Anda di halaman 1dari 25

Mdulo I Informtica bsica

Informtica uma cincia que estuda o tratamento automtico da informao, tendo como instrumento o computador. Deriva do termo informatique, criado na Frana em 1966, pela juno information+automatique. INFORMTICA = INFORmao + autoMTICA. A informtica permite:
Aprimorar e automatizar tarefas; Clculos em todos os nveis de complexidade; Tratamento e gerenciamento de informaes.

A informtica engloba toda atividade relacionada ao uso e desenvolvimento dos computadores.

informtica cabe a tarefa de coletar, processar e tratar dados, gerando informao.

Dado um elemento conhecido de um problema. um valor fisicamente armazenado, que pode ser tratado. Informao significado que o(s) dado(s) possui ou lhe atribudo por cada usurio. o resultado do processamento dos dados, transmitindo conhecimento. Instruo uma operao elementar que o computador capaz de processar. uma ordem a ser executada pelo computador. As instrues atuam sobre os dados para produzir informaes. Um conjunto de instrues forma um programa de computador.

O computador representa as informaes utilizando a capacidade de distinguir entre 2 estados possveis: ligado e desligado: Ao circuito ligado atribui-se o valor 1 e ao circuito desligado atribui-se o valor 0. Esses 2 valores representam o sistema binrio(base 2) Os valores 1 e 0 recebem o nome de dgitos binrios(Binary digiT- BIT). Um bit corresponde a menor unidade de informao que um computador pode processar.

Em um computador, cada caractere codificado para ser representado por um conjunto de 8bits, denominado byte(BinarY TErm). Um byte corresponde unidade bsica de tratamento da informao, representando uma letra, nmero ou smbolo. Com um byte podemos representar at 256 caracteres diferentes em um sistema binrio de numerao, variando de 00000000 a 11111111. No sistema binrio de numerao(base 2), o nmero de combinaes diferentes dado por 2n , onde n a quantidade de bits. Com 8 bits temos: 28 = 256.

O cdigo de caracteres mais utilizados nos computadores o American Standard Code for Information Interchange (ASCII) que forma a tabela ASCII. Alguns caracteres e sua codificao em binrio:

O computador um dispositivo eletrnico capaz de efetuar operaes lgicas e aritmticas, em um sistema binrio de numerao, sob direo controle de um programa. capaz de receber, armazenar, processar e tratar dados, produzindo informaes com grande rapidez e preciso, executando 4 operaes bsicas: Entrada: coleta de dados a serem processados. Processamento: execuo de operaes aritmticas e lgicas sobre os dados coletados. Sada: exibio dos resultados do processamento. Armazenamento: gravao dos resultados.

Diviso em duas categorias, de acordo com a utilizao:


Computadores para uso corporativo; Computadores para uso pessoal.

Computadores para uso coorporativo:


Supercomputadores; Mainframes; Servidores.

Computadores para uso pessoal:


PCs; Laptops(notebooks e netbooks); Palmtops(PDAs, Smartphones, etc...)

Supercomputadores: so computadores com grande velocidade, capacidade de processamento e armazenamento, desenvolvidos para processar grandes volumes de dados cientficos. Exemplo: Watson, da empresa IBM.

Mainframes: so computadores com grande porte com processamento centralizado, que manipulam grande volume de dados. So utilizados simultaneamente por muitas pessoas, que se conectam aos mainframes atravs de terminais. Exemplo: System z10 Business Class.

Servidores: so computadores que disponibilizam recursos para os usurios(clientes) conectados por uma rede. Exemplo: Dell PowerEdge T300.

PC- Personal Computer: so computadores desktop(acima da mesa) projetados para uso individual e em pequenas empresas e instituies, que auxiliam a realizao de trabalhos de forma mais produtiva. Exemplo: computador de casa.

Laptops(acima do colo): so computadores portteis, que so chamados de notebook ou netbook, to poderosos quanto desktops, tendo como vantagem o tamanho reduzido.

Notebook:

Netbook:

Palmtops (acima da palma ou mo): so computadores com pouca robustez exatamente para apenas auxiliar em pequenas tarefas como compromissos, agendamento, planilhas, visualizao e edio de arquivos, etc. Alguns modelos (atuais) tem a tecnologia Touchscreen. Tambm so portteis. Exemplo: PDA, Smartphone e Tablet.

Refere-se aos elementos fsicos de um computador, ou seja, a parte que o usurio bate. a parte fsica. Exemplo: placa me, monitor, mouse, teclado, impressora, etc.

Refere-se aos elementos lgicos de um computador, ou seja, aquilo que voc pode xingar. So os programas. Dividi-se em 4 grupos:
Software bsico(sistemas operacionais); Software aplicativo; Software utilitrio; Linguagem de programao.

Software bsico: composto pelos sistemas operacionais. So software primordiais para a operabilidade do computador. Serve de interface entre o usurio e o hardware de um computador. Exemplo: Windows 3.1/NT/95/98/ME/2000/XP/mobile/Vista/7/8, MATCH, MAC OS/Leopard OS, Android , Unix, Linux, Ubuntu, Debian.

Software aplicativo: so os programas que permitem ao usurio realizar tarefas diversas, relacionadas as atividades cotidianas. o grupo de software que tem mais variedade. Exemplo: editores de texto, planilhas, editor d apresentaes em slides, reprodutor de udio/vdeo, etc.

Software utilitrio: so os programas que realizam tarefas de manuteno e suporte no computador, corrigindo erros e tirando software maliciosos, ajudando assim no bom funcionamento do computador. Exemplo: AntiVir, Avast, Norton, Advanced Care, Ccleaner.

Linguagem de programao: conjunto de termos e regras(sintaxes) que permite a criao e atualizao de programas de computador. Exemplo: C, C++, Java, Delphi, Pascal, Cobol.

Proprietrio: seu uso, modificao ou redistribuio est proibida, ou requer solicitar permisso. Livre: software livre se refere liberdade dos usurios executarem, copiarem, distriburem, estudarem, modificarem e/ou aperfeioarem o software. Tambm chamado de open source (cdigo fonte aberto). Shareware: programa disponvel publicamente para avaliao e uso experimental, mas cuja continuidade no uso pressupe o pagamento de uma licena ao autor. Freeware: software disponibilizado gratuitamente (permite redistribuio, mas no modificao closed source).

Com os conceitos bsicos aqui apresentados, pode-se agora avanar no conhecimento sobre informtica. Os assuntos posteriores vo ter como base de conhecimento os Conceitos bsicos, por isso necessrio a compreenso desse assunto.

Anda mungkin juga menyukai