Anda di halaman 1dari 18

Unidade 2 Sociedade - O Homem e o Meio Ambiente

13/04/2011

Unidade 2 Sociedade - O Homem e o Meio Ambiente


Breve Histrico sobre a Evoluo A criao do mundo e a insero do homem neste so problemas que, muito naturalmente, despertam a curiosidade do homem.

De acordo com Chiras, a Terra foi originada h 15 ou 20 bilhes de anos.


A formao de galxias e estrelas se deu h aproximadamente 4,6 bilhes de anos e as primeiras clulas (microorganismos) surgiram h 3,7 bilhes de anos. A idia de evoluo, teoria segundo a qual todas as espcies de plantas e animais se vinculam a um antepassado comum fornece a base unificadora de toda a cincia biolgica. A histria da vida seria um processo nico de subdiviso de espcies e mudanas. A evidncia de evoluo encontrada na distribuio de estruturas consideradas homlogas.

O Homem e o Meio Ambiente


O Homem e o Meio Ambiente Com a evoluo da raa humana, notaram-se : importantes avanos na tecnologia das ferramentas, o rpido crescimento desta populao, o agrupamento social em habitaes e o surgimento das artes: o perodo cultural chamado Paleoltico Superior havia comeado. Certamente, os humanos de ento j haviam dominado a linguagem. Com o crescimento demogrfico e, a partir da origem dos modernos seres humanos, iniciase o processo de colonizao de novos territrios.

O Homem e o Meio Ambiente O Homem e o Meio Ambiente Os diferentes modos de produo surgidos ao longo da histria sempre consideraram a questo de onde retirar matria-prima como tendo uma nica resposta: a natureza. A concepo de que os recursos naturais existem em quantidade ilimitada, possibilitando o crescimento contnuo das sociedades humanas remonta as sociedades pr-capitalistas e permanece em nossa concepo, causando danos irreversveis natureza.

A ao da espcie humana sobre o meio ambiente tem uma caracterstica qualitativa nica: possui um enorme potencial desequilibrador, pois as mudanas que provoca nem sempre so assimilveis pelos ecossistemas, ameaando assim a permanncia dos sistemas naturais.

O Homem e o Meio Ambiente


O Homem e o Meio Ambiente So quatro os fatores levantados por Lago e Pdua para isso: 1) Maior poder de raciocnio; 2) Capacidade tcnica; 3) Densidade populacional; 4) A atuao do homem sobre o meio ambiente tem como finalidade, no apenas a sua reproduo fsica, mas, principalmente a satisfao de necessidades socialmente fabricadas. Este o ponto mais relevante segundo os autores acima citados.

As necessidades geradas no mbito do social surgem com o crescimento da complexidade scioeconmica e cultural de cada sociedade. Esse aspecto o que diferencia qualitativamente a ao humana sobre o ambiente: ela socialmente determinada.

O Homem e o Meio Ambiente


O Homem e o Meio Ambiente As comunidades humanas primitivas retiravam da natureza praticamente apenas o necessrio sua reproduo. Alm disso, utilizavam-se basicamente de recursos renovveis atravs da coleta, da caa e da lavoura em pequena escala. Desta forma, deixavam intactas as bases do funcionamento dos ecossistemas.

As sociedades pr-capitalistas mais desenvolvidas (ex: as da antigidade clssica) no comprometiam de forma generalizada o equilbrio do meio ambiente, pois possuam um pequeno desenvolvimento produtivo e populacional, embora j tivessem um significativo avano urbano e comercial.

Os impactos ambientais eram locais e pequenos.

O Homem e o Meio Ambiente


O Homem e o Meio Ambiente Na Idade Mdia, a ruralizao da economia no ameaava a sobrevivncia dos sistemas naturais. H registros de desflorestamento e poluio do ar devido s fundies e queima de carvo. A Revoluo Industrial, ocorrida nos sculos XVIII e XIX, estabelece a necessidade social da expanso permanente do mercado, como forma de garantir a acumulao de capital que realimenta a economia capitalista.

Foi a partir desta poca que comeou-se a consumir aceleradamente os recursos naturais no-renovveis, como os minrios e combustveis fsseis.
Os recursos naturais (animais e vegetais) continuaram a ser muito explorados, surgindo a contnua extino de espcies. Outros recursos passam a ser ameaados em grande escala pela primeira vez, como o ar, o solo e a gua.

