Anda di halaman 1dari 20

O QUE ?

O melanoma o tipo mais perigoso de cncer de pele e a principal causa de morte entre as doenas de pele. Ele se refere a clulas chamadas de melancitos que produzem o pigmento da pele, chamado de melanina. A melanina responsvel pela cor da pele e dos cabelos.

CAUSAS
O melanoma pode aparecer em pele normal ou pode comear como uma pinta ou uma mudana de aparncia em determinada rea. Algumas pintas de nascena podem se transformar em melanomas.

EXISTEM QUATRO TIPOS PRINCIPAIS DE MELANOMA:

O melanoma extensivo superficial o tipo mais comum. Ele geralmente plano e irregular, quanto ao formato e cor, e ocorre em tons diferentes de preto e marrom. Ele pode se manifestar em qualquer idade ou regio do corpo e mais comum em pessoas de pele branca.

O melanoma nodular geralmente comea como uma rea elevada de cor preta azulada ou vermelha azulada. Entretanto, alguns melanomas no apresentam cor alguma. O melanoma lentigo maligno geralmente ocorre em idosos. Ele mais comum em peles danificadas pelo sol na regio do rosto, do pescoo e dos braos. As reas de pele anormal geralmente so grandes, planas e tm aspecto bronzeado com reas marrons.

O melanoma lentiginoso acral a forma menos comum de melanoma. Ele geralmente ocorre nas palmas, solas ou embaixo das unhas e mais comum em afro-americanos. Embora raramente, os melanomas podem aparecer na boca, na ris dos olhos ou na retina na parte posterior do olho. Eles podem ser detectados durante exames odontolgicos ou oftalmolgicos. Embora seja muito raro, o melanoma tambm pode se desenvolver na vagina, no esfago, no nus, no trato urinrio e no intestino delgado.

O melanoma pode se espalhar com muita rapidez. Apesar de ser menos comum que outros tipos de cncer de pele, sua incidncia est crescendo continuamente. O risco de desenvolver um melanoma aumenta com a idade. Entretanto, a doena tambm afeta com frequncia jovens e pessoas perfeitamente saudveis. Seu desenvolvimento est relacionado exposio ao sol ou radiao ultravioleta, principalmente em pessoas de pele clara, olhos verdes ou azuis e cabelos loiros ou ruivos.

RISCOS ASSOCIADOS AO MELANOMA:


Viver em locais de clima quente ou altas altitudes Exposio prolongada a altos ndices de luz solar ocasionada pelo trabalho ou outras atividades Uma ou mais queimaduras de sol com bolha durante a infncia Uso de mquinas de bronzeamento Parentes prximos com histrico de melanoma

Exposio a produtos qumicos que podem causar cncer, como arsnico, alcatro de carvo e creosoto
Presena de determinados tipos de pintas (displsicas atpicas) ou diversas marcas de nascena

Sistema imunolgico enfraquecido por AIDS, algumas leucemias, transplante de rgos, medicamentos usados para tratar doenas como a artrite reumatoide.
Exames Se voc notar alguma marca suspeita na pele, consulte seu mdico assim que possvel.

O mdico observar a aparncia da formao, ferida ou ndulo. Uma bipsia pode ser feita para confirmar o diagnstico.

Um procedimento chamado bipsia do linfonodo sentinela (BLNS) pode ser realizado em algumas pessoas com melanoma para verificar se o cncer atingiu os linfonodos prximos.
Depois que o melanoma diagnosticado, tomografias computadorizadas ou outros tipos de exames de raio-X podem ser feitos para verificar se o cncer se espalhou.

SINTOMAS DE MELANOMA O principal sintoma de qualquer cncer de pele geralmente uma pinta, ferida, ndulo ou nova formao na pele. Qualquer alterao na aparncia de uma leso pigmentada ao longo do tempo um sinal de alerta. Observe tambm a ocorrncia de qualquer sangramento em uma formao cutnea.

