Anda di halaman 1dari 13

Minas Gerais

O desbravamento na regio que hoje compreende o estado de Minas Gerais se iniciou no sculo XVI, por meio do trabalho dos bandeirantes, em busca de ouro e pedras preciosas. Em 1709, foi criada a Capitania de So Paulo e Minas de Ouro, que, em 1720, foi desmembrada em So Paulo e Minas Gerais.

Mariana
No dia 16 de julho de 1696 a Bandeira comandada por Salvador Fernandes Furtado de Mendona fixou uma base nas margens de um ribeiro denominado "do Carmo". Acompanhado de alguns homens, dentre eles Miguel Garcia, percebeu a existncia de considervel quantidade de ouro na regio, denunciada pelo p amarelo encontrado no leito e fundo do rio. Foi erguida uma capela. Nascia Mariana, uma menina plebeia que depois se tornaria rainha. Dezembro: 01 a 31 - Natal de Luz - iluminao especial no Centro Histrico. 08 - Festa de N. Sra. da Conceio (distrito de Cachoeira do Brumado).

O que fazer em Mariana?


Igrejas: Eu estava vendo as igrejas de Mariana e acho que vale a pena vermos duas. A Capela, pelo seu interior, e histria mesmo, e a Igreja de So Pedro dos Clrigos por sua arquitetura que eu achei bonita.
Catedral Baslica da S ou de Nossa Senhora da Assuno : de arquitetura singela, bem ao estilo das primeiras construes religiosas de Minas. Faz parte do conjunto das mais ricas e importantes igrejas mineiras. Teve suas obras iniciadas no princpio do sculo XVIII, com o erguimento da primitiva capela de Nossa Senhora da Conceio. Depois de sucessivas ampliaes foi concluda em 1760. Se por fora o prdio tem um aspecto slido e sbrio, por dentro impressiona pela riqueza de sua ornamentao. Mestres como Atade e Aleijadinho contriburam com seu talento para dar mais fausto decorao. Merece destaque o cadeiral dos cnegos (com pinturas de inspirao oriental), o lavabo da sacristia (atribudo a Aleijadinho) e o rgo Arp Schnitger. O concertos na Catedral so uma atrao imperdvel. (Se a gente der sorte podemos pegar uma apresentao de Natal na Catedral).

Catedral

So Pedro dos Clrigos : bem perceptvel a influncia italiana nessa igreja da segunda metade do sculo XVIII. O traado poligonal e ovalado marcam bem esta caracterstica. No se sabe quem foi o autor e executor do projeto. Suas obras permaneceram paralisadas por mais de um sculo. O exterior imponente e se encaixa perfeitamente no conjunto paisagstico ao seu redor. O interior bem simples e teve seu acervo de artes sacras transferido para o Museu Arquidiocesano. Merece destaque o altar-mor em cedro e um dos maiores santos-do-pau-oco de Minas. Da torre se tem uma bela vista de Mariana. A subida permitida.

Casario e Arquitetura
Casa da Cmara e Cadeia : no local existiu o quartel dos Drages, guarda que servia aos governadores da capitania. L depois foi construdo - na segunda metade do sculo XVIII - um imponente prdio, onde foi instalada a Cmara, tendo na frente um pelourinho. Medidas como estas estavam entre as primeiras providncias tomadas pela Metrpole para ordenar e regulamentar importantes espaos pblicos. Em seu andar trreo funcionava a cadeia.

Museus
Arquidiocesano : bero da religiosidade mineira, Mariana tem neste museu um fabuloso acervo de objetos utilizados no cerimonial religioso. So esculturas, prataria, mobilirio, joias, vestimentas, pinturas... Possui obras atribudas a Aleijadinho e Manuel da Costa Atade. O prdio de 1770 e funcionava como Casa Capitular, lugar das reunies dos cnegos. Segundo alguns historiadores, no andar trreo funcionou um Aljube, espcie de priso para eclesisticos.

Passeios
Seminrio Maior So Jos : o prdio de 1934 e tem uma linda capela, com pinturas do italiano Pietro Gentilli. A escadaria principal tem incrustaes de topzio imperial bruto. Visitao limitada por se tratar de um local de meditao.

Mina da Passagem : o que se l nos livros sobre a explorao do ouro em Minas Gerais pode ser visualizado na Mina da Passagem. Visit-la como viajar pela histria, vivenciando a saga e a sina perigosa dos homens que procuravam pelo ouro no interior das montanhas mineiras. S desta mina foram retiradas aproximadamente 35 toneladas do precioso metal, desde o incio de suas atividades, na primeira metade do sculo XIX, at 1984. Possui amplos sales, 30 quilmetros de tneis e lagos subterrneos de guas cristalinas, onde praticado o mergulho em caverna. Um pequeno trolley (espcie de vago com bancos), usado pelos mineiros na poca da explorao do ouro, leva o turista a mais de 120 metros de profundidade.

Ouro Preto
Histria de Ouro Preto: http://www.ouropreto.org.br/materia/pag2/template5.php?materia_cidade=Ouro%20Preto Se for necessrio, eu acho legal gastarmos um tempo maior em Ouro Preto pois h bastante coisa sobre a Inconfidncia Mineira para vermos.

Casa da pera (Teatro Municipal)


O mais antigo teatro em funcionamento em toda Amrica Latina e o primeiro do Brasil. Erguido por Joo de Souza Lisboa e inaugurado em 1770. Palco privilegiado da forte teatralidade barroca mineira, onde a emergente sociedade setecentista ostentava todo o luxo e a pompa proporcionados pelo ouro. Possui 350 lugares.

Escola de Minas (Museu de Mineralogia)


Funciona no que era o antigo Palcio dos Governadores, erguido entre 1741 e 1748. Seu desenho foi elaborado pelo engenheiro Jos Fernandes Pinto Alpoim. Possui uma capela de 1781 e um chafariz de 1752. No prdio residiram governadores e presidentes at 1897, quando a capital de Minas foi transferida para Belo Horizonte. A partir da foi ocupado pela Escola de Minas e hoje sedia vrios museus da UFOP: Mineralogia, Cincia e Tcnica, Metalurgia, Histria Natural. Entrada paga.

Museu da Inconfidncia
Sua construo foi iniciada em 1785, com intuito de servir como Casa da Cmara e cadeia. Para a obra o governador de Minas, Lus da Cunha Menezes, usou sentenciados e escravos recapturados nos quilombos e convocou ainda um exrcito de pedreiros, carpinteiros e artistas. Rene valiosa coleo de objetos e manuscritos referentes Inconfidncia, obras atribudas a Aleijadinho, Xavier de Brito, Mestre Atade, Servas... alm de indumentrias, mobilirio e variados objetos do sculos XVIII e XIX. Destacamse o Panteo dos Inconfidentes (onde se encontram os restos mortais dos principais nomes do movimento), pedaos da forca em que morreu Tiradentes e a primeira edio do livro "Marlia de Dirceu" Praa Tiradentes. Horrio: tera a domingo, das 12:30 s 18:00 h.

Anda mungkin juga menyukai