Anda di halaman 1dari 71

ARTES VISUAIS

AULA 6

CUBISMO

www.historiadaarte.com.br

CUBISMO
Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Czanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Czanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relao ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos no tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparncia real das coisas.

O pintor cubista tenta representar os objetos em trs dimenses, numa superfcie plana, sob formas geomtricas, com o predomnio de linhas retas. No representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ngulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS

geometrizao das formas e volumes;


renncia perspectiva;

o claro-escuro perde sua funo;


representao do volume colorido sobre superfcies planas;

sensao de pintura escultrica;


cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.

O cubismo se divide em duas fases


Cubismo Analtico - (1909) Caracterizado pela desestruturao da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a viso total da figura, examinado-a em todos os ngulos no mesmo instante, atravs da fragmentao dela. Essa fragmentao dos seres foi to grande, que se tornou impossvel o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege. Cubismo Sinttico - (1911) Reagindo excessiva fragmentao dos objetos e destruio de sua estrutura. Basicamente, essa tendncia procurou tornar as figuras novamente reconhecveis. Tambm chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, nmeros, pedaos de madeira, vidro, metal e at objetos inteiros nas pinturas. Essa inovao pode ser explicada pela inteno do artistas em criar efeitos plsticos e de ultrapassar os limites das sensaes visuais que a pintura sugere, despertando tambm no observador as sensaes tteis.

PRINCIPAIS ARTISTAS

Pablo Picasso - (1881-1973)


Tendo vivido 92 anos e pintado desde muito jovem at prximo sua morte passou por diversas fases: FASE AZUL: entre 1901-1904, que representa a tristeza e o isolamento provocados pelo suicdio de Casagemas, seu amigo, so evidenciados pela monocromia e tambm a representa a misria e o desespero humanos;

FASE ROSA: entre 1904-1907, o amor por Fernande origina muitos desenhos sensuais e erticos, com a paixo de Picasso pelo circo, iniciam-se os ciclos dos saltimbancos e do arlequim. Depois de descobrir as artes primitivas e africana compreende que o artista negro no pinta de acordo com as tendncia de um determinado movimento esttico, mas com uma liberdade muito maior.
Picasso desenvolveu uma verdadeira revoluo na arte.

Pablo Picasso

A Arte no a verdade. A Arte uma mentira que nos ensina a compreender a verdade.

A obra de um artista uma espcie de dirio. Quando o pintor, por ocasio de uma mostra, v algumas de suas telas antigas novamente, como se ele estivesse reencontrando filhos prdigos - s que vestidos com tnica de ouro.

Em 1907, com a obra Les Demoiselles dAvignon comea a elaborar a esttica cubista que, como vimos anteriormente, se fundamenta na destruio de harmonia clssica das figuras e na decomposio da realidade, essa tela subverteu o sentido da arte moderna com a declarao de guerra em 1914, chega ao fim a aventura cubista.

Destaca-se que o mural Guernica, que representa, com veemente indignao, o bombardeio da cidade espanhola de Guernica pelos aliados alemes de Franco, em abril de 1937, responsvel pela morte de grande parte da populao civil formada por crianas, mulheres e trabalhadores.

PRINCIPAIS ARTISTAS

Georges Braque - (1882-1963, 81 anos)


Foi um pintor e escultor francs que juntamente com Pablo Picasso inventaram o Cubismo. Braque iniciou a sua ligao as cores, na empresa de pintura decorativa de seu pai. A maior parte da sua adolescncia foi passada em Le Havre, mas no ano de 1889, mudou-se para Paris onde, em 1906, no Salo dos Independentes, exps as suas primeiras obras no estilo de formas simples e cores puras (fovismo). No Outono de 1907, conheceu Picasso com quem se deu quase diariamente at que em 1914 devido a Grande Guerra se separaram. Braque foi mobilizado e ferido na cabea em 1915, tendo sido agraciado com a Cruz de Guerra e da Legio de Honra.

FUTURISMO

(Teorias da Arte Moderna, H.B.Chipp, Martins Fontes, 1993)

FUTURISMO
O primeiro manifesto foi publicado no Le Fgaro de Paris, em 22/02/1909, e nele, o poeta italiano Marinetti, dizendo que "o esplendor do mundo enriqueceu-se com uma nova beleza: a beleza da velocidade. Um automvel de carreira mais belo que a Vitria de Samotrcia". O segundo manifesto, de 1910, resultou do encontro do poeta com os pintores Carlo Carra, Russolo, Severini, Boccioni e Giacomo Balla.
Os futuristas sadam a era moderna, aderindo entusiasticamente mquina. Para Balla, " mais belo um ferro eltrico que uma escultura". Para os futuristas, os objetos no se esgotam no contorno aparente e seus aspectos se interpenetram continuamente a um s tempo, ou vrios tempos num s espao.

O grupo pretendia fortalecer a sociedade italiana atravs de uma pregao patritica que inclua a aceitao e exaltao da tecnologia.

O futurismo a concretizao desta pesquisa no espao bidimensional.


Procura-se neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espao. O artista futurista no est interessado em pintar um automvel, mas captar a forma plstica a velocidade descrita por ele no espao.

