Anda di halaman 1dari 18

ZOOLOGIA III

Cincias Biolgicas
Prof briseidy soares

Filo Chordata (do latim, chorda = corda)


Principais caractersticas dos cordados: Presena de notocorda (estrutura flexvel representa esqueleto axial primitivo); Tubo neural dorsal (acima da notocorda); Fendas branquiais na laringe (pelo menos na vida embrionria); Trs subfilos: Urochordata (Tunicata Ascdias) Cephalochordata ( Anfioxo) Vertebrata (vertebardos)

Diversidade, Evoluo e Classificao Vertebrados


A Evoluo tem um papel central na biologia dos vertebrados , pois proporciona um princpio que organiza a diversidade observada e ajuda a enquadrar as espcies extintas no contexto das atuais. Os processos e eventos evolutivos esto intimamente associados s mudanas (movimento dos continentes, clima e da geografia) que ocorreram na Terra durante a histria dos vertebrados.

Histria dos Vertebrados


Ao mencionar a palavra ANIMAL a maioria das pessoas pensa em um VERTEBRADO. Vertebrados :
So abundantes e convivem com as pessoas no mundo natural; So muito diversificados e aproximadamente 45.000 espcies atuais (viventes) e variam em tamanho; Vivem em praticamente todos os hbitats da Terra; Comportamento diverso e complexo.

A vida dos vertebrados energeticamente dispendiosa e obtm energia necessria do alimento que consomem; Carnvoros e herbvoros; Reproduo um fator crtico no sucesso evolutivo e apresentam um conjunto de comportamento associado ao acasalamento e reproduo.
Corte, produo de ovos, produo de filhotes vivos e cuidado parental (peixes incubam ovos na boca, rs incubam ovos estmago, aves alimentam ninhegos com fludo leite de pombo)

A diversidade de vertebrados atuais muito abundante, porm muitas espcies atualmente vivas representam apenas uma pequena porcentagem daquelas que j existiram. Para cada espcie vivente podem ter existido dez espcies extintas, e algumas destas no tem equivalentes entre as formas atuais.

Ex: Dinossauros que dominaram a Terra por 180 milhes de anos, so to diferentes de qualquer animal vivente que difcil reconstituir a vida que levaram.

Os Diferentes Tipos de Vertebrados


Descrever e classificar a variedade de vertebrados viventes e extintos se tornou mais complicado recentemente em consequncia das mudanas nos critrios usados no reconhecimento de grupos naturais de organismos. Classificao conhecida: peixes sem mandbulas, peixes cartilaginosos, peixes sseos, anfbios, rpteis, aves ou mamferos. Os animais que conhecemos por estes nomes ainda existem, mas alguns receberam outros nomes e foram agrupados de forma diferente atualmente.

RAZO DA MUDANA:
Proposio de que grupos animais s podem ser identificados se compartilharem uma linhagem evolutiva comum.
Mtodo antigo de classificao (sistemtica evolutiva) agrupava animais com histrias evolutivas muito diferentes porque pareciam similares em muitos aspectos importantes. Este mtodo produziu grupos que continham linhagens evolutivas no aparentadas.

Em contraste, a abordagem moderna de classificao CLADSTICA somente reconhece grupos de organismos aparentados por descendncia comum, ou filogenia (phyla=tribo, genesis=origem). Aplicao de mtodos cladsticos est tornando o estudo evolutivo mais rigoroso. Grupos principais de vertebrados e os nmeros relativos de espcies atuais (Fig 1. A Vida dos Vertebrados pg 6)

Evoluo
o processo que moldou a histria dos vertebrados. A compreenso dos princpios e processos evolutivos essencial para a apreciao da diversidade dos vertebrados j que a diversidade o resultado da evoluo. Idias cientificas foram moldadas pela sociedade e pelo sistema filosfico nos quais foram concebidas e, por sua vez, elas podem remodelar a sociedade e a filosofia.

Uma interpretao escrita da Bblia insiste em que tudo na Terra foi criado por Deus em sua forma presente e, portanto, nada mudou ou pode mudar.

A viso de comportamento imutvel foi incorporada ao pensamento biolgico e ainda se manifesta em algumas prticas biolgicas.
Por ex: Regras de Nomenclatura Zoolgica

Regras de Nomenclatura Zoolgica requerem que: Quando uma nova espcie nomeada, um espcime dessa nova espcie seja designado como espcime-tipo, ou holtipo da espcie. Holtipo era um exemplo nico considerado ao se definir a nova espcie. HOJE: Nomear uma espcie ainda requer um holtipo, mas o papel do holtipo mudou e, alm do holtipo comum depositar vrios espcimes adicionais os partipos.

Partipos servem para mostrar amplitude de variao da espcie em caractersticas como: tamanho, colorao e padres. Holtipos agora define a espcie naqueles raros casos em que duas espcies no nomeadas foram confundidas e ambas esto representadas nos partipos. O reconhecimento da importncia biolgica da variao dentro das espcies constitui a principal modificao na ideia de que um espcime poderia definir uma espcie, e reflete a mudana mais significativa no pensamento biolgico

Para Plato (viso Platnica), as variaes dentro da espcie so imperfeies das diferentes cpias, e no tem significado. Para um bilogo evolutivo essas variaes so a matria prima da evoluo

Embriologia

Anda mungkin juga menyukai