Anda di halaman 1dari 22

Na busca de compreeder a realidade

social Weber considerou que no seria adequado reduzir a sociedade a um sistema totalizante. As explicaes anteriores tentavam dar conta da realidade social de forma determinista. O DETERMINISMO ocorre quando se tenta explicar a totalidade da questo social reduzindo sua complexidade a um fator predominante: biologia, economia, moral, religio, etc...

FATORES

MONOCAUSALIDADE

DETERMINISMO ECONMICO

DETERMINISMO MORAL
ESTADO

TRABALHO

CASAMENTO

EDUCAO

FAMLIA

Desta forma, para Weber, a sociedade no

poder ser reduzida a um sistema fechado. Por ser muito complexa deveria ser COMPREENDIDA e no EXPLICADA. Para o autor, um fato histrico no ocorre por uma causa somente (econmica ou moral), mas pela AFINIDADE ELETIVA de vrias causas. A Afinidade Eletiva a associao de vrias estruturas sociais (como economia, cultura, religio, poltica, moral, etc.) que se atraem mutuamente para que um fenmeno ocorra. Um evento social acontece, ento, quando vrios fatores ocorrem ao mesmo tempo, como quando as estrelas de uma constelao formam uma figura no cu.

A figura seguinte mostra como se pode comparar um fato histrico com uma constelao de fatores condicionantes.

ECONOMIA POLTICA

RELIGIO

PERSONAGENS HISTRICOS
CULTURA

No texto temos o evento da abolio dos escravos no Brasil

em 1888. Procure distinguir como se poderia explicar este fato atravs das trs metforas estudadas. (pp. 88 e 89)

METFORA DO EDIFCIO

METFORA DO ORGANISMO

METFORA DA CONSTELAO

Weber procurou compreender o

desenvolvimento do Capitalismo em um de seus livros mais famosos: A tica protestante e o esprito do capitalismo. Nesta obra o autor levanta a tese de que o desenvolvimento do sistema capitalista estaria relacionado com as afinidades eletivas deste com os cultos protestantes nos E.U.A. Esta perspectiva revolucionou a viso que se tinha at ento do capitalismo e suas relaes com a religio.

A TICA PROTESTANTE E O ESPRITO DO CAPITALISMO Para compreender a relao entre o capitalismo e a religio Weber partiu da seguinte constatao: Nos ESTADOS UNIDOS (no comeo do sculo XX)

Os catlicos, neste pas, estavam voltados para uma educao humanista

ERAM MAJORITARIAMENTE PROTESTANTES

Hiptese central: H algo no estilo de vida dos protestantes que favorece o esprito do capitalismo.

Os protestantes, por outro lado, estavam voltados para uma educao tcnica

A TICA PROTESTANTE E O ESPRITO DO CAPITALISMO


Catlico: Baseado na fuga das coisas mundanas Isolamento monstico dos sacerdotes Controle do mundo por meio de um sistema teolgico e filosfico Caracterizao do trabalho como pena, punio.

ASCETISMO CRISTO

Protestante: Entrada da religio no mercado da vida. Influncia da religio no molde racional do cotidiano Transformao do TRABALHO em culto de ao de graas ao Senhor Caracterizao do trabalho como pena, punio. O protestante visava no o lucro mas o trabalho em si mesmo. Busca do reconhecimento de Deus e no dos homens.

A TICA PROTESTANTE E O ESPRITO DO CAPITALISMO


Aspectos fundamentais: A ligao Religio x Sociedade no institucional, mas

valorativo. O Trabalho compreendido como um fim em si mesmo, no o lucro; Virtude + Vocao Otium (ou hedonismo) = Adequao ao mercado de trabalho + Acumulao de riqueza; Compreenso entre Motivao e Efeitos = a motivao consciente gera resultados inconscientes; Capitalismo (Tipo Ideal) = trabalhador livre + racionalidade + Mercado real.

Uma das principais ferramentas

metodolgicas de Weber justamente o TIPO IDEAL. Um tipo ideal weberiano um modelo terico da realidade, feito a partir de caractersticas relevantes escolhidas pelo prprio socilogo, e propositalmente, acentuadas, destorcidas. O tipo ideal tem esse nome justamente porque no pode ser encontrado na realidade, existindo somente na idia, como elemento terico que auxilia os leitores a compreender facilmente a que Weber se referia.

Os tipos ideais podem ser de:


Grandes fenmenos histricos
(capitalismo ocidental, cidades romanas, feudais, etc).

Elementos abstratos como:


a burocracia, formas de educao, de dominao, etc.

Tipos de ao social
Racional, tradicional, afetiva.

Para Max Weber no possvel estudar os

SOCIEDADE

fatos sociais com mxima objetividade pois assim como os indivduos estudados, tambm o cientista movido por motivaes, cultura e tradies. Max Weber entendia que a sociologia seria o estudo das aes sociais dos indivduos, ou seja, aes dotadas de sentido e motivaes especficas; Ao contrrio de Durkheim, que entendia a ordem social como uma fora em oposio aos indivduos direcionando suas aes, Weber compreende de forma inversa. Para ele os indivduos no esto em oposio sociedade.

INDIVDUO

Segundo Weber, cada indivduo age levado por motivos que resultam da influncia da tradio, dos interesses racionais e da emotividade. A tarefa do socilogo seria compreender o sentido de tais motivaes individuais;

Motivao Racional
AO HUMANA

Motivao Tradicional Motivao Afetiva

TIPOS IDEAIS

aquele onde o indivduo concebe claramente o seu objetivo

e combina os meios disponveis para atingi-lo (voltado ao objetivo). Ou quando o ator social age de forma a seguir um sistema de valores e permanecer fiel a sua honra (voltado a valores).
Ex.: Ao do assistente social desenvolvendo uma estratgia em sua profisso, um especulador que se esfora para ganhar dinheiro (objetivo); funcionrio que rejeita operaes fraudulentas mesmo saindo em desvantagem financeira.(valores)

a ao ditada por costumes, hbitos e crenas. No h que

conhecer o objetivo de ao e nem ser movido por uma emoo. aquela na qual se obedece aos reflexos enraizados pela longa prtica sem questionamento. Ex.: O cumprimento semi-automtico de colegas de trabalho, ascender um cigarro aps o caf, batizar o filho sem ser comprometido com a religio, bajular todos os superiores da empresas como conduta normal.

a ao ditada pelos estados de humor ou estado de

conscincia momentneo do indivduo. uma reao emocional a uma dada circunstncia. No h busca de objetivos nem se segue um sistema de valores.
Ex.: O revide a uma agresso sofrida por um jogador em um campo de futebol ou um profissional que esbraveja com seus colegas de trabalho para pedir silncio.

Anda mungkin juga menyukai