Anda di halaman 1dari 17

Bruno Leonardo

Introduo
As baterias de on-ltio, hoje em dia, so bastante populares . possvel encontr-las em laptops, PDAs, telefones celulares e iPods. Elas so to comuns porque, proporcionalmente, so as baterias recarregveis com maior capacidade de armazenamento de energia, atualmente existentes.

Introduo
As baterias de on-ltio tambm tm aparecido nos noticirios ultimamente.
O motivo? Ocasionalmente, elas pegam fogo.

Introduo
Ento a questo : o que faz com que essas baterias armazenem tanta energia e sejam to populares? E como que elas pegam fogo? E ser que h algo que voc pode fazer para impedir o problema ou ajudar suas baterias a durar mais?

As vantagens
Costumam ser muito mais leves comparada as

concorrentes. Os eletrodos de uma bateria de on-ltio so feitos de ltio e carbono leve. Alm disso, o ltio tambm um elemento altamente reativo, o que significa que possvel armazenar bastante energia em suas ligaes atmicas, significando uma densidade de energia alta. >>

Obs.: Densidade
Uma bateria de on-ltio pode armazenar 150 watts/hora de eletricidade em 1 kg de bateria. J um pacote de bateria de NiMH (hidreto de metalnquel) consegue armazenar talvez 100 watts/hora por quilograma, embora o mais comum seja de 60 a 70 watts/hora. Uma bateria de chumbo-cido tem a capacidade de armazenar apenas 25 watts/hora por quilo. Usando a tecnologia chumbo-cido, so necessrios 6 kg para armazenar a mesma quantidade de energia que uma bateria de on-ltio de 1 kg.

Vantagens
Elas mantm sua carga. Um conjunto de baterias

on-ltio perde at 5% da sua carga por ms, enquanto as baterias NiMH perdem 20% no mesmo perodo; Elas no apresentam o efeito memria, o que significa que no preciso descarreg-las totalmente antes da recarga, como acontece com outros tipos de baterias; As baterias de on-ltio conseguem suportar centenas de ciclos de carga/descarga.

Desvantagens
Comeam a se decompor assim que saem da fbrica, durando apenas de dois a trs anos a partir do dia de fabricao, quer voc as use ou no;
So extremamente sensveis a temperaturas altas. O calor faz com que as baterias de on-ltio se decomponham muito mais rapidamente do normal;

Desvantagens
Se voc descarreg-las completamente, elas no podem mais ser utilizadas;
Um conjunto de baterias on-ltio deve ter um

computador de bordo para gerenci-la, tornandoas ainda mais caras do que j so; H uma pequena chance de que, se uma bateria de on-ltio falhar, ela se incendeie.

Interior das baterias de on-ltio


Os conjuntos de baterias de on-ltio

vm em todas as formas e tamanhos, mas todos tm a mesma aparncia no seu interior.

Interior das baterias de on-ltio


Se o conjunto de baterias esquentar demais durante a carga ou o uso, o computador ir desligar o fluxo de energia para tentar resfriar os componentes.
Ex.: Se voc deixar seu laptop em um carro

extremamente quente e tentar us-lo, pode ser que esse computador o impea de lig-lo at que ele se resfrie.

Clulas de on-ltio
Assim como a maioria das baterias, essas tambm tm

um invlucro de metal por fora. O uso de metal particularmente importante aqui, j que a bateria pressurizada. E esse invlucro de metal tem um tipo de vlvula de escape de ar sensvel presso. Se a bateria atingir uma temperatura muito elevada, com o risco de exploso devido ao excesso de presso, essa vlvula cuida de liberar a presso extra. Mas provvel que a bateria fique inutilizada depois disso, o que indica que devemos evitar que ela chegue a esse ponto. A vlvula est l apenas para funcionar como uma medida de segurana.

Clulas de on-ltio

Durabilidade de uma bateria de on-ltio


Baterias de on-ltio so caras, ento l vo algumas coisas que voc deve saber se quiser que elas durem mais:
a composio qumica on-ltio prefere descarga

parcial descarga profunda, o que significa que melhor evitar que ela descarregue totalmente. elas envelhecem. As baterias de on-ltio tm um tempo de vida til que vai de 2 a 3 anos, mesmo se no forem usadas. Por isso, no evite usar a bateria pensando que elas vo durar mais. importante olhar a data de fabricao;

Causas da exploso
Caso a bateria fique quente o bastante para causar a ignio do eletrlito, voc ter um incndio. Quando um incndio assim acontece, ele normalmente causado por um curto-circuito interno na bateria. as baterias de on-ltio possuem uma lmina separadora que mantm os eletrodos positivo e negativo separados. Pois , caso essa lmina sofra algum dano e os eletrodos se toquem, a bateria se aquece bem rapidamente.

Exerccios
1. Porque as baterias de on-ltion so to populares?
2. Qual o motivo desse tipo de bateria explodirem?

3. De que so feitos as baterias de on-ltion?


4. Cite trs desvantagens dessas baterias. 5. Como funciona a vlvula de escape das baterias

de on-ltion?

Anda mungkin juga menyukai