Anda di halaman 1dari 73

Iluminao

Como a luz interage com objetos de uma cena


Emisso Transmisso Absoro Refrao Reflexo

Introduo
A iluminao um dos fatores de maior relevncia no que tange ao consumo de energia eltrica. Chegando a ser responsvel por aproximadamente 20% de toda energia consumida no pas e por mais de 40% da energia consumida pelo setor de comrcio e servios.

Exemplo de Economia
ANTES DEPOIS EXEMPLO

72 luminrias de 2 x 40W Potncia instalada = 7,7 kW Sem reflector Balastro magntico Controle manual Nvel de luz: 90 lux Consumo: 15.500 kWh/ano

60 luminrias de 1 x 58W (6507 Euro) 3,3 kW Reflector espelhado Balastro electrnico Controle gradual de acordo com a luz natural 280 lux 5.800 kWh/ano

Fonte : WWW.EU-GREENLIGHT.ORG GreenLight

UNIDADES FOTOMTRICAS
FLUXO ILUMINOSO OU POTNCIA LUMINOSA uma das unidades fundamentais em engenharia de iluminao, dada como a quantidade total de luz emitida por uma fonte, em sua tenso nominal de funcionamento. Smbolo = L Unidade = Lumens Lmen () = 1/ 680 W

UNIDADES FOTOMTRICAS
INTENSIDADE LUMINOSA a quantidade de luz que uma fonte emite por unidade de ngulo slido (lmen / esfero radiano) projetado em uma determinada direo.

UNIDADES FOTOMTRICAS
INTENSIDADE LUMINOSA O valor est diretamente ligado direo desta fonte de luz. A intensidade luminosa expressa em candelas (cd) e, em algumas situaes, em candela /1000 lumens. Smbolo = I Unidade = Candela Candela (I) = /w

UNIDADES FOTOMTRICAS
LUMINNCIA a intensidade luminosa de uma fonte de luz produzida ou refletida por uma superfcie iluminada. Esta relao dada entre candelas e metro quadrado da rea aparente (cd/m2).

UNIDADES FOTOMTRICAS
LUMINNCIA A luminncia depende tanto do nvel de iluminao ou iluminncia, quanto das caractersticas de reflexo das superfcies. Smbolo = L Unidade = cd /m2 Candela/m2 (L) = I/S x Cos

UNIDADES FOTOMTRICAS
ILUMINNCIA OU ILUMINAMENTO

Smbolo = E Unidade = lux (lx)

UNIDADES FOTOMTRICAS
Iluminncia x Luminncia

CONCEITOS BSICOS

Fluxo Luminoso [lm]

Intensidade Luminosa [cd]

Iluminncia [lx = lm/m] Luminncia [cd/m]

UNIDADES FOTOMTRICAS
NBR - 5413
Tipo de Atividade Trabalho no contnuao ou de transio, como: circulao, sanitrio, dormitrio, depsito, saguo, sala de espera, etc Trabalho simplificado com requisitos visuais limitados, como: sala decontrole, sala de aula, arquivo, indstria, etc. Tarefa realizada continuamente, com requisitos visuais normais, como:escritrios, bancos, bibliotecas, lojas, etc. Situaes onde se exige visualizao de detalhes, como em exposio em vitrine ou display, desenho, etc. E (min) E (md) E (mx) 100 200 300 750 150 300 500 1000 200 500 750 1500

UNIDADES FOTOMTRICAS
CURVA DE DISTRIBUIO LUMINOSA OU CURVA FOTOMTRICA a representao da Intensidade Luminosa em todos os ngulos em que ela direcionada num plano.

UNIDADES FOTOMTRICAS
CURVA DE DISTRIBUIO LUMINOSA OU CURVA FOTOMTRICA A curva de distribuio luminosa apresentada em coordenadas polares (cd/1000 lm) para diferentes planos. So estas curvas que indicam se a lmpada ou luminria tem uma distribuio de luz concentrada, difusa, simtrica, assimtrica, etc.

UNIDADES FOTOMTRICAS
CURVA DE DISTRIBUIO LUMINOSA OU CURVA FOTOMTRICA

LCQ

UNIDADES FOTOMTRICAS
FATOR DE UTILIZAO o fluxo luminoso emitido por uma lmpada sobre influncia do tipo de luminria e da conformao fsica do ambiente onde ele se propagar. Indica, portanto, a eficincia luminosa do conjunto lmpada, luminria e ambiente.

