Anda di halaman 1dari 98

Redes Multisservios

Redes de Transporte

Redes de Transporte
Utilizadas como backbone para interligao de redes de acesso; Possibilitam a implementao de redes WAN e MAN; Implementam links de comunicao de longa distncia;

Redes de Transporte
Rdio enlaces; Links de microondas; Satlite; Redes de fibras pticas; Rede cabeada;

Redes de Transporte
Redes PDH Redes SDH Gigabit Ethernet DWDM ATM Frame Relay Metro Ethernet

SDH
Synchronous Digital Hierarchy Redes metropolitanas, redes de longa distncia e redes de acesso Redes em Anel autoregenerativo sobre fibra ptica

SDH
Nvel STM-0 STM-1 STM-4 STM-16 STM-64 Taxa (Mbps) 51,840 155,5520 622,080 2488,320 9953,280

STM-256

39813,120

SDH
Estrutura do Quadro STM-1

RSOH superviso de regeneradores MSOH superviso de multiplexadores AU - Administration Unit

63 E1

SDH
A arquitetura SDH composta de uma hierarquia de quatro nveis: Camada Fotnica
Nvel fsico Inclui especificaes sobre o tipo da fibra ptica utilizada Potncia mnima necessria, Caractersticas de disperso dos lasers transmissores Sensibilidade necessria dos receptores. Converso eletro-ptica dos sinais.

SDH
Camada de Seo
Criao dos quadros SDH Embaralhamento Controle de erro. Processada por todos equipamentos, inclusive os regeneradores.

SDH
Camada de Linha
Sincronizao Multiplexao dos quadros Comutao Delimitao de estruturas internas ao envelope de carga Seu processamento ocorre em todos os equipamentos, exceto os regeneradores.

SDH
Camada de Caminho
Responsvel pelo transporte de dados fim-afim e da sinalizao apropriada. Processada apenas nos terminais.

SDH

SDH - Equipamentos
O padro SDH definiu 3 tipos de equipamentos para compor a rede: TM (Terminal Multiplex): possui apenas uma interface de agregado e possibilita a insero (add) ou retirada (drop) de tributrios de diversas hierarquias; ADM (Add and Drop Multiplex): possui duas interfaces de agregados e possibilita a insero (add) ou retirada (drop) de tributrios de diversas hierarquias. Estes equipamentos tambm podem ser usados como regeneradores de sinal, quando nenhuma interface de tributrio instalada.

SDXC (Synchronous Digital Cross-connect): possui interfaces de entrada e sada de diversas hierarquias e pode interlig-las com uma infinidade de combinaes.

SDH- Equipamentos

SDH -TOPOLOGIAS

SDH - Topologias
Fsica: viso da rede a partir da sua topologia fsica, ou seja, considerando o meio fsico utilizado e os seus equipamentos; Lgica: viso da rede a partir da interligao dos equipamentos sem considerar a topologia da rede fsica.

SDH
SDH uma rede determinstica Dados tem trfego de natureza estatstica SDH tradicional ineficiente para transporte de dados
P.ex. Ethernet 100Mbps sobre STM1 (155Mbps) => ineficincia de 36%

NG-SDH
Novas plataformas NG-SDH=> MSPP (Multiservice Provisioning Platform) Ethernet sobre SDH => PoS (Packet Over Sonet) Payload SDH preenchido por pacotes IP utilizando PPP (Point to Point Protocol) sobre SDH

NG-SDH
1a gerao MSPP

TCP
IP

PPP
SDH

NG-SDH
2a gerao MSPP Rede de Transporte

SDH VC Encapsulamento de dados (PoS, LAPS, GFP) L2 SW RPR

ETH 10/100/1000

ETH 10/100/1000

E1,E3,

NG-SDH
GFP Generic Frame Procedure (dados, Digital Video Broadcast DVB, Storage Area Network SAN) RPR Resilent Packet Ring Recuperao de falhas < 50ms LAPS Link Access Procedure monitorao de desempenho, indicao de falhas, controle de fluxo.

NG-SDH
Plano de Controle Plano de Gerncia

3a gerao MSPP

Rede de Transporte

SDH VC Encapsulamento de dados (PoS, LAPS, GFP)

L2 SW

RPR

ETH 10/100/1000

ETH 10/100/1000

E1,E3,

NG-SDH
Plano de Gerncia
GMPLS Generalized Multiprotocol Label Switching => estabelecer e liberar conexes e proteger a rede => ambiente de configurao automtica multifornecedores

NG-SDH
Plano de Controle
Descoberta automtica de topologia Reestabelecimento automtico e distribudo de falhas Aprovisionamento dinmico (servios fim a fim, multifornecedores, multitecnologia, multioperadora)

NG-SDH
Virtual concatenation VCAT Concatenao virtual para agregao de canais a fim de compor um canal de maior capacidade Link Capacity Adjustment Sheme LCAS mtodo de aprovisionamento e configurao dinmica de canais TDM para adequar as necessidades de banda do usurio Generic Frame Procedure - GFP protocolo de adaptao de qualquer tpo de trfego de dados (Ethernet, IP, etc...)

