Anda di halaman 1dari 39

ECONOMIA POLTICA

DEFESA DA CONCORRNCIA E PROTEO AO CONSUMIDOR


EQUIPE: Ana Cristina Cleide Gonalves Jefferson Queiroz Inaldo Matias Wilaneyde Fernanda

ORIENTADOR : Jurandis

INTRODUO
Em 11 de setembro de 1990, por meio da

Lei 8.078/90, vigorada dia 11 de maro de 1991, surgiu o Cdigo de Defesa do Consumidor, que assegura o reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor e estabelece a boa-f como princpio basilar das relaes de consumo. A Proteo do consumidor e proteo concorrncia so duas distintas reas da poltica ligada ao bom

funcionamento do mercado, que em mltiplos pontos, mostram-se complementares, pontos onde a proteo da concorrncia favorece o consumidor e onde a proteo do consumidor favorece a competio no mercado. Apesar destes dois ncleos normativos da poltica econmica aparentarem um perfeito casamento, h, entre ambos, reas de tenso onde o incremento em uma das polticas de proteo acarreta prejuzo na outra.

DEFESA DA CONCORRNCIA
O SENTIDO DA DEFESA DA

CONCORRNCIA. A ESTRUTURA E AS ATRIBUIES DO SISTEMA BRASILEIRO DE DEFESA DA CONCORRNCIA. OS PRINCIPAIS PROCESSOS RECENTEMENTE APRECIADOS E OS EM CURSO.

O SENTIDO DA DEFESA DA CONCORRNCIA


Dentre os escopos da defesa da concorrncia, a proteo do consumidor aquele que mais facilmente pode ser aferido pelo cidado. Promover a concorrncia entre as empresas garantir ao consumidor preos mais baixos, maior variedade e qualidade de produtos, mais inovao e maior poder de escolha. Assim, o consumidor o grande destinatrio da defesa da concorrncia.

A ESTRUTURA E AS ATRIBUIES DO SISTEMA BRASILEIRO DE DEFESA DA CONCORRNCIA


O Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrncia (SBDC) o conjunto de rgos governamentais responsvel pela promoo de uma economia competitiva no Brasil, por meio da preveno e da represso de aes que possam limitar ou prejudicar a livre concorrncia, sendo sua atuao orientada pela Lei n 12.529, de 30 de novembro de 2011.

ATUALMENTE O SBDC FORMADO POR DOIS RGOS GOVERNAMENTAIS: Conselho Administrativo de Defesa Econmica (CADE), autarquia federal vinculada ao Ministrio da Justia. Secretaria de Acompanhamento Econmico (SEAE), do Ministrio da Fazenda. At a entrada em vigor da lei n 12.529 de 30 de novembro de 2011, o SBDC era composto tambm pela Secretaria de Direito Econmico (SDE), do Ministrio da Justia.

FUNES DESEMPENHADAS PELOS RGOS DO SBDC :

A SDE o rgo responsvel por

instruir a anlise concorrencial dos atos de concentrao econmica ( fuses, aquisies, etc.), bem como investigar infraes ordem econmica.

A SEAE, por sua vez, responsvel

por emitir pareceres econmicos em atos de concentrao, investigar condutas para oferecer representao SDE, bem como elaborar facultativamente pareceres em investigaes sobre condutas anticoncorrenciais. Por fim, o CADE responsvel pela deciso final, na esfera administrativa, dos processos iniciados pela SDE ou SEAE.

Assim, aps receber os pareceres

da SDE e SEAE, que no so vinculativos, o CADE tem a tarefa de julgar tanto os processos administrativos que tratam de condutas anti-concorrenciais quanto as anlises de atos de concentrao econmica.

OS PRINCIPAIS PROCESSOS RECENTEMENTE APRECIADOS E OS EM CURSO


Ao preventiva: d-se por meio da anlise das operaes de concentrao (p.ex., fuses, aquisies e incorporaes de empresas e cooperao econmica (p.ex., determinadas joint-ventures. Tais operaes devem ser notificadas ao SBDC em at 15 dias teis da realizao da operao, uma vez preenchidos os requisitos previstos no artigo 54 da Lei n 8.884/94.

Ao repressiva: d-se por meio da

investigao e punio de condutas anti-competitivas. So exemplos de prticas lesivas concorrncia o cartel e as prticas abusivas de empresas dominantes (acordos de exclusividade, vendas casadas, preos predatrios, etc.).