ABSTRACIONISMO

ABSTRACIONISMO
A arte abstrata tende a suprimir toda a relao entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significao que esses elementos podem sugerir ao esprito.
Quando a significao de um quadro depende essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os ltimos laos que ligam a sua obra realidade visvel, ela passa a ser abstrata

O Abstracionismo apresenta vrias fases, desde a mais sensvel at a intelectualidade mxima. Abstracionismo Sensvel ou Informal Predominam os sentimentos e emoes. As cores e as formas so criadas livremente. Na Alemanha surge o movimento denominado "Der blaue Reiter" (O Cavaleiro Azul) cujos fundadores so os Kandinsky, Franz Marc entre outros. Uma arte abstrata, que coloca na cor e forma a sua expressividade maior. Estes artistas se aprofundam em pesquisas cromticas, conseguindo variaes espaciais e formais na pintura, atravs das tonalidades e matizes obtidos. Eles querem um expressionismo abstrato, sensvel e emotivo.

Com a forma, a cor e a linha, o artista livre para expressar seus sentimentos interiores, sem relacion-los a lembrana do mundo exterior. Estes elementos da composio devem Ter uma unidade e harmonia, tal qual uma obra musical.
Principais Artistas: FRANZ MARC (1880-1916), pintor alemo. WASSILY KANDINSKY (1866-1944), pintor russo, Dezenas de suas obras foram confiscadas pelos nazistas e vrias delas expostas na mostra de "Arte Degenerada".

Tachismo (de tache = mancha). Formado por manchas coloridas colocadas lado a lado em um certo parmetro ou limite, no mnimo o brao do artista. Tambm existe um tipo de abstrato informal formado por manchas, porm, elas no possuem parmetro definido pelo brao do artista como no Tachismo. So manchas criadas impulsivamente com toda a liberdade ou efuso emocional do artista. Grafismo todo abstracionismo formado por uma grafia no cognificada. Orfismo tem ligao com a msica. Principal artista: Sonia Delaunay. Raionismo formado por raios, estanques, deslizes e riscos com luminosidade. Principal artista: Larionov/Gontcharova

Abstracionismo Geomtrico ou Formal

As formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composio resultante seja apenas a expresso de uma concepo geomtrica. Neoplasticismo, seu criador e princiapl terico foi Piet Mondrian. Onde as cores e as formas so organizadas de maneira que a composio resulte apenas na expresso de uma concepo geomtrica.
Resulta s linhas verticais e horizontais e s cores puras (vermelho, azul e amarelo). O ngulo reto o smbolo do movimento, sendo rigorosamente aplicado arquitetura. Principal Artista: PIET MONDRIAN

PIET MONDRIAN (1872-1944), pintor holands. Depois de haver participado da arte cubista, continua simplificando suas formas at conseguir um resultado, baseado nas propores matemticas ideais, entre as relaes formais de um espao estudado. O artista utiliza, como elemento de base, uma superfcie plana, retangular e as trs cores primrias com um pouco de preto e branco. Essas superfcies coloridas so distribudas e justapostas buscando uma arte pura. Segundo Mondrian, cada coisa, seja uma casa, seja uma rvore ou uma paisagem, possui uma essncia que est por trz de sua aparncia. E as coisas, em sua essncia, esto em harmonia no universo. O papel do artista, para ele, seria revelar essa essncia oculta e essa harmonia universal. Ele procura, pesquisa e consegue um equilbrio perfeito da composio, despojado de todo excesso da cor, da linha ou da forma.

Suprematismo uma pintura com base nas formas geomtricas planas, sem qualquer preocupao de representao. Os elementos principais so: retngulo, crculo, tringulo e a cruz. O manifesto do Suprematismo, assinado por Malevitch e Maiakovski, poeta russo, foi um dos principais integrantes do movimento futurista em seu pas, defendia a supremacia da sensibilidade sobre o prprio objeto. Mais racional que as obras abstratas de Kandisky e Paul Klee, reduz as formas, pureza geomtrica do quadrado. Suas caractersticas so rgidas e se baseiam nas relaes formais e perceptivas entre a forma e a cor. Pesquisa os efeitos perceptivos do quadrado negro sobre o campo branco, nas variaes ambguas de fundo e forma. Principal Artista: KAZIMIR MALEVITCH (1878-1935), pintor russo. Fundador da corrente suprematista, que levou o abstracionismo geomtrico simplicidade extrema. Foi o primeiro artista a usar elementos geomtricos abstratos.

Action Painting ou pintura de ao gestual


Criada por Jackson Pollock nos anos de 1947 a 1950 faz parte da Arte Abstrata Americana. Em 1937, fundou-se nos Estados Unidos, a Sociedade dos Artistas Abstratos. O abstracionismo cresce e se desenvolve nas Amricas, chegando criao de um estilo original.

Caractersticas da Pintura: Compreenso da pintura como meio de emoes intensas. Execuo cheia de violenta agressividade, espontaneidade e automatismo. Destruio dos meios tradicionais de execuo - pincis, trincha, esptulas, etc. Tcnica: pintura direta na parede ou no cho, em telas enormes, utilizando tinta leo, pasta espessa de areia, vidro modo.

