Anda di halaman 1dari 57

TELHADO

Detalhamento Professora: Pryscilla

TELHADO
A inclinao um fator determinante na cobertura, pois se ficar abaixo do mnimo onde 30% (trinta por cento) para um pano de at 5 metros, pode haver recuo d'gua, provocando vazamento ou infiltrao. Para medidas cujo pano sejam maiores do que 5 metros, acrescentar 2% (dois por cento) para cada metro, assim se o pano for de 6 metros a inclinao deve ser de 32 % (trinta e dois por cento) e assim por diante.

TELHADO
No devem ser empregadas nas estruturas:
Peas de madeira que sofreram esmagamentos ou outros danos que possam comprometer a segurana da estrutura; Madeira com alto teor de umidade (madeira verde); Madeiras com defeito como ns soltos, ns que abrangem grande parte da seo transversal da pea, fendas exageradas, arqueamento acentuado(forma de arco de um trecho inteiro); Madeiras com sinais de deteriorao, por ataque de fungos ou insetos.

COMPONENTES

COMPONENTES

COMPONENTES

COMPONENTES

COMPONENTES

Peas da tesoura

Peas da tesoura

Peas da tesoura

Peas da tesoura

CONSTRUO DOS CAIBROS


No deixar vos muito grandes,pois o caibro no vai aguentar o peso das telhas e vai envergar.

CONSTRUO DOS CAIBROS


Coloca-se uma tera para evitar que os caibros fiquem abaulados.

EMENDA DE CAIBROS
Faz-se a emenda em cima de uma tera.

COMPONENTES
caibro teras

Pontalete

COMPONENTES

Telhado apoiado sobre pontaletes em lajes

Detalhes do encaixe dos banzos

Detalhes do encaixe dos banzos

Detalhes do Encaixe linha/escora

Distncia entre as peas

CAIBROS: Na medida de 5x6 cm espaados de 50cm entre eixos.

Distncia entre as peas

Distncia entre as peas

espaamento

espaamento

espaamento

espaamento

Construo das ripas

Construo das ripas

galga
Galga

a distncia entre a extremidade inferior de uma ripa e a extremidade superior da segunda ripa. Podemos estabelecer duas posies para a galga em funo da sua localizao no telhado. A distncia entre ripas no mximo 32cm. Somente a galga da telha do beiral (galga inicial) dever ser de 29cm, medindo a distncia da face superior da ripa a face inferior da ripa dobrada.

galga
Galga Inicial a distncia entre a extremidade inferior da primeira ripa e a extremidade superior da segunda ripa. Somente a galga da telha do beiral (galga inicial) dever ser de 29cm para garantir uma pingadeira de 10 a 15 cm na extremidade do beiral. Essa pingadeira ajuda a proteger o madeiramento dos agentes atmosfricos como chuva e sol, que podem danificar a madeira.

galga
Para garantir o bom acabamento do telhado, necessrio utilizar ripa dupla (a primeira ripa deve ser 2,5 vezes maior que a ripa seguinte) na extremidade do beiral, para compensar a ausncia da telha que estaria abaixo. Com o uso da ripa dupla, conseguimos manter a mesma inclinao de telhas em todo o telhado.

galga
Galga intemediria a distncia mxima entre faces superiores de duas ripas e particular de cada modelo de telha. Veja nas caractersticas tcnicas as galgas mdias e intermedirias de cada modelo.

galga

Montagem das telhas


A sobreposio lateral em prefixa, acompanhando o encaixe normal da telha. A colocao das telhas deve ser feita da direita para a esquerda, iniciando-se pelo beiral ou pela parte mais baixa do telhado, e prosseguindo em direo cumeeira.

Montagem: Direita para a Esquerda De Baixo para cima

Montagem das telhas


A primeira pea deve ser colocada em baixo a direita. A seguir, distribuem-se as telhas frontais da direita para esquerda. Finaliza-se a colocao na largura com a ltima telha ou com a Telha Terminal Esquerda. Em seguida coloca-se as telhas de baixo para cima, at a linha da cumeeira. Para o restante do telhado, deve-se colocar as peas no sentido horizontal. A cada quatro fiadas de telha, deve-se verificar o alinhamento vertical. O instalador deve observar se est deixando uma junta de dilatao que permite a acomodao das telhas durante o perodo de dilatao e evita eventuais quebras e desalinhamento do telhado.

Montagem das telhas


A sobreposio mnima entres as telhas de 10 cm, j considerado no clculo de 10,5 telhas por m. Nunca utilize sobreposio menor que 10 cm. O espao entres as faces superiores das ripas de 32 cm.

