Anda di halaman 1dari 15

Fundamentos de Marketing

Curso Superior de Gesto Financeira

American Marketing Association : um processo pelo qual se planeja e efetua a concepo, a fixao do preo, a promoo e a distribuio de ideias, bens e servios que estimulam trocas que satisfazem aos objetivos individuais e organizacionais.

Definio

Raimar Richers : marketing a inteno de entender e atender o mercado.

Definio

Peter Drucker : pode-se presumir que sempre haver alguma necessidade de vender. Mas a meta do marketing tornar a venda suprflua, conhecer e entender to bem o consumidor que o produto ou servio se adapte a ele e se venda sozinho.

Definio

Kotler :
o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criao, oferta e livre negociao de produtos e servios de valor com outros.

Definio

A relao entre as organizaes e seus clientes tem evoludo ao longo do tempo. Existem quatro orientaes bsicas: para a produo; para o produto; para as vendas e para o marketing.

Marketing como orientao da gesto empresarial

As organizaes orientadas para a produo desenvolvem produtos em larga escala, que podem ser facilmente encontrados a preos baixos. Seguem a lgica do fabricante e no levam em considerao nem a variedade de ofertas.

Orientao para a produo

Com o acirramento da concorrncia, as organizaes passam a desenvolver produtos que ofeream melhor qualidade e desempenho e maiores benefcios. Essas organizaes acreditam que seus produtos so superiores e que, naturalmente, os clientes iro demand-los. semelhana daquelas orientadas para a produo, sofrem daquilo que Levitt (1960) definiu como miopia em marketing: focam o produto e suas caractersticas, sem levar em considerao as necessidades e os desejos dos clientes.

Orientao para o produto

Essa orientao parte do pressuposto de que os clientes normalmente mostram inrcia e podem ser induzidos a comprar mais. Assim, a organizao desenvolve um conjunto de instrumentos promocionais venda pessoal, propaganda e promoes com o objetivo de vender mais. Muitas vezes, porm essa venda resume a uma compra por impulso ou uma nica transao, no existindo, portanto, a preocupao de estabelecer um relacionamento comercial ao longo do tempo.

Orientao para as vendas

Essas organizaes parte do princpio de que a identificao das necessidades e desejos dos clientes atuais e futuros deve servir de base para o desenvolvimento de produtos e servios . Ao desenvolver suas ofertas elas passam a considerar no apenas transaes comerciais, mas um relacionamento de longo prazo que traga benefcios constantes para ambas as partes.

Orientao para o marketing

1970 Mkt de massa todos os clientes iguais

1980 Mkt segmentado, o que servia para um grupo no necessariamente era interessante para outro

1990 Mkt de relacionamento. Percebeu-se que h sensvel diferena de comportamento de um grupo de clientes de grupos sociodemogrficas.

2000 Mkt individualizado, desenvolvendo ofertas cada vez mais personalizadas, para fidelizar seus clientes.

2012 Mkt de customizao. Muitas definies de mkt mas um bom exemplo de personalizao a empresa NB c/ 11.232 variaes de bicicletas

Linha do tempo marketing

Preo

Produto

Praa

Promoo

4 Ps

Quanto

O que

Onde

Como

Anda mungkin juga menyukai