuja presso de operao igual ou inferior a 588kpa e o volume interno igual ou inferior a 100 litros. Caldeiras B so todas as que no se enquadram nas categorias anteriores.

INSTALAO
Casa de caldeiras ou um local especfico para tal fim, denominado rea de caldeiras. Seguintes requisitos a instalao em local aberto: a) Estar afastada a mais de 3m de qualquer parede, propriedades de terceiros, depsitos e vias publicas; b) 2 sadas pelo menos; c) Acesso fcil e seguro, para operao e manuteno; d) Sistema de captao e lanamento dos gases e material particulado, provenientes da combusto; e) Iluminao e iluminao de emergncia.

Seguintes requisitos a instalao em local fechado, alm de todos os requisitos quanto a instalaes em local aberto, adicionamos os seguintes: a) Ventilao permanente; b) Sensor de deteco de vazamento de gs(quando se tratar de caldeira a combustvel gasoso).

SEGURANA NA OPERAO DE CALDEIRAS


Manual de operao: a) Procedimentos de partida e paradas; b) Procedimentos e parmetros operacionais de rotina; c) Procedimentos para situaes de emergncia; d) Procedimentos gerais de segurana, sade e de preveno do meio ambiente;

e) Instrumentos e controles de caldeiras devem ser mantidos calibrados e em boas condies operacionais; f) Qualidade da gua deve ser controlada e tratamentos devem ser implementados; g) Obrigatoriamente sob operao e controle de operador de caldeira.

OPERADOR DE CALDEIRA
a)

b)

Possuir certificado de treinamento de segurana na operao de caldeiras e comprovao de estgio prtico ou previsto na NR 13 aprovada pela portaria 02, de 08/05/84; Possuir comprovao de pelo menos 3 anos de experincia na atividade, at 08 de maio de 1984.

SEGURANA NA MANUTENO
Todos os reparos ou alteraes devem respeitar o respectivo cdigo do projeto de construo e as prescries do fabricante no que se refere a: a) Materiais; b) Procedimentos de execuo; c) Procedimentos de controle de qualidade; d) Qualificao e certificao pessoal.

INSPEO DE SEGURANA
Inspees de segurana inicial, peridica e extraordinria; Ao completar 25 anos de uso, as caldeiras devem ser submetidas a rigorosa avaliao de integridade para determinar a sua vida remanescente e novos prazos mximos para inspeo, caso ainda estejam em condies de uso.

VASOS DE PRESSO DISPOSIO GERAL


So equipamentos que contm fluidos sob presso interna ou externa. Todo vaso de presso deve ter afixada em seu corpo, em local de fcil acesso e bem visvel, placa de identificao indelvel com, no mnimo, as seguintes informaes: a) Fabricante b) Nmero de identificao c) Ano de fabricao d) PMTA e) Presso de teste hidrosttico f) Cdigo de projeto e ano de edio

Categorias de vasos de presso

Documentao que vaso de presso deve possuir: a) Pronturio; b) Registro de segurana; c) Projeto de instalao; d) Projetos de alterao ou reparo; e) Relatrios de inspeo.

INSTALAO
Todos os drenos, respiros, bocas de visita e indicadores de nvel, presso e temperatura, quando existentes, sejam de fcil acesso. Instalao em ambientes abertos: a) 2 sadas amplas; b) Acesso fcil e seguro para operao, inspeo e manuteno; c) Iluminao e iluminao de emergncia.

Instalao em ambientes fechados, so todos os requisitos citados a cima, mais a ventilao permanente.

SEGURANA DE OPERAO
Manual de operao prprio: a) Procedimentos de partida e paradas; b) Procedimentos e parmetros operacionais de rotina; c) Procedimentos para situaes de emergncia; d) Procedimentos gerais de segurana, sade e de preveno do meio ambiente;

Instrumentos e controles de caldeiras devem ser mantidos calibrados e em boas condies operacionais; Constitui condio de risco grave e iminente o emprego de artifcios que neutralizem seus sistemas de controle e segurana.

Ser considerado profissional com treinamento de segurana na operao de unidades de processo: a) Possuir certificado de treinamento de segurana na operao de unidades de processo expedido por instituio competente para o treinamento; b) Possuir experincia comprovada na operao de vasos de presso das categorias I e II de pelo menos 2 anos antes da vigncia desta NR.

SEGURANA NA MANUTENO
Todos os reparos ou alteraes devem respeitar o respectivo cdigo do projeto de construo e as prescries do fabricante no que se refere a: a) Materiais; b) Procedimentos de execuo; c) Procedimentos de controle de qualidade; d) Qualificao e certificao pessoal.

INSPEO DE SEGURANA
Inspees de segurana inicial, peridica e extraordinria: a) Inspeo de segurana inicial deve ser feita em vasos ainda no utilizados; b) Inspeo peridica, constituda por exame externo, interno e teste hidrosttico.

Para estabelecimentos que no possuam servio prprio de inspeo de equipamento

Para estabelecimentos que possuam servio prprio de inspeo de equipamento

QUESTES
1) O que caracteriza a utilizao de uma mquina ou equipamento? 2) Qual a inclinao mxima permitida para construo de rampas? 3) O curso de capacitao deve ser especfico para o tipo mquina em que o operador ir exercer suas funes, qual o contedo programtico que deve ser atendido? 4) Toda caldeira deve ter afixada em seu corpo, em local de fcil acesso e bem visvel, placa de identificao indelvel com, no mnimo, quais informaes? 5) Quais os requisitos para instalao de vasos de presso em ambientes abertos e fechado?

Anda mungkin juga menyukai