Anda di halaman 1dari 69

OFICINA DE OPERAO DE UDIO

Coordenador: Enildo Fernandes da Silva

A NATUREZA DO SOM

A Natureza do som Se uma rvore casse na floresta e no houvesse ningum l para ouvir, ela faria barulho...?

Esta uma velha pergunta que nunca obteve uma resposta definitiva. Quer dizer, at agora, porque em sua definio mais completa, o som deve ter trs elementos essenciais: gerao, propagao (ou transmisso) e recepo. Ento se uma rvore cair e no houver ningum para ouvir, o terceiro elemento essencial (recepo) no ocorreu, portanto no houve som. Todos os trs elementos so importantes e a compreenso de cada essencial para um entendimento completo de amplificao de msica e som. Para que o som seja gerado, algo deve por o ar em movimento. Isto significa que qualquer coisa que vibre pode gerar som seja ela cordas de um violo, a palheta de um obo ou suas prprias cordas vocais.

O que uma onda?

Embora as ondas sonoras sejam muito diferentes das ondas de rdio e das ondas do mar, todas as ondas possuem certas propriedades comuns. Uma das primeiras propriedades notadas nas ondas que elas podem transportar energia e informaes de um lugar para outro, em um meio, sem transportar o meio. Um distrbio passado de um ponto a outro quando a onda se propaga. No caso das ondas de luz a mudana ocorre na eletricidade e no caso de ondas de rdio o distrbio magntico. Nas ondas sonoras h mudana na presso e densidade. Mas em qualquer caso o meio volta ao estado de repouso aps a onda passar.

Freqncia
Um ciclo o movimento completo que a onda d em torno do seu eixo. Assim que ela comear a se repetir que comear o 2o ciclo. Ento quanto mais ciclos por segundo mais alta a freqncia. E conseqentemente mais agudo o som.

Amplitude ou loudness

Fase
Quando duas ondas ocorrem ao mesmo tempo, elas interagem uma com a outra e cria uma nova forma de onda. A fase refere-se ao efeito que uma onda tem sobre outras. Duas ondas que se iniciam simultaneamente com a mesma amplitude e mesma freqncia produziro uma nova onda com a mesma freqncia, porm de amplitude maior. Veja figura abaixo. A amplitude ser a soma das amplitudes em cada onda. Diz-se que estas duas ondas esto em fase.

Fase construtiva de destrutiva

Timbre
Um tom complexo pode ser caracterizado como duas ou mais ondas tendo relao de freqncia, amplitude e fase diferentes. Ondas que tm freqncias relacionadas por nmeros inteiros so chamados harmnicos. Estes harmnicos podem ser adicionados a tons puros por meio eletrnicos ou podem ser inerentes ao prprio instrumento (forma do instrumento, tipo de material de que feito etc). Se uma mesma nota for tocada em um piano e em um violino podemos perceber facilmente a diferena entre um e outro. O motivo pelo qual um piano soa diferente de um violino que so gerados pelos dois instrumentos harmnicos naturais diferentes. Vistos de outra forma, harmnicos so tons fantasmas que so gerados como resultado da forma de tocar ou da estrutura do instrumento.

DICA

Quanto uma nota o dobro da freqncia de outra, musicalmente ela est uma 8 aacima. medida que os harmnicos se distanciam da fundamental, a intensidade do som tende a diminuir.

Origem das notas musicais

Freqncia e Tom

Tom e freqncia esto relacionados. Tom atributo psicolgico de um som musical, enquanto a freqncia o fenmeno fsico. Ns percebemos o tom de uma freqncia de uma onda. Como j vimos, nossos ouvidos podem perceber alturas entre 20Hz e 20000Hz. Mas no ouvimos essas freqncias de forma igual. Ns somos mais sensveis s freqncias mdias do que s altas e baixas freqncias. Estas diferentes sensibilidades s freqncias tambm mudam com a amplitude. Em baixos volumes no podemos ouvir as baixas freqncias to bem. No entanto, medida que o nvel do volume aumenta, tendemos a ouvir estas freqncias mais parecidas com as mdias.

Efeito Doppler

O Efeito Doppler observado nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que est em movimento com relao ao observador.

Reflexo, Refrao e Difrao

EH ISSO!

Decibel (dB)

A escala logartmica escolhida por Bell foi a de base dez. Ela fornece intervalos iguais para cada acrscimo, ou decrscimo, razo de x10 (vezes dez). Portanto, para cada variao na potncia de um sinal razo de x10 ou 10, ele acrescentava ou subtraa 1 Bel. Podemos ver isto na escala abaixo:

O Bel ficou, portanto, definido como o logaritmo na base dez da relao entre duas potncias, Bel = log (P1/P0) E o decibel, por conseqncia, ficou definido como 10 vezes o logaritmo na base dez da relao entre duas potncias, dB = 10 log (P1/P0) Essas potncias podem ser de natureza eltrica, mecnica, acstica ou outra qualquer.

