Anda di halaman 1dari 28

O AMOR

OS TIPOS DE AMOR

PARA OS GREGOS: 4 TIPOS


Eros (fsico, sexual) Storge (familiar) Philos (amizade) gape (amor incondicional)

O AMOR EROS
um amor que se baseia no receber; Est representado no livro de Cantares e/ou em Pv. 7.18 (Vem,embriaguemo-nos com as delcias do amor, at pela manh.)

O AMOR EROS
Frases que representam esse tipo de amor: Eu amo voc porque voc me faz feliz. Eu me sinto fortemente atrado por sua amabilidade, por seu temperamento alegre, por sua beleza e sensualidade, por seu talento!
Nesse tipo de amor quando uma ou mais destas caractersticas desaparecem, o amor morre.

O AMOR STORGE
um amor relacionado ao amor familiar; como uma lealdade entre familiares;

O AMOR STORGE
Exemplificando esse tipo de amor vemos em 2 Sm 21:10 11, onde Rispa montou guarda ao lado dos corpos de seus dois filhos e outros parentes, espantando dali aves de dia e animais do campo noite. Outra passagem que fala desse amor em Rm 12.10: Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

O AMOR PHILIA
um amor que se baseia na troca, almeja reciprocidade, compartilhamento mtuo;

Ns buscamos amizades com pessoas cujas caractersticas nos agradam, cujos interesses intelectuais e gostos compartilhamos.

O AMOR PHILIA
Em portugus, a palavra mais prxima amizade, sua forma nominal usada apenas uma vez no Novo Testamento: Tg 4.4 Infiis, no compreendeis que a amizade do mundo inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus.

O AMOR PHILIA
Este o grau de afeio que Pedro disse ter por Jesus quando este lhe perguntou, Simo, filho de Joo, tu me amas?. O pescador respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. No original grego, o sentido : Sim, Senhor, tu sabes que gosto de ti, que sou teu amigo (Jo 21. 15,16).

O AMOR GAPE
Esse tipo de amor no espera nada em troca. Uma ilustrao ideal para demonstrar esse tipo de amor est em Lc 10:2937, onde Jesus fala do bom samaritano (que ajuda uma pessoa que no da sua famlia, nem seu amigo, nem mesmo um conhecido)

O AMOR GAPE: representado

na bblia
Rm 5.8 - Mas Deus prova o seu prprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por ns, sendo ns ainda pecadores. 1 Jo 4.7; 10;11 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor de Deus; e qualquer que ama nascido de Deus e conhece a Deus. Nisto est o amor, no em que ns tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a ns, e enviou seu Filho para propiciao pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, tambm ns devemos amar uns aos outros.

O AMOR GAPE: representado

na bblia
Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos (Tito 2:4)

Vs, maridos, amai vossas mulheres, como tambm Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela (Efsios 5:25)

O AMOR GAPE: representado

na bblia
Quando observarmos as escrituras vamos perceber que ela nos ensina a manifestar o amor de Deus atravs de ns, nos nossos relacionamentos, principalmente com o cnjuge.

O AMOR GAPE
1 Co 13.1-3 E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente. Ainda que eu fale as lnguas dos homens e dos anjos, se no tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o cmbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conhea todos os mistrios e toda a cincia; ainda que eu tenha tamanha f ao ponto de transportar montes, se no tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres, e ainda que entregue o meu prprio corpo para ser queimado, se no tiver amor, nada disso me aproveitar.

O AMOR GAPE
1 Co 13.4

O amor sofredor, benigno; o amor no invejoso; o amor no trata com leviandade, no se ensoberbece.

O AMOR GAPE: 1 Co 13.4


Sofredor, vem de sofrer que deriva do latim, sufferre, termo pelo qual os velhos romanos designavam quem estava "sob ferros", acorrentado, submetido fora (fosse escravo ou prisioneiro). Infelicidade contnua e intensa, irremedivel, designa a opresso, a submisso, a situao da criatura submetida ao poder de outrem. Benigno: Afvel, Favorvel, Suave e bom.

