Anda di halaman 1dari 36

tica, Esttica e Ludicidade

prof. : rica

RESUMO Introduo Os Principais Valores ticos para uma Educao de Qualidade A Postura do professor como influncia nos alunos A Postura do professor x ambiente escolar tica do aluno

Gingo Propaganda concluso

O artigo trata da postura do professor em sala de aula paralelamente aos valores ligados a este profissional, mostrando por meio de conceitos ticos ligados a estes dois fatores (professor x valores). Apresenta contribuies de como resgatar algumas atitudes positivas em sala de aula e discute a necessidade de um compromisso de conduta. O artigo tem o objetivo de discutir/refletir sobre como deve ser a postura do profissional. No primeiro momento, veremos quais seriam os valores para uma prtica educativa, aps, a influncia que estes valores exercem sobre os alunos e para concluir a conduta do professor com os demais colegas professores.

A idia de pesquisar sobre o tema "postura do professor em sala de aula", surgiu, aps ter concludo o II estgio no ensino fundamental. Foram feitas reflexes durante o curso de pedagogia a respeito da postura, dos valores, da forma como o profissional da educao deve comportar-se dentro de uma sala de aula perante seus alunos e at mesmo como estas atitudes afetam o convvio com seus demais colegas educadores. Nos Parmetros Curriculares Nacionais, publicado em 1997, a tica alm de ser considerada um dos temas mais trabalhados pelo pensamento filosfico contemporneo, tambm um tema presente no cotidiano de cada um, fazendo parte do vocabulrio conhecido por

quase todos. Leia-se:

"A reflexo tica traz luz a discusso sobre a liberdade de escolha. A tica interroga sobre a legitimidade de prticas e valores consagrados pela tradio e pelo costume. Abrange tanto a crtica das relaes entre os grupos, dos grupos nas instituies e perante elas, quanto a dimenso das aes pessoais" (p.29-30)

como deve comportar-se o professor dentro da sala de aula? Estudos na rea da psicopedagogia e da tica nos trazem algumas reflexes:

a) Quais valores seriam necessrios ao professor para atuar de maneira tica? b) Como esses valores influenciam seus alunos?
c) De que forma essa postura pode afetar o ambiente escolar em que trabalha?

Para responder a estas questes, sero analisadas algumas passagens bibliogrficas do autor Paulo Freire, Vygotsky, Weber, Smolka , entre outros autores.

VYGOTSKY

Piaget _ Vygotsky

Paulo freire

Vivemos em uma poca em que tudo depende do conhecimento.Acreditamos em uma educao de qualidade,acreditamos em uma vida plena e digna de amor,carinho,respeito e cuidado. Este profissional da educao deve conter valores como humildade,bom senso,tolerncia,alegria,esperana,comprometimento para que dessa forma possa fazer uma interveno no mundo dessas crianas,e paixo por uma profisso. preciso desenvolver o amor,o carinho,o respeito com os educandos e a forma como os tratamos.Ensinar tambm exige alegria e esperana um valor intrnseco no ser humano.Qualquer professor que no possua esta caracterstica est indo contra especificidade humana,pois somos seres em condio do inacabamento,devemos possuir a conscincia de que a esperana faz parte deste processo formador. Acreditar na educao no fazer de sua atividade profissional,mera forma de ganhar a vida. necessrio tambm que o professor acredite na disciplina que leciona.Quando trabalhamos no ambiente que gostamos sempre iremos produzir timos resultados.

A palavra professor vem de "professar", que, alm de lecionar, significa "declarar publicamente uma convico ou um compromisso de conduta". Os professores so lderes, os representantes dos modelos referenciais em que estudantes solidificam as suas bases. Segundo Reboul,

A educao aparece como uma relao vertical, o sentido de que o professor se situa acima do aluno, o responsvel, aquele que sabe acima daquele que ignora, o adulto acima da criana.

Um professor, pode ter a crena que importante incrementar o contedo de determinada disciplina por valores de sade, respeito, conhecimento, paz, liberdade e responsabilidade social crtica face ao mundo competitivo que se vive. Na sua prtica educativa ensina valores com base de concepo de mundo,de pessoa,de trabalho e respeito ao prximo. preciso trazer a vontade de lecionar para junto de seus alunos,conseguindo assim conquistar seus coraes estimulando-os cada vez mais uma aprendizagem eficaz. Segundo Aristteles, para ser feliz o homem precisa de amigos virtuosos,

esse seria o professor na vida da criana. A felicidade todo empenho


direcionado busca da realizao.

Vygotsky muda o foco da analise psicolgica: no o que


o individuo , a priori, que explica seus modos de se relacionar com os outros, mas so as relaes sociais nas quais ele est envolvido que podem explicar seus modos de ser, de agir, de pensar, de relacionar-se. De fato, o

individuo se desenvolve naquilo que ele atravs daquilo


que ele produz para os outros. Este processo de formao do individuo (...). Na sua esfera particular, privada, os seres humanos retm a funo da interao social (Vygotsky,1981,pp.162,164).

