Anda di halaman 1dari 26

PATOLOGIAS INFECCIOSAS

Docente: Thays Freitas

Discentes: Alessandra Sousa Ana Iris Moura Jacqueline Oliveira Jan Pierre Leidiane Oliveira

MECANISMO DE CONTGIO

Fontes de infeco Vias de transmisso direta e indireta Porta de entrada Portadores saudveis Insetos vectores

FASES DAS PATOLOGIAS INFECCIOSA


Perodo de incubao Perodo de estado Perodo de convalescena Doenas infecciosas aguda, sub aguda e crnicas

Os sinais e sintomas apenas se manifestam algum tempo depois da produo de contgio.

Perodo de incubao

Este perodo de tempo corresponde ao tempo que os agentes infecciosos levam a ultrapassar as barreiras orgnicas iniciais, a multiplicarem-se at constiturem uma quantidade considervel. Trata-se de uma fase de que os micrbios necessitam para adquirirem o potencial patognico suficiente, de modo a poderem provocas os seus efeitos nocivos. Mesmo depois do desencadeamento da infeco, algumas patologias concretas proporcionam a manifestao de um certo mal-estar geral ou de ligeiras alteraes orgnicas inespecficas, que despertam uma suspeita que apenas ser confirmada mais tarde, quando os sinais e sintomas prprios da doena em questo se comearem a evidenciar. Apesar de esta fase poder ter uma durao varivel, em alguns casos de poucos dias e outros de semanas ou at meses e anos, em relao s doenas costuma ser constante. O conhecimento do perodo de incubao pode ser extremamente til, caso se determine o momento do contgio, caso no se tenham pode-se deduzir que a pessoa em causa no se encontra contagiada.

PERODO DE ESTADO

Inicia-se quando comeam a surgir as manifestaes prprias da doena e prolonga-se at ao momento em que estas desaparecem. ao longo do perodo de estado, que os sinais e sintomas que caracterizam cada doena infecciosa e as alteraes prprias de cada patologia em concreto se manifestam. Como bvio, um perodo que evidencia problemas e leses muito heterogneas consoante o caso.

A durao do perodo de estado de cada doena igualmente varivel.


Ao atingir uma determinada fase de evoluo, na maioria dos casos quando as manifestaes alcanam o seu ponto crtico ou mximo, o processo infeccioso comea a diminuir, independentemente de ser de forma brusca (denominando-se crise) ou lenta (designando-se lise).

PERODO DE CONVALESCENA
A destruio ou neutralizao dos microorganismos causadores da doena infecciosa pelo sistema de defesa, permite o desaparecimento dos sinais e sintomas provocados por esta doena, embora possa passar algum tempo, designado perodo de convalescena, at que o organismo debilitado recupere totalmente das alteraes e leses sofridas. O perodo de convalescena corresponde a uma fase intermdia entre o padecimento da doena e um estado de perfeita sade, sem se ter em conta as eventuais sequelas permanentes que a patologia possa ter causado. Quando a doena termina de forma brusca, a convalescena tambm comea subitamente, enquanto que o limite mais impreciso quando a patologia desaparece lentamente. Cada doena infecciosa provoca uma convalescena de maior ou menor durao, muito varivel dependendo do caso, em alguns casos com a persistncia de alteraes apenas perceptveis, mas noutras com sinais e sintomas mais evidentes: nuseas, falta de apetite, sensao de debilidade, flacidez dos membros... Ao longo deste perodo o mdico pode, de acordo com a doena, prescrever uma dieta nutritiva ligeira e recomendar repouso, para depois passar progressivamente para uma dieta mais rica e uma atividade fsica normal e, eventualmente, prescrever algum medicamento.

DOENAS INFECCIOSAS AGUDA, SUB AGUDA E CRNICAS

Designam-se agudas as doenas infecciosas com incio brusco e reduzida durao, no mximo quatro semanas. A maioria das doenas infecciosas pertence a esta categoria - EX: a constipao comum e a gripe. Denominam-se sub-agudas as doenas infecciosas com evoluo mais prolongada que as agudas, superior a quatro semanas, cujas consequncias no persistem muito tempo, no mximo dez semanas.

Consideram-se crnicas as doenas infecciosas que, aps um incio sem manifestarem sintomas, se prolongam durante muito tempo, no mnimo dez semanas, por vezes com uma evoluo indefinida. As patologias pertencentes a este grupo so inmeras, como por exemplo a tuberculose.