O SISTEMA ABCD PODE AJUDAR A LEMBRAR AS CARACTERSTICAS QUE PODEM SER SINTOMAS DE MELANOMA:

Assimetria: metade da rea anormal diferente da outra metade.


Bordas: a leso ou formao apresenta bordas irregulares. Cor: a cor muda de uma rea para outra, com tons de aspecto bronzeado, cor marrom ou preta (s vezes branco, vermelho ou azul). Pode ocorrer uma mistura de cores em uma mesma ferida. Dimetro: A mancha tem geralmente (mas nem sempre) mais de 6 mm de dimetro, mais ou menos o tamanho de uma borracha de lpis.

TRATAMENTO
fundamental reconhecer os sintomas cedo. Faa autoexames cuidadosos mensalmente e agende um exame com um dermatologista anualmente.

As clulas de pele com cncer e parte do tecido normal que os cercam o cncer precisaro ser retirados cirurgicamente. A quantidade de tecido normal retirada depende principalmente da profundidade que o melanoma atingiu.
Se o cncer tiver atingido os linfonodos prximos, esses linfonodos tambm podero ser removidos. O tratamento com Interferon aps a cirurgia pode ser eficaz para esses pacientes.

At o momento, o melanoma, em geral, de difcil cura. Por isso, o diagnstico precoce essencial para o sucesso do tratamento. De outra forma, o tratamento tem como objetivo diminuir o tumor e amenizar os sintomas com poucas chances de cura. Podem ser utilizados: A quimioterapia. Medicamentos como o interferon ou interleucina, que estimulam o sistema imunolgico a combater o cncer, podem ser eficazes em conjunto com a quimioterapia e a cirurgia. Esse tipo de tratamento chamado de imunoterapia. Entretanto, o interferon apresenta muitos efeitos colaterais e pode ser difcil de tolerar. Radioterapia Os pacientes com melanomas de alto risco podem optar por participar de testes clnicos. Esses testes so estudos de pesquisa de novos medicamentos ou outros tratamentos
.

COMPLICAES
Danos ao tecido profundo Fadiga Perda de cabelo Nusea Dor Metstase Morte

ASSISTNCIA DA ENFERMAGEM
Sentimentos de angstia, dvida e revolta do paciente podem ser exacerbados no ambiente hospitalar pela falta de vnculo com os profissionais e sua linguagem tcnica e, ainda, pelo medo do desconhecido.

A assistncia ao paciente oncolgico d provas de sua complexidade, pois, necessrio levar em consideraes mltiplos aspectos, como: fsico, psicolgico, social, econmico, cultural e espirituais, alm de preconceitos e tabus concernentes ao cncer de forma geral. A enfermagem tem um papel fundamental nos cuidados a esses pacientes, requer conhecimento cientfico e habilidades tcnicas, em todas as etapas e servios de atendimento e estes pacientes.

essencial a enfermagem entender o impacto causado pelo melanoma nos pacientes, pois isso lhe possibilitar estabelecer estratgias de cuidado. A enfermagem coloca no cuidado, alm dos cuidados tcnicos adquiridos, a capacidade de interagir com o paciente, exercitando o dilogo, colocando-se disponvel para escutar o que o aflige, contribuindo para minimizar a sensao de medo e angstia manifestada pelo seu surgimento. Essa atitude poder facilitar o processo de aceitao do cncer pelo paciente e sua reabilitao, bem como o tratamento da doena. Isso porque, quando o paciente desenvolve uma relao de confiana com a equipe que lhe presta cuidados, tende a responder melhor ao tratamento.

A atribuio do enfermeiro prestar assistncia aos pacientes com cncer na avaliao diagnstica, tratamento, reabilitao e atendimento aos familiares, desenvolvendo aes educativas, aes integradas com outros profissionais, apoiar medidas legislativas e identificar fatores de risco ocupacional, na pratica da assistncia ao paciente oncolgico e sua famlia, tambm so intervenes muito importantes e pertinentes ao cuidado de enfermagem.

OBRIGADA!

Anda mungkin juga menyukai