Anda di halaman 1dari 22

Iluminao por LEDs de Alto Brilho

Edwil Tomaz Fumagalli Jr


1

O Espectro Eletromagntico

Faixa de luz visvel: 380 a 780 nm ~ 800 a 400 THz. Correspondendo regio entre ultra-violeta e infra-vermelho.
2

Composio das Cores

A aparncia de um objeto resultado da iluminao incidente sobre o mesmo. A ma vermelha pois tende a refletir a poro do vermelho do espectro de radiao absorvendo a luz nos outros comprimentos de onda.
3

Fundamentos de Luminotcnica

Fluxo Luminoso (lm):


radiao total da fonte luminosa,entre os limites de comprimento de onda mencionados (380 e 780 nm).

Intensidade Luminosa(cd):
valor dos lumens emitidos em cada direo. Comprimento do vetor nesta direo indica a intensidade luminosa. Fluxo em determinado ponto.
4

Fundamentos de Luminotcnica

Iluminncia (E)

Expressa em lux (lx), indica o fluxo luminoso de uma fonte de luz que incide sobre uma superfcie situada uma certa distncia desta fonte. E =

A
5

Fundamentos de Luminotcnica

Temperatura de cor: Compara tonalidade da cor de diversas lmpadas. Associou-se a um corpo metlico que, em seu aquecimento, passa desde o vermelho at o branco, quanto mais claro o branco (semelhante luz diurna ao meio-dia), maior a temperatura de cor (aproximadamente 6500K). Luz quente no significa que a luz apresenta uma maior temperatura de cor, mas sim que a luz apresenta uma tonalidade mais amarelada.

A Iluminao atravs do tempo

Desde a descoberta do fogo, a luz faz parte de nossas noites.


7

Lmpadas nos Dias Atuais

Mais utilizadas: Incandescentes, quartzo-halgenas(dicricas) e lmpadas de descarga (fluorescentes, PL). Alto fluxo luminoso : gerando alto consumo de energia ou baixo consumo de energia, mas com fator de potncia baixo e gerao de 8 rudos na rede eltrica.

LED Light Emitting Diode (diodo emissor de luz)

Emisso de luz monocromtica na juno P-N pela aplicao de uma fonte eltrica de energia: eletroluminescncia.
9

LED Light Emitting Diode (diodo emissor de luz)

A emisso de luz pela juno semicondutora do diodo emissor de luz em detalhes.


10

Distribuio do espectro de cores dos LEDS

Luz emitida pelo LED monocromtica.


11

Evoluo da Eficincia dos LEDS

Com pesquisas e combinaes de materiais semicondutores, o rendimento em lumens/Watt foi crescendo: de 1 lumen/Watt at > 100 lmens/Watt 12 atualmente.

LEDS de alto brilho

O novo refletor uma finssima camada tripla de revestimento formada por um semicondutor, um material dieltrico e uma camada de prata.
13

Diversas Aplicaes dos LEDs

Alto rendimento associado a uma lente cristalina do seu invlucro Os LEDS de alto brilho possibilitaram a sua utilizao nas mais diversas reas. As vantagens dos LEDS em relao s lmpadas convencionais so visveis no apenas em termos econmicos, mas tambm de segurana. O semforo de LEDs consome dez vezes menos eletricidade do que os semforos tradicionais e possui um sistema de baterias que mantm seu funcionamento durante uma hora e meia em caso de queda de energia. 14

Diversas Aplicaes dos LEDs

Projetores Multimdia com LEDs

Impressora a LED Laser

LED Laser de 10 Watts Unidade tica de Cd / Dvd

Transmisso Fibra-tica por LEDS

Led emite luz monocromtica uma das caractersticas da luz emitidas por laser. Dimenses reduzidas. Alta vida til. Podem ser modulados (ligando - desligando 0 -1) com alta velocidade para transporte de dados. 15

LED branco de alto brilho

1 Watt x 18 lumens

Luxeon - 3 Watts x 55 lumens

Superled 2,4 Watts x 170 lumens

Emisso de luz de vrios comprimentos de onda, formando assim o LED de luz Branca. Feito a partir de um nico tipo de molcula, no caso, partculas de fsforo. Alta luminosidade. Baixo consumo. Vida til extremamente longa ~ 100.000 horas.
16

Lmpada LED branca de alto brilho

soquete E27, (mesmo utilizado em incandescentes e PL). Substituio direta em redes de 127 V e 220 V. 12 V para utilizao em residncias alimentada por uma bateria carregada pela rede, fornecendo iluminao ininterrupta mesmo em caso de falta de energia eltrica. So utilizados leds com ngulo de abertura da luz de 120 e 45. Possui uma temperatura de cor de 6500K (luz fria) com fluxo de 350 lumens. No necessita transformador abaixador de tenso. Cores: vermelha, amarela (mbar), verde e azul. Utilizao decorativa em residncias, lojas, exposies, museus, ressaltando as cores dos objetos sem 17 necessidade de utilizao de refletores pintados ou coloridos.

Lmpada com 3 Superleds branco de alto brilho

Aspecto frontal da lmpada com 3 Superleds

Aspecto lateral e traseiro da lmpada Superled

Lmpada Superled acesa

A lmpada com 3 Superled possui um fluxo luminoso de 510 lumens, semelhante ao fluxo de uma lmpada incandescente de 60 Watts com consumo aproximado de 7 Watts.
18

Clculos Luminotcnicos

Largura do ambiente: 3,00 m Comprimento do ambiente: 2,00 m Altura do ambiente: 3,00 m Altura de instalao das luminrias: Plano de trabalho considerado: ndice de reflexo: Teto: Parede: Cho: Fator de perda: 0,85 Fluxo obtido no clculo: 1.100

2,00 m 0,80 m 70,0% 50,0% 20,0% lumens/luminria


19

Instalao da Lmpada com Superleds

Ambiente usado para os testes iluminado com lmpada incandescente de 100 Watts.

Lmpada com os 3 Superleds instalada no ambiente dos testes.

O ambiente mede aproximadamente 12 m por isso, foi utilizado apenas parte dele para os testes.
20

Comparao entre Lmpadas

Ambiente sem iluminao

Ambiente iluminado com Ambiente iluminado com a lmpada incandescente 100W lmpada de 3 Superleds

Os 1100 lumens de fluxo luminoso obtido nos clculos luminotcnicos para um ambiente com 6 m - tarefas visuais simples, podem ser obtidos com uma lmpada incandescente de 100 Watts ou com uma lmpada usando 6 Superleds resultando num consumo de 13 Watts com uma vida til acima de 80.000 horas.
21

Lmpada com 3 Leds alto brilho


22

Anda mungkin juga menyukai