Anda di halaman 1dari 17

MALRIA

De acordo com a Organizao Mundial de Sade, hoje em dia, a malria de longe a doena tropical e parasitria que mais causa problemas sociais e econmicos no mundo e s superada em nmero de mortes pela Aids. Tambm conhecida como paludismo, a malria considerada problema de sade pblica em mais de 90 pases, onde cerca de 2,4 bilhes de pessoas (40% da populao mundial) convivem com os risco de contgio.

Anualmente, sobretudo no continente africano, entre 500 e 300 milhes so infectados, dos quais cerca de um milho morrem em conseqncia da doena. No Brasil, principalmente na regio amaznica a malria registra por volta de 500 mil casos por ano - no entanto, aqui a letalidade da molstia baixa e no chega a 0,1% do nmero total de enfermos.

A malria causada por protozorios do gnero Plasmodium e cada uma de suas espcies determina aspectos clnicos diferentes para a enfermidade. No caso brasileiro, destacam-se trs espcies do parasita: o P. falciparum, o P. vivax e o P. malarie.

O Anopheles darlingi, principal vetor da malria no Brasil


O protozorio transmitido ao homem pelo sangue, geralmente por mosquitos do gnero Anopheles ou, mais raramente, por outro tipo de meio que coloque o sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, como: o compartilhamento de seringas (consumidores de drogas), transfuso de sangue ou at mesmo de me para feto, na gravidez.

Voc sabia...

Apesar da malria poder infectar animais como aves e rpteis, o tipo humano no ocorre em outras espcies (mesmo ainda sem comprovao, h a suspeita de que certos tipos de malria possam ser transmitidos, sempre via mosquito, de macacos para humanos).

Em comum, todas as espcies de Plasmodium atacam clulas do fgado e glbulos vermelhos (hemcias), que so destrudos ao serem utilizados para reproduo do protozorio.

Trs fases do Plasmodium: primeiro, como esporozota, assim que inoculado pelo Anopheles na corrente sangnea,...
Quando o mosquito pica o homem, introduz em sua corrente sangnea, por meio de sua saliva.

... depois, reproduzindo-se nas clulas do fgado (grande mancha vermelha ao centro)... Uma vez no sangue, os esporozotas rumam para o fgado, onde penetram as clulas hepticas para se multiplicarem, dando origem a outra fase evolutiva chamada merozota. Uma parte dos merozotas permanece no fgado e continua a se reproduzir em suas clulas, a outra cai novamente na corrente sangnea e adentra as hemcias para seguir com o processo reprodutivo.

... e, finalmente, invadindo, reproduzindo-se e destrundo os glbulos vermelhos na imagem, os crculos em abbora representam hemcias, sendo que aquelas com pequenos pontos vermelhos esto infectadas

Dos trs tipos de Plasmodium existentes no Brasil, o mais agressivo o P. falciparum, que multiplica-se mais rapidamente e, conseqentemente, invade e destroi mais hemcias que as outras espcies, causando, assim, um quadro de anemia mais imediato. Alm disso, os glbulos vermelhos parasitados pelo P. falciparum sofrem alteraes em sua estrutura que os tornam mais adesivos entre si e s paredes dos vasos sangneos, causando pequenos cogulos que podem gerar problemas cardacos como tromboses e embolias.

Aps a picada do mosquito transmissor, o P. falciparum...

...permanece incubado no corpo do indivduo infectado por 12 dias. A seguir, surge um quadro clnico varivel, que inclui: calafrios, febre alta (no incio contnua e depois com freqncia de trs em trs dias), dores de cabea e musculares, taquicardia, aumento do bao e, por vezes, delrios.

No caso de infeco por P. falciparum, tambm existe uma chance em dez de se desenvolver o que se chama de malria cerebral, responsvel por cerca de 80% dos casos letais da doena. Alm dos sintomas correntes, aparece: ligeira rigidez na nuca, perturbaes sensoriais, desorientao, sonolncia ou excitao, convulses e vmitos e dores de cabea, podendo o paciente chegar ao coma. Por vezes, o quadro da malria cerebral lembra a meningite, o ttano, a expilepsia, o alcoolismo dentre outras enfermidades neurolgicas.

Ao contrrio do P. falciparum, o P. vivax causa um tipo de malria mais branda

Raramente mortal, no entanto mais complicada de ser tratada. Isso acontece porque o P. vivax se aloja por mais tempo no fgado, dificultando a medicao. Mais longa que no caso do P. falciparum, a incubao dura de 10 a 20 dias, mas o P. vivax no costuma ser to agressivo enquanto o P. falciparum ataca entre 2% e 25% do total de hemcias quando est na corrente sangnea, o P. vivax nao atinge mais que 1%.

De incio, os sintomas incluem: mal-estar, dores de cabea e febre ligeira que com o tempo podem evoluir para febre entre 39 e 40oC, que se repete de dois em dois dias com presena de suor intenso e dores musculares.

O outro causador da malria chama-se P. malariae...

...e possui quadro clnico bem semelhante ao da malria causada pelo P. vivax, apenas apresentando febre sempre baixa e com surgimento de trs em trs dias. A malria por P. malariae tambm tem recadas a longo prazo, podendo resurgir mesmo 30 ou 40 anos mais tarde.

Fontes: Comit de Doenas Tropicais (TDR) Organizao Mundial de Sade (OMS) Doenas infecciosas e parasitrias, Ricardo Veronesi, editora Guanabara Dicionrio de termos tcnicos de medicina e sade, Lus Rey, editora GuanabaraKoogan

Anda mungkin juga menyukai