Principal Artista: JACKSON POLLOCK (1912-1956)


Pintor americano, introduziu nova modalidade na tcnica, gotejando (dripping) as tintas que escorrem de recipientes furados intencionalmente, numa execuo veloz, com gestos bruscos e impetuosos, borrifando, manchando, pintando a superfcie escolhida com resultados extraordinrios e fantsticos, algumas vezes realizada diante do pblico. Desenvolveu pesquisas sobre pintura aromtica. Nos ltimos trabalhos nessa linha, o artista usou materiais como pregos, conchas e pedaos de tela, misturavam-se s camadas de tinta para dar relevo textura. Usou freqentemente tintas industriais, muitas delas usadas na pintura de automveis.

CONSTRUTIVISMO

RICKEY, George. Construtivismo: origens e evoluo. So Paulo: Cosac & Naify, 2002. 221 p. ARGAN,Gulio Carlo. Arte Moderna. Companhia das Letras, So Paulo, 1992.

O Construtivismo Russo foi um movimento estticopoltico iniciado na Rssia a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos de vanguarda no pas, de forte influncia na arquitetura e na arte ocidental. Ele negava uma "arte pura" e procurava abolir a idia de que a arte um elemento especial da criao humana, separada do mundo cotidiano. A arte, inspirada pelas novas conquistas do novo Estado Operrio, deveria se inspirar nas novas perspectivas abertas pela mquina e pelas industrializao servindo a objetivos sociais e a construo de um mundo socialista.

Caracterizou-se, de forma bastante genrica, pela

utilizao constante de elementos geomtricos, cores primrias, fotomontagem e a tipografia sem serifa.
O Construtivismo teve influncia profunda na arte moderna e no design moderno e est inserido no contexto das vanguardas estticas europias do incio do Sculo XX.

So considerados manifestaes influenciadas pelo Construtivismo o De Stijl, a Bauhaus, o Suprematismo, assim como grande parte da vanguarda russa). Do ponto de vista das artes plsticas, usando uma acepo mais ampla da palavra, toda a arte abstrata geomtrica do perodo (dcadas de 1920, 30 e 40) pode ser grosseiramente chamada de construtivista (o que inclui as experincias artsticas na Bauhaus, o Neoplasticismo e outros movimentos similares).
No teatro, um de seus principais nomes foi o diretor teatral Meierhold, no cinema o grande nome foi Eisenstein, com suas teorias sobre a montagem cinematogrfica.

Os artistas construtivistas acreditavam, portanto, que um novo mundo tinha nascido e que o artista devia ocupar seu lugar ao lado do cientista e do engenheiro. Eles elogiavam as formas simples e viam na geometria reas uniformes de cores puras uma objetividade prpria com novos significados e novas formas. Buscavam a fabricao de coisas socialmente teis e acreditavam que a direo materialista de suas obras desvendaria as qualidades e a expressividade inatas dos materiais.

BAUHAUS

ARGAN, Giulio Carlo; Arte moderna; So Paulo: Editora Companhia das Letras, 1992 BENEVOLO, Leonardo; Histria da arquitetura moderna; So Paulo: Editora Perspectiva. GROPIUS, Walter; Bauhaus - novarquitetura; So Paulo: Editora Perspectiva.

Palavra Bauhaus marcada na fachada de seu edifcio em Dessau. A Staatliches Bauhaus (literalmente, casa estatal de construo, mais conhecida simplesmente por Bauhaus) foi uma escola de design, artes plsticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expresses do que chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.

A escola foi fundada por Walter Gropius em Weimar no ano de 1919, a partir da reunio da Escola do Gro-Duque para Artes Plsticas com a Kunstgewerberschule. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial. A inteno primria era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitectura, artesanato, e uma academia de artes, e isso acabou sendo a base de muitos conflitos internos e externos que se passaram ali. Gropius pressentiu que comeava um novo perodo da histria com o fim da Primeira Guerra Mundial e decidiu que a partir da dever-se-ia criar um novo estilo arquitectnico que refletisse essa nova poca. O seu estilo tanto na arquitectura quanto na criao de bens de consumo primava pela funcionalidade, custo reduzido e orientao para a produo em massa, sem jamais limitar-se apenas a esses objetivos.

Um dos objetivos principais da Bauhaus era unir artes, artesanato e tecnologia. A mquina era valorizada, e a produo industrial e o desenho de produtos tinham lugar de destaque.

ALGUNS ARTISTAS E PROFESSORES DA BAUHAUS:

Walter Gropius, Josef Albers, Marcel Breuer, Lyonel Feininger, Johannes Itten, Wassily Kandinsky, Paul Klee, Gerhard Marks Lszl Moholy-Nagy, Georg Muche, Hinnerk Scheper, Lyonel Feininger, Oskar Schlemmer, Joost Schmidt, Lothar Schreyer, Gunda Stlzl, Marianne Brandt, Dietmar Starke, Omar Akbar.

FIM.

Anda mungkin juga menyukai