CATEGORIAS DE AGENTES INFECCIOSOS

Prons Vrus Bactrias Fungos Protozorios Helmintos Ectoparasitos

PATOLOGIAS INFECCIOSAS NOVAS E EMERGENTES

COLOCAR IMAGEM UM tabela que esta no livro d e patologia

TRANSMISSO E DISSEMNAO DE MICRO-ORGANISMO

COLOCAR IMAGENS DO LIVRO D E PATOLOGIA

AO PATOGENICADOS MICRO-ORGANISMO

Os agentes infecciosos que penetram no organismo podem provocar danos atravs de dois mecanismos bsicos: pela invaso direta e prejudicial dos tecidos ou pela produo de substncias txicas. > Agressividade dos micro-organismos > Capacidade de disseminao > Toxinas microbianas > O mdico responde Agressividade dos micro-organismos

EVASO IMUNE PELOS MICROORGANISMO

Infeco em hospedeiros imunossuprimidos

INFECES VIRAIS

Infeces agudas (transitrias) Infeces latentes crnicas( infeco por herpesvrus) Infeces crnicas produtivas Infeces transformantes

TCNICAS ESPECIAIS PARA O DIAGNSTICO DE AGENTES INFECCIOSOS

Alguns agentes infecciosos ou seus produtos podem ser diretamente observados em cortes teciduais corados por hematoxilina eosina

Colocar imagens de clulas contaminadas com vrus(imagem do livro)

Clulas contaminadas com outros tipos de vrus (imagem do livro)

Colocar tabela de alguns agentes infecciosos recm-identificados e manifestaes

MECANISMO DE DEFESA CONTRA OS AGENTES INFECCIOSOS


Barreiras naturais Imunidade inata Imunidade adquirida Infeco oportunistas

Barreiras Naturais
Existe uma srie de barreiras protetoras no corpo humano que servem para impedir ou dificultar a entrada dos micro-organismos patognicos no mesmo. Se algum deles conseguir vencer essas barreiras, deparar-se- com vrios mecanismos de defesa desencadeados pelo sistema imunitrio, com o objetivo de destru-los ou desativ-los.

As vias respiratrias so igualmente constitudas por um especifico sistema protetor, na medida em que se encontram revestidas interiormente por urna camada mucosa, na qual a maioria dos micro-organismos que penetram com o ar inspirado fica presa.
Os que penetram pela via digestiva tambm tm que enfrentar vrias barreiras protetoras. O primeiro obstculo corresponde acidez do suco gstrico, que capar de destruir inmeros tipos de micro-organismos que chegam ao estmago. As secrees de outras partes do tubo digestivo criam igualmente um meio hostil para muitos micro-organismos. Por Ultimo, existe a flora bacteriana intestinal, composta por micro organismos saprfitas inofensivos, que travam a proliferao de outros considerados perigosos.

IMUNIDADE INATA

Caso os micro-organismos consigam ultrapassar as barreiras iniciais referidas, tm que enfrentar outros mecanismos defensivos inatos, eficazes contra inmeros tipos de agentes infecciosos. Em primeiro lugar, existem inmeras clulas pertencentes ao sistema imunitrio, distribudas pelo organismo, com uma funo especial: detectar agentes estranhos e captur-los e digerilos. Estas clulas compreendem vrios tipos de glbulos brancos, como os leuccitos neutrfilos, moncitos e, sobretudo, macrfagos, muito eficazes na funo de destruir bactrias.

Imunidade adquirida
Caso os micro-organismos ultrapassem as barreiras naturais e todos os mecanismos de imunidade inata, normalmente desencadeiam uma doena infecciosa. Todavia, o organismo elabora, em simultneo, uma resposta de imunidade adquirida, em que o sistema de defesa identifica o agente nocivo tomando em considerao um ou vrios dos seus elementos estruturais prprios, denominados antignicos, e desencadeia uma reao para o destruir ou, pelo menos, o desativar.

INFECO OPORTUNISTAS

Quando os mecanismos defensivos funcionam adequadamente, conseguem impedir o desenvolvimento de urna grande diversidade de micro-organismos que habitualmente entram em contacto com o nosso organismo. Quando o sistema imunitrio, por alguma razo, no funciona a 100%, costumam surgir infeces provocadas por micro-organismos pouco virulentos que no provocariam urna doena em pessoas imunocompetentes, Por isso que existem as denominadas "infeces oportunistas", em que os micrbios aproveitam a oportunidade proporcionada pelo fato de a vtima ter as suas defesas reduzidas.

Obrigada !

referencias
Fases das doenas infecciosas. http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id= 554.

Anda mungkin juga menyukai