Ao educativa: d-se por meio da difuso da cultura da concorrncia. O SBDC promove seminrios, palestras, cursos e publicaes de relatrios e matrias em revistas especializadas para difundir a importncia da concorrncia para a sociedade. Nesse mbito, tem sido crescente a interao entre as autoridades de defesa da concorrncia e aquelas voltadas para a defesa do consumidor.

PROTEO DO CONSUMIDOR
A LEGISLAO ATUAL SOBRE O

DIREITO DO CONSUMIDOR. A CONCEITUAO DE CONSUMIDOR E FORNECEDOR. ASPECTOS DAS RELAES ENTRE FORNECEDORES E CONSUMIDORES.

A LEGISLAO ATUAL SOBRE O DIREITO DO CONSUMIDOR


A lei boa, mas voc precisa

conhec-la! Todas as pessoas so consumidoras de bens e de servios. A Lei n 8.078, de 11/09/90, em vigor desde 11/03/91, protege e defende o Consumidor.

ART. 1 O presente Cdigo estabelece

normas de proteo e defesa do consumidor, de ordem pblica e interesse social, nos termos dos arts. 5, inciso XXXII, 170, inciso V, da Constituio Federal e art. 48 de suas Disposies Transitrias. "Art. 2 - utiliza Consumidor denominado standard ou stricto sensu toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou produto ou servio como destinatrio final."

Art.3- Fornecedor toda pessoa

fsica ou jurdica , pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produo montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios.

CONSUMIDOR EQUIPARANDO PESSOAS(TERCEIROS) A CONSUMIDOR TAIS COMO:


"Art.2, pargrafo nico - Equipara-se a

consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indeterminveis, que hajam intervindo nas relaes de consumo." "Art. 17 - Para os efeitos desta Seo, equiparam-se aos consumidores todas as vtimas do evento. "

"Art.29 - Para os fins deste Captulo e do

seguinte, equiparam-se aos consumidores todas as pessoas determinveis ou no, expostas s prticas nele previstas." Consumidor padro ou standard, haja vista que a lei consumerista reconhece outras pessoas como consumidoras denominando-as de consumidores por equiparao ( bystandard ).

Consigna-se que a lei do

consumidor equiparou a vtima do acidente do consumo (pessoa que foi atingida, sofreu prejuzo em razo dos defeitos intrnsecos ou extrnsecos do produto ou servio) a consumidor, na forma do art. 17 do CDC. para os fins de responsabilizar o fornecedor do produto/servio defeituoso de forma objetiva.

Equiparam-se ao consumidor na

forma do art. 29 e art.2, pargrafo nico do CDC., as pessoas expostas oferta, publicidade, s prticas comerciais abusivas, s cobranas de dvidas e aos bancos de dados e cadastros dos consumidores, bem como as vtimas dos acidentes de consumo.

OS DIREITOS DO CONSUMIDOR:
Ao contratar um servio, exija a nota fiscal ou recibo. Caso o servio apresente defeitos, voc ter onde e como reclamar e ser respeitado. Compra feita por telefone, por fax, pelo reembolso postal (fora do estabelecimento comercial do vendedor). > 07 (sete) dias para devolver o produto, se o mesmo no for aquilo que voc pensava que fosse, sem qualquer despesa.

J pagou?

> Ter direito de receber, integralmente, todo o seu dinheiro de volta. Verificar o produto, constatar que o mesmo se apresenta defeituoso. > Tem direito de reclamar o conserto ou a sua substituio.

PRAZO PARA RECLAMAES


Bem no for durvel-30 dias.

Bem for durvel-90 dias.


Percebeu o defeito depois de certo tempo.

> O mesmo prazo para cada tipo de bem, contado a partir da data em que o defeito for encontrado e reclamado. Bem causar dano ao seu comprador. > 5 anos para ajuizar a ao de indenizao ou reparao de danos, contado a partir data da compra.

DVIDA
Deixar de pagar no prazo estipulado.

> Multa no poder ser superior a 2%. Estabelecimento comercial faz propagandas, prometendo "mundos e fundos". >Dever cumpri-los, desde que voc apresente documentos, papis, jornais, folhetos onde constem as referidas propagandas.

