Anda di halaman 1dari 18

Evangelho & Evangelismo

1. Deus foi o primeiro mensageiro das Boas Novas de Salvao:


Gn. 3.15: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendncia e o seu descendente. Este te ferir a cabea e tu lhe ferirs o calcanhar.

*Isaas profetizou por vrias vezes que o prprio Deus seria o anunciador das Boas Novas:
Is. 61.1,2: O Esprito do Senhor Deus est sobre mim porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de corao, a proclamar libertao aos cativos e a por em liberdades os algemados. A pregoar o ano aceitvel do Senhor...

*Os anjos anunciaram as Boas Novas:


Lc. 2.10,11: O anjo, porm, lhes disse: No temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o ser para todo o povo: que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que Cristo, o Senhor.

O prprio Jesus anunciou o Evangelho, primeiro na sinagoga:


Lc. 4.16-22: Chegando a Nazar, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sbado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. 17 Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaas; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito: 18 O Esprito do Senhor est sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertao aos cativos, e restaurao da vista aos cegos, para pr em liberdade os oprimidos, 19 e para proclamar o ano aceitvel do Senhor.

O prprio Jesus anunciou o Evangelho, primeiro na sinagoga:


20 E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentouse; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 21 Ento comeou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos. 22 E todos lhe davam testemunho, e se admiravam das palavras de graa que saam da sua boca; e diziam: Este no filho de Jos? Mt. 4.23: E percorria Jesus toda a Galilia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenas e enfermidades entre o povo.

2. Conceito de Evangelho:

2. Conceito de Evangelho:
Segundo Paulo em Rm. 1.16,17: Porque no me envergonho do evangelho, pois o poder de Deus para salvao de todo aquele que cr; primeiro do judeu, e tambm do grego. Porque no evangelho revelada, de f em f, a justia de Deus, como est escrito: Mas o justo viver da f.

*O objetivo do Evangelho no so mudanas financeiras, fsicas, polticas ou sociais, mas a SALVAO.

3. Evangelismo a ao de pregar o Evangelho:

3. Evangelismo a ao de pregar o Evangelho:


Jo. 3.16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna.

Rm. 10.14,15: Como pois invocaro aquele em quem no creram? e como crero naquele de quem no ouviram falar? e como ouviro, se no h quem pregue? 15 E como pregaro, se no forem enviados? assim como est escrito: Quo formosos os ps dos que anunciam coisas boas!

4. O porqu do Evangelismo:
a) uma ordem expressa de Jesus: Mc. 16.15: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Mt. 28.19,20: Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo. Ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos.

a) uma ordem expressa de Jesus: Mc. 16.15: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Mt. 28.19,20: Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo. Ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos.

b) Por causa do valor de uma alma: Mc. 8.36,37: Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Ou que diria o homem em troca da sua vida? Hb. 9.12: e no pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu prprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redeno.

c) Por causa da condio dos perdidos: Jo. 3.36: Quem cr no Filho tem a vida eterna; o que, porm, desobedece ao Filho no ver a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. Mt. 9.36-38: Vendo ele as multides, compadeceuse delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que no tm pastor. Ento disse a seus discpulos: Na verdade, a seara grande, mas os trabalhadores so poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

d) S o Evangelho pode dar esperana ao perdido:


At. 4.12: E em nenhum outro h salvao; porque debaixo do cu nenhum outro nome h, dado entre os homens, em que devamos ser salvos. Jo. 14.6: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ningum vem ao Pai, seno por mim. Rm. 10.13: Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo. Jo. 8.32: e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar.

e) Porque somos devedores:


Rm. 1.14,15: Eu sou devedor, tanto a gregos como a brbaros, tanto a sbios como a ignorantes. De modo que, quanto est em mim, estou pronto para anunciar o evangelho tambm a vs que estais em Roma. Mt.10.8: Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demnios; de graa recebestes, de graa dai. 1 Co. 9.16: Pois, se anuncio o evangelho, no tenho de que me gloriar, porque me imposta essa obrigao; e ai de mim, se no anunciar o evangelho!

No podemos calar!

Anda mungkin juga menyukai