Anda di halaman 1dari 51

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Prof. Fabrcio Jos Costa de Holanda Mestre em Economia Agricola - UFC Bacharel em Cincias Econmicas - UFC

Licenciatura em matemtica - UECE

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

No nosso dia a dia, estamos diante de diversas questes de natureza econmica. Desemprego; Inflao; Dficit pblico; Alteraes nas taxas de juros; Aumento de impostos; Desvalorizao da taxa de cmbio.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO


O problema da escassez: o problema econmico central de qualquer sociedade. Se no houvesse escassez, tampouco haveria a necessidade de se estudar economia.
Necessidades humanas variadas e ilimitadas

Recursos produtivos variados e limitados

Escassez de bens e servios

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO


O Fenmeno da escassez est presente em qualquer sociedade, seja ela rica ou pobre. Pases como os Estados Unidos e a Sucia no tem a escassez como problema grave, ao contrrio de outros pases como Somlia e a Etipia que sequer conseguem satisfazer as necessidades bsicas da populao. Ex: sade, educao, segurana, acesso a gua potvel, saneamento bsico, etc.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO


Origem da palavra "economia": Em termos etimolgicos a palavra economia vem do grego oikonomia - oikos (= casa) + nomos, (= norma, lei). Economia significa, portanto, a administrao de uma unidade habitacional (casa), ou administrao da coisa pblica ou de um estado.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Quando

uma pessoa tachada de econmica est se querendo dizer que ela cuidadosa e parcimoniosa no gasto de dinheiro ou na utilizao de materiais, ou seja, que ela cuidadosa na administrao dos seus recursos.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO


Economia a cincia social que estuda como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizao alternativa, na produo de bens e servios de modo a distribu-los entre as vrias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO


Custo de oportunidade: Pode ser interpretado como aquilo que voc abre mo para ter outra coisa. Por exemplo, um estudante de nvel superior que sacrifica suas trs horas de aula para dormir. Outro exemplo: um advogado trabalhista que sacrifica, ou renncia um dia til da semana para descansar em casa.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Bens e Servios: tudo aquilo que satisfaz uma necessidade humana. Eles carregam em si a utilidade. Os bens podem ser classificados quanto sua raridade, quanto a sua natureza, destino de utilizao, etapa de consumo e carter.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Quanto a raridade: a) Bens livres: so aqueles cujo acesso livre a todos indistintamente, sem a concorrncia no consumo e sem que seja necessrio pagar por seu uso. Ex: a luz solar. b) Bens econmicos: so aqueles em que seu consumo implica em relaes econmicas. So relativamente escassos e h necessidade de esforo humano para obt-los.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

O consumo concorrente, ou seja, o consumo de determinada quantidade de um bem por um indivduo significa menor quantidade a se consumida por outro. justamente a escassez que define o preo. Todos os bens que compramos so bens econmicos. Ex: casas, carros, roupas, alimentos, mensalidade de academia, etc.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Quanto a natureza: a) Bens materiais: so aqueles que possuem caractersticas tangveis, ou seja, so feitos de matria e possuem peso, tamanho, e outras caractersticas fsicas. Ex: uma casa, uma alimento, etc. b) Bens imateriais: so intangveis, pois no envolvem matria.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

So servios, que ao pagar por eles no temos objeto fsico para comprovar a compra, como o caso de um servio mdico, de um advogado, a gesto de um administrador, etc. Quanto ao destino: Bens de consumo: durveis, e no durveis.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Bens de consumo durveis: so aqueles que podem ser utilizados repetidas vezes e por muito tempo. Ex: automveis, eletrodomsticos. Bens de consumo no-durveis: so bens que possuem durabilidade inferior do que os bens de consumo durveis. Ex: vesturio, calados, alimentos, gasolina etc.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Bens de capital: no so utilizados para satisfazer diretamente as necessidades humanas, mas esto inseridos no processo de produo dos bens de consumo. Ex: mquinas, equipamentos, computadores, instalaes, edifcios das empresas.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Quanto a etapa de consumo: a) Bens de consumo final: j esto prontos para o consumo, ou seja, j passaram por todos os processos de transformao. Ex: um aparelho celular. b) Bens de intermedirios: so aqueles que no esto em sua forma final de consumo. Ex: a madeira para produo de mveis, fertilizantes usados no agronegcio.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Quanto ao carter: a) Bens privados: so produzidos e possudos privadamente. Ex: uma televiso LCD. b) Bens pblicos: so fornecidos pelo setor pblico. Ex: Educao, justia, segurana.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO


