Anda di halaman 1dari 8

CURSO DE ADMINISTRAO PBLICA 1 ANO DESPORTO UNIVERSITRIO EDUCAO FSICA

Fernando Margarido Novembro 2011

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA JOGO?

COMO SURGIU O JOGO?


No se sabe ao certo como surgiu, havendo at alguns autores que defendem a sua origem nos animais, tendo sido, posteriormente, copiado pelo homem e, consequentemente, desenvolvido e aplicado de forma racional e consciente.
No sculo IV a. C. J Aristteles lhe fazia referncia comparandoo felicidade e virtude porque no sendo actividade de trabalho ou de sustento, era utilizada apenas pelo prazer e pela diverso.

J, mais tarde, Plato defendia que o jogo deveria ser a ocupao das crianas nos primeiros anos de vida

COMO SURGIU O JOGO?


Da necessidade de descanso e relaxamento
Criaco de momentos de lazer

Da necessidade de ocupaco de tempos livres


Origem nos trabalhos e actividades rurais Ao fim do dia, terminadas as actividades laborais, at

os utenslios e ferramentas de trabalho eram utilizados para jogar Jogo da relha, jogo do ferro, jogo do levantamento das pipas, fito, malha, etc.

O JOGO E O DESENVOLVIMENTO HUMANO


DESENVOLVIMENTO PSICOLGICO E DA PERSONALIDADE
o jogo a principal

actividade na fase da infncia

ajuda a criana a formar as representaes da realidade o jogo ajuda a crianca a criar os seus smbolos, a exteriorizar o que vai no seu interior, no seu imaginrio
interacco com a realidade e com o outro

atravs do jogo a crianca a estruturar as suas acces em funco das suas necessidades de

desenvolve a auto- confiana, constri o conhecimento

JOGO E SOCIALIZACO

no jogo a criana age com os objectos e com as pessoas pelo jogo a criana: descobre, inventa, exercita, aprende, com o jogo a crianca aprende e habitua-se a respeitar regras e a interagir com o grupo e a respeitar os outros Atravs do jogo a crianca aprende a a ganhar e a perder

CARACTERSTICAS DO JOGO
LIBERDADE - para ser jogo deve ser uma actividade livre, que a pessoa escolhe por vontade prpria, no imposta ENVOLVIMENTO EMOCIONAL empenhamo-nos no jogo e queremos sempre vencer, queremos mostrar que somos bons FUGA REALIDADE: enquanto jogamos esquecemos um pouco a realidade ISOLAMENTO E LIMITAO tem um espao e um tempo limitados de jogo FENMENO CULTURAL guardado na memria e passado de gerao em gerao CRIA ORDEM E ORDEM as regras do jogo permitem que todos actuem dentro de uma determinada ordem

EVOLUO DO CONCEITO DE JOGO


O jogo comecou por ter apenas um carcter ldico, de prazer, de relaxamento e ocupao dos tempos livres ou de lazer; Os investigadores associaram o jogo ao desenvolvimento psicolgico, fsico e social do ser humano; O jogo passou a conter uma vertente desportiva e de competio; Do esprito de aventura e desafio, surgiu uma nova vertente de sorte associada ao jogo / jogos de fortuna e azar A necessidade de jogo, desfio, diverso, socializaco, etc. continua presente no dia-a-dia do ser humano, tornando-se uma actividade diria, global - jogos electrnicos on-line, etc.

CONCLUSO
O jogo faz parte de um legado cultural universal Representa um patrimnio vivo da humanidade Desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano fundamental para a socializao humana um meio de inciao desportiva Tem por finalidade proporcionar momentos de relaxamento, lazer e prazer A componente de desafio, sorte e azar aportou ao jogo um carcter de desumanidade, descaracterizaco social, destruico de valores humanitrios com efeitos nefastos ao nvel do indivduo, da famlia e da comunidade em geral .

Anda mungkin juga menyukai