Anda di halaman 1dari 11

HARMONIZAO DE CERVEJAS

Cerveja harmoniza com que?


PA R A S E T I R A R O M A I O R P R OV E I TO DA C E RV E JA H A R M O N I Z A DA C O M O P R AT O, D E V E M O S I D E N T I F I C A R O S I N G R E D I E N T E S P R E S E N T ES N A R EC E I TA E A S C A R A C T E R S T I C A S B A S E DA C E RV E JA , C O M B I N A N D O - O S D E F O R M A A Q U E N E N H U M S E S O B R E P O N H A AO O U T R O. A S H A R M O N I Z A ES S O S E M P R E P O R C O R T E ( Q UA N D O, P O R E X E M P LO, O S E L E M E N TO S DA B R E JA , C O M O C A R B O N ATA O E A M A R G O R , " Q U E B R A M " A G O R D U R A P R E S E N T E N O P R ATO, L I M PA N D O O PA L A DA R PA R A A N OVA G A R FA DA ) , C O N T R A S T E ( Q UA N D O A S C A R A C T E R ST I C A S D I F E R E N T ES E N T R E O P R ATO E A C E RV E JA A C A B A M P O R VA LO R I Z A R A A M B O S ) , E S E M E L H A N A ( Q UA N D O P R ATO E C E RV E JA P O S S U E M E L E M E N TO S S E N S O R I A I S Q U E S E A S S E M E L H A M E A G R EG A M S E N S A ES AO S D O I S ) , D E M O D O Q U E A S Q UA L I DA D E S R EC P R O C A S S E JA M R E S S A LTA DA S . P O R E X E M P LO, PA R A A C O M PA N H A R U M P R ATO D E C A R N E C O M M O L H O I N T E N S O, D E V E - S E B U S C A R A S B E B I DA S M A I S E N C O R PA DA S E C O M P L E X A S ; S E A P R E PA R A O F O R R I C A E M G O R D U R A , R EC O M E N DA - S E C E RV E JA S B A S TA N T E LU P U L A DA S , C A R B O N ATA DA S E C O M A LTO T EO R A LC O L I C O. J PA R A A C O M PA N H A R P R ATO S L E V E S E F R U TO S D O M A R , O I D EA L R EC O R R E R S C E RV E JA S D E T R I G O O U S TRADICIONAIS PILSNER.

Dicas gerais de harmonizao


Cervejas leves acompanham comidas leves, enquanto cervejas mais fortes, intensas e encorpadas harmonizam melhor com comidas mais pesadas e gordurosas Pense em Ales como Vinho Tinto e Lagers como Vinho Branco. Como as Ales so fermentadas em temperaturas mais altas, normalmente so de aromas e sabores mais complexos. Lagers, por serem fermentadas em temperaturas mais baixas, so normalmente mais leves, com aromas e sabores mais suaves. Outro comparativo vlido pensar em cervejas de alto amargor como se fossem vinhos bem cidos ou com bastante tanino. Quanto mais escura a cerveja, mais escura deve ser a comida da harmonizao. Cervejas escuras recebem essa cor dos maltes escuros, que normalmente tm um sabor mais tostado e algumas vezes mais adocicado, que combina bem com os mesmos sabores das comidas bem assadas ou grelhadas. Quanto mais picante for a comida, mais lupulada e amarga deve ser a cerveja. O lpulo consegue cortar bem o efeito das pimentas, permitindo que voc consiga sentir melhor os sabores tanto do prato quanto da cerveja.

Deixe que a regio seja seu guia. Cervejas e comidas originrias da mesma regio quase sempre funcionam bem juntas.
importante ter ateno especial sequncia em que so servidas as cervejas. Se voc planeja servir

Dicas gerais de harmonizao


importante ter ateno especial sequncia em que so servidas as cervejas. Se voc planeja servir cervejas de diferentes estilos, prefira comear com as mais leves, tanto em sabores quanto em lcool, evoluindo para cervejas mais complexas e encorpadas no final. O mesmo vale para cervejas secas e doces. Comece pelas secas. O objetivo que os sabores mais intensos no atrapalhem ou sobreponham os sabores mais leves. Tambm evita que as pessoas sintam-se pesadas ou sonolentas logo no incio da harmonizao.

PILSEN baixa fermentao

A mais popular, refrescante e tem aroma com notas leves de malte, lpulo e frutas. Combina com praticamente tudo, de feijoada a caviar. Harmonize: Com queijo brie jovem, aperitivos, aperitivos, carnes vermelhas, defumados e pratos orientais.

BOCK baixa fermentao

Tipca cerveja de inverno. Escura com tom avermelhado, mas amarga e com teor alcolico mais elevado (6% a 7%).

Harmonizao: Salsichas, pretzels e mostarda.

WEISS baixa fermentao

Malte feito a partir do trigo (em vez da tradicional cevada), com espuma mais cremosa. Pouco amarga, refrescante e leve, clara e de teor alcolico mdio (4,5% a 6%).

Harmonizao: queijos de cabra, frios, defumados, pratos alemes e aperitivos.

STOUT alta fermentao


Cerveja escura e densa, com aroma e paladar torrado de malte. originria da Irlanda e rica em lpulo. Harmonizao: Excelente para acompanhar queijo parmeso, ostras, mariscos, crustceos e chocolate.

PALE ALE alta fermentao


Cerveja de alta fermentao, de estilo belga. Acompanha: Bem queijo roquefort e carnes fortes, como carneiro e porco.

RED ALE alta fermentao


Cerveja densa, encorpada e cremosa. Alto teor alcolico (5% a 7%).

Harmoniza-se: bem com carnes vermelhas, porco e caas.

Q U E I J O S

Anda mungkin juga menyukai