Anda di halaman 1dari 22

Alcoolismo e Suicdio entre os indgenas.

Caracterstica da doena. A sndrome da dependncia do lcool caracterizada como um processo sequencial, que se inicia com ingesto de bebidas at chegar a uma situao de dependncia. As incapacidades relacionadas ao lcool consistem em disfunes fsicas, psicolgicas e sociais que advm direta ou indiretamente do uso excessivo de bebida e da "dependncia".

O consumo de bebidas alcolicas por comunidades indgenas vem se tornando um grave problema social e de sade, principalmente pelos danos acarretados, como suicdio, alcoolismo e violncia. Em 2000, a Funasa elaborou um diagnstico indicando que entre as enfermidades mais comuns nos grupos indgenas brasileiros, est o alcoolismo.

No quadro de morbidade ambulatorial destacam-se como principais causas as ligadas a fatores externos, tais como acidentes, brigas, quedas, atropelamentos, etc.

De acordo com o livro Epidemiologia e Sade dos Povos Indgenas no Brasil publicado pela Fundao Oswaldo Cruz Fiocruz, o alcoolismo tem sido considerado uma das principais causas de mortalidade.

Seja pelo aumento da ocorrncia de doenas como cirrose, diabetes, hipertenso arterial, doenas do corao, do aparelho digestivo, depresso e estresse; Ou como causa de morte por fatores externos como acidentes, brigas, quedas, atropelamentos, entre outros.

Os indgenas utilizavam bebidas fermentadas em seus rituais, porm essa bebida era produzida na prpria aldeia e era fraca no deixando eles alcoolizados ou dependentes destas. O problema que hoje em dia eles vem trocando essa bebida fermentada pela bebida destilada, fazendo uso da cachaa propriamente dita.

Caxiri uma bebida tradicional dos indgenas consumida em eventos comemorativos, e atualmente conta com a adio de lcool no seu preparo.

Para os indgenas.. O uso da cachaa no contexto das festas estabelece e intensifica uma rede de relaes sociais e de troca, visto ser a cachaa distribuda e compartilhada entre todos, alm de ser utilizada como justificativa para elevar o animo daqueles envolvidos durante a preparao das atividades.

Segundo a Lei 6 .001 , o chamado Estatuto do ndio, proibida a venda de bebidas alcolicas para os indgenas. Contudo, no caso dos Kaingng, no Dia do ndio, existe uma "liberao" para venda de bebidas alcolicas dentro da aldeia.

comum encontrar pessoas cadas onde acontece a festa. Percebe-se que, nos dias posteriores festa, pessoas que j haviam deixado a bebida por motivos diversos voltam a fazer uso do lcool, bebendo por vrias semanas. Segundo essas pessoas, os antigos companheiros insistem para que bebam e assim acabam no resistindo e recomeam a beber.

H teorias que atribuem as altas taxas do alcoolismo entre indgenas a fatores de ordem gentica; Os indgenas so mais vulnerveis s bebidas alcolicas, devido seu metabolismo no ser acostumado com tais bebidas.

Entre os Navajo, 94% dos adultos concordam que os indgenas tm problemas com lcool, sendo que 63% acreditam que os mesmos apresentam alguma debilidade fsica em relao ao lcool, debilidade essa que os brancos no apresentam. Entretanto, at o presente no h evidncias suficientes que comprovem essa teoria

Elementos para programa de preveno.


(1) Identificar e reconhecer como esses grupos se relacionam com as bebidas alcolicas. - em qual contexto se aprende a beber; - quais os estilos de beber; - o que se bebe; -como as bebidas foram introduzidas.

(2) Realizar diagnsticos epidemiolgicos que possibilitem conhecer a situao do consumo de lcool e as caractersticas das famlias daqueles que fazem uso de bebidas. Identificar os grupos de risco.

(3) Envolver a comunidade em questo. importante direcionar as atividades de preveno aos mais jovens, enfatizando atividades pedaggicas e desportivas junto queles que no so usurios de bebidas alcolicas ou outras drogas.

(4) Estabelecer e organizar o atendimento s pessoas com problemas com lcool e suas famlias nas unidades de sade situadas nas prprias reas indgenas. Realizando a capacitao adequada dos profissionais, visando o melhor reconhecimento das pessoas. Deve-se garantir o acompanhamento contnuo dos casos.

Suicidio
Caracterstica da doena. Suicdio o ato de tirar a prpria vida intencionalmente, trata-se de qualquer ao que possa levar uma pessoa a morrer de forma intencional.

Estimativas realizadas a partir de dados da Funai e do nmero de suicdios indgenas registrados pela SIM (Sistema de Informao sobre Mortalidade), mostram que a taxa nacional de suicdios indgenas seria de 20 para cada 100 mil ndios (quatro vezes a mdia nacional). o suicdio est causando um genocdio silencioso"

Dados anteriores alertavam para a ocorrncia de mais casos de suicdio do que os publicados pela entidade do Mato Grosso do Sul. A entidade destaca o descaso do governo na tentativa de reverter esse ndice de mortes nessa comunidade indgena.

Acadmicas:
Aline Gromann; Maria Sidilene Torres de Brito; Marcela Nunes; Tatiane de Oliveira Silva.

Anda mungkin juga menyukai