LEIS FUNDAMENTAIS DA LUMINOTCNICA


LEI DO INVERSO DO QUADRADO DA DISTNCIA Para uma mesma fonte luminosa, o iluminamento em diversas superfcies situadas perpendicularmente a direo da radiao, diretamente proporcional ao quadrado da distncia que o separa da fonte.

I E 2 d

LEIS FUNDAMENTAIS DA LUMINOTCNICA


LEI DO COSENO O iluminamento em um ponto qualquer de uma superfcie proporcional ao co-seno do ngulo de incidncia dos raios luminosos no ponto considerado.

I. cos E 2 d

LMPADAS
TEMPERATURA DE COR a temperatura na qual um corpo negro emite luz na cor idntica a emitida pela lmpada a ser comparada, indica a aparncia de cor de luz, ou a sensao de Tonalidade de Cor de diversas lmpadas. Smbolo = K Unidade = Kelvin

A LUZ DE ALTA FIDELIDADE DE COR

FIGURA 1 5600 K

FIGURA 2 3200 K

As figuras mostram dois banners com color bars padro SMPTE idnticos: O da figura 1 foi iluminado com LED com 5600 K O da figura 2 foi iluminado com lmpada halgena de 3200 K.

IPT

POLUIO LUMINOSA
1908 1988

2002

Los Angeles
Fonte: Optimon

IPT

ILUMINAO - Lmpadas

Iluminao inadequada

IPT

Boa Iluminao

Fadiga Visual Desconforto Dor de Cabea

Aumenta a produtividade Gera um ambiente agradvel Salva vidas


Responsabilidade:
- Projetistas - Administradores - Autoridades

Ofuscamento
Reduo da Eficincia Visual Acidentes

Viso

Contraste simultneo

IPT

OFUSCAMENTO
Tipo PERTURBADOR ou DESCONFORTVEL, ou seja, no impede a viso mas coloca o sistema visual em esforo contnuo de ajuste (stress)

Pode ser caracterizado em funo de 4 parmetros...

1) Luminncia da fonte; 2) Luminncia do fundo; 3) Tamanho aparente fonte/fundo;

IPT

4) Direo de viso do observador;

Classificao das lmpadas

LED

IPT

LMPADAS
INCANDESCENTES Operam atravs do aquecimento de um fio fino de tungstnio pela passagem de corrente eltrica. Apenas 10% de toda a energia consumida por essa lmpada transforma-se em luz. O resto se transforma em calor, o que gera uma eficincia luminosa menor que 18 Im/W.
IPT

LMPADAS
FLUORESCENTES So lmpadas que utilizam descarga eltrica atravs de um gs. Consiste em um tubo cilndrico de vidro revestido de material fluorescente (cristais de fsforo), contendo vapor de mercrio a baixa presso em seu interior e, portanto em suas extremidades eletrodos de tungstnio. Necessitam para seu funcionamento de um reator e um starter. So utilizadas na iluminao geral.

IPT

LMPADAS
FLUORESCENTES COMPACTAS

IPT

Sistema de Iluminao
EQUIVALNCIA: LFC x INCANDESCENTE

IPT

Sistema de Iluminao
INCANDESCENTE x LFC

CONSUMO 4 VEZES MENOR


IPT

LMPADAS
VAPOR DE MERCRIO

Com bulbo semelhante ao das incandescentes, operam como as fluorescentes, atravs da descarga eltrica numa mistura de vapor de mercrio com pequena quantidade de argnio, atingindo altas presses internas durante o funcionamento. So usadas na iluminao pblica e na iluminao de ptios, estacionamentos, reas livres, depsitos, onde a reproduo precisa de cores no exigida. recomendvel o seu uso na rea industrial.

IPT

LMPADAS
MULTIVAPOR METLICO So lmpadas de mercrio a alta presso em que a radiao proporcionada por iodeto de trio, tlio e sdio adicionados ao mercrio. Necessitam para seu funcionamento de um reator e um ignitor.