Surgem novos tipos de poluio: a sonora, a trmica, a visual e a radioativa.

O Homem e o Meio Ambiente


O Homem e o Meio Ambiente A concepo de crescimento ilimitado gerado neste contexto histrico, influenciando pases de diferentes orientaes polticas e ideolgicas. O Estado tambm no se mostrou mais sensvel questo do meio ambiente nos pases em que houve estatizao e extino da liberdade de expresso.

No sculo XX, surge a figura da "obsolescncia planejada", em que incentiva o consumo constante das inovaes tecnolgicas que surgem a cada instante.

Esse conceito se expande tambm para o nvel cultural, causando mudanas nos costumes como mais uma forma de incentivo do consumo.

O Homem e o Meio Ambiente


O Homem e o Meio Ambiente A questo tecnolgica apresenta-se tambm como outro fator importante na questo ambiental. A tecnologia o reflexo do modelo scio-econmico e se desenvolve segundo os seus princpios. Neste sentido, as solues tecnolgicas produzidas no contexto de crescimento ilimitado tambm geram problemas para a sobrevivncia dos sistemas naturais.
CHIRAS, D.D., New Visions of Life: Evolution of a Living Planet. I: Environmental Science: Action for a Sustainable Future. 3 Edition. Benjamim Cummings Publishing. Cap: 02. DARWIN, Charles. A Origem das Espcies. So Paulo: Ed. Hemus, 1981. HAECKEL, E. A Origem do Homem. So Paulo, 1982. LAGO, A. e PDUA, J. A. O Que Ecologia. 7 Edio. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1988.

Fonte: http://karinajd.sites.uol.com.br/ Acesso em 20/03/2011

O Homem e o Meio Ambiente


O Homem e o Meio Ambiente - reflexo A crise ambiental como a crise dos vnculos e dos limites: o homem no sabe definir quais so os pontos de contato que possui com a natureza, aquilo que o a assemelha a ela, e tambm tem dificuldade em identificar qual o elemento que o diferencia da mesma, que o torna ser humano. Eis a crise ecolgica: a desflorestao e destruio sistemtica das espcies animais, sem dvida; mas, antes de mais e sobretudo, a crise de nossa representao da natureza, a crise da nossa relao com a natureza (OST, 1995, p. 8). O resultado dessa crise so duas noes diferentes sobre tal relao: a viso antropocntrica, que estabelece a supremacia do homem sobre a natureza, e a viso ecolgica radical, que afirma que a natureza tudo, defendendo o pantesmo ecolgico.

O Homem e o Meio Ambiente


O Homem e o Meio Ambiente - reflexo

A primeira concepo da relao homem-natureza, vigente atualmente, foi produzida num contexto filosfico que pretendia negar todo conhecimento que fosse proveniente da religio, que tivesse cunho metafsico. Nesse contexto, Descartes, em O Discurso do Mtodo, influenciado pela fsica de Isaac Newton, passa a preconizar a realizao de uma reflexo filosfica baseada em um mtodo matemtico, partindo-se de premissas a serem analisadas separadamente para, ento, chegar-se a uma concluso. Como resultado dessa concepo metodolgica, recria a concepo de mundo, explicando-o como um grande processo mecnico, constitudo de matria, dado mensurvel e demonstrvel.

O Homem e o Meio Ambiente


No entanto, como mensurar o pensamento humano, as idias? Para resolver tal questionamento, prope a existncia de duas realidades distintas, a matria e o pensamento. Dessa maneira, opera-se a perfeita separao entre natureza e homem; aquela composta somente pela matria, enquanto este, alm da matria, composto tambm pelo pensamento.

Erigi-se, a partir disso, a concepo dualista de mundo (CAPRA). Essa construo epistemolgica servir de base para o desenvolvimento da cincia moderna, por possuir a capacidade de pensar. O homem teria supremacia sobre a natureza; a partir dela que o homem torna-se a medida de todas as coisas, instala-se no centro do Universo, apropria-se dele e prepara-se para o transformar

