Anda di halaman 1dari 22

Direito Processual Civil I

Prof: GIGLIOTTI

LITISCONSRCIO

Litisconsrcio: partes originrias do processo Interveno de terceiros: terceiro estranho relao processual estabelecida entre autor e ru Substituio de partes (ou sucesso processual): a situao jurdica do substituto ou sucessor idntica do substitudo, fica no lugar dele (cedente e cessionrio, herdeiro e falecido) LITISCONSRCIO: inicial (originrio) ou incidental (ulterior). Pluralidade de partes; ativo, passivo ou misto.

A- obrigatrio (necessrio): 1- imposio legal (art.10, 1 e 47) 2- pela natureza da relao jurdica, o juiz tiver que decidir a lide de modo uniforme (ex. investigao de paternidade contra vrios herdeiros). B- facultativo: art. 46 Comunho de direitos ou obrigaes: credores ou devedores solidrios ou condminos na defesa do bem comum; Direitos e obrigaes derivados do mesmo fundamento de fato ou de direito: direito de indenizao decorrente de acidente de veculo, com 2 ou mais vtimas; Conexo: quando for comum o objeto (pedido) ou a causa de pedir, para no ter decises conflitantes (art. 103 CPC). Afinidade de questes por um ponto comum de fato ou de direito: a satisfao do direito pode ser alcanada por uma prova nica ou levar a uma soluo anloga para casos semelhantes Ex. MS para cobrana de ITPU, rebanhos de bovinos de vrios donos que invadem uma mesma fazenda, etc.)

Em relao uniformidade da deciso, classifica-se em: unitrio (mesma deciso) ou simples (diferente para cada um) OBS: O disposto no art. 48 no serve para o litisconsrcio unitrio, onde os atos e omisses valem para todos (art. 509), ou no valem para nenhum (art.350). Litisconsortes com procuradores diferentes tm prazo em dobro para contestar, recorrer e de modo geral para falar nos autos (art. 191).

INTERVENO DE TERCEIROS

Conceito: quando algum ingressa como parte ou coadjuvante (assistente) da parte em processo pendente. Requisito essencial: terceiro tem que ser juridicamente interessado. Classificao pela iniciativa: 1- espontnea: quando a iniciativa do terceiro oposio e assistncia 2- provocada: quando a parte originria requer a interveno - nomeao autoria, denunciao da lide e chamamento ao processo. Normalmente s cabvel em processo de conhecimento. Vedada em processos de competncia dos Juizados Especiais.

ASSISTNCIA

Na pendncia de uma causa entre outras pessoas, o terceiro, tendo interesse jurdico em que a sentena seja favorvel a uma das partes, intervm no processo para prestar-lhe colaborao (art.50) Ex. sublocatrio que assiste o locatrio em ao de despejo contra o locador. Admitida em todos os tipos de procedimento e em todos os graus de jurisdio, exceto no JEC. Recebe o processo no estado em que se encontra (50, nico). No processo de execuo s se houver embargos do devedor e em 2 grau recurso de terceiro prejudicado (499).

Pressupostos de admissibilidade:

1- existncia de uma relao jurdica entre uma das partes do processo e o assistente (3); 2- possibilidade de a sentena influir na relao jurdica. Pode ser: 1- Assistncia simples ou adesiva: interesse indireto do assistente, vinculado diretamente ao litgio. Ex: despejo. Poderes e nus processuais: o assistente mero coadjuvante. Sua atuao complementar, no podendo ir contra a opo processual do assistido, porm se revel o assistido, o assistente ser considerado gestor de negcios (52, nico), dirigindo o processo, segundo a vontade presumvel do assistido (CC 861). 2- Assistncia litisconsorcial: interesse direto, o assistente defende direito prprio. Ex. ao reivindicatria promovida por um dos condminos, sendo facultativo o litisconsrcio, pode outro condmino ingressar como assistente, pois a sentena ter influncia direta sobre o direito material do assistente (CC-1314). Poderes e nus processuais: considerado litigante distinto com a parte adversa (48), no se sujeitando atuao do assistido.

OPOSIO

Interveno de terceiro em demanda alheia para haver para si o bem jurdico disputado, excluindo-se autor e ru (56), pelo principio da economia processual. Pode ser total ou parcial. a uma nova ao, autuada em apartado e decidida junto com a principal, em razo da conexo do pedido. Oferecida at a prolao da sentena: 1- antes da audincia: ser apensada aos autos principais e correr simultaneamente com a ao originria, para uma deciso conjunta (59). 2- aps, o juiz deve sobrestar a principal, fazer o apensamento e julgar simultaneamente. Se muito tardia, julga a principal e depois a oposio.

Normalmente julgada antes. Cabvel somente em processo de conhecimento em razo da controvrsia (art. 56). Petio Inicial (CPC art. 282), distribuda por dependncia e autuada em apartado. Recebida, o juiz: 1- indefere, 2- manda emendar ou 3- ordena a citao dos opostos, que passam a ser rus na oposio, em litisconsrcio necessrio. A citao feita na pessoa dos advogados, ou pessoalmente se revel. Segue o procedimento ordinrio (58 e 59). Ex. briga por terras.

