Anda di halaman 1dari 19

SISTEMA NERVOSO AUTNOMO

PROFESSORES: ANDR W. GARCIA & GISELE S. FLR

SNA
O conhecimento antomo-fisiolgico do Sistema Nervoso Autnomo (SNA) acrescenta muito na compreenso do interagente, pois todas as funes e reaes mais sutis do organismo dependem dele. O Sistema Nervoso juntamente com o Sistema Endcrino so os responsveis pela integrao do organismo a nvel interno e externo. A adaptao do indivduo aos estmulos pelo Sistema Endcrino mais lenta.

Sistema Nervoso
O Sistema Nervoso pode dividir-se de acordo com os critrios anatmicos, embriolgicos e funcionais ou conforme a segmentao.

DIVISO FUNCIONAL DO SN
o Sistema Nervoso pode ser dividido em Somtico e Visceral. O Somtico responsvel pela integrao do indivduo com o meio que o cerca. Recebe os impulsos externos atravs dos receptores perifricos (Sistema Aferente) que se comunicam com os centros nervosos levando aos msculos esquelticos o seu comando, por isso denominado Sistema Nervoso de Vida de Relao.

DIVISO FUNCIONAL DO SN
O Sistema Nervoso Visceral ou de Vida Vegetativa relaciona-se com a inervao das estruturas viscerais para garantir o equilbrio interno (Homeostase) atravs da integrao das atividades das vsceras.

SNA
Tanto no Sistema Nervoso Somtico como no Visceral existem componentes aferentes e eferentes. A denominao do Sistema Nervoso Autnomo (SNA) se aplica nica e exclusivamente parte eferente do Sistema Nervoso Visceral (SNV).

Diferenas entre SN Somtico Eferente e SNA


O estmulo do SNS Eferente termina em um msculo estriado esqueltico (voluntrio). E no tem interrupes, apenas uma clula nervosa; O estmulo do SNA termina em um msculo liso, glndula ou musculatura estriada cardaca (involuntrio). E sempre interrompido por pelo menos uma sinapse;

SNS / SNA

SNA

Sistema Nervoso Visceral Eferente ou SNA


Divide-se em: Simptico e Parassimptico; Embora didaticamente aceite-se um antagonismo entre os dois componentes, sabe-se que eles atuam em conjunto para promover a homeostase do organismo;

SNA

SNA
A prpria denominao "autnoma" pode ser questionvel, uma vez que sabemos que o Sistema Nervoso uma unidade, um todo integrado. O Sistema Nervoso Autnomo depende de uma funo central e pode ser influenciado pela vontade do indivduo, considerando o controle da freqncia cardaca e a prpria inverso do peristaltismo intestinal que alguns yogues conseguem promover no seu organismo.

Diferenas entre os sistemas SIMPTICO e PARASSIMPTICO


No SN Simptico os neurnios prganglionares saem da medula espinhal entre as vrtebras T 1e L2. E no SN Parassimptico saem do tronco enceflico e de S2, S3 e S4; SNS gnglios paravertebrais e SNP gnglios prximos ao rgo efetor;

Fibras pr-ganglionares possuem Bainha de Mielina. Assim, as respostas do SNP tendem a ser mais rpidas e mais precisas do que no SNS;

Respostas como: rpida pulsao cardaca, elevao da presso arterial e stress, so especialidades do SNS;

SNA

Anda mungkin juga menyukai