Anda di halaman 1dari 8

COMO ELABORAR UM BOM CURRCULO

Dicas teis para facilitar a criao de currculos de forma correta.

Como elaborar um bom currculo


O currculo o registro da sua histria profissional. a sua propaganda e tambm o espelho da sua personalidade. Sendo assim, no pode ser apenas um pedao de papel frio e mal redigido.
O currculo deve ser elaborado para destacar suas habilidades e realizaes de forma elegante e agradvel, e sempre de maneira resumida, breve. O currculo a metade do caminho para uma pessoa conseguir um novo emprego. Por isso de suma importncia que seja bem pensado e bem organizado. Ele chega ao seu potencial empregador antes de voc, portanto, ele tem que ser feito para dar uma boa impresso a seu respeito antes mesmo que voc seja apresentado pessoalmente.

Page 2

Currculo resumo
Na maioria dos pases o currculo chamado de resume, palavra que significa resumo. Isso d uma boa idia de como a origem do documento remete uma idia de informao rpida e bsica, sem exageros de detalhes. Portanto:
Evite ser cansativo ou repetitivo. Preste ateno para no colocar informaes desnecessrias. Currculo extenso e com muito texto no sinnimo de bom currculo. No coloque nmero de documentos pessoais, como CPF e RG, eles s sero necessrio no caso de uma contratao. O bom currculo informa o necessrio e no cansa a leitura.

Page 3

Imagens, fotos, cores e fontes


Desnecessrio dizer que voc deve evitar colocar elementos grficos. No d pra imaginar um currculo srio com desenhos de flores, estrelas entre outras coisas, certo? Eles no iro acrescentar nada de til e ainda podem poluir o visual do documento.
Coloque sua foto somente se for solicitado pelo contratante; Cuidado com as cores: no utilize cores fortes e quentes, caso opte por uma tarja ou linha de enfeite, use tons pastis. Tons de preto e cinza ainda so os mais indicados. Prefira fontes bsicas e que possam ser visualizadas com clareza, como:

Arial, Verdana, times new roman, Calibri...

Page 4

Campos que devem ser listados obrigatoriamente:


Nome completo (deve constar na primeira linha do currculo); Dados Pessoais (Ex: brasileiro, casado, 30 anos); - Endereo residencial completo;

Page 5

- Objetivo Profissional (um resumo claro da funo que pretende Ex: gerente da rea industrial; secretria); - Resumo de Qualificaes (as habilidades que possui para ocupar a funo); - Informao escolar ou acadmica (curso, ano de formao e instituio quanto mais recente for a concluso, mais completa dever ser a descrio)

Page 6

- Idiomas (mencionar idiomas nos quais tenha fluncia); - Cursos (cursos de aperfeioamento mais recentes que completam a sua formao ou objetivo); - Experincia Profissional (mencionar as empresas em que atuou nos ltimos anos, com as datas de entrada e sada, seguindo a ordem da mais recente para a mais antiga, citando os cargos, as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos sempre de maneira objetiva; evite analisar, apenas informe!).

Page 7

Estou buscando meu primeiro emprego,


O que coloco no meu currculo? Bem, neste caso seria interessante voc colocar um pargrafo de 3 a 4 linhas no comeo do currculo falando de voc, no apenas tecnicamente mas tambm das suas caractersticas pessoais. Coloque os cursos de idiomas e de informtica que possui. Um bom comeo para voc agregar alguma experincia pode ser um trabalho voluntrio. Pense nisso.

Page 8

Anda mungkin juga menyukai