Anda di halaman 1dari 29

PowerPoint

Prof. Claudio A. B. Tiellet

Parte II

CAPTULO 4

Formas e Efeitos Mover Autoforma

Clique sobre qualquer parte da linha de contorno, mantenha o mouse pressionado e arraste at o ponto que desejar.

Linha de contorno

Esta uma Autoforma selecionada

Cap.4

Formas e Girando EfeitosAutoFormas


Selecione a Autoforma que deseja girar, clique no boto (girar livremente). Isso far surgir alas ao redor, uma delas verde. Clique nesta e, mantendo o boto esquerdo do mouse pressionado, gire no sentido desejado. Outro caminho utilizando as opes do item Girar ou Inverter, no boto Desenhar.
Boto de giro

Boto de giro

Cap.4

Formas e Efeitos Alm das autoformas, podemos criar Linhas, Setas,

Retngulos e Elipses. Para esses objetos, tambm podem ser utilizados os mesmos recursos de redimensionamento, movimentao e rotao mostrados nas autoformas. Escolher a forma na barra de desenho, clicar e ficar pressionando o boto esquerdo e, no local desejado, arraste para dar a dimenso desejada.

Seta Linha Elipse

Retngulo

Cap.4

Formas e Efeitos O programa possui botes para alterar o estilo das


linhas e setas, das formas e autoformas, quanto espessura e tracejados. Para alterar o estilo, selecionar e, em seguida, utilizar os botes.

Estilo da seta Estilo do tracejado Estilo da Linha

Cap.4

Formas e Aplicando Efeitos Efeitos


Os objetos tem caractersticas que definem como sero exibidos. Para alterar as propriedades de um ou mais objetos (formas, figuras, caixa texto, segundo plano etc...) selecione o objeto e, em seguida, clique com o boto direito do mouse (a melhor opo) e escolha a opo desejada. Dois bons efeitos so as sombras e efeitos 3D (tridimensionalidades) Para atribuir, escolha o efeito no cone correspondente, na barra de desenho.
cone sombra
Objeto com sombra cone 3D

Objeto em 3D

Cap.4

Formas e Efeitos WordArt


Este recurso cria efeitos grficos nos textos, como inverter, rotacionar, curvar, alm de adicionar efeitos de cores e sombras. Para criar, clicar no cone WordArt, na barra de ferramentas Desenho. Ao surgir a janela WordArt Gallery, selecione o estilo e clicar em OK .

Cap.4

Formas e Efeitos Digite o texto, selecione a fonte, tamanho, estilo e


pressionar o boto OK .
Exemplo criado no WordArt

Cap.4

Formas e Efeitos Segundo Plano (plano de fundo)


Com esse recurso voc poder alterar a cor de fundo. Neste trabalho, por exemplo, so todos brancos. Clicar em Formatar e Plano de fundo Surgir a seguinte caixa de dilogo: Escolha a cor:

Aplicar apenas para o eslaide em uso Aplicar a tudo a cor ser para todos os eslaides

Cap.4

Formas e Efeitos Outra opo interessante efeitos de preenchimento


O exemplo foi aplicado nesta pgina.

Cap.4

Formas e Efeitos Preenchimento Textura


utilizada quando voc desejar utilizar um efeito Texturizado como segundo plano. Selecionar a textura desejada.

O exemplo foi aplicado nesta pgina.

Cap.4

Formas e Efeitos Preenchimento Padro


Nesta guia voc pode selecionar duas cores de sua preferncia, primeiro plano e segundo plano, e selecionar um padro com base nessas cores.

O exemplo foi aplicado nesta pgina.

Cap.4

Formas e Efeitos Preenchimento Figura


Nesta guia voc pode selecionar uma figura existente e inserir como plano de fundo. Lembrar que figuras so difceis de combinar com texto.

O exemplo foi aplicado nesta pgina.

CAPTULO 5

Finalizando
Outros efeitos, como animaes, composies, transies, entre outros, podem ser aplicados. Podemos imprimir todo o material da apresentao, na forma de rascunho ou definitivo, em papel, transparncia e mesmo em eslaides, com equipamento especial. Gerar um disco de instalao para exibir a apresentao em outro computador, atravs do Visualizador do PPoint.

Cap.5

Efeitos de Animao
Animar ttulo: exibe o ttulo deslizando-o do lado de cima da tela. Animar texto do slide: compe o texto do slide, permitindo exibio de cada tpico. Efeito carro: Desliza o elemento do slide para a esquerda. Caso haja recursos de exibio de audio no micro, esse movimento acompanhado do som de um carro. Efeito deslocamento: desliza o elemento do slide para a direita. Caso haja recursos de exibio de som no micro, esse movimento acompanhado do som de cortar o ar .

Cap.5
Efeito cmera: exibe o elemento do slide criando um efeito de um obturador de uma cmera sendo aberta. Piscar uma vez : como o nome indica, pisca uma vez o elemento do slide quando ele exibido durante a apresentao.
Efeito laser: desliza letra por letra do texto da parte superior direita do slide. Caso haja recursos de exibio de som no micro, esse movimento acompanhado do som de um laser. Efeito mquina de escrever: exibe o texto de um slide letra por letra. Caso haja recursos de exibio de som no micro, esse movimento acompanhado do som de uma mquina de escrever. Efeito queda: exibe cada palavra de um texto, de cima para baixo.

