Anda di halaman 1dari 5

Nordeste

Por que chove pouco no serto


O Serto a subregio que apresenta o menor volume pluviomtrico de todo o pas. A escassez e a distribuio irregular das chuvas nessa rea devem-se dinmica das massas de ar e influncia do relevo.
Geografia espao e vivncia. Ed. atual.

http://www.climabrasileiro.hpg.co m.br/massasbr.htm

http://www.portaltosabendo.com.br/index.php/assuntos_que ntes/visualizar/climas-do-brasil-e-a-dinamica-das-massasde-ar.wsa

Nordeste
O relevo localizado na poro leste da regio Nordeste tambm exerce influncia no clima do Serto. Entre as formas de relevo existentes, esto as chapadas da Borborema e Diamantina, que funcionam como um bloqueio aos ventos de leste, quentes e midos. Essas chapadas impedem que as massas de ar quentes e midas avancem do oceano para o interior. Ao se aproximar delas, as massas de ar elevam-se sobre o relevo e resfriam-se. Esse resfriamento faz com que a umidade presente nessas massas de ar se condense, provocando forte precipitaes na poro voltada para o agreste e a Zona da Mata, chegando ao Serto com pouca umidade.
Geografia espao e vivncia. Ed. atual

Por que chove pouco no serto

Planalto da Borborema

1- Ventos midos; 2- precipitao; 3ventos secos no interior.

Nordeste
Por que chove pouco no serto
Polgono nas secas
A evaporao das guas no semi-rido muito alta, por fora do sol e do vento e pela falta de plantas e outras coberturas naturais suficientes. Alm disso, as chuvas na regio no caem ordenadamente e cerca de 50% dos terrenos do Semi-rido so de origem cristalina, rocha dura que no favorece a acumulao de gua, sendo os outros 50% representados por terrenos sedimentares, com boa capacidade de armazenamento de guas subterrneas. So apenas dois os rios permanentes que cortam o Semi-rido: o So Francisco e o Parnaba; sendo que os demais aparecem de forma intermitente (apenas nos perodos de chuva), desempenhando, contudo, um papel fundamental na dinmica de ocupao dos espaos nessa regio. O Polgono das Secas compreende a rea do Nordeste brasileiro reconhecida pela legislao como sujeita a repetidas crises de prolongamento das estiagens e, conseqentemente, objeto de especiais providncias do setor pblico.
http://www.cliquesemiarido.org.br/semi_secas.htm

http://n.i.uol.com.br/licaodecasa/ensfundamental/ge ografia/secaNE1.jpg

Nordeste
Indstria da seca O fenmeno natural das secas no nordeste ensejou o surgimento de um fenmeno poltico denominado indstria da seca.
Os grandes latifundirios nordestinos, valendose de seus aliados polticos, interferem nas decises tomadas, em escala federal, estadual e municipal. Beneficiam-se dos investimentos realizados e dos crditos bancrios concedidos. No raro aplicam os financiamentos obtidos em outros setores que no o agrcola, e aproveitamse da divulgao dramtica das secas para no pagarem as dvidas contradas. Os grupos dominantes tm sado fortalecidos, enquanto protelada a busca de solues para os problemas sociais e de oferta de trabalho s populaes pobres.
http://www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/nordeste_industria_d a_seca

Nordeste
Transposio do R. S. Francisco Eixo Norte que levar gua para os sertes de Pernambuco, Cear, Paraba e Rio Grande do Norte. Eixo Leste que beneficiar parte do serto e as regies agreste de Pernambuco e da Paraba.

http://www.integracao.gov.br/sao francisco/projeto/risco.asp

Anda mungkin juga menyukai