UHC UltraHigh Capacity RPR Resilient Packet Ring ADM Add and Drop Multiplexer

Metro Ethernet
Dentre todas as tecnologias de comunicao de dados o Ethernet a que tem um maior histrico de sucesso. Padro de facto nas redes locais desde o incio da dcada de 90, a tecnologia Ethernet est presente hoje em mais de 90% das instalaes de redes locais das empresas em todo o mundo, estima-se que so mais de 100 milhes de clientes Ethernet instalados em todo o mundo.

Metro Ethernet
Simplicidade, preo e performance so caractersticas que fazem da Ethernet um sucesso na implementao de redes locais corporativas, como backbone entre redes de corporaes e com data centers.

Metro Ethernet
Redes legadas baseadas em TDM (TimeDivision Multiplexing) e nas tecnologias SONET/SDH foram projetadas para servios de voz e linha privativa e so inadequadas para as demandas de trfego de dados cada vez mais crescentes.

Metro Ethernet
Ethernet nas redes metro podem ser usadas para:
substituir interfaces T1/E1 tradicionais; implementar servios Ethernet ponto-a-ponto (Line Services); implementar servios Ethernet multipoint-tomultipoint (LAN services); Implementar servios Virtual Private LAN (VLAN/VPN);

Metro Ethernet
Ethernet pode rodar sobre vrias tecnologias de transporte como SONET/SDH, NG-SDH, Resilient Packet Ring (RPR), WDM, assim como sobre redes de transporte Ethernet pura.

Metro Ethernet
Ethernet no foi projetada para aplicaes de rede metropolitana devido a no ter escalabilidade e confiabilidade necessria para cobertura em massa. Ethernet em amplitude metropolitana requer escalabilidade e robustez que existem na arquitetura IP e nas redes MPLS. As solues hbridas de camada 2 e camada 3 IP combinam simplicidade e custo efetivo com escalabilidade de redes IP e MPLS.

Metro Ethernet
Por trs do desenvolvimento e o emprego destes padres est a forte atuao do Metro Ethernet Forum (MEF). O MEF uma aliana global de fabricantes de equipamentos e provedores de servios, atualmente so mais de 120 membros, cujo objetivo principal desenvolver especificaes tcnicas e acordos de implementaes visando promover a interoperabilidade, o desenvolvimento e a adoo de redes e servios Ethernet carrier class em todo o mundo.

Metro Ethernet
HD TV TVoD, VoD Gaming, Business Backup, ERP
Video Source

Voice/Video Voice Telephony gateway

Wireless Backhaul

Internet

Video Source

Global/National Carrier Ethernet Metro Carrier Ethernet


E-Line and E-LAN service

Broadband mobile data/video

Business Broadband

Access Carrier Ethernet


Residential Triple-Play

Small/Medium Business FTTx, DSLAM, Cable Modem

Metro Ethernet
A idia que as redes Carrier Ethernet sejam:
redes de transporte universais convergentes, diversos tipos de trfego baseado em comutao de pacotes baseados em comutao por circuitos (circuitos clear channel).

Metro Ethernet
Redes Metro Ethernet tm, teoricamente, potencial para atender todos os tipos de aplicaes de telecomunicaes e poderiam ser a infraestrutura bsica para redes convergentes.

Metro Ethernet
Na prtica, porm, as redes Metro Ethernet vm sendo implantadas em todo o mundo como redes metropolitanas que fazem a agregao de todo o trfego do acesso dentro do modelo de redes convergentes, ou seja, na agregao do trfego de dados, voz e vdeo do atendimento ao mercado residencial, SOHO (Small Office, Home Office) e de mdias e grandes empresas.

Metro Ethernet
Os principais requisitos carrier-class so:
Resilincia, ou capacidade de recuperao automtica de falhas com rapidez suficiente para no afetar os servios prestados; Escalabilidade da rede, tanto na abrangncia geogrfica quanto na quantidade de clientes e redes atendidas; Suporte operao, administrao e manuteno da infraestrutura de rede e dos servios prestados.