Sempre que uma potncia for o dobro de uma outra ela ser 3 dB maior ou se for metade ser 3 dB menor; Sempre que uma potncia for dez vezes uma outra ela ser 10 dB maior ou se for 1/10 ser 10 dB menor.

A VARIAO DE POTNCIA expressa como sendo 10 log (P1/P0) Substituindo os valores de potncia pelos de voltagem, teremos: 20 log (P1/P0) O multiplicador 20 tambm aparece nas relaes , em bD, entre correntes eltricas e entre presses acsticas.

Sempre que uma voltagem for o dobro de uma outra ela ser 6 dB maior ou se for metade ser 6 dB menor Sempre que uma voltagem for dez vezes de uma outra ela ser 20 dB maior, ou se for 1/10 ser 20 dB menor

A VARIAO DE TENSO expressa como sendo 20 log (V1/V0)


Instrumentos musicais irradiam energia acstica e a taxa na qual um instrumento irradia esta energia a chamada de potncia de sada do instrumento. Nossos ouvidos so sensveis potncia acstica. A unidade de medida para esta potncia acstica o Watt acstico. O ouvido humano uma ferramenta notvel. Ele possui a habilidade de detectar sons extremamente baixos e extremamente altos. Se uma fonte sonora pudesse gerar um Watt acstico de potncia, ele seria classificado como um som muito alto. De fato, machucaria nossos ouvidos. Isto conhecido como limiar da dor. Inacreditavelmente, se uma fonte sonora produzisse um trilionsimo de Watt acstico (0,000000000001), ns, ainda assim, conseguiramos perceber o som. Este som seria muito suave e chamado de limiar do som. Assim, a diferena entre o mais suave e o mais forte que podemos perceber um trilho de vezes.

Devido a esta grande variao, usar a unidade de Watt acstico dificultaria por envolver nmeros grandes. Assim, ao invs de usarmos a potncia acstica e Watts acsticos, usaremos o Nvel de Presso Sonora (Sound Pressure Level) SPL que medido em Decibis. Outro importante fato da audio que ela no-linear. Isto , dobrar a potncia acstica de um instrumento no far dobrar o seu volume. A escala de medio em decibis leva em conta a natureza no-linear da audio, sendo assim uma maneira mais descritiva de como ns ouvimos. Decibis so baseados em razes e logaritmos. Logaritmos so simplesmente uma forma de reduzir faixas grandes de nmeros. Dissemos que a variao da percepo sonora de 0,000000000001 Watt acstico at 1 Watt acstico. Usando decibis podemos substituir todos estes nmeros por zero decibel para o menor som que podemos ouvir at 120 dB para o som mais forte.

O decibel pode ser usado para medir praticamente qualquer coisa que seja baseado em taxas. Ele sempre compara um nvel a outro. O uso mais comum dos decibis para comparar nveis de presso sonora, nveis de potncias e nveis de tenses. importante lembrar que precisam ser comparados a outros nmeros. Por exemplo, 0 dB SPL o som mais suave que podemos ouvir. Dizer que um concerto est a 90 dB significa que o nvel de presso sonora (SPL) do concerto 90 dB maior do que o som mais suave que podemos ouvir ou 30 dB abaixo da dor. Agora importante analisar a relao entre potncia e nvel de presso sonora.

Decibis so usados para descrever os nveis de presso sonora porque so semelhantes forma que os humanos ouvem. Lembre-se de trs regras para sua utilizao: 1. Uma mudana de um decibel na presso sonora impossvel de detectar para a maioria das pessoas 2. O ouvido humano mdio percebe diferenas de volume em incrementos de 3 dB. Isto significa que para gerar a menor mudana no volume percebido, a potncia deve ser dobrada. 3. Para dobrar o volume percebido, o nvel de presso sonora deve ser aumentado em 10 dB, o que exige 10 vezes mais potncia! Assim, se voc tivesse um amplificador de guitarra de 60 Watts, para fazer a menor variao de volume (3 dB) voc precisaria de um amplificador de 120 Watts. Para dobrar o volume, voc precisaria de um amplificador de 600 Watts (60 vezes dez).

Amplificadores de Potncia

Os amplificadores de potncia tm funo muito particular nos sistemas de sonorizao para os auto-falantes. Os amplificadores podem ser construdos em unidades separadas ou juntamente com mixers. Vamos conhecer algumas caractersticas dos amplificadores.

Potncia de sada Os dois tipos mais importantes de amplificadores so os mono ou estreo. Um amplificador possui um nico sistema de amplificao enquanto o estreo possui dois sistemas independentes. Estes dois sistemas podem ser usados juntos ou somados para criar mais potncia. A esta caracterstica chamamos de bridge. Os amplificadores podem possuir vrios mtodos de medida. Todos eles so baseados no nvel da forma de onda amplificada. A que melhor define a potncia do amplificador RMS (do ingls root mean square raiz quadada).