IPT

LMPADAS
Lmpadas a Microondas
A novidade no mercado luminotcnico so as lmpadas sem eletrodos. Em outubro de 1994 foi apresentada uma nova lmpada nos Estados Unidos: a lmpada a microondas (sulfur microwave lamp), representando uma revoluo nas pesquisas de tecnologia de iluminao. Esta lmpada contm uma mistura de gs argnio com enxofre, que convertida numa espcie de plasma ao ser submetida microondas (2,45 Ghz), emitindo luz Sua eficincia luminosa atinge a faixa de 110 lm/W (equivalente eficincia da lmpada a vapor de sdio de alta presso) e sua durabilidade atinge 10000 horas. A luz emitida de excelente qualidade e tem espectro semelhante ao da luz do sol. Quanto aplicao, pela sua grande eficincia e pela semelhana luz do dia, ser indicada em iluminao de rua, armazns, fbricas, shoppings, mercados e teatros.

http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2003-2/iluminacao_artificial/tiposlampadasamicroondas.htm

IPT

LMPADAS
EFICINCIA LUMINOSA a relao entre o fluxo luminoso emitido e a energia eltrica consumida (potncia). til para averiguarmos se um determinado tipo de lmpada mais ou menos eficiente do que outro. Unidades = Lmen por Watt (lm / W)

IPT

Grandezas Fotomtricas Eficincia luminosa ( [lm/W] )

Fonte
Incandescente 100 W

Fluxo luminoso
1.350 lm

Eficincia luminosa
13,5 lm/W

Fluor. compacta 23 W
Fluor. TL5 28 W

1.400 lm
2.900 lm

61 lm/W
103 lm/W

HID 250 W
Sdio 150 W

19.000 lm
16.000 lm

76 lm/W
107 lm/W

Luz natural

-----IPT

100 140 lm/W

Eficincia Energtica

IPT

LMPADAS
Lmpadas tipo LED (Light Emiting Diode)

LED indicador tradicional

LED de potncia

IPT

Historia do led
Inventado em 1963 Fim dos anos 60 1975 Anos 80 Led de cor vermelha Led de cor amarela Led de cor verde Leds da cor vermelha e mbar Leds de cores azul, verde, cyan e branco Leds que cobrem todo o espectro de cores Dezenas de milicandela Intensidade luminosa: 1 mcd (milicandela) O led s era utilizado para a indicao do estado dos equipamentos, ou seja, em rdios, televisores e outros equipamentos, sinalizando se o aparelho estava ligado ou no. Substituio de lmpadas, principalmente na indstria automvel. Substituio de alguns tipos de lmpadas em vrias aplicaes de iluminao.

Maior intensidade luminosa com a introduo da tecnologia Al ln GaP Com o surgimento da tecnologia InGaN Fluxo luminoso da ordem de 30 a 40 lmen e com um ngulo de emisso de 110 graus.

Incio dos anos 90 No final do anos 90

IPT

Lmpadas tipo LED


Light Emiting Diode

So semicondutores em estado slido que convertem energia eltrica diretamente em luz. O primeiro LED que se tem notcia foi produzido em 1907 e observado como um fenmeno de eletroluminescncia, quando um cristal de SIC (carborundum) emitiu uma luz amarelada ao ser aplicada uma pequena corrente eltrica. Na dcada de 60 70 diversas empresas Dissipador de calor num led de foram pioneiras em usar LEDs vermelhos, alta potncia. baseados na tecnologia GaArP (Glio, Arsnio e Fsforo).

S em 1993, a empresa NICHIA, inventou o LED azul, que abriu caminho para o LED branco, o grande marco na indstria da iluminao.
Hoje em dia, temos leds que atingem o fluxo luminoso de 120 lmen, uma potncia de 1, 3 e 5 watt, estando disponveis em vrias cores, e sendo responsveis pelo aumento considervel na substituio de alguns tipos de lmpadas em vrias aplicaes de iluminao.

IPT

Lmpadas tipo LED


A luz emitida por um led praticamente monocromtica, sendo possvel fabric-los com luz de diferentes cores, alterando a composio qumica do material semicondutor. Os leds mais comuns so feitos de ligas de: Glio (Ga); Arsnio (As); Alumnio (Al); ndio (In); Nitride (N); Fsforo (P).
IPT

Gerando luz branca a partir de LEDs


H vrias maneiras de criar luz branca a partir de LEDs, cada uma com suas vantagens especficas. LED Az + Vd + Vm LED UV + Fsforo Az + Vd + Vm LED Az + fsforo Am

Excelente sintonia de cor possvel o ajuste de cor Amplo espectro de cor

Branco aprimorado pelo P Excelente reproduo de cor Fcil obteno do branco

Fcil obteno do branco Boa reproduao de cores

IPT

Fonte: Lumileds Technology, 2002.