Metro Ethernet
P2P Servios com conexes ponto a ponto (point to point) MP2MP - Servios com conexes multiponto para multiponto (multipoint to multipoint)

Metro Ethernet

Customer User Network Edge Interface (CE) (UNI)

User Network Customer Interface Edge (UNI) (CE)

Service Provider Metro Ethernet Network

Metro Ethernet
Neste modelo os equipamentos do cliente (CE - Customer Edge) em cada site, roteador ou switch Ethernet, so conectados rede Metro Ethernet atravs de interfaces UNI (User-Network Interface) baseado nos padres Ethernet de 10Mbps, 100Mbps, 1Gbps ou 10Gbps,

Metro Ethernet
Dentro da rede, a conexo de dois ou mais UNIs feito por Ethernet Virtual Connections (EVCs), por onde os dados so transferidos com o tunelamento necessrio para garantir a privacidade e a segurana dos dados, de forma similar aos circuitos virtuais permantes (PVCPermanent Virtual Circuit) do Frame Relay ou do ATM.

Metro Ethernet
O MEF define dois tipos de EVCs: o EVC ponto a ponto (point-to-point) e o EVC multiponto a multiponto (multipoint-tomultipoint). Os dois tipos de EVCs, por sua vez, do suporte a dois tipos bsicos de servios, denominados como Ethernet Line service (E-Line) e Ethernet LAN service (E-LAN).

Metro Ethernet
O E-line, ou linha Ethernet, implementa comunicao ponto a ponto entre duas UNIs, sendo que uma UNI pode receber mais de uma E-Line numa configurao do tipo ponto-multiponto. J o servio E-LAN oferece conectividade multiponto a multiponto entre dois ou mais UNIs, que compartilham um mesmo EVC multiponto.

Metro Ethernet
Point-to-Point EVC

UNI

CE

CE

MEN E-Line Service

UNI

Metro Ethernet
Multipoint-to-Multipoint EVC

UNI CE

UNI CE

MEN
UNI CE

CE UNI

E-LAN Service

Metro Ethernet

Metro Ethernet
Metro access Este segmento constitui a poro de ltima milha que a parte da rede que alcana o cliente. Metro edge Este segmento constitui um primeiro nvel de agregao da rede. As conexes oriundas dos prdios so agregadas no CO - Central Office em grandes pipes que por sua vez so transportados atravs da rede WAN. Metro core Este segmento constitui um segundo nvel de agregao onde vrios COs so agregados em um core CO. Os COs so conectados uns aos outros formando um metro core pelo qual o trfego transportado na rede WAN.

Metro Ethernet

Metro Ethernet
Metro Services
Conectividade Internet Servio de LAN transparente (point-to-point LAN to LAN) L2VPN (point-to-point or multipoint-to-multipoint LAN to LAN) LAN para recursos de rede (remote data center) LAN sobre Frame Relay/ATM VPN Storage area networks (SANs) Metro transport (backhaul) VoIP

Metro Ethernet
TDM Metro Ethernet

Metro Ethernet
Este cenrio apresenta um cliente corporativo para redes on-net and off-net networks. Uma rede on-net network aquela na qual a fibra chega em um prdio no qual instalado um ADM (ADD and Drop Multiplexer), sendo oferecidos circuitos E1 ou STM aos clientes. Numa rede off-net a fibra no chega no prdio e sim no CO, sendo distrbudos circuitos E1 ou E3 por rede de cobre . O trfego destes circuitos agregado por DACs (digital access cross-connects) nos COs, onde so terminados ou conectado para COs Core.

Metro Ethernet
TDM Model x Ethernet Model

Metro Ethernet
No TDM o carrier oferece circuito E1/T1 ponto a ponto, ao passo que o ISP gerencia o servio Internet, incluindo o gerenciamento de endereo IP e roteamento no Ponto de Presena (POP).

Metro Ethernet
No Ethernet model, ambas as interfaces de rede, tanto no lado usurio quanto no ISP so interfaces Ethernet.

Metro Ethernet
LAN para recursos de rede

Metro Ethernet
Back up de dados em um servidor remoto e seguro, possibilitando recuperao em caso de perda de dados. Os backups de dados so constantemente efetuados atravs da Metro. Em uma aplicao residencial os usurios poderiam acessar servidores de vdeo (VoD) atravs de interfaces Gigabit Ethernet.

Metro Ethernet
L2VPN services

Metro Ethernet
A rede de transporte opera como um switch Ethernet de nvel 2 que oferece conectividade multipontomultiponto entre diferentes sites de usurio. O usurio pode rodar seu prprio plano de controle de forma transparente sobre a rede de transporte. O roteador nas dependncias do usurio pode mudar o protocolo de roteamento sem interferncia com o roteamento da rede de transporte. A rede de transporte no necessita prover endereamento IP ao usurio. Mesmo a rede operando como um switch L2, a tecnologia subjacente no necessita ser baseada em Ethernet ou no plano de controle da camada 2.