NOMEAO AUTORIA

Mero detentor da coisa ou cumpridor de ordem, demandado indica, no prazo da contestao (64), o proprietrio ou o possuidor da coisa demandada, ou o terceiro do qual cumpre ordens como sujeito passivo da relao processual (62 e 63). Ex: empregado rural em ao possessria, ou, quando retira madeira da fazenda vizinha por ordem do patro.
Deferindo o pedido, o juiz suspende o processo e manda ouvir o autor em 5 dias, que pode aceitar ou no a nomeao (65). Aceitando, manda citar. Recusando, a nomeao fica sem efeito, correndo o risco de demandar contra parte ilegtima, podendo ser, o processo extinto sem resoluo do mrito.

Citado o nomeado, pode reconhecer a qualidade de parte passiva ou no. Reconhecendo, o processo continua com ele, excluindo o nomeante, caso contrrio, o processo continua contra o nomeante (66). A aceitao presumida (68): 1- pelo autor se nada requereu no prazo que lhe competia manifestar. 2- pelo nomeado se no comparecer ou comparecendo, nada alegar. Negando o nomeado a qualidade de parte passiva, poder o autor, desistir da ao originria e propor contra o nomeado. Se autor recusar o nomeado ou se nomeado recusar-se, abre-se integralmente o prazo de contestao para o nomeante (67). Substituio processual - exceo para alterar os elementos da demanda aps a citao (264). Tem que ter a trplice concordncia. No nomear - perdas e danos em ao prpria do prejudicado. S cabe em procedimento ordinrio e cautelar.

CHAMAMENTO AO PROCESSO
Incluso do devedor principal ou dos coobrigados pela dvida para integrarem o plo passivo da relao j existente, para que o juiz declare na mesma sentena a responsabilidade de cada um. Admissvel: 1. do devedor, na ao em que o fiador for ru; 2. dos outros fiadores, quando para a ao , somente um deles foi citado; 3. de todos os devedores solidrios, quando o credor exigir de um ou de alguns deles, parcial ou totalmente a dvida em comum. Procedimento: no prazo para contestar, pede-se a citao do chamado (78). Deferindo o pedido, suspende-se o processo, faz citao e os prazos seguem os artigos 72 e 74 (art. 79). S cabe no processo de conhecimento.

No aos coobrigados cambirios - no admitido no processo de execuo.

DENUNCIACAO DA LIDE
uma ao regressiva, em processo simultneo, proponvel tanto pelo autor como pelo ru, sendo citada como denunciada a pessoa contra quem o denunciante ter uma pretenso indenizatria (de reembolso), caso ele, denunciante, vier a sucumbir na ao principal. Principio da economia processual. A sentena decide as duas aes. Ex. construtora e engenheiro (ru); ao reivindicatria contra possuidor e vendedor (evico 457 CC). Deferida a denunciao pelo juiz, no importa que o denunciado negue sua qualidade; na motivao da sentena, o juiz ter de apreciar a responsabilidade deste, e no dispositivo, compor as duas demandas: uma entre autor e ru e outra contra o denunciante e o denunciado (76), valendo como titulo executivo.

Assim: 1.so duas lides distintas; 2.o denunciado pelo ru no pode ser condenado a satisfazer a pretenso do autor da principal controvertido; 3.nula a sentena que no julga denunciao; 4.nula a sentena que condena diretamente o denunciado a compor os prejuzos do autor, sem apreciao da lide principal; 5.se o denunciante, autor ou ru, sair vitorioso na demanda, a denunciao ser julgada improcedente; 6.se perdedor ter seu mrito apreciado, podendo ser julgada procedente ou improcedente.

Hipteses de admissibilidade (art. 70):

I- ao alienante, na ao em que terceiro reivindica a coisa, cujo domnio foi transferido a parte, a fim de que esta possa exercer o direito que da evico lhe resulta.
Pelo autor: o comprador do imvel promove ao reivindicatria contra o possuidor e denuncia lide ao vendedor. Essa das 3, a nica hiptese realmente obrigatria, decorrente do art. 456 do CC. Se no fizer, perde o direito de no mais dispor de ao direita resultante da evico. Pode apenas cobrar o preo, mas no a indenizao que da evico resulta art.450 CC.. Pelo ru: o comprador do imvel citado em ao de usucapio e denncia o vendedor, ambos para que respondam pela evico se vierem perder a causa.

Evico: a perda total ou parcial de uma coisa, em virtude de sentena, que a atribui a outrem, por direito anterior ao contrato, de onde nascera a pretenso do evicto.

DO PROCESSO E DO PROCEDIMENTO
A disciplina de Processo Civil II est dentro dos Ttulos VII
(Do Processo e do Procedimento) e Procedimento Ordinrio) do Livro CONHECIMENTO) Ttulo I (DO VIII (Do PROCESSO DE

Espcies de processo: Conhecimento, Execuo e Cautelar. PROCESSO # de PROCEDIMENTO # de AUTOS


PROCESSO: o mtodo de compor a lide em juzo atravs de uma relao jurdica vinculativa de direito pblico. PROCEDIMENTO o aspecto extrnseco do processo, formado por uma seqncia ordenada de atos processuais. AUTOS: constitui a representao grfica, registro dos atos processuais.