Cap.5
Ordem de animao: Permite definir a ordem de apresentao dos textos e objetos.
Personalizar animao: Abre uma caixa de dilogo que lhe permite escolher mais efeitos de animao. Na caixa de dilogo Personalizar Animao, observamos que essa possui quatro guias: Intervalos, Efeitos, Efeitos do Grfico, Configurar execuo.

Cap.5
Na guia Efeitos a caixa inserir animao e som permite selecionar uma das vrias animaes disponveis. Na caixa aps animao, possvel determinar uma variao ao texto ou objeto selecionado aps a execuo do efeito normal. Tambm possvel informar se os efeitos atribudos a textos sero executados de uma vez, palavra por palavra ou at mesmo letra por letra, atravs da caixa inserir texto. Na guia Intervalos, possvel determinar se os efeitos sero executados conforme o clique do mouse ou temporizados. Quando um dos eslaides possuir um grfico, voc pode determinar efeitos e sons na apresentao do mesmo, atravs da guia efeitos do grfico. Na caixa inserir elementos grficos, possvel determinar a ordem de apresentao dos elementos grfico. Tambm possvel determinar efeitos e sons utilizados nas animaes na caixa inserir animao e som. E na caixa aps a animao insere efeito de esmaecimento no grfico.

Cap.5

Efeitos de Transio
So vizualizados no momento da troca de eslaides durante a apresentao. Exemplo: abertura e fechamentoides, persiana, dissolver, entre outros . So os Efeitos de Transio. Para fazer isso, clique no boto Modo de Classificao de eslaides. Ao passar para esse modo, surge a barra de ferramentas Classificao de eslaides. Mostrar a Formatao

Transio de eslaides

Testar Intervalo

Efeitos de Transio de eslaides

Configurar Animao de Texto Slide de resumo

Ocultar eslaides

Cap.5
Para aplicar o efeito, selecione um ou mais eslaides da apresentao. Voc pode selecionar todos os eslaides de uma s vez, no menu Editar, a opo Selecionar Tudo. Uma vez selecionados os eslaides de apresentao, voc pode escolher o efeito diretamente na caixa Efeitos de Transio de eslaides. Ao adicionar um efeito de transio, o PPoint insere uma marca no rodap de cada, indicando que um efeito de composio foi atribudo. Se pode atribuir tempo de transio atravs do boto Transio de eslaides, da barra de ferramentas Classificar eslaides.

Cap.5

Testando Intervalo dos eslaides


Para iniciar o teste de intervalo, pressione o boto Testar Intervalos, da barra de ferramentas Classificar eslaides. A apresentao ser exibida na tela. No canto inferior direito do slide surgir uma caixa chamada Teste. Essa caixa de dilogo possui controles que o auxiliar nos testes de intervalos. Tempo total decorrido Tempo gasto pelo slide atual

Reinicia a contagem do tempo de exibio do slide atual

Inicia / reinicia os testes de intervalos Provoca pausa no teste dos intervalos

Cap.5

Assistente para viagem


Para iniciar a criao dos discos de instalao com a apresentao, selecione no menu Arquivo, a opo Assistente para viagem. Surgir a tela de boas-vindas onde sero dadas as informaes sobre o uso do aplicativo.

Clique em Avanar para passar para prxima etapa.

Cap.5

Caso seja uma apresentao no ativa, clique no boto Procurar para informar o seu nome e pasta.

Clique em Avanar para passar para prxima etapa.

Cap.5

Nessa caixa, voc deve informar onde ser criado o arquivo para viagem. Em seguida, clique em Avanar.

Cap.5

Nessa etapa selecione a opo Incluir arquivos vinculados, caso haja objetos vinculados a outros aplicativos nos eslaides da apresentao. Selecione opo Incorporar fontes True Type, caso queira copiar as fontes padres utilizadas na apresentao, por uma eventual Clique inexistncia no computador que ser utilizado para a no boto Avanar . apresentao.

Cap.5

Selecione a opo Viewer para Windows 95 ou NT, caso o computador onde a apresentao ser feita no possuir o PowerPoint. Clique em Avanar para prxima etapa.

Cap.5

Clique em concluir e o arquivo ser criado. Caso a apresentao original seja muito grande e o arquivo para viagem esteja sendo gerado em disquete, provavelmente o PPoint pedir mais disquetes at completar a operao.

Cap.5

Para iniciar a instalao, no computador que ser feita a apresentao, basta inserir o primeiro disco, iniciar o Explorer, selecionar a unidade de disco e dar um duplo clique sobre o arquivo gerado para iniciar a instalao. Aps completar a instalao, o PPoint perguntar se voc deseja iniciar a apresentao, escolha Sim que a apresentao automaticamente iniciada.

Claudio Afonso Baron Tiellet


Mdico Veterinrio, MSc em Tecnologia de Informao, Coordenador do NuSI-CCR-UFSM. Pgina na Internet http://www.ufsm.br/tielletcab Correio cabtiel@ccr.ufsm.br

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Cincias Rurais NuSI Fone: 55-222.8155

Santa Maria, agosto de 2004

Anda mungkin juga menyukai