Freqncia de resposta J que o amplificador utilizado para reproduzir sinais de entrada de forma muito precisa, eles no podem modificar a colorao tonal do som. A freqncia de resposta de um amplificador deve ser o mais flat (sem alterao) possvel em toda a faixa de freqncia (20 Hz a 20 KHz).

Distoro Harmnica Total (THD) Quando um amplificador est na potncia mxima, normalmente h uma alterao do sinal de sada comparado com o sinal de entrada. Isto causado pelo amplificador que produz uma certa porcentagem de harmnicos em todo o sinal original. Estes harmnicos so tons fantasmas que so inerentes ao amplificador. Todas as freqncias harmnicas esto relacionadas aos nmeros inteiros e portanto esto musicalmente relacionados. Estudos tm mostrado que o ouvido humano pode distinguir aproximadamente 1% da distoro harmnica total antes que elas comecem a incomodar. (Esta porcentagem pode mudar dependendo da fonte). O melhor amplificador aquele que tiver a menor distoro harmnica.

Relao Sinal Rudo Todo equipamento eletrnico possui um rudo inerente chamado rudo trmico ou Gaussiano. J que no tem como eliminar esse rudo, o nvel do sinal a ser gravado deve ser bem maior do que o rudo para que ele se torne imperceptvel. O mnimo aceitvel da relao sinal rudo para equipamentos de amplificao deve ser de 65 dB.

Mesas de Som Mixers

Entrada

Os tipos mais comuns de entradas nas mesas so do tipo P10 (banana) e XLR (fmea). A maioria das entradas P10 possuem alta impedncia enquanto as entradas XLR usam fontes de baixa impedncia.

Ajustando o nvel de entrada

Para compensar a grande variedade de nveis de sinal, muitas mesas possuem um controle chamado TRIM que permite controlar apropriadamente a quantidade de sinal a ser enviada ao pr-amplificador. Se um sinal forte for usado em um mixer sem controlar o TRIM, pode ocorrer distoro. Se uma fonte suave for usada, o mixer precisa aumentar o ganho para que o rudo ou chiado no se sobressaia.

Indicador de pico

Se o nvel de entrada estiver alto, ocorrer distoro. As vezes pode ser difcil determinar exatamente qual a entrada est distorcendo quando muitas fontes estiverem sendo usadas. O LED de pico indica claramente qual canal est distorcendo. Ele se acende quando um sinal est se aproximando do nvel de distoro (ou clip). Piscar de vez em quando permitido mas lembre-se: sempre bom evitar.

Gravao Analgica X Digital

Gravao Analgica Gravao digital

Resoluo ou Bit Depth


As amostras da taxa de amostragem so feitas atravs de nmeros. Precisamos definir um valor mnimo e um mximo da representao dos nmeros, ou seja uma escala. A resoluo define os nveis de variaes da amplitude. Portanto, quanto maior for a resoluo maior ser a possibilidade de representar variaes de dinmicas. O processo de converter um sinal eltrico (o qual representa uma onda de som) numa srie de nmeros chamado quantizao ou digitalizao. Toda vez que um conversor A/D (analgico/digital) recebe uma leitura de voltagem do circuito sample-and-hold (ver e anotar), ele joga uma srie de nmeros binrios (bits) que representam a amplitude do sinal naquele momento. Quanto mais bits houver disponveis para descrever a leitura da amplitude, mais precisamente o ADC (analog digital converter conversor analgico digital) pode fazer coincidir essa leitura. Se ele no puder fazer coincidir a leitura exatamente, chega o mais prximo possvel e continua.

Canais

No incio foi pensado que dois canais independentes seriam a melhor forma de reproduzir fielmente uma situao real pelo simples fato de termos dois ouvidos. Assim quando estamos assistindo a um concerto de uma orquestra ouvimos mais fortemente pelo ouvido esquerdo os sons esquerda da orquestra (violinos, violas, etc) e pelo ouvido direito ouvimos mais fortemente os sons da direita (cellos, baixos, etc). Atualmente os engenheiros de som esto criando equipamentos com mais de dois canais. Por exemplos os Home Theaters, DVDs, etc. que possuem normalmente 6 canais. Os dois que conhecemos, um central, dois traseiros e um sub-woofer para reproduzir os sons graves. Estes equipamentos so conhecidos como 5.1. O nmero 5 representa os cinco canais principais e o .1 representa o subwoofer (graves). A tecnologia no pra. J existem equipamentos com mais de seis canais: os 6.1 por exemplo. Quem viver ver...

Placas de Sons

As placas de som normalmente possuem conectores do tipo: Line In, Mic, Line Out, Headphone e/ou Speaker.

Observao

Quando for gravar no computador usando qualquer software como por exemplo o Sound Forge, voc precisa definir qual(is) entrada(s) voc quer que ele grave. Dependendo da placa de som pode ser que s se possa selecionar uma entrada por vez. No canto inferior direito do windows, possui uma figura como um alto-falante que serve para voc definir os controle de volumes para Ouvir (Play Control) e para Gravar (Recording).

Agora podem ir para casa ver as noticias

Anda mungkin juga menyukai