Anda di halaman 1dari 12

Escola de Relaes Humanas

(MOTTA; VASONCELOS, 2006, cap. 2)

Pouco a pouco, os estudos mostraram que o ser humano no totalmente controlvel e previsvel, havendo sempre um certo grau de incerteza associado gesto de pessoas Foco nos aspectos internos e relacionais

Origens
Estudos na fbrica de equipamentos telefnicos de Hawthorne a partir de 1923. Estudos sobre os efeitos da intensidade de luz na produtividade Acreditava-se que a eficincia seria influenciada por movimentos dispendiosos e ineficientes, fadiga e deficincia do ambiente fsico

Estudos de Hawthorne
Efeito Hawthorne: ao perceberem o maior interesse e preocupao por parte da direo com a melhoria de suas condies de trabalho os operrios passaram a produzir mais, independentemente da variao de iluminao. A produtividade dos trabalhadores era determinada por padres e comportamentos informais estabelecidos pelo grupo de trabalho. Os padres e as normas informais dos grupos de trabalhadores so influenciados por elementos que eles trazem em sua cultura e hbitos prprios, que refletem caractersticas de sua socializao.

Desenvolvimento das cincias comportamentais

Antes que os conhecimentos sociolgicos e psicolgicos fossem aplicados administrao, eles se desenvolveram. Segundo o freudismo, havia uma dicotomia entre homem e sociedade. O homem seria naturalmente anti-social e dominado pelos instintos. sociedade caberia a represso dos instintos humanos por meio da socializao. Os outros indivduos so apenas meios para que o homem atinja os fins. Hoje, consenso que a personalidade humana constitui o resultado da interao de traos hereditrios e culturais.

Mary Parker Follet trs mtodos de soluo de conflito: Mtodo da fora est ligado coero e utilizao de ameaas e violncia para obter-se o resultado desejado. Envolve desgastes e riscos. Mtodo da barganha abrange a negociao poltica entre as partes, que tentam chegar a um acordo. Mtodo da integrao envolve o uso de outras ferramentas que levem os indivduos a se dedicar mais organizao. Ex.: mtodos mais participativos e democrticos. O objetivo da escola aumentar a lucratividade por meio da diminuio de custos oriundos dos conflitos internos da empresa. Contexto: crise de 1929

Grandes figuras da escola de relaes humanas

Por volta de 1920, Elton Mayo deslocou o foco de interesse da administrao da organizao formal para os grupos informais e suas inter-relaes, bem como dos incentivos monetrios para os psicossociais. Roethlisberger e Dickson: - Eficincia tcnica: produzir o produto de modo eficiente a baixo custo. - Eficincia social: criar e distribuir satisfao e realizao para os membros da organizao. Est ligada busca de equilbrio interno entre as necessidades dos indivduos e as necessidades da organizao.

Grandes figuras da escola de relaes humanas


Chester Barnard (estudos da dcada de 30): Possua experincia como diretor de uma companhia de telefonia. As organizaes so sistemas cooperativos que emergem porque os indivduos, que detm objetivos prprios, no podem realiz-los sozinhos, ento se associam a fim de satisfaz-los. Mesmo existindo seleo, treinamento, vigilncia e recompensas, a ao humana continua a ter um carter incerto, e os indivduos podem se recusar a cooperar. Funes centrais do executivo: criar formas de incentivo e recompensas que levam os indivduos a cooperar; criar mtodos de persuaso e valores de obter o comprometimento dos indivduos

Idias centrais da escola de relaes humanas


Homo Socialis

O homem apresentado como um ser cujo comportamento no pode ser reduzido a esquemas simples e mecanicistas. O homem condicionado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biolgica. Todo homem possui necessidades de segurana, afeto, aprovao social, prestgio e auto-realizao.

Idias centrais da escola de relaes humanas


Grupo Informal

Grupo informal: conjunto pequeno de indivduos, que se comunicam direta e frequentemente. Um grupo informal emerge quando as interaes informais entre determinados indivduos comeam a intensificar-se. Tecnologia adotada e semelhana de interesses entre os indivduos so fatores importantes. Os homens se renem em grupos para atender suas necessidades de segurana, aprovao social e afeto. Alm disso, o grupo pode constituir-se em derivativo para a monotonia e a fadiga no trabalho.

Idias centrais da escola de relaes humanas


Participao nas Decises

A motivao levaria o indivduo a trabalhar para atingir os objetivos da organizao formal. O homem deveria participar da prpria deciso que desse origem tarefa que devesse executar. Imaginava-se que na maior parte das vezes a liderana mais eficaz seria a democrtica, na qual o subordinado teria ampla possibilidade de opinar sobre o prprio trabalho, contribuindo para o seu aperfeioamento. Defendia-se o controle por resultados

Organizao informal: no prevista em regulamentos e organogramas; carter espontneo e extra-oficial e pela falta de objetivo comum consciente; aspectos afetivos, culturais e jogos de poder.

Crticas obra de Mayo


Industriais: tudo isto muito interessante, mas o que psiclogos e tericos parecem esquecer que tenho que obter lucro e produzir bens. A valorizao do trabalhador se d em detrimento do consumidor. No campo do mtodo cientfico, Mayo ignora a teoria e adota uma atitude que exalta o empirismo.

Consideraes finais

O trabalho uma atividade grupal. A necessidade de reconhecimento e segurana e o senso de pertencer a algo so mais importantes na determinao do moral do trabalhador e da produtividade que as condies sob as quais trabalha. O trabalhador uma pessoa cujas atitudes e eficincia so condicionadas pelas demandas sociais. Grupos informais dentro da fbrica exercem grande controle sobre os hbitos no trabalho e as atitudes do trabalhador. A colaborao grupal no ocorre por acidente; ao contrrio deve ser planejada e desenvolvida.

Crticas ao movimento de relaes humanas

Este movimento teria resolvido, no plano terico, o problema do conflito por meio de sua simples negao. A concepo que a escola tem do homem estreita. O ser humano continuaria a ser passvel e controlvel por meio de estmulos, um ser simples e previsvel. Alm dos estmulos econmicos, tambm seriam levados em conta os estmulos psicossociais e as relaes entre grupos informais. Existe uma dualidade na anlise: organizao formal e lgica X organizao informal e afetiva. Posteriormente, outras proposies integraram as estruturas formais e informais.

Anda mungkin juga menyukai