Anda di halaman 1dari 75

O que Comunicao de Dados?

A distncia que um dado sinal percorre em um computador varia de alguns milmetros, como no caso de conexes de um simples CI, at vrios centmetros quando a conexo de sinais envolve, por exemplo, uma placa me com conectores para diversos circuitos. Para estas distncias, o dado digital pode ser transmitido diretamente.

Freqentemente, no entanto, os dados devem ser enviados para fora dos circuitos que constituem o computador. Nesses casos, as distncias envolvidas podem ser enormes. Com o aumento das distncias entre a fonte e o destino aumenta tambm a dificuldade de estabelecer uma transmisso de dados precisa. Isso resultado de distores eltricas dos sinais que trafegam atravs de condutores longos, e de rudos adicionados ao sinal que se propagam atravs do meio de transmisso.

Dispositivos Externos so geralmente circuitos com fonte de alimentao independente dos circuitos relativos a um computador ou outra fonte de mensagens digitais. Como regra, a taxa de transmisso mxima permissvel de uma mensagem diretamente proporcional a potncia do sinal, e inversamente proporcional ao rudo. A funo de qualquer sistema de comunicao fornecer a maior taxa de transmisso possvel, com a menor potncia e com o menor rudo possvel.

Canais de Comunicao
Caminho sobre o qual a informao pode trafegar. Pode ser definida por uma linha fsica (fio) que conecta dispositivos de comunicao, ou por um rdio, laser, ou outra fonte de energia radiante. Em comunicao digital, a informao representada por bits de dados individuais, que podem ser encapsulados em mensagens de vrios bits. Um byte (conjunto de 8 bits) um exemplo de uma unidade de mensagem que pode trafegar atravs de um canal digital de comunicaes. Uma coleo de bytes pode ser agrupada em um frame ou outra unidade de mensagem de maior nvel. Esses mltiplos nveis de encapsulamento facilitam o reconhecimento de mensagens e interconexes de dados complexos. Um canal no qual a direo de transmisso inalterada referida como canal simplex. Por exemplo, uma estao de rdio. Um canal half-duplex um canal fsico simples no qual a direo pode ser revertida. As mensagens podem fluir nas duas direes, mas nunca ao mesmo tempo. Em uma chamada telefnica, uma parte fala enquanto a outra escuta. Um canal full-duplex permite que mensagens sejam trocadas simultaneamente em ambas as direes. Ele pode ser visto como dois canais simplex, um canal direto e um canal reverso, conectados nos mesmos pontos.

Comunicao Paralela So enviados vrios bits de cada vez, ao longo de em meio de transmisso composto de vrios canais, um para cada bit. Contudo, alocar um canal para cada bit torna-se extremamente caro a medida que a distncia cresce. Foi diante de necessidade de comunicar com equipamentos a distncia que se criou o sistema de comunicao serial. Comparao entre transmisso Paralela x Serial Comunicao Paralela 1 - Transmisso de dados mais custosa e complexa 2 - Necessita de mais de um canal de comunicao 3 - Apresenta maiores velocidades durante a transmisso de dados 4 - Custo Elevado 5 - Baixa imunidade a Rudos 6 - Utilizao em curtas distncia Comunicao Serial 1 - Transmisso de Dados Menos Complexa 2 - Necessita apenas um canal de comunicao 3 - Apresenta menores velocidades durante a transmisso 4 - Menor Custo 5 - Maior imunidade a rudos

Comunicao Serial

A transmisso bit-serial converte a mensagem em um bit por vez atravs de um canal. Cada bit representa uma parte da mensagem. Os bits individuais so ento rearranjados no destino para compor a mensagem original. Em geral, um canal ir passar apenas um bit por vez. A transmisso bitserial normalmente chamada de transmisso serial, e o mtodo de comunicao escolhido por diversos perifricos de computadores.

A transmisso byte-serial converte 8 bits por vez atravs de 8 canais paralelos. Embora a taxa de transferncia seja 8 vezes mais rpida que na transmisso bit-serial, so necessrios 8 canais, e o custo poder ser maior do que 8 vezes para transmitir a mensagem. Quando as distncias so curtas, factvel e econmico usar canais paralelos como justificativa para as altas taxas de transmisso. A interface Centronics de impressoras um caso tpico de transmisso byte-serial.

Modos de Comunicao Serial Modo Sncrono

Em sistemas sncronos, canais separados so usados para transmitir dados e informao de tempo. O canal de temporizao transmite pulsos de clock para o receptor. Neste modo de comunicao, os sistemas devem transmitir e receber dados como verdadeiros registradores de deslocamento (Shift-registers), dispositivos em que a entreda paralela e a sada serial.

Como o transmissor responsvel pelos pulsos de dados e de temporizao, o receptor ir ler o canal de dados apenas quando comandado pelo transmissor, e portanto a sincronizao garantida.

Alm da eficincia, devido ao no envio de sinais adicionais (partida e parada), o modo sncrono tem a vantagem de no ser to sensvel a distores e desta forma pode trabalhar com velocidades bem mais altas.

Modo Assncrono
No existe a necessidade de gerar um sinal de sincronismo externo (clock) como no modo sncrono. O controle de tempo entre dois bytes consecutivos no importante, mas o tempo da seqncia de bits que compem um byte critico. Os dois sistemas devem ter geradores de clock internos programados para a mesma taxa de transmisso de dados, denominada baud rate. Como as seqncia de bits para formar um byte so pequenas, os erros decorrentes da falta de preciso dos geradores de clock so despercebidos pelos sistemas. A transmisso feita caractere a caractere (byte a byte) e a cada caractere e antecedido um sinal de start e sucedido por um sinal de stop. O termo assncrono refere-se a este caractere aleatrio do tempo de transmisso de dados, ou seja, a transmisso pode comear a qualquer momento. O bit de incio (start bit) reconhecido pela transio do nvel presente na linha de 1 para 0. Aps os bits de dados, pode ser enviado, opcionalmente, um bit de paridade, usado na deteco de erros, sendo a seqncia concluda com um ou mais bits de fim (stop bits), que so compostos por sinal alto.

DADO

Clock int

REF.

Clock int

As taxas de transmisso seguem um certo padro de valores expressos na quantidae de bits enviados por segundo (ex.: 300 bps, 1200 bps, 2600 bps, 4800 bps, 9600 bps, etc.)

O modo assncrono o mais utilizado, pois necessita de um nmero menor de vias de comunicao, e a implementao do hardware do equipamento de comunicao mais simples.

Tipos de comunicao quanto ao sentido do fluxo de dados Simplex - quando a linha permite a transmisso em um nico sentido. Um exemplo de sistema simplex o sistema de chamadas do tipo pager. Half-Duplex ou semiduplex - quando a linha permite a transmisso nos dois sentidos, mas somente alternadamente . Exemplo Walkie talk. - toda vez que inverte o sentido da comunicao existe um tempo de comutao da linha (100 a 400 ms) - emprega-se dois fios Full-Duplex ou duplex - permite a transmisso nos dois sentidos simultaneamente. Exemplo comunicao entre computadores. - emprega-se quatro fios ou dois fios com subdiviso de freqncias

Classificao da Interfaces Seriais quanto a referncia


As interfaces seriais classificam-se quanto a referncia dos sistemas em relao ao terra em desbalanceada e balanceada. Desbalanceada O Sinal de dados tem como referncia o terra dos sistemas conectados. Para uma transmisso fullduplex bastam 3 fios. Um para cada sentido do fluxo e outro para acoplar os terras dos sistemas. Desvantagem: Baixa imunidade a rudos, qualquer rudo que ocorre aplicado apenas aos fios de sinal, que tem uma impedncia bem mais alta que a impedncia da refercia, no caso o terra. Os rudos induzidos na linha deformam o sinal dos bits transferidos, ocasionando a perda de todo o dado.

Balanceada Para cada sinal de dados tem-se uma referncia desconectada do terra, Sendo assim precisa-se de dois pares de fios para uma transmisso full-duplex. O sinal e a referncia entram em um amplificador diferencial. Vantagem: Alta imunidade a rudos, j que rudo sentido igualmente pelo sinal e pela sua referncia e portanto a diferena entre os nveis de tenso entre sinal e referncia permanece a mesma.