O AMOR GAPE: 1 Co 13.4


no invejoso: no tem desgosto pelo bem alheio, no tem o desejo de possuir o que outro tem (acompanhado de dio pelo possuidor). no trata com leviandade: no trata com ato leviano, no trata com imprudncia, no trata com irreflexo. no se ensoberbece: no se torna soberbo, no se torna orgulhoso, no se engrandece.

O AMOR GAPE
1 Co 13.5 No se porta com indecncia, no busca os seus interesses, no se irrita, no suspeita mal;

O AMOR GAPE: 1 Co 13.5


No se porta com indecncia (desonestidade, obcenidade), ou em outra verso no maltrata; No busca os seus interesses - no coloca seus interesses acima do outro; no se irrita no causa irritao a (ou em), no se encoleriza, no se indigna. no suspeita mal;

O AMOR GAPE
1 Co 13.6
No folga com a injustia, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta.

O AMOR GAPE: frutificando


O amor gape o primeiro fruto do Esprito Santo! Gl 5.22 Mas o fruto do Esprito : amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, temperana. Gl 5.23-25 Contra estas coisas no h lei. E os que so de Cristo crucificaram a carne com as suas paixes e concupiscncias. Se vivemos em Esprito, andemos tambm em Esprito.

O AMOR GAPE: frutificando


Esse Amor, o Amor de verdade: ordenado por Deus para nos induzir. exemplificado por Deus para nos ensinar. produzido por Deus para nos capacitar.
A esposa que ama assim no tenta mudar o cnjuge, no cobra dele o amor desejado. Simplesmente ama. Se voc j conhece e j frutifica esse amor, vivencia 1 Co 13!!! Como voc tem tratado sua famlia? E seus amigos? E seus Irmos? E seus inimigos?

O AMOR GAPE: frutificando


Por isso deixar o homem seu pai e sua me, e se unir a sua mulher; e sero dois numa carne. Efsios 5:31
Se os dois so uma s carne vocs dois podem e devem frutificar esse amor, pois para Deus: TPM, mal humor, amargura, inimizade, desconfiana, falta de afeio (sem afeio), irritabilidade, rivalidades So obras da carne e precisam ser crucificadas para que o fruto do Esprito Santo se manifeste!

O AMOR GAPE: frutificando


O marido o sacerdote do lar, como Cristo o cabea da Igreja, voc a ajudadora que Deus instituiu ao formar a primeira famlia. No basta apenas seu casamento ir bem, mas as atitudes do casal tem que andar em consonncia, os dois so pacientes diante de uma situao difcil? Os dois suportam tudo em amor sem irritao, sem cimes, com benignidade principalmente com os irmos na f, depois com os de fora?

O AMOR GAPE: frutificando


Esposas no sejam como as ajudadoras de Ado, L, J, Sanso e ainda Ananias. Ajudem seus maridos com orao e jejum se preciso for, pois se vocs realmente amam a Deus e amam sua famlia, se deixem ser transformadas pelo poder de Deus, principalmente em seus temperamentos. E, ajudem seus maridos a serem aquilo que Deus planejou!!!

O AMOR GAPE: frutificando


Maridos no deixem seus legados como Ado, L, J, Sanso e ainda Ananias. Ajudem suas Esposas com orao e jejum se preciso for, pois se vocs realmente as ama vo querer que elas herdem a vida eterna com vocs e principalmente sejam transformadas pelo poder de Deus, principalmente em seus temperamentos. Jesus pagou um alto preo para que hoje estivssemos aqui salvos, Jesus os convida a fazerem o mesmo pelas suas esposas!!! (Ef 5.25)

O AMOR GAPE: frutificando


Jesus pagou um alto preo para que hoje estivssemos aqui salvos, Jesus os convida a fazerem o mesmo pelas suas famlias!

Amem com o amor gape!!!


Amados, se Deus assim nos amou, tambm ns devemos amar uns aos outros. 1 Jo 4.11

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS
BIBLIA. Portugus. Verso Almeida Revisada e Corrigida Fiel; Nova Verso Internacional. Disponvel em: http://www.bibliaonline.com.br OLIVEIRA, Jnio Santos de. os 4 diferentes tipos de amor. Artigo on line, publicado em 08/08/2011. Disponvel em: http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/es tudos_show.asp?id=7374

Anda mungkin juga menyukai