Para haver ambiente favorvel aos educadores,se faz necessrio o cumprimento das normas estabelecidas pela escola,valorizando a profisso e incentivando o intercambio entre todo o corpo diretivo,docente e demais funcionrios da escola.Assim,todos esto interligados,professor,funcionrios da escola,toda a estrutura educacional, inevitvel que a postura fora da sala de aula do professor ir afetar todo o entorno educacional. Bom,a escola um ambiente de constante dilogo,onde todos ns devemos debater as melhores formas de educar.

Qual seria a importncia dos valores citados anteriormente para um professor ter qualidade na sua prtica educativa?

Paulo freire: "O meu respeito de professor pessoa do educando, sua curiosidade, sua timidez, que no devo agravar com

procedimentos inibidores exige de mim o cultivo da


humildade e da tolerncia."(FREIRE, 1995.p.63)

preciso desenvolver o amor, o carinho, o respeito com os educandos e a forma como os tratamos. Na busca de valores nos debatemos com o bom senso, onde nos vemos na docncia cobrando tarefas semanais, cadernos esquecidos, folhas incompletas.

O bom professor deve saber que isto tudo pode ter acontecido no
somente por causa de um descuido do aluno, mas saber, que imprevistos acontecem, como : doenas , atrasos no trnsito ou

simples razes emocionais e quando isso acontecer saber


compreender e ajudar o seu educando auxiliado pelo seu bom senso na hora de educar. o bom senso que vai nos ajudar nas reunies com os pais, a respeito da formatura de seus filhos em que demoram a entrar em comum acordo. O bom senso sempre adverte de que h algo para ser entendido, compreendido mas no diz o que . (FREIRE,1996).

Ensinar tambm exige alegria e esperana estas duas possuem relao infinita. Freire nos emociona com a seguinte observao a respeito deste assunto:

"A esperana de que o professor e alunos podemos


juntos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos igualmente resistir aos obstculos a nossa alegria."

Paulo freire:

"No posso ser


professor sem me pr diante dos alunos, sem mostrar a eles com

facilidade ou
relutncia minha maneira de ser, de pensar e de agir" (FREIRE, 1996).

Freire acredita :

"Devemos sempre estar atentos a leitura que fazem de minha atividade com eles. Precisamos aprender a compreender a significao de um silencio,ou de um sorriso ou de uma retirada da sala de aula. Afinal, o espao pedaggico um texto para ser constantemente lido, interpretado, "escrito" e " reescrito". (FREIRE, 1996, p.97).

Jingle de Propaganda

HAAN... SEI!

Voc que PROFESSOR, no fique de mal humor. Est estressadinho toma um HAAN...SEI! e fique bem!!! Feito com Camomila e Plantas Naturais, Voc vai tomar 30 comprimidos E vai ficar espertinho, HAAN...SEI!

HAAN...SEI!
HAAN...SEI! ...

Haan... Sei

ARNOLD, W.; EYSENCK, H. J.; MEILI, R. Dicionrio de Psicologia. So Paulo: Loyola, 1982. v. 3, p. 54.

Cultura Religiosa/ [ organizada pela] Universidade Luterna do Brasil (Ulbra). ? Curitiba: Ibpex, 2009.

tica, Educao e Trabalho/[organizada pela] Universidade Luterana do Brasil(Ulbra)._ Curitiba: Ibpex,2009 . 2 Jornada Catarinense de Tecnologia

Educacional.

Tecnologia,tica e Valores Humanos SINEPE/SC, n 85, Florianpolis, setembro de 2000.

Filosofia da Educao/[obra] organizada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).- Curitiba:Ibpex,2008

GRN, Anselm . Despertar a Alegria de Viver. Petrpolis, RJ, 2006.

FREIRE, PAULO , Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessrios Prtica


educativa: - So Paulo: Paz e Terra, 1996.

PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Apresentao dos Temas

Transversais,tica. Secretaria da Educao e do Desporto, Braslia, 1997, vol.


8.

Psicodinmica da Aprendizagem/ [organizado pela]Universidade Luterana do

Brasil.- Curitiba: Ibpex,2009.

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem/ [organizado pela] Universidade Luterana do Brasil. ? Curitiba: Ibpex , 2009.

Introduo Psicopedagogia/ [obra organizada pela] Universidade Luterana


do Brasil.- Curitiba: Editora Ibpex,2009.

Ser ou estar professor? A construo da tica no contexto escolar Edina

Verdades da Profisso de Professor Ningum nega o valor da educao e que um bom professor imprescindvel. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar duro, difcil e necessrio, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestgio social e responsabilizados pelo fracasso da educao, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educao que queremos. Aos professores, fica o convite para que no descuidem de sua misso de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem guias e no apenas galinhas. Pois, se a educao sozinha no transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. PAULO FREIRE

Jingle Evelin De Paula Bula e Frasco Marcia Camargo Propaganda Maria Cristina tica do Professor Fabiana Revoredo tica do Aluno Larissa De Oliveira Slaids e Montagem Final Jssica Daiane OBRIGADA PELA ATENO DE TODOS(as)

Anda mungkin juga menyukai