Principais padres de interface serial

O padres para interface serial especificam as caractersticas eltricas, mecnicas e funcionais dos circuitos entre dois equipamentos e determinam nomes, nmeros e fios necessrios para se estabelecer a comunicao. Estes padres so estabelecidos pela TIA (Associao Internacional de Telecomunicaes) e pela EIA (Associao Internacional de Eletrnica). Veremos os seguintes padres: RS-232

RS-422
RS-485 V.35

USB

RS-232

o padro de comunicao serial mais conhecido e utilizado. Surgiu em 1969 e foi desenvolvido originalmente para especificar as conexes entre MODEMS.
Emprega transmisso desbalanceada e os fios bsicos para a transmisso so o Txd (Transmitted Data), o Rxd (Received Data) e o SG (Signal Ground). Para evitar conflitos os equipamentos so divididos em dois tipos: DTE (Data Terminal Equipment), geralmente microcomputadores, terminais e controladores, e DCE (Data Communications Equipment), geralmente MODEM. Para que seja possvel a comunicao entre dois aparelhos DTE necessrio que a linha de transmisso de um seja a linha de recepo do outro. Em muitos casos necessrio que o aparelho transmissor saiba que o aparelho receptor est pronto para receber, ento o receptor envia uma mensagem ao transmissor esta mensagem conhecido como handshaking e pode ser enviada via software ou via hardware. No RS-232, o bit 0 uma tenso positiva (5 a 15 V) e o bit 1 uma tenso negativa (-5 a -15 V). Todos os nveis de tenso em relao ao GND.

A transmisso 232 tem o alcance mximo estipulado em 15 metros, porm est distncia efetiva est diretamente relacionada com a taxa de transmisso, o cabo utilizado e as condies de rudo do ambiente.

RS-422

Padro de interface balanceada.


O nvel 1 representado fisicamente por uma tenso positiva do pino de sinla (+) em relao ao pino de referncia (-), podendo variar de 2 V a 12 V para sada e 0,2 V a 12 V para entrada. O nvel zero deve ter uma tenso negativa do pino de sinal (+) em relao ao pino de referncia (-). Este padro no define conector fsico especfico. Fabricantes que aderiram a este padro usam muitos conectores diferentes, incluindo DB9 ou DB25 com pinagem no padronizada, DB25 com padro RS-530 e DB37 com padro RS-449. O RS 422 comumente usado em comunicaes ponto a ponto realizadas por um driver dual-state.

Este padro utilizado para transmisses longa distncia (1200m por norma) e que exigem altas velocidades, mas so necessrios dois pares de fios para uma transmisso duplex. A verso desbalanceada para a RS-422 a RS-423.

RS-485

H apenas um par de fios para a transmisso e recepo que deve ser compartilhado.
Vantagem: Possibilidade de interligar vrios equipamentos (at 32) que podem se comunicar entre si atravs do mesmo cabo, ao contrrio dos outros padres nos quais s pode haver um dispositivo em cada uma das extremidades do cabo. O alcance da transmisso RS-485 compatvel com o padro RS-422. Como desvantagem pode-se citar que se trata de uma comunicao half-duplex. O software de comunicao deve gerenciar a habilitao da transmisso e recepo para evitar uma confuso de dados. Deve haver um meio de se evitar que dois equipamentos tentem transmitir ao mesmo tempo. A soluo s permitir que cada aparelho transmita quando a linha estiver livre. Outra soluo ter um gerenciador da rede, que o nico a poder comear uma transmisso e quem autoriza os demais componentes da rede a iniciar uma comunicao. Desse modo evita-se o conflito, porm h a desvantagem de que componentes da rede no podem comunicar entre si livremente, tendo que aguardar o gerenciador para desencadear o processo.

importante mencionar que a insero de resistores nas duas extremidades do cabeamento da rede RS-485 permite um melhor casamento de impedncias no cabo, evitando reflexes do sinal a ponto de deteriorar a comunicao. Muitos equipamentos j possuem este resistor internamente acionados ou retirados atravs de dip-switches.

V.35

Padro internacional de transmisso de dados a 48 kbps usando grupos de circuitos de banda de 60 a 108 kHz. Este padro comumente utilizado para DTE ou DCE fazendo a interface com uma portadora digital de alta velocidade , como por exemplo no DDS (Dataphone Digital Service) da AT&T, um servio no qual os dados so transmitidos j na forma digital ao invs da forma analgica.
USB (Universal Serial Bus) Foi criado em 1995 atravs de uma aliana entre vrias empresas de grande porte como Microsoft, Compaq, Intel, HP, Lucent, NEC e Philips.

Utilizado para interligar perifricos e computadores.


Em notebooks a USB praticamente j substituiu as portas RS-232. Seu uso tem crescido substancialmente no ambiente industrial na interligao entre computadores PC e CLP, visando principalmente a programao e monitoramento de CLP, este papel era cumprido antes pelas portas RS-232. Permite o uso de Hubs USB, que disponibilizam4 ou 8 outras portas USB, expandindo a quantidade de dispositivos que se pode conectar atravs de uma porta USB, podendo teoricamente conectar at 127 dispositivos USB em uma nica porta.

Em Redes Industriais, hubs USB tm sido utilizados na camada fsica ao interligar-se CLP e redes Ethernet Industrial. Uma caracterstica importante do padro USB a sua capacidade de ser plug and play. A primeira verso deste padro, a verso 1.0 permite taxas de transmisso de 1,5Mbps (Low Speed) a 12 Mbps (Full Speed). Em 2000 foi lanada a verso 2.0 (High Speed) que permite comunicaes com taxa de transmisso de at 480 Mbps. O USB 3.0 oferece 4.8 gigabits de banda (10 vezes mais rpido que o 2.0) utilizando fios de cobre. Os 4.8 gigabits do USB 3.0 so chamados de "SuperSpeed. Alm de efetuar a transferncia de dados, o padro USB permite efetuar a alimentao de circuitos eletrnicos atravs de tenso 5 Vcc, presente em seus terminais.

Apesar de referncia GND esta presente na pinagem, o padro USB considerado balanceado, atingindo altas taxas de transmisso.

Checksum e Paridade
Rudos e distrbios eltricos momentneos podem causar mudanas nos dados quando esto trafegando pelos canais de comunicao. Se o receptor falhar ao detectar isso, a mensagem recebida ser incorreta, resultando em conseqncias possivelmente srias. Como uma primeira linha de defesa contra erros de dados, eles devem ser detectados. Se um erro pode ser sinalizado, pode ser possvel pedir que o pacote com erro seja reenviado, ou no mnimo prevenir que os dados sejam tomados como corretos. Se uma redundncia na informao for enviada, 1 ou 2 bits de erros podem ser corrigidos pelo hardware no receptor antes que o dado chegue ao seu destino. O bit de paridade adicionado ao pacote de dados com o propsito de deteco de erro. Na conveno de paridade-par (even-parity), o valor do bit de paridade escolhido de tal forma que o nmero total de dgitos 1 dos dados adicionado ao bit de paridade do pacote seja sempre um nmero par. Na recepo do pacote, a paridade do dado precisa ser recomputada pelo hardware local e comparada com o bit de paridade recebido com os dados. Se qualquer bit mudar de estado, a paridade no ir coincidir, e um erro ser detectado. Se um nmero para de bits for trocado, a paridade coincidir e o dado com erro ser validado. Contudo, uma anlise estatstica dos erros de comunicao de dados tem mostrado que um erro com bit simples muito mais provvel que erros em mltiplos bits na presena de rudo randmico. Portanto, a paridade um mtodo confivel de deteco de erro.

Dado 10110010 10001011

Bit de Paridade 0 1

Outro mtodo de deteco de erro envolve o clculo de um checksum quando mensagens com mais de um byte so transmitidas pelo canal de comunicao. Um nmero de checksum adicionado a seqncia do pacote de dados de tal forma que a soma dos dados mais o checksum zero.
Quando recebido, os dados devem ser adicionados pelo processador local. Se a soma do pacote der resultado diferente de zero, ocorreu um erro. Na ocorrncia de erros improvvel (mas no impossvel) que qualquer corrupo de dados resultem em checksum igual a zero.

Podem ocorrer erros que no sejam apenas detectados, mas tambm sejam corrigidos se cdigo adicional for adicionado a seqncia de dados do pacote. A correo de erros em uma transmisso, contudo, abaixa a eficincia do canal, e o resultado uma queda na transmisso.