O processo de conhecimento se divide em: * procedimento COMUM e * procedimento ESPECIAL. O procedimento COMUM se divide em: *ORDINRIO e *SUMRIO. Os procedimentos especiais encontram-se regulados no Livro IV do CPC e na legislao extravagante. *JURISDIO VOLUNTRIA e * JURISDIO CONTENCIOSA As normas de determinao do procedimento so COGENTES, no sendo lcito s partes optarem por procedimento diverso do prescrito em lei. Exceo: o procedimento monitrio.

1. DO PROCEDIMENTO ORDINRIO

Segundo o art. 272, , o procedimento ordinrio um procedimento aplicvel subsidiariamente a todos os demais.
O procedimento ordinrio pode ser dividido em: a) fase postulatria (que vai da propositura da ao at a rplica), b) uma fase de saneamento (com as providncias preliminares e o julgamento conforme o estado do processo), c) outra fase de instruo probatria, d) uma decisria, e) fase liquidativa (quando a sentena no fixar o valor devido) f) fase executiva (decorre do no cumprimento espontneo da sentena)

DO PROCEDIMENTO SUMRIO art. 275 e ss. do CPC

1. Conceito: Modalidade de processo de conhecimento em que h uma maior concentrao de atos processuais.
2. As Hipteses se dividem: a) quanto ao valor da causa (art. 275, I) e b) em razo da matria, qualquer que seja o valor (art. 275, II). 3. Inadmissvel: a) nas causas relativas ao estado e capacidade das pessoas (ex. separao judicial e interdio) (art. 275, ); b) nas aes com procedimento especial previsto (aes possessrias e ao de consignao em pagamento (Arts. 890 a 900) c) a interveno de terceiros, ressalvada a assistncia, o recurso de terceiro prejudicado e a interveno fundada em contrato de seguro do art. 280 do CPC, com a denunciao da lide e a hiptese prevista no art. 101, II, do CDC de chamamento ao processo. d) reconveno (pode pedido contraposto) e a ao declaratria incidental

4. Observaes: a) Segundo a Jurisprudncia e Doutrina, quando tambm admitidas no JEC - Juizado Especial Cvel (Lei n. 9.099/95), a escolha entre o procedimento sumrio e procedimento do especial uma faculdade da parte.

b) Pelo princpio da fungibilidade de ritos (art. 292, 2 do CPC) e pelo princpio da instrumentalidade das formas (art. 249, 1; 250, do CPC), a parte pode optar pelo rito ordinrio quando cabvel o rito sumrio;
c) No possvel ao autor optar pelo rito sumrio quando cabvel somente o rito ordinrio. (art. 277, 4 do CPC). d) O juiz dever converter para o rito ordinrio, mesmo quando admitida no procedimento sumrio, se houver a necessidade de prova tcnica (art. 277, 5 do CPC), ou porque existam peculiaridades que no aconselhem o emprego desse rito.

5. ASPECTOS

5.1. Princpio da Oralidade e seus sub-princpios: concentrao dos atos, imediao, identidade fsica do juiz. (art. 276 a 281) do CPC.
5.2. Petio Inicial: requisitos do art. 282 + 39, I, + pressupostos processuais + condies da ao + juntar documentos + apresentar o rol de testemunhas + requerer percia + formular quesitos + indicar assistente tcnico, assim como o ru na contestao. 5.3 Audincia de Conciliao * designao em no mais do que 30 dias, * citao do ru com antecedncia mnima de DEZ DIAS, sob pena de nulidade. Prazo invertido (juntada e no citao). * o prazo da Fazenda Pblica e havendo litisconsrcio contar-se- em dobro (art. 277, parte final)

* o ru tem de comparecer pessoalmente ou mandar procurador com poderes para transigir (art. 277, 2). Se no comparecer deve apresentar contestao ou pedido contraposto, sob pena de revelia.
* obtida a conciliao extino do processo (art. 269, III)

*Havendo presuno de veracidade o juiz proferir a sentena, preferencialmente na prpria audincia. * Havendo impugnao ao valor da causa(na prpria petio) ou natureza da causa, o juiz dever decidir o incidente em audincia.

* No sendo o caso de extino sem resoluo do mrito e/ou julgamento antecipado da lide, o juiz designa a AIJ.
5.4 AIJ - Audincia de Instruo e Julgamento (art. 278, 2) * designao em data prxima, no excedente a trinta dias, salvo se houver a determinao de percia, cuja concluso ento poder exigir prazo maior. * Encerrada a produo de provas, tero vez os debates orais entre os advogados das partes (20 minutos, prorrogveis por mais 10, a critrio do juiz aplicao subsidiria do art. 454, caput). * O juiz proferir a sentena, na prpria audincia ou no prazo de dez dias. 5.5 Sentena- na prpria audincia de instruo ou em dez dias. Contra sentena cabe o Recurso de Apelao.

Anda mungkin juga menyukai