Metro Ethernet
Ethernet over SONET/SDH

Metro Ethernet
Nesta arquitetura, a infraestrutra SONET/SDH utilizada para prover a rede metro e os servios ethernet de nova gerao. O gerenciamento de banda fundamental por causa da baixa capacidade dos anis SONET/SDH existentes e da ineficincia destas redes para servios de dados.

Metro Ethernet
A arquitetura Ethernet Over SONET/SDH (EOS) tem o benefcio de prover servio Ethernet, preservando a infraestrutura e atributos da rede SONET/SDH:
rpida recuperao de falha monitorao da qualidade do link sistema de gerncia (OAM&P).

O frame Ethernet preservado sendo encapsulado no payload SONET/SDH no ingresso da rede e removido no egresso da rede.

Metro Ethernet

Metro Ethernet
Ethernet Hub

Metro Ethernet
Conexo baseada em fibra dedicada ou comprimento de onda dedicado (WDM). Soluo mais cara devido ao custo da fibra, porm considera-se como uma soluo melhor para dotar a rede de tolercia a falha e escalabilidade, quando comparado com a topologia em anel; Nesta arquitetura (chamada de hub-and-spoke model) a banda dedicada para cada usurio pode ser ampliada porque uma fibra dedicada a cada grupo.

Metro Ethernet
Esquemas de proteo podem ser obtidos via mecanismos de link aggregation (802.3ad ) ou dual homing. No link aggregation, duas fibras so agregadas em um pipe maior e conectadas ao CO. O trafego balanceado entre as fibras, podendo uma fibra transportar todo o trfego em caso de falha.

Metro Ethernet
No dual homing, as fibras vo para diferentes switches no CO. Neste caso, no h mais um ponto nico de falha (que era o caso anterior). Esta soluo mais complexa porque requer a execuo do protocolo Spannig-Tree para evitar loop (bloqueio de porta).

Metro Ethernet
Gigabit Ethernet Rings

Metro Ethernet
Boa parte das fibras instaladas esto na configurao em anel; Sendo assim, natural que esta topologia seja usada na Metro Ethernet; Gigabit Ethernet rings consiste de uma srie de conexes ponto a ponto entre os switches do usurio e o CO; Gigabit Ethernet rings podem criar dificuldades para o operador do sistema devido a questes de proteo e limitao de banda; A capacidade do anel , tipicamente, de somente 1 GB a ser compartilhada com todos os usurios.

Metro Ethernet
Gigabit Ethernet RingsSpanning Tree (protection)

Metro Ethernet
Com anel duplo tem-se um sistema tolerante a falha Tambm neste caso pode ocorrer loop, sendo necessrio o uso do protocolo Spanning Tree.

Metro Ethernet
Anis 10-Gigabit Ethernet melhoram o desempenho da rede, porm so muito dispendiosos para serem usado em redes de acesso. Eles so tipicamente usados nas redes de ncleo; Com a reduo de custo da soluo 10GE, torna-se vivel seu uso em unidades multiresidencias ou para grupos de empresas (prdio).

Metro Ethernet
Ethernet em ambiente multiusurio

Metro Ethernet
Ethernet MACs e VLANs

Metro Ethernet
Uma VLAN conceito que possibilita a segmentao de uma LAN em entidades lgicas, sendo o trfego localizado nestas entidades. Sem o conceito de VLAN um broadcast enviado a uma estao da LAN ser replicado para todos os segmentos da rede.

Metro Ethernet
Quando as estaes A1 e A2 enviam trfego, o switch rotula (tags) o trfego com a VLAN associada interface e comuta baseado no nmero da VLAN. O resultado que o trfego em uma VLAN isolado do trfego de outras VLANs.

Metro Ethernet
ports 1 and 2 so associados com a VLAN 10 ports 3 and 4 so associados com a VLAN 20

Metro Ethernet
Funcionalidades de um Switch Ethernet incluem:
Mac Learning Flooding Broadcast and Multicast Expanding Network with Trunks VLAN Tagging Spanning Tree Protocol

Metro Ethernet
Mac Learning Obtm os MAC address das estaes vizinhas de forma a determinar por qual porta deve enviar o trfego Implementa uma tabela de MACs e VLANs A tabela MAC Learning associa MAC/VLAN a portas A Tabela VLAN associa portas a VLANs