Meios Fsicos de Transmisso o caminho pelo quala os dados trafegam entre as estaes de trabalho em uma rede digital, em que o acesso realizado pela camada fsica do modelo OSI/ISO. PAR TRANADO o mais simples, mais popular e de menor custo de todos os principais meios de transmisso. Seu desempenho limitado quando comparado a outros meios de transmisso disponveis. Consiste em cabos eltricos de cobre, cobertos por uma camada isolante e tranados com o intuito de reduzir os efeitos da interferncia magntica. Pode ser utilizado para transmisses analgicas e digitais. Quando utilizados em transmisses analgicas necessitam de amplificadores a cada cinco ou seis quilmetros. No caso de transmisses digitais, os pares tranados alcanam taxas acima de 1Gbps em distncias de dezenas de metros. Para distncias mais longas taxas menores so utilizadas. As redes locais passaram a utilizar par tranado em meados da dcada de 90 com o uso do padro Ethernet 10-base T. Os cabos utilizados em pares tranados podem ser blindados (STP Shielded Twisted Pair) ou no blindados (UTP Unshielded Twisted Pair).

Existem vrios tipos de padres de par tranado utilizados em redes corporativas.

Categorias 1 e 2: No so mais reconhecidas pela TIA (Telecommunications Industry Association), que a responsvel pela definio dos padres de cabos. Elas foram usadas no passado em instalaes telefnicas e os cabos de categoria 2 chegaram a ser usados em redes Arcnet de 2.5 Mbps e redes Token Ring de 4 Mbps.

Categoria 3: O padro certificado para sinalizao de at 16 MHz, o que permitiu seu uso no padro 10BASE-T, que o padro de redes Ethernet de 10 Mbps para cabos de par tranado. A principal diferena do cabo de categoria 3 para os obsoletos cabos de categoria 1 e 2 o entranamento dos pares de cabos. Enquanto nos cabos 1 e 2 no existe um padro definido, os cabos de categoria 3 (assim como os de categoria 4 e 5) possuem pelo menos 24 tranas por metro e, por isso, so muito mais resistentes a rudos externos. Cada par de cabos tem um nmero diferente de tranas por metro, o que atenua as interferncias entre os pares de cabos.

Categoria 4: Esta categoria de cabos tem uma qualidade um pouco superior e certificada para sinalizao de at 20 MHz. Eles foram usados em redes Token Ring de 16 Mbps e tambm podiam ser utilizados em redes Ethernet em substituio aos cabos de categoria 3, mas na prtica isso incomum.

Categoria 5: Os cabos de categoria 5 so o requisito mnimo para redes 100BASE-TX. Os cabos cat 5 seguem padres de fabricao muito mais estritos e suportam freqncias de at 100 MHz, o que representa um grande salto em relao aos cabos cat 3. Apesar disso, muito raro encontrar cabos cat 5 venda atualmente, pois eles foram substitudos pelos cabos categoria 5e (o "e" vem de "enhanced"), uma verso aperfeioada do padro, com normas mais estritas, desenvolvidas de forma a reduzir a interferncia entre os cabos e a perda de sinal, o que ajuda em cabos mais longos, perto dos 100 metros permitidos. Os cabos cat 5e devem suportar os mesmos 100 MHz dos cabos cat 5, mas este valor uma especificao mnima e no um nmero exato. Nada impede que fabricantes produzam cabos acima do padro, certificando-os para freqncias mais elevadas. Com isso, no difcil encontrar no mercado cabos cat 5e certificados para 110 MHz, 125 MHz ou mesmo 155 MHz, embora na prtica isso no faa muita diferena, j que os 100 MHz so suficientes para as redes 100BASE-TX e 1000BASE-T.

Os cabos 5e so os mais comuns atualmente, mas eles esto em processo de substituio pelos cabos categoria 6 e categoria 6a, que podem ser usados em redes de 10 gigabits.

Categoria 6: Esta categoria de cabos foi originalmente desenvolvida para ser usada no padro Gigabit Ethernet, mas com o desenvolvimento do padro para cabos categoria 5 sua adoo acabou sendo retardada, j que, embora os cabos categoria 6 ofeream uma qualidade superior, o alcance continua sendo de apenas 100 metros, de forma que, embora a melhor qualidade dos cabos cat 6 seja sempre desejvel, acaba no existindo muito ganho na prtica. Os cabos categoria 6 utilizam especificaes ainda mais estritas que os de categoria 5e e suportam freqncias de at 250 MHz. Alm de serem usados em substituio dos cabos cat 5 e 5e, eles podem ser usados em redes 10G, mas nesse caso o alcance de apenas 55 metros.

Em aplicaes industriais, so utilizados cabos tranados blindados que no pertencem s categorias apresentadas, de um ou dois pares. U exemplo de cabo utilizado para esta finalidade o cabo fabricado pela Radio Frequency Systems RFS modelo AF-T 2x22AWG. Estes cabos so flexveis evitando problemas oriundos de mau contado e quebra.

Outra opo utilizada pelos projetistas so os cabos que pertencem a famlia UTP modificada. Entre os UTPs modificados, o ScTP ( Screened Twisted Pair), tambm conhecido como FTP (Foil Twisted Pair); o SFTP ( Shielded Foil Twisted Pair); e finalmente o UTP cat 5 Non-Plenum, que no possui resistncia ao fogo.

Cabo Coaxial

Os cabos coaxiais so cabos constitudos de 4 camadas: um condutor interno, o fio de cobre que transmite os dados; uma camada isolante de plstico, chamada de dieltrico que envolve o cabo interno; uma malha de metal que protege as duas camadas internas e, finalmente, uma nova camada de revestimento, chamada de jaqueta.

Se voc envolver um fio condutor com uma segunda camada de material condutor, a camada externa proteger a primeira da interferncia externa. Devido a esta blindagem, os cabos coaxiais (apesar de ligeiramente mais caros que os de par tranado) podem transmitir dados a distncias maiores, sem que haja degradao do sinal. Conectamos o cabo coaxial usando conectores BCN, que por sua vez so ligados a conectores T ligados na placa de rede.

Estes cabos so apresentados em dois padres, de 50 para transmisses digitais e 75 para transmisses de sinais de vdeo.

Possuem caractersticas eltricas que lhe permitem suportar velocidades de ordem de Mbps sem necessidade de regenerao do sinal e sem distores ou ecos.
Comparado ao par tranado possui imunidade a rudo bem melhor, sendo, porm, mais caro do que o par tranado e possui o custo das interfaces para a ligao mais caras.

Desvantagem: Problema de mau contato provocado pela montagem no criteriosa dos conectores, alm da difcil manipulao do cabo, pois como ele rgido, dificulta a instalao em ambientes comerciais.
Outra desvantagem que a topologia mais utilizada com este cabo a topologia barramento e caso haja o rompimento ou mau contato de algum trecho do cabeamento da rede faz com que a rede inteira saia do ar, ficando difcil determinar o ponto exato onde est o problema.

FIBRA PTICA
Uma fibra tica composta basicamente de material dieltrico (slica ou plstico), com uma longa estrutura cilndrica transparente e flexvel, podendo ser microscpicas (comparveis a um fio de cabelo). A estrutura cilndrica bsica da fibra ptica formada por uma regio central chamada de ncleo, envolta por uma camada tambm de material dieltrico chamado casca. O ncleo pode ser composto por um fio de vidro especial ou polmero que pode ter apenas 125 micrmetros de dimetro nas fibras mais comuns e dimenses ainda menores em fibras mais sofisticadas.

Ao redor do ncleo est a casca, que um material com ndice de refrao menor. a diferena entre os ndices de refrao da casca e do ncleo que possibilita a reflexo total e a conseqente manuteno do feixe luminoso no interior da fibra. Ao redor da casca, ainda h uma capa feita de material plstico, como forma de proteger o interior contra danos mecnicos e contra intempries.