Tipos de estruturas
Multi-leds Led + fsforo

-Alta eficincia potencial -Controle de cor necessrio -Sintonia de cores possveis -Alto custo (R$/lumem)

-Baixa Eficincia potencial -Controle de cor difcil

-Sintonia de cores no possvel


-Baixo custo (R$/lumem)

IPT

Lmpadas tipo LED

tica Secundria

Light Emiting Diode

Refletores

Lentes

+ eficientes menores dimenses

IPT

Inovao tecnolgica

LEDs - Aplicaes
Atualmente, os LEDs podem ter aplicaes automotivas, em displays (telas, monitores...), em design arquitetnico e cenogrfico, iluminao geral e de tarefa (aplicaes mdicas, odontolgicas, de preciso, sinalizao...), valorizao de monumentos, iluminao porttil (capacetes, viseiras, bicicletas, mergulho, lanternas...)

IPT

Tabela comparativa

LED

IPT

LEDs (2002)

Aplicaes atuais para Leds de Alto Brilho 12% 2% 40% 18%

aparelhos mveis avisos iluminao indstria automotiva

5% 23%

outros sinalizao

IPT

Focos de Interesse para Investimentos


-Economia de energia;
-Reduo da produo de calor; -Longo tempo de vida;

-Durabilidade;
-Reduo do tamanho do encapsulamento;

-Aperfeioamento da segurana;
-Controle de emisso.

IPT

Impactos da Substituio por Led


Diminuio de 50% do consumo de eletricidade com iluminao; Diminuio de 10% do consumo global de eletricidade; Reduo da necessidade de 1.100 bilhes de KWh/ano de eletricidade ou $100B/ano; Liberao de 125GW de eletricidade para outros usos, economizando $50B em construes;

IPT

Aplicaes (Luz Branca)

F: Lumileds

IPT

50

Tendncias

F: Oida

IPT

51

LED srie Z-Power

A Seoul Semiconductor (http://seoulsemicon.co.kr), que representada no Brasil pela Intertek (www.intertek.com.br), est apresentando um LED que ela afirma ser o mais brilhante do mundo. O novo componente, da srie Z-Power A emisso desse LED de 240 lmens com uma corrente direta de 1 A, o que corresponde maior eficincia at hoje obtida num dispositivo desse tipo, ou seja, 100 lm/ W com 350 mA. Esse valor maior do que o obtido para uma lmpada fluorescente comum, cuja eficincia de 70 lm/W.

Originalmente publicado na revista Saber Eletrnica n429 - Ano 44 - out/2008.

IPT

Vantagens dos leds - fontes de luz


Maior vida til (50.000 horas) e consequente baixa manuteno; Baixo consumo (relativamente s lmpadas de incandescncia) e uma eficincia energtica (em torno de 50 lmen/Watt); No emitem luz ultra-violeta (sendo ideais para aplicaes onde este tipo de radiao indesejada. Como por exemplo, quadros e obras de arte; No emitem radiao infravermelha, fazendo por isso que o feixe luminoso seja frio. Resistncia a impactos e vibraes: Utiliza tecnologia de estado slido, portanto, sem filamentos e sem vidro, aumentando a sua robustez.

Maior segurana, j que trabalham em baixa tenso (< 33V). Proporcionam segurana para os utilizadores durante a sua instalao e utilizao.
IPT

53

Desvantagens dos leds - fontes de luz:

Desvantagens dos leds, relativamente s restantes fontes de luz: Custo de aquisio elevado, caso a aplicao seja inadequada; O ndice de restituio de cor (IRC) pode no ser o mais adequado; Necessidade de dispositivos de dissipao de calor, nos leds de alta potncia (a quantidade de luz emitida pelo led diminui com o aumento da temperatura).

