Anda di halaman 1dari 42

FACULDADE DE FILOSOFIA CINCIAS E LETRAS DE ALEGRE

AILSON CASSA JSSIKA BAPTISTA KEILA BRITO VARGAS

TERAPIA IMPLOSIVA
ALEGRE
2013
1

CONTEXTUALIZAO HISTRICA

THOMAS G. STAMPFL (1957)

PAVLOV
Comportamental

FREUD
Psicanlise
2

DEFINIO
- extino experimental direta - a apresentao do estmulo condicionado (EC) - na ausncia do estmulo incondicionado (El).

Tcnica

Comportamento sintomtico aprendido.

TAREFA DA TERAPIA
Deter o comportamento de evitao. Exposio direta aos estmulos de evitao.

Exposio ao Estmulo Condicionado (EC) e a subseguinte resposta emocional

RI
dor

Condies para desaprender a associao entre o EC, e a resposta emocional.

O mtodo = apresentao ao vivo dos estmulos temidos ou imaginao.


4

QUESTIONAMENTOS

Dado que a TI constitui um enfoque de exposio direta ao EC, desenvolvido para evocar altos nveis de resposta emocional, colocou-se a questo de que este enfoque poderia ser prejudicial ao paciente. Essa preocupao provm de duas fontes:
6

Procede da Teoria Freudiana Paciente baixa fora do ego estmulos emocionais = psictico.

potentes"

2 Ansiedade e temores do terapeuta.

QUESTIONAMENTOS Inocuidade da tcnica.

10 anos de investigao antes de publicar.


Tratou pacientes com baixa fora do ego. No foi encontrado apoio para as hipteses levantadas.
9

APLICAO DA TCNICA
A Terapia Implosiva no uma tcnica fcil de ser utilizada. A TI utilizada somente quando todos os outros recursos teraputicos j foram utilizados sem obter sucesso.

10

APLICAO DA TCNICA
A pessoa deve ter conhecimento prvio de tcnicas de relaxamento. O terapeuta precisa determinar quais estmulos aversivos esto provocando o comportamento sintomtico do paciente.

11

O terapeuta buscar obter informaes do cliente.

provvel que os estmulos de evitao pertenam duas ou mais categorias simultaneamente.


12

CLASSIFICAO DAS CATEGORIAS DOS ESTMULOS DE EVITAO


O terapeuta precisar ter conhecimento das quatro essenciais categorias dos estmulos de evitao, so eles: Estmulos contingentes aos sintomas; Estmulos "informveis; Estmulos no "informveis; Estmulos dinmicos hipotticos.
13

Estmulos contingentes aos sintomas =


aqueles estmulos ambientais que servem inicialmente para provocar alguns determinados sintomas. Exemplos:

14

Estmulos

= provocados interiormente. Se referem aos pensamentos, sentimentos e sensaes fsicas que o paciente informa que experimenta quando ocorre o comportamento problemtico.

"informveis

15

Estmulos

no "informveis" = relacionados com estmulos de carter

interno. Exemplos: a experincia de ira, falta de ar, mos suadas, tenso muscular, entre outros. Levando em conta as informaes coletadas, o terapeuta comea a formar hipteses sobre essa categoria de estmulos.

16

Estmulos dinmicos hipotticos = baseando-se na informao obtida a partir de uma entrevista detalhada, o terapeuta tentar gerar essa quarta categoria de estmulos. Apesar desta complexidade, as categorias de estmulos propostas so teis para ajudar o terapeuta a desenvolver uma conceitualizao do caso.
17

INVESTIGAO / AVALIAO
A coleta de informao uma parte integral de
qualquer estratgia de tratamento comportamental. Somente atravs de uma cuidadosa e sistemtica entrevista profunda, o clnico pode obter a informao suficiente para a classificao dos estmulos de evitao relevantes.

18

INVESTIGAO / AVALIAO
COMO ?

19

INVESTIGAO / AVALIAO
ENTREVISTA Descrever as preocupaes; Como entende a natureza da psicoterapia; Conseguir com a terapia.

20

INVESTIGAO / AVALIAO
Durante entrevista; Averiguar a gravidade do problema; Durao do problema

21

INVESTIGAO / AVALIAO
Acontecimentos significativos da vida; Histrico mdico; Estado de nimo; Histria familiar. Desenvolver continuamente sobre categorias de estmulos. hipteses

22

PLANEJAMENTO
Criar hipteses;

Cenas de teste - comprovar hipteses;


Cenas de teste - estmulos hipotticos no tem muito claros; FEEDBACK cenas;
23

O PREPARO DA PRIMEIRA SESSO


Antes da primeira sesso formal de terapia: O terapeuta deve sentar-se com o paciente; Repassar os achados dos testes e o material da entrevista; Apresentar a sua conceitualizao sobre os problemas do paciente; Discutir as sugestes de tratamento.

24

O PREPARO DA PRIMEIRA SESSO


Descrever o processo de terapia implosiva ao paciente.
Pode-se fazer vrias analogias especficas para explicar a tcnica.