Para realizar a transmisso de dados em uma fibra tica, preciso utilizar equipamentos especiais que contenham um fotoemissor, ou seja, um aparelho que possa transformar sinais eltricos em pulsos de luz. Assim os pulsos de luz passam a representarem valores digitais binrios correspondentes aos dados.
Existem duas categorias de fibras pticas: Multimodais e Monomodais. Essas categorias definem a forma como a luz se propaga no interior do ncleo. Fibras Multimodo (MMF Multimode Fiber) As fibras multimodo (MMF MultiMode Fiber) foram as primeiras a serem comercializadas. Porque possuem o dimetro do ncleo maior do que as fibras monomodais, de modo que a luz tenha vrios modos de propagao, ou seja, a luz percorre o interior da fibra ptica por diversos caminhos. E tambm porque os conectores e transmissores pticos utilizados com elas so mais baratos. As setas verde, azul e vermelha representam os trs modos possveis de propagao (neste exemplo), sendo que as setas verde e azul esto representando a propagao por reflexo. As dimenses so 62,5 m para o ncleo e 125 m para a casca. Dependendo da variao de ndice de refrao entre o ncleo e a casca, as fibras multimodais podem ser classificadas em: ndice Gradual e ndice Degrau.

Multimodo de ndice Gradual


Possuem um ncleo composto com ndices de refrao variveis. Esta variao permite a reduo do alargamento do impulso luminoso. So fibras mais utilizadas que as de ndice degrau. Sua fabricao mais complexa porque somente conseguimos o ndice de refrao gradual dopando com doses diferentes o ncleo da fibra, o que faz com que o ndice de refrao diminua gradualmente do centro do ncleo at a casca. Mas, na prtica, esse ndice faz com que os raios de luz percorram caminhos diferentes, com velocidades diferentes, e chegue outra extremidade da fibra ao mesmo tempo praticamente, aumentando a banda passante e, conseqentemente, a capacidade de transmisso da fibra ptica. So fibras que com tecnologia de fabricao mais complexa e possuem caracterstica principais uma menor atenuao 1dBm/km, maior capacidade de transmisso de dados (largura de Banda de 1Ghz), isso em relao as fibras de multimodo de ndice Degrau.

Multimodo de ndice Degrau


Possuem um ncleo composto por um material homogneo de ndice de refrao constante e sempre superior ao da casca. As fibras de ndice degrau possuem mais simplicidade em sua fabricao e, por isto, possuem caractersticas inferiores aos outros tipos de fibras a banda passante muito estreita, o que restringe a capacidade de transmisso da fibra. As perdas sofridas pelo sinal transmitido so bastante altas quando comparadas com as fibras monomodo, o que restringe suas aplicaes com relao distncia e capacidade de transmisso.

Fibras Monomodo (SMF Single Mode Fiber)


As fibras monomodais so adequadas para aplicaes que envolvam grandes distncias, embora requeiram conectores de maior preciso e dispositivos de alto custo. Nas fibras monomodais, a luz possui apenas um modo de propagao, ou seja, a luz percorre interior do ncleo por apenas um caminho. As dimenses do ncleo variam entre 8 m a 10 m, e a casca em torno de 125 m. As fibras monomodais tambm se diferenciam pela variao do ndice de refrao do ncleo em relao casca; classificam-se em ndice Degrau Standard, Disperso Deslocada (Dispersion Shifed) ou Non-Zero Dispersion.

As caractersticas destas fibras so muito superiores s multimodos, banda passante mais larga, o que aumenta a capacidade de transmisso. Apresenta perdas mais baixas, aumentando, com isto, a distncia entre as transmisses sem o uso de repetidores de sinal. Os enlaces com fibras monomodo, geralmente, ultrapassam 50 km entre os repetidores.

Tipos de Emendas pticas


Emenda por Fuso: as fibras so fundidas entre si Emenda Mecnica: as fibras so unidas por meios mecnicos Emenda por Conectorizao: so aplicados conectores pticos, nas fibras envolvidas na emenda. Emenda por Fuso o processo pelo qual, 2 seguimentos de fibra so fundidos entre si, atravs de uma descarga eltrica produzida pelo equipamento. As etapas envolvidas so: Limpeza Decapagem Clivagem Insero do protetor de emenda, Tubete Termo Contrtil; Colocao das fibras no dispositivo V Groove da mquina de fuso; Aproximao das fibras at cerca de 1m; Fuso atravs de arco voltaico; Colocao do protetor e aquecimento.

Emenda ptica Mecnica


o processo pelo quais dois seguimentos de fibra so unidos usando-se um Conector ptico Mecnico. Neste tipo de emenda os processos de limpeza, decapagem e clivagem so iguais ao processo por fuso. As etapas envolvidas so: Limpeza Decapagem Clivagem Insero de cada extremidade da fibra em uma extremidade do conector Verificao da correta posio das fibras Fechamento do conector Emenda ptica por Conectorizao Neste tipo de emenda, as fibras pticas no so unidas e sim posicionadas muito perto, isto conseguido atravs do uso de um outro tipo de conector chamado de Adaptador, mencionado na parte de conectores. Este tipo de emenda executado de forma rpida, desde que os conectores j estejam instalados nos cordes pticos. Ele tambm muito usado em acessrios pticos chamados de Distribuidores pticos, onde fazem a interface entre um cabo vindo de uma sala de equipamentos e os equipamentos ativos instalados no andar, no Armrio de Telecomunicaes.

Conectores
Quando trabalhamos com conectores pticos, devemos ter em conta que por mais cuidadosos que sejamos quando da manipulao do conector, este sempre apresentar algum tipo de atenuao. As atenuaes presentes em um conector podem ser divididas em: Fatores Intrnsecos: aqueles que esto associados a fibra ptica utilizada; Fatores Extrnsecos: so aqueles associados conectorizao.

Propriedades das Fibras ticas


Imunidade a Interferncias Por serem compostas de material dieltrico, as fibras ticas no sofrem interferncias eletromagnticas. Isso permite uma boa utilizao dela, mesmo em ambientes eletricamente ruidosos. As fibras ticas podem ser agrupadas em cabos ticos sem interferirem umas nas outras, devido a no existncia de irradiao externa de luz, resultando num rudo de diafonia (crosstalk) desprezvel. Por no necessitarem de blindagem metlica, podem ser instaladas junto a linhas de transmisso de energia eltrica. Ausncia de diafonia As fibras adjacentes em um cabo tico no interferem umas nas outras por no irradiarem luz externamente. No ocorrendo o mesmo nos cabos metlicos, que quando perdem parte de seu isolamento, ocorre uma irradiao entre pares metlicos adjacentes, ocasionando o fenmeno crosstalk. Isolao eltrica O material dieltrico que compe a fibra proporciona um isolamento eltrico entre os transceptores ou estaes interligadas. Ao contrrio dos suportes metlicos, as fibras ticas no tm problemas de aterramento com interfaces dos transceptores. Alm disso, quando um cabo de fibra danificado por descarga eltrica, no existe fasca. Isso importante em reas de gases volteis (reas petroqumicas, minas de carvo, etc.) onde o risco de fogo e exploso constante. A no existncia de choque eltrico permite a reparao em campo, mesmo com os equipamentos ligados.

Disperso uma caracterstica de transmisso que exprime o alargamento dos pulsos transmitidos. Este alargamento determina a largura de banda da fibra ptica, dada em MHz/km, e est relacionada com a capacidade de transmisso das fibras. Os mecanismos bsicos de disperso so: Modal e Cromtica Disperso Modal Este tipo de disperso s existe em fibras do tipo multimodo (degrau e gradual) e provocada basicamente pelos vrios caminhos possveis de propagao (modos) que a luz pode ter no ncleo. Disperso Cromtica Esse tipo de disperso depende do comprimento de onda e divide-se em dois tipos: material e de guia de onda. Disperso Material Como o ndice de refrao depende do comprimento de onda e como as fontes luminosas existentes no so ideais, temos que cada comprimento de onda enxerga um valor diferente de ndice de refrao num determinado ponto, logo cada comprimento de onda viaja no ncleo com velocidade diferente, provocando uma diferena de tempo de percurso, causando a disperso do impulso luminoso. Disperso de guia de onda Esse tipo de disperso provocado por variaes nas dimenses do ncleo e variaes no perfil de ndice de refrao ao longo da fibra ptica e depende tambm do comprimento de onda da luz.