Fatores de produo ou recursos produtivos: so elementos utilizados no processo de fabricao de variados tipos de mercadorias, as quais, por sua vez, so utilizadas para satisfazer necessidades. So eles: a) Recursos naturais b) Recursos humanos c) Capital Capacidade empresarial e) Tecnologia

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO


Terra (ou Recursos naturais): so os recursos naturais existentes, ou ddivas da natureza, tais como florestas, recursos minerais, recursos hdricos. Compreende no s o solo utilizado para fins agrcolas, mas tambm o solo utilizado na construo de estradas. Outros exemplos: a energia solar e elica (ventos) que so utilizados na produo de bens econmicos.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO


Trabalho: o nome dado a todo esforo humano, fsico ou mental, despendido na produo de bens e servios. Constitui trabalho no sentido econmico o servio prestado por um mdico, um administrador de empresa, o trabalho de um operrio empregado na construo civil, a superviso de um gerente de banco, o trabalho de um agricultor no campo, etc. Obs: A quantidade e a qualidade da fora de trabalho so limitados.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO


Capital (ou Bens de Capital): so o conjunto de bens fabricados pelo homem e que no se destinam satisfao de outros bens. O capital inclui todos os edifcios e todos os tipos de equipamento que podem ser utilizados na produo de bens. Exemplos: computadores, mquinas, usinas, estradas de ferro, instalaes fabris, mobilirios de escritrio, etc.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO


Capacidade Empresarial: O empresrio exerce funes fundamentais para o processo produtivo. O empresrio organiza a produo, reunindo e combinando os demais recursos produtivos, assumindo, assim, todos os riscos inerentes elaborao de bens e servios. ele quem colhe os ganhos do sucesso (lucro) ou perdas do fracasso (prejuzo).

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

O preo pago pela utilizao dos servios dos fatores de produo ir se constituir na renda dos proprietrios desses fatores. REMUNERAO DOS PROPRIETRIOS DE RECURSOS
Terra Trabalho Capital (emprstimo) Capital (mquinas) C. empresarial Aluguel Salrio Juros Aluguel lucro

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO


Tecnologia: especifica todas as possibilidades tcnicas pelas quais os fatores de produo podem ser transformados em produto. De todas as possibilidades disponveis a uma empresa, o empresrio selecionar aquela que ele julgar ser a mais eficiente economicamente. A tcnica economicamente mais eficiente ser aquela que permitir a obteno do mesmo nvel de produo que as tcnicas alternativas, ao menor custo possvel.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Agentes econmicos: Agentes econmicos so pessoas de natureza fsica ou jurdica que, atravs de suas aes, contribuem para o funcionamento do sistema econmico. So eles: a) Famlias (ou unidades familiares); b) Empresas (unidades produtivas); c) Governo

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO


Famlias: incluem todos os indivduos e unidades familiares da economia e que, no papel de consumidores, adquirem os mais diversos tipos de bens e servios, objetivando o atendimento de suas necessidades de consumo. Ao contrrio, as famlias, fornecendo os diversos fatores de produo: trabalho, terra, capital (emprstimo) e capacidade empresarial. A remunerao dos fatores de produo so os salrios, aluguis, juros e lucro.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO


Firmas ou empresas: so unidades encarregadas de produzir e/ou comercializar bens e servios. A produo realizada por meio da combinao dos fatores produtivos adquiridos juntos s famlias. Tanto na aquisio de recursos produtivos quanto na venda de seus produtos, as decises das firmas so guiadas pelo objetivo de se conseguir o mximo lucro.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO


Governo: inclui todas as organizaes que, direta ou indiretamente, esto sob o controle do estado, nas esferas federais, estaduais e municipais. Papis do governo: i) O governo intervm no sistema econmico como empresrio e produtor de bens e servios atravs de suas firmas estatais. ii) O governo pode agir como comprador quando contrata servios, adquire materiais, equipamentos.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO


iii) O governo intervm no sistema econmico por meio de regulamentos e controles com a finalidade de disciplinar a condutas dos demais agentes econmicos. Exemplo: CADE Conselho de Administrao de Defesa Econmica. Agencias Reguladoras: ANEEL, ANATEL, ANAC.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Mercado: um local ou contexto em que compradores (o lado da procura) e vendedores (o lado da oferta) de bens e servios ou recursos estabelecem contato e realizam transaes.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

O lado dos compradores constitudo tanto de consumidores, que so compradores de bens e servios quanto de empresas, que so compradoras de recursos (trabalho, terra, capital e capacidade empresarial) utilizados na produo de bens e servios.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

J o lado dos vendedores composto pelas empresas, que vendem bens e servios aos consumidores que por sua vez vendem (ou arrendam) para as empresas seus recursos em troca de remunerao (salrios, aluguis etc.).