Metro Ethernet
Flooding

Se o switch recebe um pacote com um endereo MAC que no est contido na tabela MAC (bridge table), ele envia pacotes em todas as interfaces pertencentes mesma VLAN assinalada para a interface no qual o pacote foi recebido. Este mecanismo chamado de flooding. Ele possibilita a entrega rpida de pacotes a seus destinos. Este mecanismo consome banda da rede

Metro Ethernet
Broadcast e Multicast
mensagens enviadas a todas as estaes da rede ou a um grupo de estaes Broadcast e multicast so tratados como sendo mensagens para destinos desconhecidos. O Switch usa flooding para implementar esta funcionalidade; O uso de VLAN possibilita o envio de broadcast e muticast apenas para as portas pertencentes mesma VLAN

Metro Ethernet
Expanding Network Trunk Ports

Metro Ethernet
Ethernet-switched network consite de vrios switches interconectados via trunk ports; Trunk ports so semelhantes a portas de acesso conectadas s estaes, mas podem transportar trfego vindos de diversas VLANs; Os switches interconctados pelos troncos podem ser de diferentes fabricantes.

Metro Ethernet
Na figura, o switch SW1 e SW3 associaram a porta 1 VLAN 10 e a porta 2 VLAN 20 A porta 3 corresponde a um trunk usado para conectar com outro switch na rede. SW2 no tem porta de acesso, apenas trunks

Metro Ethernet
VLAN Tagged Packet

Metro Ethernet
IEEE 802.1Q define como um frame Ethernet rotulado com um VLAN ID. O VLAN ID atribudo pelo switch e no pelo host. O switch atribui um nmero de VLAN para a porta e cada pacote recebido naquela porta alocado o VLAN ID correspondente. Os switches Ethernet comutam pacotes nas VLANs. Trafego entre diferentes VLANs enviado para a funo de roteador do prprio switch, caso este suporte nvel 3, seno enviado a um roteador externo.

Metro Ethernet
O tag header do 802.1Q inserido entre o campo de endereo MAC de origem e o campo Type field Consiste de 2 bytes que definem o Type Field e 2 bytes correspondentes ao Tag Control Info Field OS 2 bytes do Type Field so preenchidos com o valor 0x8100, indicando que o pacote foi marcado com um tag 802.1Q

Metro Ethernet
2 bytes Control Info Tag
3 bits mais significativos: 802.1P Priority => 8 nveis de prioridade que podem ser usados para prover diferentes nveis de servio 12 bits menos significativos: VLAN ID 4096 VLANs distintas

Metro Ethernet

Metro Ethernet
Mltiplos VLAN tagging no mesmo pacote Ethernet por meio de empilhamento (stacking) Chamado de Q-in-Q Diferentes entidades L2 Switching podem efetuar comutao em diferentes nveis da pilha de VLANs

Metro Ethernet

Metro Ethernet

Metro Ethernet
User-to-Network Interface (UNI)
Interface Ethernet padro Demarca o ponto entre o equipamento do usurio e o equipamento do provedor de servio Metro Ethernet

Ethernet Virtual Connection (EVC)


Uma associao de dois ou mais UNIs

Tunelamento lgico que conecta dois (P2P) ou mais (MP2MP) sites, possibilitando a transferncia de Ethernet frames entre eles.

Metro Ethernet
O MEF define duas modalidades de servio:
Ethernet Line Service (ELS) Servio Ethernet ponto-a-ponto (P2P). Ethernet LAN Service (E-LAN) Servio Ethernet multiponto-amultiponto (MP2MP).

Metro Ethernet
Atributos de Interface Fsica Ethernet Meio Fsico Define meio fsico conforme IEEE 802.3
10BASE-T, 100BASE-T, and 1000BASE-X.

Velocidade Define velocidade da interface


10 Mbps, 100 Mbps, 1 Gbps, or 10 Gbps.

Modo Indica se suporta full duplex ou half duplex, bem como negociao de velocidade (autospeed) entre portas Ethernet. MAC layer Especifica qual camada MAC layer suportada segundo o padro 802.3-2002

Metro Ethernet
Parmetros de desempenho
Disponibilidade Atraso Jitter Perda

Metro Ethernet
Parmetros de Classe de Servio
CoS por UNI (porta fsica) CoS por Source/destination MAC Addresses CoS por VLAN ID Cos por 802.1p Cos por DiffServ/ToS

Bibliografia
Redes de Nova Gerao - A Arquitetura de Convergncia do Ip , Telefonia e Redes pticas, Tronco, Tnia Regina Editora: Erica Metro Ethernet. Sam Halabi. Publisher: Cisco Press, Pub Date: October 01, 2003 MEF- metroethernetforum.org/

Anda mungkin juga menyukai