As Vantagens da utilizao de Fibras pticas

As caractersticas especiais das fibras pticas implicam considerveis vantagens em relao aos suportes fsicos de transmisso convencionais, tais como o par metlico e o cabo coaxial. Mesmo considerando-se o suporte de rdio freqncia em microondas, transmisso por fibras pticas oferece condies bastante vantajosas. As poucas desvantagens no uso de fibras pticas podem, em geral, ser consideradas transitrias, pois resultam principalmente da relativa imaturidade da tecnologia associada. As principais caractersticas das fibras pticas, estacando suas vantagens como meio de transmisso, so os seguintes:

Banda passante potencialmente enorme Isto significa uma capacidade de transmisso potencial, no mnimo, 10.000 vezes superior, por exemplo, capacidade dos atuais sistemas de microondas que operam com uma banda passante til de 700 MHz. Alm de suportar um aumento significativo de nmero de canais de voz e /ou de vdeo num mesmo circuito telefnico, essa enorme banda passante permite novas aplicaes. Atualmente, j esto disponveis fibras pticas comerciais com produtos banda passante versus distncia superiores a 200 GHz.Km.

Perda de transmisso muito baixa


As fibras pticas apresentam atualmente perdas de transmisso extremamente baixas, desde atenuaes tpicas da ordem de 3 a 5 dB/km na regio em torno de 0,85mm at perdas inferiores a 0,2 dB/km para operao na regio de 1,55 mm.

Desse modo, com fibras pticas, possvel implantar sistemas de transmisso de longa distncia com um espaamento muito grande entre repetidores, o que reduz significativamente a complexidade e custos do sistema.

Imunidade a interferncias e ao rudo As fibras pticas, por serem compostas de material dieltrico, ao contrrio dos suportes de transmisso metlicos, no sofrem interferncias eletromagnticas. Isto permite uma operao satisfatria dos sistemas de transmisso por fibras pticas mesmo em ambientes eletricamente ruidosos. Interferncias causadas por descargas eltricas atmosfricas, pela ignio de motores, pelo chaveamento de rels e por diversas outras fontes de rudo eltrico esbarram na blindagem natural provida pelas fibras pticas. Por outro lado, existe um excelente confinamento do sinal luminoso propagado pelas fibras pticas.

Isolao eltrica
O material dieltrico (vidro ou plstico) que compe a fibra ptica oferece uma excelente isolao eltrica entre os transceptores ou estaes interligadas. Ao contrario dos suportes metlicos, as fibras pticas no tem problemas com aterramento e interfaces dos transceptores. Alm disso, quando um cabo de fibra ptica danificado no existem fascas de curto-circuito. Esta qualidade das fibras pticas particularmente interessante para sistemas de comunicao em reas com gases volteis (usinas petroqumicas, minas de carvo etc.), onde o risco de fogo ou exploso muito grande. A possibilidade de choques eltricos em cabos com fibras pticas permite a sua reparao no campo, mesmo com equipamentos de extremidades ligados.

Pequeno tamanho e peso As fibras pticas tm dimenses comparveis com as de um fio de cabelo humano. Mesmo considerando-se os encapsulamentos de proteo, o dimetro e o peso dos cabos pticos so bastante inferiores aos dos equivalentes cabos metlicos. Por exemplo, um cabo ptico de 6,3mm de dimetro, com uma nica fibra de dimetro 125 um e encapsulamentos plstico, substitui, em termos de capacidade, um cabo de 7,6cm de dimetro com 900 pares metlicos. Quanto ao peso, um cabo metlico de cobre de 94 quilos pode ser substitudo por apenas 3,6 quilos de fibra ptica.

Segurana da informao e do sistema As fibras pticas no irradiam significativamente a luz propagada, implicando um alto grau de segurana para a informao transportada. Qualquer tentativa de captao de mensagens ao longo de uma fibra ptica facilmente detectada, pois exige o desvio de uma poro considervel de potencia luminosa transmitida. Esta qualidade das fibras pticas importante em sistemas de comunicaes exigentes quanto privacidade, tais como nas aplicaes militares, bancrias etc. Uma outra caracterstica especial das fibras pticas, de particular interesse das aplicaes militares, que, ao contrrio dos cabos metlicos, as fibras no so localizveis atravs de equipamentos medidores de fluxo eletromagntico ou detectores de metal. Custos potencialmente baixos O vidro com que as fibras pticas so fabricadas feito principalmente a partir do quartzo, um material que, ao contrrio do cobre, abundante na crosta terrestre. Embora a obteno de vidro ultra puro envolva um processo sofisticado, ainda relativamente caro, a produo de fibras pticas em larga escala tende gradualmente a superar esse inconveniente. Em distncias curtas e/ou sistemas multipontos, os componentes pticos e os transceptores pticos ainda podem impactar desfavoravelmente o custo dos sistemas. Alta resistncia a agentes qumicos e variaes de temperatura As fibras pticas, por serem compostas basicamente de vidro ou plstico, tm uma boa tolerncia a temperaturas, favorecendo sua utilizao em diversas aplicaes. Alm disso, as fibras pticas so menos vulnerveis ao de lquidos e gases corrosivos, contribuindo assim para uma maior confiabilidade e vida til dos sistemas.

Desvantagens O uso de fibras pticas, na prtica tem as seguintes implicaes que podem ser consideradas como desvantagem em relao aos suportes de transmisso convencional: Fragilidade das fibras pticas sem encapsulamentos O manuseio de uma fibra ptica nua bem mais delicado que no caso dos suportes metlicos. Dificuldade de conexo das fibras pticas As pequenas dimenses das fibras pticas exigem procedimentos e dispositivos de alta preciso na realizao das conexes e junes. Acopladores tipo T com perdas muito altas muito difcil se obter acopladores de derivao tipo T para fibras pticas com baixo nvel de perdas. Isso repercute desfavoravelmente, por exemplo, na utilizao de fibras pticas em sistema multiponto. Impossibilidade de alimentao remota de repetidores Os sistemas com fibras pticas requerem alimentao eltrica independente para cada repetidor, no sendo possvel a alimentao remota atravs do prprio meio de transmisso. Falta de padronizao dos componentes pticos A relativa imaturidade e o continuo avano tecnolgico no tem facilitado o estabelecimento de padres para os componentes de sistemas de transmisso por fibras pticas.

Aplicaes da Fibra ptica


Fibras pticas na Instrumentao Sensores

Um sensor um dispositivo que atua como um transdutor: traduz o sinal causado pela propriedade fsica do meio em estudo (como presso ou temperatura) em um tipo de sinal cujas caractersticas tm informaes sobre o fenmeno ocorrido.
A sensitividade dos sensores a fibra, ou seja, o distrbio menos intenso que pode ser medido pode depender de: Variaes infinitesimais em algum parmetro de caracterizao da fibra usada, quando a fibra o prprio elemento sensor; Mudanas nas propriedades da luz usada, quando a Fibra o canal atravs do qual a luz vai e volta do local sob teste. Os sensores a Fibras pticas so compactos e apresentam sensitividades comparveis ou superiores ao similar convencional. So usadas tanto Fibras monomodo como multimodo. Existem muitos sensores comerciais feitos com Fibras pticas, para medio de temperatura, presso, rotao, sinais acsticos, corrente, fluxo, etc.

Emprego de Fibras pticas na construo de sensores:


So usados dois braos de Fibras com comprimentos iguais aos quais acoplada luz. Um dos braos atua como referncia e o outro vai ser submetido a algum distrbio do ambiente. A luz de sada das duas Fibras recombinada, formando um padro de interferncia. medida que o brao sensor sofre as influncias do distrbio, as franjas de interferncia se deslocam a uma razo que proporcional intensidade do distrbio cuja magnitude se deseja medir; Exemplos de sensores construdos com Fibras pticas: Micro pontas de prova para medio de temperatura: as pontas de prova so equipadas com transdutores nas pontas, os quais possuem um cristal cuja luminescncia varia com a temperatura (-50 a +200C); Sensores de presso construdos com o emprego de uma membrana mvel numa das extremidades da Fibra. A Fibra encapsulada em um cateter e a membrana se movimenta de acordo com a presso (0 a 300 mm de Hg);

Sensores qumicos construdo com o emprego de uma membrana permevel numa das extremidades da Fibra. A membrana contm um indicador reversvel que responde a um estmulo qumico mudando sua absoro ou luminescncia.

