Anda di halaman 1dari 18

Ao baintico baixo carbono e alto mangans resfriado ao ar contendo 0,02% de nibio

FENG C., FANG H., ZHENG Y., BAI B. Departamento de Cincia dos Materiais e Engenharia Universidade de Tsinghua, Pequim, China. Journal of Iron and Steel Research, 2010.

1. Motivao
1920: descoberta da estrutura baintica por Robertson; 1950s: desenvolvimento de aos bainticos baixo carbono resfriados a ar com adio de Mo e B: - Problema: alto custo (Mo). 1970s: Hang et al desenvolvem aos bainticos baixo carbono e alto Mn. Vantagens: menor custo, maior endurecibilidade, menores temperaturas de transformao e melhores propriedades. Boa aceitao em linhas de laminao; Ao Fgba/Gb (alto Mn) necessitam maiores percentuais de elementos de liga (C, Mn ou Cr) para aumento de resistncia prejudica tenacidade e soldabilidade; Estudos mostram que adies de Nb causam aumento de resistncia sem prejudicar tais propriedades falta de dados quantitativos sobre o mecanismo pelo qual isso ocorre; Aplicaes: fins estruturais, vasos de presso, guindastes, tubulaes para leo e gs, etc.

2. Objetivo
Determinar como a adio de Nb afeta as propriedades mecnicas do ao Fgba/Gb e estudar a influncia desse elemento na evoluo da microestrutura do mesmo material.

3. Materiais e mtodo experimental

Tabela 1: composio qumica dos aos testados.

Materiais fundidos num forno por induo e vcuo; Conformados em tarugos 60 mm x 60 mm x 130 mm; Dois tarugos de cada material foram aquecidos a 1250 C por 1 h e laminados conforme a Figura 1.

Figura 1: tratamento termomecnico dos aos testados.

3. Materiais e mtodo experimental


Ensaios mecnicos INSTRON 4206; Preparadas amostras para ensaio Charpy (10 mm x 10 mm x 55 mm); Ambos os testes mecnicos triplicata; Amostras para exame microscpico (MO e MEV): lixadas e polidas mecanicamente e atacadas com Nital 4% - superfcie das amostras perpendicular direo de laminao; TEM: microscpios JEM 200CX e JEM 2011 operando a 200 kV. Preparao: amostras de 0,4 mm de espessura, lixadas at 30 m > eletropolimento em soluo inica remoo eletroltica de irregularidades.

4. Resultados e discusso
Resultados dos testes mecnicos mostrados na Figura 2:

Figura 2: efeito da adio de 0,02% Nb nas propriedades mecnicas do ao Fgba/Gb.

4. Resultados e discusso
As microestruturas obtidas por microscopia ptica para o ao sem adio de Nb so mostradas na Figura 3: Ferrita proeutetoide: regies brancas; Regies escuras: matriz baintica - ripas de ferrita com ilhas de M/A (martensita + austenita retida).

Figura 3: microestruturas do ao Fgba/Gb sem adio de Nb (MO).

4. Resultados e discusso
As microestruturas obtidas por microscopia ptica para o ao com adio de 0,02% Nb so mostradas na Figura 4; Estrutura de gros mais refinada; Diminuio da frao volumtrica de ferrita.

Figura 4: microestruturas do ao Fgba/Gb com adio de 0,02% Nb (MO).

4. Resultados e discusso
Exame da microestrutura do ao sem adio de Nb mostrada na Figura 5;

Figura 5: microestruturas do ao Fgba/Gb sem adio de Nb (MEV).

4. Resultados e discusso
Exame da microestrutura do ao com adio de Nb mostrada na Figura 6; Maior frao volumtrica de bainita menor tamanho de gro.

Figura 6: microestruturas do ao Fgba/Gb com adio de 0,02% Nb (MEV).

4. Resultados e discusso
Comparao entre microestruturas por MET (Figura 7); Estrutura com plaquetas de carbonetos intermediada por ripas de ferrita, mais fina, com mais barreiras movimentao de discordncias.

