Anda di halaman 1dari 19

Reino Monera

Anabelle B. de Paiva CEFET-SC/Unidade Sj

Caractersticas

O Reino Monera formado por seres vivos unicelulares. Inclui as bactrias e as cianofceas (algas azuis). A estrutura da clula desses seres muito simples e constituda por:
parede celular, envolvendo e protegendo a clula; membrana plasmtica, circundando o citoplasma; ribossomos, nos quais ocorre a sntese de protenas, constituindo os nicos organides citoplasmticos; nucleide ou ncleo difuso, formado por uma molcula de DNA circular e enovelada.

So procariontes

Estrutura

Morfologia

cocos: bactrias esfricas espirilos: bactrias espiraladas bacilos: bactrias basto vibries: bactrias vrgula Muitas possuem flagelos que permitem a locomoo.

Morfologia

Doenas bacterianas

clera: causada pelo vibrio da clera (Vibrio comma); tuberculose: causada pelo bacilo de Koch (Micobacterium tuberculosis); meningite: causada pela Neisseria meningitidis; pneumonia: causada pelo Diploccocus pneumoniae; sfilis: causada pelo espirilo Treponema pallidum; ttano: causada pelo bacilo Clostridium tetani. Muitas outras doenas so provocadas por bactrias, entre elas: mal-de-Hansen (lepra), coqueluche, gonorria, tifo, peste bubnica, erisipela.

Exemplos
Staphylococcus

Tuberculose

Clera

Streptococos

Nutrio e Respirao

Heterotrfica Auttrofa Saprfita (decompositoras) Parasitas

Aerbia (oxignio) anaerbia (fermentao)

Reproduo

Utilidades das bactrias

Bactrias como fertilizantes e digestivos: Nitrossomonas e Nitrobacter que transformam respectivamente, a amnia (NH3) liberada pela urina dos animais em nitrito e o nitrito em nitrato, o que aumenta a fertilidade do solo; Mutulalismo: ocorre entre os ruminantes e as bactrias que vivem em seu estmago; Bactrias e controle biolgico: utilizadas no combate as pragas na agricultura. Um exemplo disto o Bacillus thuringensis, que ataca as larvas de determinados insetos; no tratamento biolgico de guas de rios poludos; tratamento de esgotos; Uso farmacutico e cosmtico: As bactrias tambm podem ser programadas, atravs da engenharia gentica, para produzir a insulina; o caso da toxina botulnica (o "botox") que serve para paralisar, por um perodo, a musculatura do rosto (linhas de expresso), evitando as rugas da idade. Indstria alimentcia: iogurtes, vinagre

Cianofceas
As cianofceas so seres unicelulares, clorofilados, que realizam fotossntese e apresentam nutrio auttrofa. Esses seres possuem, alm da clorofila, um pigmento azul chamado ficocianina, que confere a eles uma colorao verde-azulada. O nome algas azuis no rigorosamente correto, porque as cianofceas no so algas. Por esse motivo, muitos bilogos tm usado o termo cianobactria para referir-se a esses seres. So encontradas na gua doce, no mar e no solo mido. Reproduzem-se por cissiparidade e at hoje no foram observados processos de reproduo sexuada. Podem ser unicelulares ou coloniais, geralmente formando vrios tipos de colnias: filamentosas, globulares etc.

Amostragem

Reino Protista

Os protozorios (gr. protos, primeiro + zoon, animal). so eucariontes unicelulares Compreende os seguintes filos: Protozoa (protozorios), Euglenophyta (euglenas), Chrysophyta, Pyrrophyta (dinoflagelados) e Gymnomycota (mixomicetos).

Classificao

Flagelados

Trypanosoma cruzi (transmissor: barbeiro) Trypanosoma gambiensi (doena do sono, transmitida pela picada da mosca hematfaga tsts (Glossina palpalis)). Leishmania braziliensis (picada de insetos hematfagos pertencentes ao gnero Lutzomyia, conhecidos por birigi ou mosquito-palha); Giardia lamblia.

Doena de Chagas

Rizpodes ou sarcodneos

Amoeba proteus: Conhecida como ameba, encontrada na gua doce.

Entamoeba histolytica: Produz uma parasitose chamada amebase, que pode ser intestinal e extraintestinal.

Esporozorios

Plasmodium: malria, O agente transmissor a fmea do mosquito do gnero Anopheles, vulgarmente conhecido por mosquito prego

Ciliados

Anda mungkin juga menyukai