Sistemas de Comunicaes
As redes pblicas de telecomunicaes provm uma variedade de aplicaes para os sistemas de transmisso por fibras pticas. As aplicaes vo desde a pura substituio de cabos metlicos em sistemas de longa distncia interligando centrais telefnicas (urbanas e interurbanas) at a implantao de novos servios de comunicaes, por exemplo, para as Redes Digitais de Servios Integrados (RDSI). A utilizao de fibras pticas em cabos submarinos intercontinentais constitui outro exemplo, bastante difundido, de aplicao em sistemas de comunicaes de longa distncia.

Rede Telefnica

Uma das aplicaes pioneiras das fibras pticas em sistemas de comunicao corresponde aos sistemas troncos de telefonia, interligando centrais de trfego interurbano. Os sistemas troncos exigem sistemas de transmisso (em geral, digitais) de grande capacidade, envolvendo distncias que vo, tipicamente, desde algumas dezenas at centenas de quilmetros e, eventualmente, em pases com dimenses continentais, at milhares de quilmetros. As fibras pticas, com suas qualidades de grande banda passante e baixa atenuao, atendem perfeitamente a esses requisitos.
A alta capacidade de transmisso e o alcance mximo sem repetidores, permitidos pelos sistemas de transmisso por fibras pticas minimizam os custos por circuito telefnico, oferecendo vantagens econmicas significativas.

Rede Digital de Servios Integrados (RDSI)


A rede local de assinantes, isto , a rede fsica interligando assinantes central telefnica local, constitui uma importante aplicao potencial de fibras pticas na rede telefnica. Embora as fibras pticas no sejam ainda totalmente competitivas com os pares metlicos, a partir da introduo de novos servios de comunicaes (videofone, televiso, dados etc.), atravs das Redes Digitais de Servios Integrados (RDSI), o uso de fibras pticas na rede de assinantes tende a ser imperativo.

Cabos Submarinos Os sistemas de transmisso por cabos submarinos, parte integrante da rede internacional de telecomunicaes, uma outra classe de sistemas onde as fibras pticas cumprem atualmente um papel de fundamental importncia. Os cabos submarinos convencionais, embora faam uso de cabos coaxiais de alta qualidade e grande dimetro para minimizar a atenuao, esto limitados a uns espaamentos mximos entre repetidores da ordem de 5 a 10 km. As fibras pticas, por outro lado, considerando-se apenas os sistemas de 3 gerao (1,3m), permitem atualmente espaamentos entre repetidores em torno de 60 km. Com a implantao dos sistemas de transmisso por fibras pticas de 4 gerao (1,55m), alcances sem repetidores superiores a 100 km sero perfeitamente realizveis. Alm disso, as fibras pticas oferecem facilidades operacionais (dimenso e peso menores) e uma maior capacidade de transmisso, contribuindo significativamente para atender crescente demanda por circuito internacionais de voz e dados, a um custo mais baixo ainda que os enlaces via satlite.

Uso de Fibras pticas na Medicina:

Confeco de endoscpios com feixes de Fibras pticas para iluminao; Uso de Fibras como ponta de bisturi ptico para cirurgias a laser, como: Cirurgias de descolamento de retina; Desobstruo de vias areas (cirurgias na faringe ou traquia); Desobstruo de vias venosas (limpeza de canais arteriais, evitando pontes de safena); Uso odontolgico: aplicao de sedantes.

Laser de Fibra Emprega-se uma Fibra a base de slica dopada em seu ncleo com algum elemento terra-rara, como o rbio ou o neodmio. A presena destes elementos em algumas partes por milho o bastante para que, aps o bombeio, a Fibra floresa com picos intensos em vrios comprimentos de onda de extremo interesse como, por exemplo, a 1,55mm (comprimentos de onda onde as Fibras de slica normais podem apresentar mnimos em atenuao e disperso materiais). A Fibra dopada, adequadamente bombeada, pode ser usada como meio amplificador (o sinal a ser amplificado coincide com algum pico de fluorescncia) ou como um laser, se inserida entre dois espelhos convenientemente selecionados.

Uso de Fibras pticas em Telecomunicaes A Fibra monomodo a opo preferida para comunicao a longa distncia. Ela permite que a informao seja transmitida a altas taxas sobre distncias de dezenas de quilmetros sem um repetidor. Praticamente todas as aplicaes de telefonia e CATV (TV a cabo) utilizam a Fibra monomodo em funo das maiores taxas de transmisso e menores atenuaes do sinal. Redes de dados que requeiram taxas de transmisso de gigabits tambm precisam utilizar a Fibra monomodo. A Fibra multimodo usada em sistemas de comunicao como LANS (Local rea Networks) e WANs (Wide rea Network) em campi universitrios, hospitais e empresas. Comunicaes Uma das aplicaes militares pioneira no uso da tecnologia de fibras pticas consiste na simples substituio de suportes de transmisso metlicos nos sistemas de comunicao de voz e dados de baixa velocidade em instalaes militares. A informao transportada pela fibra ptica dificilmente violada ao longo do sistema de transmisso, em razo da caracterstica de isolao eletromagntica e pelas facilidades de localizao de derivaes de potncia ptica ao longo do cabo, garantindo assim um alto grau de privacidade na transmisso de dados sensveis o meio de transmisso pode percorrer sem riscos lugares de armazenamento de combustveis ou explosivos; o reduzido volume e peso dos cabos pticos provm importantes facilidades operacionais no transporte e instalao dos sistemas. Em nvel local, uma das grandes aplicaes de fibras pticas em sistemas militares de comunicaes na realizao de barramentos de dados em navios e avies. Alm da melhor desempenho, este tipo de aplicao das fibras pticas tem na reduo de volume e peso uma das suas principais motivaes.

Redes Locais de Computadores As redes de computadores a longa distncia utilizam-se dos meios de transmisso comum rede telefnica. Embora geralmente usem tcnicas distintas (comutao de pacotes, modem etc.) essas redes a longa distncia so implantadas ou integradas nos mesmos suportes fsicos de transmisso da rede telefnica. Assim sendo, o uso de fibras pticas em sistemas de comunicao de dados a longa distncia acompanha a evoluo da aplicao de fibras pticas na rede telefnica (cabos troncos, cabos submarinos, RDSI etc.) As redes locais de computadores, utilizadas para interconectar recursos computacionais diversos (computadores, perifricos, banco de dados etc.) numa rea privada e geograficamente limitada (prdio, usina, fbrica, campus etc.), caracterizam-se pela especificidade e variedade de alternativas tecnolgicas quanto ao sistema de transmisso voltada principalmente para aplicaes em automao em escritrios e em automao industrial, como requisitos exigentes em termos de confiabilidade, capacidade de uma excelente alternativa de meio de transmisso. Televiso por Cabo (CATV) A transmisso de sinais de vdeo atravs de fibras pticas uma outra classe de aplicaes bastante difundida. As fibras pticas tm sido utilizadas, por exemplo, para interligar, em distncias curtas, cmeras de TV e estdios ou estaes monitoras externas instaladas em veculos. Tambm nos circuitos fechados de TV, associados os sistemas educacionais ou a sistemas de superviso e controle de trfego e segurana em usinas ou fbricas, tem-se utilizado fibras pticas como suporte de transmisso. Entretanto, a aplicao maior consumidora de fibras pticas para a transmisso de sinais de vdeo constituda pelos sistemas de televiso por cabo (CATV). As fibras pticas oferecem aos sistemas de CATV, alm de uma maior capacidade de transmisso, possibilidades de alcance sem repetidores (amplificadores) superior aos cabos coaxiais banda-larga.