Figura 7: microestruturas do ao Fgba/Gb com e sem a adio de 0,02% Nb (MET).

4. Resultados e discusso
Os resultados indicam que a diminuio da frao volumtrica de ferrita proeutetoide (e o aumento da frao volumtrica de bainita) explicada pelo fato de que a adio de Nb inibe a transformao . Os Nb segregado nos contornos de gro, onde diminui a taxa de difuso de carbono;

4. Resultados e discusso
Em estudos anteriores, Habraken mostrou que a tenacidade das estruturas ripadas maior que a tenacidade dos gros massivos e irregulares de ferrita nestes, o mecanismo de propagao de trincas multicanal -> menor resistncia propagao da trinca; frao volumtrica e/ou tamanho da fase baintica (refinamento da estrutura)

AUMENTO NA TENACIDADE

4. Resultados e discusso
Portanto, se a tenacidade teoricamente diminuiria com a diminuio da frao volumtrica de ferrita proeutetoide, o aumento da frao volumtrica da bainita e o seu menor tamanho de gro possibilita uma estrutura com melhores tenacidade e resistncia.

4. Resultados e discusso
Incluses na microestrutura; EDX da amostra de ao Fgba/Gb com adio de Nb mostradas na Figura 8; Pico para o Ti: formao de carbetos e nitretos (TiC/TiN) Nb?; No se observa o mesmo fenmeno para o Nb -> a grande maioria do elemento est em soluo com a matriz;

Figura 8: micrografia (rplica) mostrando as incluses na estrutura e resultados de espectroscopia de energia dispersiva de raios X para o ao Fgba/Gb com adio de 0,02% Nb.

4. Resultados e discusso
Estudos anteriores j sugeriram que o aumento de resistncia em outros aos com presena de Nb-Mo se dava pela formao de NbC e NbN, mas Kaji et al afirmaram posteriormente que o aumento de resistncia devido ao Nb como soluto, na verdade, se d pelo retardamento das transformaes perlticas e ferrticas, alm de refinar a estrutura; O presente trabalho corrobora o estudo de Kaji et al, pois pela anlise de EDX, houveram pequenas precipitaes de carbetos e nitretos de Nb, e praticamente todo o elemento est em soluo, devido pequena adio (0,02%); Nb segregado para os contornos de fase /, o que restringe a difuso de C e, portanto, a transformao de austenita em ferrita. Alm disso, tambm h a diminuio da temperatura de transformao baintica e aumento da fora motriz para a nucleao da mesma, refinando a estrutura.

5. Concluses
Pequenas adies de Nb melhoram as propriedades mecnicas do ao Fgba/Gb; Estas adies possibilitam o refino de gro da estrutura, alm de alteraes das fraes dos microconstituintes de maneira a otimizar a relao resistncia/tenacidade; O mecanismo do aumento de resistncia explicado, portanto, pela segregao de Nb nos contornos de fase /, ao invs da formao de precipitados (NbC ou NbN).

6. Referncias bibliogrficas
C. Feng et al. / Journal of Iron and Steel Research, International, 17 (4), (2010), 53-58; L. Qian et al. / Materials and Design 39 (2012) 264268; H. Kaji, Fine Grained Low Carbon Structural Steels With Small Additions of Niobium and Vanadium [J]. Tetsu-to-Hagane, 1972, 58 (13): 1759; L. Habraken, [J]. Revue de Metallurgie 53 (12), (1956): 930; A. J. Abdalla et al. / Revista Brasileira de Aplicaes de Vcuo, v. 25, n. 3, 175-181, 2006; INFOMET, <http://www.infomet.com.br/acos-e-ligas-conteudoler.php?cod_tema=9&cod_secao=10&cod_assunto=116&cod_conteudo= 197> Acessado em 07/06/2013.

Anda mungkin juga menyukai