Montagem das cumeeiras


A sobreposio das cumeeiras de 7cm. Deve-se calcular 3,15 peas por metro linear. A argamassa tem que ficar sempre protegida pela cumeeira. O cordo de argamassa deve ser de 3 a 4 cm de largura.

Montagem das cumeeiras


Para um melhor acabamento sugerimos adicionar na argamassa o pigmento para a colorao , sendo este disponvel nas cores das telhas. As cumeeiras possuem 3 linhas para delimitar o lugar certo onde colocar argamassa.O recobrimento entre as cumeeiras e a telha deve ser no mnimo de 8 cm. A argamassa tem que ficar na largura de 3 a 4cm na parte interna da cumeeira, no podendo chegar ao final da telha.

Montagem das cumeeiras


DISPONVEL UM SISTEMA DE COLOCAO DE CUMEEIRA A SECO (com limitado uso de Argamassa) COM A FITA IMPERMEVEL ASFLTICA.
FITA AUTO-ADESIVA ASFLTICA composta por uma folha de alumnio puro, laminada com uma tela ou filme de plstico descartvel que deve ser removido no momento da aplicao. Em superfcies que soltam p ou areia, aplicar antes um imprimador asfltico de secagem rpida, base de solvente.
Indicada para Rufos (encontro entre telhado e parede) e para impedir infiltraes entre as cumeeira, a fita auto-adesiva asfltica uma membrana de alumnio, formada por adesivo de asfalto elastomrico com alto poder de aderncia (mesmo em baixas temperaturas).

Montagem das cumeeiras


APLICAO: A superfcie a tratar deve estar firme, estar limpa e seca. Corte a fita asfltica no tamanho necessrio para cobrir a rea a ser tratada, mais bordas laterais de cerca de 10cm. Solte a borda do filme de proteo descartvel e posicione a fita colando sua borda exposta. Enquanto puxa lentamente com a mo a borda solta do filme descartvel, a outra vai esticando e apertando a fita , eliminando rugas e bolhas de ar. Roletes de madeira ou borracha podem ser usados para apertar com mais facilidade.

Montagem das cumeeiras


Quando houver sobreposies entre faixas de fita, faa-as com 10cm, montando-as como as telhas, para que a gua no encontre suas bordas. Usar um vedante a base de silicone sempre que, em uma superfcie vertical, a fita terminar com a sua borda voltada para cima.

Acabamento lateral telhado


Para o acabamento lateral esquerdo e direito do telhado, recomenda-se a aplicao da telha terminal esquerda, fixada pelo furo de amarrao, ou da CAPA LATERAL, fixada com argamassa. Deve-se calcular 3,15 peas por metro linear, com sobreposio mnima de 7 cm entre as peas.

Acabamento lateral telhado


FIXAO: os elementos fixadores usados devem ser fabricados com materiais que resistam s intempries da natureza, evitando principalmente que o vento possa deslocar a pea. ARREMATES: O encontro do telhado com paredes (Rufo) pode ser executado com a aplicao da fita adesiva asfltica, de modo de garantir a estanqueidade do telhado.

MANTA TRMICA
1-Estender a manta com a face aluminizada para baixo
(quando for uma face), sobre os caibros, no sentido horizontal (largura do telhado) por toda a superficie da cobertura, sobrepondo as faixas em 10 cm, colocando-as de baixo para cima (beiral/cumeeira).

MANTA TRMICA
2- Fixe a manta na estrutura de madeira com auxlio de pregos ou
grampos. Depois fixe com pregos sobre a manta, na mesma direo do caibro. O contra caibro importante para criar um distanciamento entre a telha e amanta, com finalidade de permitir passagem de gua, caso ocorra quebra de telhas e posterior vazamento.

MANTA TRMICA
3- Coloque as ripas conforme as orientaes de galga ( tamanho da telha ) pregandoa-as sobre o cantracaibro.

4- Coloque as telhas est pronto.

CALHAS

CALHAS

CALHAS

Rufo tipo pingadeira

Rufo tipo pingadeira

Rufo e calha

CALHAS

Referncias bibliogrficas
BARBOSA, Carlos. Telhados Estrutura de Madeira. Solues para cobertura. Disponvel em: http://www.grupobrasitalia.com.br/inform acoes_tecnicas.php. Acesso: 17/06/2013 http://www.youtube.com/watch?v=PAzgql vVvt0&noredirect=1

Anda mungkin juga menyukai