Sistemas de Energia e Transporte

A difuso das fibras pticas nas redes pblicas de telecomunicaes tem estimulado a aplicao desse meio de transmisso em sistemas de utilidade pblica que provm suas prprias facilidades de comunicaes, tais como os sistemas de gerao e distribuio de energia eltrica e os sistemas de transporte ferrovirio. As facilidades de comunicaes incluem, alm de servios de comunicao telefnica, servios de telemetria, superviso e controle ao longo do sistema. As distncias envolvidas podem ser de alguns quilmetros ao longo de linhas de transmisso ou linhas frreas. Embora estes sistemas geralmente no requeiram grandes bandas passantes, o uso de fibras pticas atraente, principalmente em funo de suas qualidades de imunidade eletromagntica, isolao eltrica e baixas perdas. Sistemas de transmisso digital PCM a 2 Mbps, bem como cabos pticos especiais para este tipo de aplicao tm sido experimentados ou colocados em operao comercial nos ltimos anos.[9]

Aplicaes da Fibra ptica para fins Militares


As aplicaes militares de fibras pticas incluem desde sistemas de comunicaes de voz e dados a baixa velocidade, onde as fibras pticas simplesmente substituem suportes metlicos convencionais, at aplicaes especficas envolvendo sistemas de navegao e controle de msseis ou torpedos guiados por cabo. Os sistemas sensores com fibras pticas tambm encontram uma boa gama de aplicaes militares em navios e aeronaves de um modo em geral, ou em aplicaes especficas, por exemplo, de defesa submarina.

Aplicaes Especficas Uma aplicao especfica das fibras pticas no domnio militar a dos msseis teleguiados por cabo. Neste tipo de sistema, ilustrado na figura abaixo, um enlace com fibra ptica de alta resistncia trao liga (bidirecionalmente) o mssil a um centro de controle, permitindo um melhor controle de pintaria atravs da monitorao visual do alvo.

Normas Tcnicas Uma norma um grau ou nvel de exigncia, uma excelncia, um objetivo para promover interoperabilidade e confiabilidade em sistemas estruturados. As normas para cabeamento estruturado definem um sistema geral para redes de telecomunicaes, criando um ambiente heterogneo. Essas normas nasceram com a necessidade de padronizar solues para sistemas de cabeamento de telecomunicaes que pudesse abrigar equipamentos de vrios fabricantes. Existem organizaes responsveis pela elaborao e coordenao de padres usados pela indstria, governo e outros setores. Vamos citar apenas os rgos que interferem na Fibra ptica. ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas ANSI American National Standards Institute EIA Electronic Industries Alliance TIA Telecommunications Industry Association

Normas para Cabeamento Estruturado Fibra ptica ANSI/EIA/TIA TSB72 Guia para gerenciamento centralizado de dispositivos de fibra ptica A inteno deste boletim e especificar conjunto de diretrizes para administrar sistemas de fibra pticas no ambiente da sala de equipamentos utilizando sistema de racks e armrios de telecomunicaes. Data: Publicado 1992, parte 568, desde outubro de 1995. ANSI/EIA/TIA 526-14 Especificaes tcnicas para medidas pticas multimodo Este documento especifica procedimentos usados para medir um link de fibra ptica multimodo, incluindo terminaes, componentes passivos, fontes de luz, calibrao e interpretao de resultados. Data: Publicado 1998. ANSI/EIA/TIA 526-7 Especificaes tcnicas para medidas pticas monomodo Tem a mesma funo do documento anterior, s que para fibras monomodo. Data: Atualmente em votao na EIA/TIA. ANSI/EIA/TIA 568 Componentes para Cabeamento de fibra ptica Esta norma especifica os requerimentos mnimos para componentes de fibra ptica, tais como cabos, conectores, hardware de conexo, patch cords e equipamento de teste de campo. Cabos 50/125m multimodo e monomodo so reconhecidos.

Como funciona uma Rede Wireless?


As WLANs utilizam sinais de RF ou infravermelho para a transmisso de dados, minimizando a necessidade de cabos de conexo dos usurios rede.

Uma WLAN uma rede local sem fio, implementada como extenso ou alternativa para redes convencionais. Dentre os padres utilizados podemos encontrar:

IEEE 802.11 (wi-fi) IEEE 802.16 (wi-max) Bluetooth Home RF

Princpios Bsicos de Wireless LANs


Oferecem conectividade em reas difceis ou impossveis de se cabear


Flexibilidade para expanses, mudanas e alterao de Layout Permite que aplicaes e equipamentos mveis operem como em redes cabeada.

Grupo 802.11 Grupo criado pelo IEEE para desenvolver padro para a comunicao em redes wireless. O Projeto IEEE 802.11 tem, entre outras, as seguintes premissas:

suportar diversos canais; sobrepor diversas redes na mesma rea de canal; apresentar robustez com relao a interferncia; possuir mecanismos para evitar ns escondidos; oferecer privacidade e controle de acesso ao meio.

Grupo 802.11

Comparao do modelo OSI com o padro 802.11

Wireless Network

Rede Cabeada Tradicional: Transmisso de dados via Cabo Metlico e fibra ptica

Rede Sem Fio: Transmisso de dados atravs de rdio freqncia.

Formas de Operao As formas de operao ou configurao so:

Ad Hoc Network. A comunicao entre as estao point-to-point.

Infrastructure Network. A comunicao entre as estaes atravs de um Access Point, meio que permite acesso das estaes sem fio a rede cabeada

Topologia IEEE 802.11 Elementos da topologia: BSS - Basic Service Set. Corresponde a uma clula de comunicao da rede sem fio. STA - Wireless LAN Stations. So os diversos clientes da rede.AP Access Point o n que coordena a comunicao entre as STAs dentro da BSS. Funciona como uma ponte de comunicao entre a rede sem fio e a rede convencional. DS - Distribution System. Corresponde ao backbone da WLAN, realizando a comunicao entre os APs. ESS - Extended Service Set. Conjunto de clulas BSS cujos APs esto conectados a uma mesma rede convencional. Nestas condies uma STA pode se movimentar de uma clula BSS para outra permanecendo conectada rede. Este processo denominado de Roaming.

Topologia IEEE 802.11 Elementos da topologia:

Mtodo de acesso ao meio O mecanismo bsico do controle de acesso DFWMAC ilustrado abaixo, nela podemos observar que uma estao, com quadros para transmitir, deve sentir o meio livre por um perodo de silncio mnimo, IFS (Inter Frame Space), antes de utiliza-lo. Utilizando valores diferentes para esse perodo. O DFWMAC define trs prioridades de acesso ao meio. Distributed Inter Frame Spacing (DIFS) espao entre quadros da DCF (Funo de Coordenao Distribuda), este parmetro indica o maior tempo de espera, portanto a menor prioridade; ele monitora o meio, aguardando no mnimo um intervalo de silncio para transmitir os dados. Priority Inter Frame Space (PIFS) espao entre quadros da PCF (Funo de Coordenao Pontual), um tempo de espera entre o DIFS e o SIFS (prioridade mdia) , usado para o servio de acesso com retardo, ou seja um ponto de acesso controlando outros ns, so precisa esperar um tempo PIFS para acessar o meio. Short Inter Frame Space (SIFS) usado para transmisso de quadros carregando respostas imediatas (curtas), como ACK que possuem a mais alta prioridade.

Representa o mtodo de acesso bsico do protocolo DFWMAC. uma funo conhecida como CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access / Collision Avoidance) com reconhecimento. A DCF trabalha semelhantemente a funo CSMA/CD da tecnologia de rede local cabeada (Padro Ethernet 802.3), apenas com uma diferena: o protocolo CSMA/CD do Ethernet controla as colises quando elas ocorrem, enquanto que o protocolo CSMA/CA do padro sem fio apenas tenta evitar as colises. A utilizao dessa funo distribuda obrigatria para todas as estaes e pontos de acesso (APs), nas configuraes Ad Hoc e com infra-estrutura, e ela, a DCF, trabalha da seguinte maneira, quando uma estao deseja transmitir DCF, trabalha da seguinte maneira, quando uma estao deseja transmitir: a estao sente o meio para determinar se outra estao j est transmitindo. se o meio estiver livre h pelo menos um intervalo de tempo DIFS, a estao transmite seu quadro imediatamente, caso contrrio, ela aguarda DIFS novamente, cada estao escolhe um tempo aleatrio de retirada (Back-off time) e atrasa esse tempo aleatrio sua tentativa de acesso ao meio. Esse tempo de back-off escolhido por cada estao respeitando um limite mximo, que pode variar de acordo com a carga de utilizao da rede. Se a rede est muito carregada, esse limite mximo para o tempo de retirada vai dobrando a cada coliso at chegar ao limite mximo de 255 ms.

ao findar uma transmisso, as estaes alocadas ao primeiro intervalo tm o direito de transmitir.


se todos os intervalos no so utilizados, a rede entra ento no estado onde o CSMA comum usado para acesso, podendo dessa forma ocorrer colises.

