Anda di halaman 1dari 8

- INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZNIA

Atuao do Engenheiro Eletricista no Campo de Fabricao de Mquinas e Equipamentos

Equipe:
Amanda; Adauto; Luiz Guilherme; Luiz Otvio; Anderson Kleber; Fernando; Elson Emerson; Olavo

- INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZNIA

Definio de engenharia Arte de aplicar conhecimentos cientficos e empricos criao de estruturas, dispositivos e processos que se utilizam para converter recursos naturais em formas adequadas ao atendimento das necessidades Humanas.(Aurlio B. de Holanda) Descrio do Cargo de Engenheiro Eletricista O engenheiro eletricista responsvel por elaborar, executar e orientar projetos de engenharia, nas reas de gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica, bem como em computadores e outros equipamentos eletrnicos, atuando no desenvolvimento de equipamentos e suas aplicaes, preparando especificaes, desenhos, tcnicas de execuo, recursos necessrios e outros requisitos para possibilitar a construo, montagem, funcionamento e manuteno dentro de padres tcnicos adequados.
Fonte:http://www3.catho.com.br/guia/view.php?id=86

- INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZNIA

Campo de atuao do Engenheiro Eletricista


. Industria naval; . Agroindstria; . Indstria metalrgica; . Indstria de equipamentos no setor de sade; . Indstria alimentcia; . demais seguimentos que necessitem de partes eletromecnicas. Especificamente no campo da fabricao de mquinas e equipamentos: . Atua na pesquisa da operacionalidade e definies do equipamento; . projetos de mquinas e equipamentos eltricos, . orienta a fabricao dos componentes isolados; . acompanha e orienta os testes dos equipamentos, treinamento para os operadores e acompanha o rendimento do produto junto ao cliente.

- INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZNIA


Campo de atuao do Engenheiro Eletricista . Na pesquisa e operacionalizao dos equipamento, o engenheiro eletricista deve buscar desenvolver equipamentos mais eficientes de modo que os projetos atendam ao conceito de E.E de acordo com recomendaes dos organismos competentes. (Procel, Imetro)

CE-Conformidade Europia: produto em conformidade com os padres da Unio Europia

- INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZNIA

Normas brasileira e internacionais

Na fabricao de equipamentos para o setor de energia eltrica, responsabilidade do engenheiro eletricista garantir que todas as normas tcnicas para a fabricao do equipamento sejam atendidas, nacionais e/ou internacionais.
Exemplos ABNT NBR 6855.Transformadores de Potencial Indutivo. ANSI C 57-13-1990

ABNT NBR 5440.Transformadores para redes de distribuio-Requisitos.


NBR 17094-1. Mquinas eltricas girantes - Motores de induo Trifsicos.

- INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZNIA


Exemplo da identificao da Normas na placa de equipamentos

ABNT NBR 6855Transformadores de Potencial Indutivo.

ANSI C 57-13-1990. Norma internacional para TC

- INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZNIA

Responsabilidade do engenheiro eletricista. Exemplos: . Mquina de solda: responsvel pelo dimensionamento correto das mquinas a serem utilizadas em funo da EPS que predefine parmetros de corrente, tenso e velocidade do arame para alcanar a fuso entre os materiais de forma correta. . Pontes rolante: projeto da parte eltrica (painel, inversores, controles, alimentao. Equipamento CNC: pesquisa da necessidade do cliente, projeto eltrico, montagem dos componentes eletroeletrnicos, programao do CNC, testes, treinamento dos operadores e avaliao do desempenho do produto. . Equipamentos para indstria metalrgica: possuem desde comandos simples at os mais complexos (clp, inversor de frequncia,..), a interao entre o eltrico e o mecnico deve ser feita por um engenheiro eletricista para tirar o melhor proveito do equipamento e atender s normas de segurana.

- INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZNIA

Obrigado!

Anda mungkin juga menyukai