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Muito embora, saibamos que mercado o ponto de encontro entre compradores e vendedores que ali comparecem, nem todos os mercados comportamse da mesma maneira. Estes mercados diferem em funo de dois fatores principais: I) nmero de firmas produtoras atuando no mercado e II) homogeneidade (igualdade) ou diferenciao dos produtos de cada firma.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

a) b) c) d)

Mercado de Concorrncia Perfeita Monoplio Concorrncia Monopolistica Oligoplio

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Concorrncia Perfeita: um tipo de mercado em que h um grande nmero de compradores e vendedores (firmas=empresas) e cada um to pequeno que nenhum deles, agindo individualmente, consegue afetar o preo da mercadoria. Os produtos de todas as firmas que compem o mercado devem ser homogneos. Ex: vrios mercados de produtos agrcolas.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Outro exemplo: Quiosques de Cocos na praia de Iracema: So tantos quiosques (oferta de coco) que se, algum deles tentar vender o coco por um preo mais alto, os compradores simplesmente iro adquiri-lo no quiosque concorrente.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Analogamente, nenhum comprador (demanda) conseguir comprar por um preo mais baixo, porque existindo um grande nmero de consumidores, os vendedores dos quiosques sabem que, se no venderem para um consumidor, vendero para outro.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Monoplio: uma situao de mercado em que uma nica firma vende um produto que no tenha substitutos prximos. uma situao totalmente oposta da concorrncia perfeita, uma vez que do lado da oferta no h concorrncia nem produto concorrente.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Os consumidores diante de um monopolista, ou aceitam as condies estipuladas pelo monopolista, ou ento abandonam o mercado, deixando de consumir o produto. Exemplo: um nico produtor que detm uma patente ou controle sobre uma fonte de recursos essencial para a elaborao de um produto.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO


Concorrncia Monopolstica: uma situao de mercado na qual existem muitas firmas vendendo produtos diferenciados, mas que so substitutos prximos entre si. uma situao intermediria entre a concorrncia perfeita e monoplio.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

A diferenciao pode ser de qualidade, forma, desenho, apresentao, embalagem etc. Isso faz com que os produtores sejam praticamente os nicos a produzirem tal bem, o que lhes confere, ainda que temporariamente, um certo poder monopolstico.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO


Restaurantes: pizzarias, comidas regionais, comida japonesa, etc; Sabo em P: Omo, Ace, etc; Perfumes e cuidados pessoais: Natura, Boticrio, gua de Cheiro, Avon, etc; Pastas de dente: Sorriso, Even, Colgate, Oral-B, etc. Barzinhos

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Oligoplio: uma situao de mercado em que um pequeno nmero de firmas domina o mercado, controlando a oferta de um produto. Esse produto pode ser homogneo ou diferenciado. Um exemplo de oligoplio diferenciado a indstria automobilstica.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Quanto ao controle sobre os preos, os oligopolistas, por serem poucos, podem-se se unir para evitar a concorrncia entre eles e para impor um preo ao mercado.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

O acordo que geralmente as empresas oligopolistas fazem visando aumentar seus lucros conhecido como conluio. e Cartel: a unio de empresas (geralmente grandes) com o objetivo de auferir maiores lucros ou de obter maior fatia de mercado, evitando a concorrncia entre si.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Variveis Fluxo e Estoque As variveis fluxo so medidas dentro de intervalos de tempo. Precisa de uma dimenso temporal. Ex: Um empresrio que teve gastos para manuteno da empresa no valor de R$ 150.000,00 ms.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

As variveis estoque, por sua vez, so medidas em pontos (ou momentos, ou instantes especficos) do tempo. Ex: Um empresrio que contabiliza sua riqueza no dia 31/12/2013: R$ 200.000,00 em dinheiro, R$ 300.000,00 em ttulos e R$ 400.000,00 em ativos fsicos, perfazendo um total de R$ 900.000,00.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO


RendaRiqueza Renda aquilo que voc ganha em um determinado perodo de tempo. Exemplo: $ 2.000,00 por ms ou $ 2.400,00 por ano.

ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

Riqueza constituda pelo valor total das coisas que voc possui (dinheiro em mos, dinheiro em contas bancrias, aes, conjunto de bens que constituem seu patrimnio propriedades, obras de arte etc.) menos tudo o que voc deve (hipotecas de residncias, dbitos em cartes de crdito, emprstimos pessoais e assim por diante).

Anda mungkin juga menyukai