25

O PREPARO DA PRIMEIRA SESSO


Uma destas analogias implica em perguntar ao paciente o que geralmente se recomenda a uma pessoa que acabou de cair do cavalo. A partir da o terapeuta pode-se estender sobre a importncia de enfrentar os prprios medos; O terapeuta pode continuar explicando atravs da utilizao de apresentaes ao vivo e/ou na imaginao.
26

TREINAMENO DE IMAGENS NEUTRAS


1 ATIVIDADE DIRIA:
Desde andar pela casa at tomar um sorvete.

27

TREINAMENO DE IMAGENS NEUTRAS


2 FANTASIA = prtica em imaginar cenas que no so reais

28

APRESENTAO DAS CENAS


Ao apresentar uma determinada cena, a tarefa do terapeuta consiste em expor o paciente a tantos estmulos temidos quanto seja possvel, com a finalidade de provocar uma forte resposta de ansiedade.

29

APRESENTAO DAS CENAS


Em cada fase do processo, o terapeuta tenta atingir um nvel mximo de provocao de ansiedade.

30

APRESENTAO DAS CENAS


Depois de atingi-lo, o paciente mantido neste nvel, at que aparea nitidamente algum sinal de reduo espontnea no valor provocador de ansiedade dos estmulos (extino). Repete-se este processo at que se obtenha uma maior diminuio do medo.
31

APRESENTAO DAS CENAS


Neste ponto, so introduzidas novas variaes para aumentar o nvel da resposta de ansiedade e para extinguir mais do complexo EC evitado.

Este procedimento repetido at se obter uma diminuio significativa da ansiedade na cena completa.
32

APRESENTAO DAS CENAS


Neste ponto d-se ao paciente a oportunidade de representar, ele prprio, a cena. Orienta-se especialmente para que o paciente verbalize seu prprio comportamento de representao do papel. Depois da apresentao de cada cena, presta-se especial ateno aos possveis pensamentos ou imagens intrusos experimentados pelo paciente durante a apresentao da cena.
33

APRESENTAO DAS CENAS


Estes so registrados para um possvel uso em cenas posteriores ou na repetio seguinte. A apresentao repetida destes estmulos levar a um efeito de extino,onde o comportamento desadaptado automaticamente diminuir e finalmente desaparecer.
34

TAREFAS PARA CASA


Um dos componentes-chave de um enfoque que usa a exposio ao EC, a necessidade de repeties. Pode-se facilitar a terapia treinando o paciente na tcnica e dando tarefas para casa depois de cada sesso. Estas tarefas geralmente levam a que o paciente pratique cenas que foram representadas na sesso anterior. Recomenda-se que passem de 20 a 30 minutos por dia praticando a cena.
35

TAREFAS PARA CASA


As tarefas para casa servem, no somente para proporcionar provas adicionais de extino e acelerar assim o progresso da terapia, mas tambm animam o paciente a colocar o processo teraputico sob seu prprio controle. Os pacientes que chegam a dominar a aplicao da Tl podem contribuir muito com o seu desenvolvimento pessoal e seu progresso na terapia. Conforme o paciente aumenta sua habilidade, se torna capaz de desenvolver suas prprias cenas e proporcionar ao terapeuta uma maior compreenso de seus conflitos e necessidades.
36

CUIDADOS PARA EFICCIA DA TERAPIA


Fazer um auto-relatrio das respostas fsicas e emocionais do paciente. Intervalos regulares = obter em feedback verbal do cliente. Casos existe uma discrepncia; Ateno as respostas comportamentais.
37

CUIDADOS PARA EFICCIA DA TERAPIA


Pode-se utilizar uma terceira fonte de informao: Medidas psicofisiolgicas: Registro contnuo da frequncia cardaca e/ou da Atividade eletrodermal.

38

CUIDADOS PARA EFICCIA DA TERAPIA


Durao Cena: 30 a 50 minutos ou Srie de cenas curtas. Nunca encerrar uma cena enquanto o paciente ainda est experimentando uma forte emoo ou antes que o contedo temtico da cena tenha se resolvido.
39

APLICAES DA TI
Transtornos psiconeurticos; Ansiedade; Fobias; Transtornos obsessivo-compulsivos; Reaes histricas; Depresso;

40

APLICAES DA TI
Eliminar sintomas psicticos; Reaes afetivas, Esquizofrnicas e Paranoicas. Transtornos de estresse ps-traumtico, incluindo os associados com: Abuso sexual e Fsico grave.

41

REFERNCIAS
ARAUJO, Neuraci Gonalves de. Fobia especfica: passo a passo de uma interveno bem-sucedida. Rev. Bras. Ter. Cogn. [online]. 2011, vol.7, n.2, pp. 37-45. ROURKE, P. A.; LEVIS, D. J. (2002). A terapia implosiva (inundao): Uma tcnica comportamental para a extino da reativao da memria. In V. E. Caballo (Org.), Manual de tcnicas de terapia e modificao do comportamento (pp. 197-223). So Paulo: Santos.
42

Anda mungkin juga menyukai