http://www.prof2000.pt/users/lpa

IPT

54

Concluses:
A iluminao solar de HBLEDs (High-Brightness LEDs) pode ser utilizada em iluminao de ruas, domiciliar, emergncia, e iluminao rural. Semforos funcionam por um dia inteiro na maioria das cidades e luzes de rua para maior parte do dia. Substituindo-se por tecnologia HBLEDs as lmpadas tradicionais de halognio ou lmpadas fluorescentes compactas (CFL), possvel obter uma enorme economia em termos de reduo de consumo e menores custos de manuteno. Pela falta de acesso energia eltrica, muitas pessoas ainda utilizam combustveis a base de carbono como querosene, para suas necessidades de iluminao. Empregando-se energia solar e iluminao por LED nestas localidades, possvel reduzir os perigos para sade e a emisso de gases do efeito estufa associada queima de combustveis fsseis. IPT

Concluses:
Economia de energia

No ano de 2006 a China era o segundo maior consumidor de eletricidade do mundo, gerando 2,475 bilhes kWh. Doze por cento dessa energia era utilizada em iluminao. Por volta de 2020, se a eficincia dos LEDs alcanar 160 lm/W, e penetrar em 30% do mercado Chins, a economia de energia poder chegar a 200 Bilhes de kWh.
A tecnologia de iluminao por LED uma alternativa significativa para economia e custo, proporcionando solues de baixa manuteno em uma ampla gama de aplicaes em iluminao. Ao usar significativamente menos energia do que os mtodos tradicionais, os LEDs tambm ajudam o meio ambiente cortando a gerao de energia eltrica e as emisses associadas de gases do efeito estufa.
Originalmente publicada na revista Saber Eletrnica n 432 - Ano 44 - jan/2009

IPT

Sinalizao Traseira SCANIA

OBJETIVO
Evidenciar a viabilidade de aquisio de um sistema de sinalizao mais eficiente e com maior durabilidade.

Responsvel Marcos Irenis

Destinatrio GEAPL

Data 19/06/2007

Unidade Mar Azul

Departamento CVRD

Frota SCANIA

Com o alto ndice de perdas referentes a lmpadas incandescentes utilizadas na parte traseira da frota Scania, foi feito um levantamento de custo para avaliar seus nmeros e seus impactos.

Estudo da falha
MQUINA AMBIENTE Humidade Projeto Inadequadro Intemperis Baixo Qualidade Caminho Fora de Estrada Vibrao Falha prematura nas lampadas traseiras da frota Scania Alto custo CUSTO

Apropriada para a funo

Susbstituio imediata Troca excessiva Coliso

Susbstituio imediata M qualidade MO DE OBRA MTODO SEGURANA Falta de visibilidade

Considerando um projeto inadequado para nossas atividades, alta vibrao oriunda do atrito como solo, baixa qualidade das lmpadas utilizadas e o risco de coliso, nota-se a necessidade de um plano de ao

Levantamento de Custo ( R$ ) e impacto DF.


Foi levantado de 01/03/2007 o nmero de lmpadas requisitadas e utilizadas em toda frota, evidenciando o tempo de parada e seus impactos. Nmeros de Lmpadas requisitadas = 438 Tempo de paradas para reparo = 109,5 horas Impacto na DF da Frota = 5,06% Custo total de aquisio das lmpadas= R$ 8.696,25

OBS: Levando em considerao o tempo mdio para troca de cada lmpada de 15minutos. Perodo 24/04/2007 at a presente data.

Comentrio
De acordo com o Diagrama de Iskikawa e o levantamento de custos e impactos, notamos a necessidade de viabilizar uma iluminao traseira que tenha as qualidades intrnsecas necessria para tal aplicao. Resistente a vibrao; Resistente a intempries (Chuva); Custo acessvel; Fcil aplicao.

Sugesto
J existem no mercado lanternas traseiras que utilizam componentes (LEDs) que se encaixam no perfil desejado para estas aplicaes.

Concluso
Levando em considerao o fator segurana, concluo que de vital importncia para nossa frota instalao do dispositivo acima citado, quanto a custos os ganhos so visveis, pois o mercado sabendo da eficincia do sistema de LEDs fornece uma garantia de 01 ano.