Para melhorar a transmisso de dados, o protocolo DFWMAC acrescenta ao mtodo CSMA/CA com reconhecimento, um mecanismo opcional que envolve a troca de quadros de controle RTS (Request To Send) e CTS (Clear To Send) antes da transmisso de quadros de dados. Uma estao, aps aguardar DIFS e seu tempo de retirada aleatrio, antes de efetivamente transmitir o quadro de dados, transmite um quadro de controle RTS, que carrega uma estimativa da durao no tempo da futura transmisso do quadro de dados e o ACK associado a este, alm do destinatrio da transmisso de dados por vir.. A estao de destino ao receber o quadro de controle RTS acerta o seu Vetor de Alocao de Rede (NAV). O NAV especifica quando uma estao tentar acessar o meio novamente. Em resposta ao RTS, o receptor envia um quadro de controle CTS avisando que est pronto para receber o quadro de dados. O CTS informa as demais estaes sobre a transmisso que vai ocorrer, fazendo com que estas tambm acertem seus NAVs. Agora, todas as estaes esto informadas sobre a transmisso e iro esperar para acessar o meio. S ento, a estao transmissora envia o quadro de dados aps SIFS, que deve ser respondido com um reconhecimento (ack) enviado pela estao receptora. Neste caso, uma coliso s acontecer se duas estaes enviarem um RTS ao mesmo tempo. O RTS s deve ser usado quando temos um quadro maior, pois seu uso acarreta uma sobrecarga na rede (overhead).

Tecnologia Wi-fi

Freqncias 802.11b 2400-2483,5 MHz 802.11g

Tcnica de Modulao

Taxa de Dados

BPSK, QPSK e at 11 CCK Mbit/s OFDM, QPSK e at 54 QAM Mbit/s BPSK/QPSK, 16at 54 QAM ou 64Mbit/s QAM

802.11a

5150-5350 MHz 5470-5725 MHz* 5725-5850 MHz

Freqncias disponveis no Brasil As redes WiFi utilizam freqncias que no precisam de autorizao para serem utilizadas. As condies de uso destas freqncias no Brasil esto estabelecidas pelo Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicao de Radiao Restrita.(sees IX e X), reeditado pela resoluo 365 de 10/05/04 da Anatel. Freqncias (MHZ) Condies de uso no Brasil

2400-2483 5725-585

Destinadas no Brasil, em carter secundrio, a Equipamentos de Radiocomunicao Restrita (wi-fi) A faixa de 2400 MHz utilizada no Brasil em carter primrio pelo Servio Auxiliar de Radiodifuso e Correlatos (SARC) e de Repetio de TV. A Anatel estabeleceu que sistemas (2400 MHz) em localidades com populao superior a 500 mil habitantes e com potncia (eirp) superior a 400 mW no podem operar sem autorizao da Anatel. Sistemas de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais. A faixa de 5150-5350 MHz pode ser utilizada em ambientes internos (indoor) e a de 5470-5725 MHz em ambientes externos e internos.

5150-5350 5470-5725

CANAIS DE TRANSMISSO

Distribuio de Canais ISM Industrial, Scientific and Medical


Frequncia Central Limite Inferior
2401 1 2412 2406 2 2417 2411 3 2422 2416 4 2427 2421 5 2432 2443 2446 2438 2441 2433 2436 2428 2431 2423 2426 6 2437 7 2442 8 2447 9 2452 10 2468 2463 2458 2453

Nmero do Canal Limite Superior


2448 2451 11 2462 2473

2457

2400 MHz

Banda ISM

2473 MHz

Tcnicas de Modulao DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum) o espalhamento espectral por sequncia direta. por

OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing) ou Multiplexao Ortogonal Diviso de Frequncia uma tcnica de modulao mais eficiente que o DSSS.

Mltiplos nveis de segurana


Nvel 1 Tecnologia Spread Spectrum Codifica e espalha informao pela banda Cdigo de Rede (SSID / MAC) Definido pelo administrador da rede Login e senha Acesso restrito Acesso restrito IEEE 802.1x Criptografia WEP ( 40 / 128 bits e 64 / 128 / 256 bits)

Nvel 2

Nvel 3

Nvel 4

Barreiras

RF Barreira Ar Madeira Gessor Material Sintetico Asbestos Vidros Agua Tijolos Marmore Rolo de Papel Concreto Vidro a prova de balas Metal

Criticidade Minima Baixa Baixa Baixa Baixa Baixa Media Media Media Alta Alta Alta Muito Alta

Exemplos: Divisrias Paredes Internas Divisrias Tetos Janelas Madeiras Umidas, Aquarios Paredes Internas e Externas Paredes Internas Rolos de papel Pisos. Paredes externas Salas de segurana Mesas, divisrias de metal

Desempenho em funo do lay-out

A situao dos Aps depender das caractersticas de construo da rea. Paredes muito grossas ou com estrutura metlica. Os mveis do escritrio, podem criar sombras dentro da rea de cobertura. Interferncia de RF na rea de instalao dos APs. Mediante a utilizao de ferramentas que mostrem a qualidade de enlace, possvel criar um
mapa de cobertura.

Aplicaes

Onde houver inviabilidade de distribuio por cabos Ambientes internos (indoor) Ambientes extenos entre edificaes (outdoor) Ampliao de redes cabeadas

Vantagens

Livre de Cabeamento Elimina a necessidade de passar cabos por tetos e paredes Reduo do Custo Agregado Menos necessidade de manuteno, fcil expanso e robustez, fatores que amenizam o tempo para recuperao de gastos empregados. Alta Mobilidade Roaming local e acesso imediato a outras redes durante visitas a clientes. Flexibilidade - Permite que a rede alcane lugares onde os cabos metlicos no poderiam chegar Escalabilidade Diversas tecnologias de configuraes facilmente alteradas.

Wi-max

O padro IEEE 802.16, completo em outubro de 2001 e publicado em 8 de abril de 2002, especifica uma interface sem fio para redes metropolitanas (WMAN). Foi atribudo a este padro, o nome WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas).

Este padro similar ao padro Wi-Fi (IEEE 802.11), que j bastante difundido, porm agrega conhecimentos e recursos mais recentes, visando uma melhor performance de comunicao.

A tecnologia foi desenvolvida por um pool de empresas, lideradas pela Intel e pela Nokia, com base na norma 802.16 da Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).

Alm de operar em uma ampla faixa de freqncia de 2 a 66 GHz as principais vantagens esto no trip banda larga, longo alcance e dispensa de visada, o que no ocorre com outras tecnologias sem-fio.

Wi-max

Prs

Diminui custos de infra-estrutura de banda larga para conexo com o usurio final (last mile); Dever ter uma aceitao grande por usurios, seguindo a tecnologia Wi-Fi (IEEE 802.11) e diminuindo ainda mais os custos da tecnologia; Possibilitar, segundo a especificao, altas taxas de transmisso de dados; Possibilitar a criao de uma rede de cobertura de conexo de Internet similar de cobertura celular, permitindo acesso Internet mesmo em movimento;

Existe amplo suporte do desenvolvimento e aprimoramento desta tecnologia por parte da indstria.

Wi-max

Contras
Nos testes atualmente realizados mostrou-se como grande frustrao quanto taxa de transmisso; Apesar das muitas iniciativas e pesquisas, essa tecnologia ainda tem um perodo de maturao a ser atingido; Pode, em alguns paises, haver sobreposio de utilizao de freqncia com algum servio j existente; Nas faixas de frequncia mais altas existem limitaes quanto a interferncias pela chuva, causando diminuio de taxas de transferncias e dos raios de cobertura.

Wi-max

Experincias com wi-max Rede de dados em wi-max instaladas pela multinacional INTEL e o governo do estado do Rio de Janeiro na cidade de Mangaratiba. Rede de dados em wi-max instaladas pela multinacional INTEL na cidade de Ouro preto. Rede de dados em wi-max Horizonte. instaladas pela multinacional INTEL na cidade de Belo

Bluetooth

A tecnologia Bluetooth utilizadas em redes pessoais WPANs (Wireless Personal Area Networks).

Permite taxas de transmisso de at 1 Mbit/s


Atinge uma distncia nominal at 10 metros.

Anda mungkin juga menyukai