Anda di halaman 1dari 6

Psorase

(do grego psora "coceira" + -sis "ao, condio)

A psorase uma doena crnica da pele, no contagiosa, que afeta entre 1 a 5% da populao mundial e mais frequente entre caucasianos.

A psorase uma condio com mltiplas causas, que podem ser genticas, imunitrias, ambientais e fisiolgicas. Estes fatores alteram o funcionamento das clulas cutneas, em particular os queratincitos ( responsveis pela sntese de queratina) e os fibroblastos ( responsveis pela regenerao do tecido conjuntivo) e na maior parte das vezes este processo acompanhado de um processo inflamatrio. A pele que afetada pela psorase tem um defeito bsico: As clulas na epiderme so renovadas demasiado depressa, quatro a seis vezes mais depressa do que pele normal.* Isto acontece devido ao defeito no controlo dos fibrolastos (derme), sobre a renovao dos queratincitos (epiderme) que multiplicam-se anormalmente e produzem uma queratina de baixa qualidade que resulta em escamas. A Reao inflamatria da pele causado pelo sistema de defesa local, formado pelo linfcito T, ativado como se a regio cutnea tivesse sido agredida. Em consequncia, liberam substncias mediadoras da inflamao, chamadas citocinas que aceleram o ritmo de proliferao das clulas da pele. Como resultado a pele inicia um processo permanente de cicatrizao.

Existem diversos tipos de psorase, classificados de acordo com o seu aspeto clnico. Os mais importantes so:

Psorase em placas (psorase vulgar) a forma mais predominante de psorase, afetando 95% das pessoas com psorase. As leses so claramente demarcadas e podem estar rodeadas por um anel ntido. A psorase pode surgir em vrias partes do corpo e as leses variam dependendo da parte do corpo afetada. Psorase gutata Em vez de placas espessas e grandes, este tipo de psorase surge na forma de pequenos pontos vermelhos escamosos que se assemelham a pequenas gotas de gua borrifadas pelo corpo. A psorase gutata mais predominante em crianas.

Psorase numular A psorase numular caracteriza-se por placas redondas, que tm vrios centmetros de dimetro. A sua forma e tamanho so mais ou menos o de uma moeda. Psorase pustular As leses caracterizam-se por pstulas. As palmas das mos, plantas dos ps, dedos e unhas so os mais afetados.

Psorase eritrodrmica Pode afetar a maior parte da superfcie corporal, tornando-se a pele eritemato-escamosa (coberta por manchas vermelhas escamosas).

As placas psoriticas surgem muitas vezes nos cotovelos, couro cabeludo e joelhos, mas podem igualmente afetar outras partes do corpo como a face, os ps e as membranas mucosas. O mapa a baixo identifica as zonas mais predominantes e alguns exemplos:

A origem da psorase no est totalmente esclarecida, embora se saiba da sua existncia seculos no seculo XX que provou-se ser uma doena multifatorial. A psorase pode surgir em qualquer idade, mas as primeiras erupes surgem com maior frequncia entre os 10 e os 30 anos de idade. uma condio vitalcia e imprevisvel.

Alguns fatores que podem desencadear a Psorase: Infees bacterianas genetico Ar seco, pele seca Uso de alguns frmacos Stress, depresses, traumatismos Falta/ excesso de luz solar lcool , Tabaco

Em geral uma doena que pode desenvolver-se em pessoas com um sistema imunitrio debilitado.

No existe uma cura definitiva para a Tratamentos psorase, mas sim um Teraputicas Tpicas (aplicao de loes, cremes ou pomadas sobre a pele) conjunto variado de Helioterapia (exposio luz solar) tratamentos Fototerapia (exposio da pele a fontes artificiais de luz ultravioleta)
Medicamentos sistmicos (via oral ou injetveis)

Psorase e a Medicina Alternativa

A Medicina Natural entende este problema como uma acumulao de CAUSAS e tenta equilibrar cada um delas.

Causa Alimentar - No existe nenhuma cura sem que equilibremos nossa dieta, evitar carnes, lcteos, excitantes, caf, tabaco, e comida industrializada. Aumentar as frutas, verduras e gorduras saudveis. Causa Alrgica - Muitos especialistas relacionam a psorase a toma de vacinas e a outras medicaes. Outra causa pode ser alergias ou intolerncias a determinados alimentos. Causa da M Eliminao - H que ajudar o organismo a eliminar toxinas, para isso temos de evitar a obstipao (evacuar 2 vezes ao dia), ajudar o trabalho do fgado e do rim e favorecer a sudorao. Causa Mental-emocional - o Stress agrava e desencadeia a psorase. importante reorganizar nossa vida, fazer caminhadas, relaxar, evitar tomar excitantes e em alguns casos tomar plantas relaxantes.

Medicina Chinesa a doena um desequilibro da relao entre o rim (que simboliza a gua) e o Fgado (que simboliza o Fogo), por vazio da energia renal h um desequilbrio do fgado que passa a metabolizar mal. 4 alvos teraputicos nesta doena: 1- equilibrar o metabolismo heptico (fgado) e a relao Fgado / Rim 2- melhorar a pele 3- equilibrar as emoes (no sendo uma doena psicolgica, piora quando se esta deprimido ou ansioso) 4- Equilibrar o sangue, pois acredita que o fgado dos psoraticos envia toxinas para o sangue que so eliminadas pela pele. os princpios da Ayurveda, doenas de pele com psorase e similar pode ser causado por insuficincia dos doshas Kapha e Vata. Kapha dosha pensado para governar o sistema imunolgico, enquanto dosha vata pensado para governar a diviso celular e descarga de resduos enfatiza a preveno de combinar os alimentos que produzem efeitos opostos sobre o corpo. o consumo excessivo de alimentos salgados podem causar desequilbrios nos doshas Kapha e Vata. A medicina indiana tambm identifica outros fatores que podem desequilbrio dos doshas e psorase causa. Segundo o site Ayurhelp, o estresse um dos principais contribuintes para essa condio, e deve ser gerido atravs da meditao e yoga. As pessoas com psorase tambm deve evitar dormir tarde para ajudar a trazer os doshas em equilbrio. Sabo podem tambm irritar a psorase. O site Ayurhelp recomenda lavagem com grama de farinha em vez de sabo.

Anda mungkin juga menyukai