O Homem e o Meio Ambiente


Corrobora este pensamento A concepo cartesiana do universo como sistema mecnico que forneceu uma sano, cientfica para a manipulao e a explorao da natureza que se tornaram tpicas da cultura ocidental. Aps sculos de completa hegemonia da concepo anterior, surge nos Estados Unidos, um novo conceito a respeito da relao homem-natureza, que viria para se contrapor vigente. Essa nova corrente filosfica que possui como obra de referncia o livro Sand Country Almanac, de Aldo Leopold (1949) questionar pela primeira vez a viso cartesiana do mundo, propondo um retorno s origens, ao sagrado, para que o homem se reencontre com a natureza e reconhease como derivado dela. Dessa forma, relao cientfica e manipuladora da matria, que uma relao de distanciamento e de objetivao, substitui-se uma atitude fusora de osmose com a natureza simultaneamente naturalizao do corpo e humanizao da natureza

O Homem e o Meio Ambiente

Para uma melhor compreenso desta corrente filosfica, analisar-se- seus principais princpios, enumerados de forma clara por Ost (1995). Primeiramente, ao defender o retorno natureza como origem da vida, j que esta tudo compreende, conclui-se pela subjetivao da mesma, que passaria a ser tratada como sujeito de direito, com prerrogativas a opor aos seres humanos. Como conseqncia dessa idia, passar-se-ia de uma viso antropocentrista para ecocentrista, em que o universo torna-se a referncia; o homem perde, portanto, qualquer privilgio, j que apenas uma pequena parcela daquele.

O Homem e o Meio Ambiente


Desta reduo de tudo natureza resulta uma concepo holista, a qual se contrape ao individualismo vigente. Assim, partindo da igualdade de todos os seres e da interdependncia de cada um para com os outros, confere-se prioridade ao todo. Nessa viso, todos os seres, incluindo os elementos abiticos, possuidores de valor intrnseco, formariam uma s comunidade moral, cada um com o mesmo direito em relao ao outro. Por fim, observa-se uma caracterstica, oposta concepo anterior: o monismo. Agora, ao invs da separao total entre homem e natureza, perdendo-se os vnculos, tem-se a total aproximao dos dois, esquecendo-se as distines entre ambos. Ali, tnhamos a dualidade sem qualquer ideia das relaes e das identidades, com a hierarquia e a explorao em primazia; aqui, herdamos a unidade sem qualquer ideia das diferenas, com o confusionismo e o reducionismo em primazia (OST, 1995, p. 180).

O Homem e o Meio Ambiente


Conforme possvel observar, concordando com as crticas realizadas pelo autor a ambas as teorias, nenhuma delas constitui-se no fundamento idneo para a construo de um regime jurdico que proteja adequadamente a natureza e sirva de base filosfica para a compreenso da moral ambiental (constituda por aspectos humanos e naturais). Enquanto a concepo dualista estabelece a supremacia do homem, que se considera dono e senhor da natureza do que se conclui pela existncia de uma moral constituda por aspectos apenas humanos , a concepo monista preconiza a edificao da natureza como sujeito de direito, caso em que existiria uma moral natural, afastando-se elementos humanos. Diante dessa crise paradigmtica da relao homem-natureza, busca-se uma nova viso que aprenda a identificar os vnculos e os limites na proporo ideal, que conjugue os interesses do homem e da natureza sem supremacias; que seja, portanto, dialtica.

O Homem e o Meio Ambiente


somente atravs de tal concepo dialtica que ser possvel vislumbrar a existncia de uma moral ambiental, visto que esta resultado da interdependncia entre homem e meio ambiente, conforme se observa no fato de um dano ao meio ambiente causar efeitos reflexos ao homem.

Buscando uma concepo dialtica a respeito da relao homem-natureza, que saiba reconhecer os contrrios como complementares e no como opostos que se excluem, Ost (1995) defende a adoo de uma epistemologia da complexidade. Considerando como nveis distintos o homem e a natureza, os quais se condicionam mutuamente e interagem entre si. Dessa forma, cada elemento teria a capacidade de agir sobre o outro, sendo ambos causa e efeito, do que se conclui a interdependncia entre homem e natureza, jamais a supremacia de um deles.

O Homem e o Meio Ambiente

Por fim, como intrnseco a toda a relao dialtica, h sempre uma sntese, um terceiro que se extrai da relao original.
No contexto da relao homem-natureza, seguindo os ensinamentos de Ost, a sntese ideal seria o meio, esclarecendo que este diferente de ambiente, que pressupe o homem como centro e a natureza como cenrio. A noo de meio adequada porque multifacetada, pode ser considerada sob o aspecto cultural e natural; ambgua, o hbrido entre homem e natureza.

Anda mungkin juga menyukai