Reflexo
Com o conhecimento o erro deixa de ser um fato e torna-se uma possibilidade

ILUMINAO NATURAL O mundo atravessa hoje em dia um tempo de grande demanda de energia, em contrapartida tambm passa pela necessidade de alterao destas fontes de energia. Seja pelo inicio de exausto destas fontes, seja para evitar impactos que possam degradar o meio ambiente.

Deste modo so necessrias medidas que diminuam o consumo de energia ou sua melhor utilizao, isto passa por medidas como combater o desperdcio, desenvolver equipamentos de melhor rendimento ou trocando a forma de energia utilizada para se obter a fora motriz, o aquecimento, a iluminao, etc.

Supermercado em Santa Brbara dOeste, SP: 1894 lux s 10:00h

Domus prismaticos Domo formado por lentes prismticas que fragmentam os raios incidentes, fazendo a distribuio destes em todas as direes. Tem a vantagem de deixar passar a luz e retornar at 75% do calor, aumentando o conforto do local onde aplicado. Dmus Prismticos fazem a refrao da luz solar atravs de micros raios de luz, espalhando a iluminao natural pelo ambiente sem incidncia direta de raios solares ou concentrao dos mesmos em pontos especficos. Vidro e Policarbonato permitem a entrada de luz solar com incidncia direta concentrando-a em pontos especficos que podem desbotar ou danificar mveis e carpetes. Acrlico e Fibra de Vidro bloqueiam parte da luz solar, resultando em um nvel de iluminao similar a um dia nublado. Os dmus prismticos oferecem 40% mais luz que os dmus acrlicos.

Alm da passagem de luz uma importante caracterstica desta tcnica o bloqueio de grande parte do calor, o que contribui para o conforto do ambiente e diminui a necessidade do ar condicionado.

SISTEMAS DE ILUMINAO HIBRIDOS Sistema Hibrido - A tcnica de iluminao hbrida solar-eltrica utiliza um coletor de luz solar instalado no telhado, medindo 1,2 metro de dimetro e um espelho secundrio. O coletor concentra a luz solar em um conjunto de fibras pticas que vo at o interior da construo, onde so conectadas a cilindros difusores de luz, parecidos com lmpadas fluorescentes. So esses cilindros que espalham a luz em todo o ambiente. O coletor tem um sistema acoplado que proporciona sempre a melhor captao de luz.

SISTEMAS DE ILUMINAO HIBRIDOS

SISTEMAS DE ILUMINAO HIBRIDOS

PRATELEIRAS DE LUZ As prateleiras de luz so um recurso quase esquecido da arquitetura, visto que no se as v em prdios e casas construdos atualmente. No entanto, tm demonstrado eficcia. H que se observar nas Figuras abaixo, que estas prateleiras de luz sempre tm projeo para o interior da sala e, pela ilustrao, pode-se deduzir facilmente que sua projeo interna tem pelo menos trs vezes a rea da sua correspondente projeo externa, o que no o caso das prateleiras de luz nos blocos antigos da Unidade de Curitiba do CEFET/PR.

A Figura abaixo ilustra o funcionamento da prateleira de luz. A parte inferior da prateleira de luz ameniza a luz direta vinda de fora, reduzindo o ofuscamento por insolao direta. No caso da, existem tambm venezianas para reduzir a incidncia direta da luz solar.

A janela, seu peitoril, a altura e as dimenses da prateleira de luz, conforme sugere o desenho, conduzem a um bom aproveitamento da luz natural, ao mesmo tempo em que protegem a regio prxima janela dos efeitos negativos do ofuscamento.
Fonte: OTO ROBERTO BORMANN, Centro Federal de Educao Tecnolgica do Paran CEFET/PR. Orientador: Prof. Dr. Eduardo Leite Krger

Concluso

A utilizao de sistemas hbridos de iluminao tem como vantagens, alm da economia de energia a possibilidade de diminuio de custos de manuteno do sistema e maior conforto visual, ajudando no aumento da produtividade alm de diminuir o consumo de recursos da natureza. Com o desenvolvimento podem se tornar mais barato, pois so sistemas simples que tratam apenas com transporte de luz natural.

Sunoptics Prismatic Skylights Bellevue Divisao Skylights www.bellevue.com.br

Obrigado!
Flvio Crespo Luclio Lemos Maiza Mafra Marcos Irenis Pricles Costa

Anda mungkin juga menyukai