ONDE RECLAMAR?
No PROCON (Programa de Proteo e Orientao ao Consumidor), que tem a finalidade de prestar informaes, orientando e conscientizando o Consumidor sobre seus direitos e deveres, promovendo tambm o encaminhamento de reivindicaes, consultas, reclamaes ou sugestes aos organismos competentes.

DIREITOS FUNDAMENTAIS DO CONSUMIDOR ART. 6


Direito segurana:

Garantia contra produtos ou servios que possam ser perigosos vida ou sade. Direito escolha: Opo entre vrios produtos ou servios com qualidade satisfatria e preos competitivos. Direito a ser ouvido: Pelos interesses dos consumidores devem ser levados em considerao pelos governos, no planejamento e execuo da poltica econmica.

Direito indenizao:

Reparao financeira por danos causados por produtos ou servios.


Direito educao para o consumo:

Meios para o cidado exercitar conscientemente sua funo no mercado.


Direito a um meio ambiente saudvel:

Defesa do equilbrio ecolgico para melhorar a qualidade de vida agora e preserv-la para o futuro.

Direito informao:

Conhecimento dos dados indispensveis sobre produtos ou servios, para uma deciso consciente.. Direito melhoria dos servios pblicos: Sabendo que estado se enquadra na definio de fornecedor, pois, um prestador de servio publico, Ocorrendo prejuzo ao consumidor, quando da prestao de servios ou na venda de produtos, ter a obrigao de ressarci-lo na forma legal.

Os servios prestados pelo estado

brasileiro (unio, estados e municpios), tais como segurana e justia, educao e sade, e, tambm, atividades de natureza privada, como fornecimento de gua, eletricidade, e outros, esto sob proteo do cdigo de defesa do consumidor.
Todos esses direitos so reconhecidos

mundialmente pela ONU (Organizao das Naes Unidas).

A CONCEITUAO DE CONSUMIDOR E FORNECEDOR


O conceito de consumidor no CDC.

O art.2 da lei 8.078/90 "Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final."

O conceito jurdico de consumidor

padro estabelecendo como sendo consumidor (denominado standard ou stricto sensu ) qualquer pessoa natural ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final, ou seja, para seu uso pessoal ou de sua famlia, no comercializando o servio ou produto.

O conceito de fornecedor no CDC. O art.3 da lei 8.078/90


Fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica , pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produo montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios.

"Todo comerciante ou

estabelecimento que abastece ou fornece habitualmente uma casa ou um outro estabelecimento dos gneros e mercadorias necessrios ao seu consumo."
" Fornecedor numa palavra o

fabricante, ou vendedor, ou prestador de servios."

ASPECTOS DAS RELAES ENTRE FORNECEDORES E CONSUMIDORES.


A relao jurdica um vnculo que une duas

ou mais pessoas caracterizando-se uma como o sujeito ativo e outra como passivo da relao. Se uma das partes se enquadrar no conceito de consumidor e a outra no de fornecedor e entre elas houver nexo de causalidade capaz de obrigar uma a entregar a outra uma prestao, estaremos diante de uma relao de consumo.

DEFINIO:
Definimos a relao de consumo

como o vnculo jurdico por meio do qual uma pessoa fsica ou jurdica denominada consumidor adquire ou utiliza produto ou servio de uma outra pessoa denominada fornecedor.

CONSIDERAES FINAIS
A lei que trata das relaes de consumo

eficaz na proteo do cidado consumidor. As relaes de consumo devem desenvolver-se dentro dos princpios da boa-f e da transparncia, tanto por parte do fornecedor do produto ou servio, como tambm do consumidor final, para assim, num pleno exerccio da democracia e da cidadania fazermos com que impere e prevalea a paz e a justia social.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:
Manual de direitos do consumidor

Filomeno, Jos Geraldo Pinto, 9 ed. So Paulo : Atlas, 2007. Quais so os direitos do CONSUMIDOR - tjse www.tjse.jus.br Defesa do consumidor no Brasil Ministrio da Justia www.mj.gov.br Relao entre Consumidor e Fornecedor www.showdenoticias.com.br

O conceito de consumidor no direito comparado

- Revista Jus www.jus.com.br Padro de bem-estar do consumidor e a idia de justia www.jus.com.br Defesa da Concorrncia e Consumidor Ministrio da Justia www.mj.gov.br Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrncia www.wikipedia.org.br

Anda mungkin juga menyukai