Anda di halaman 1dari 22

PPGBioAGro Programa de Ps-Graduao em Biodiversidade e Agroecossistemas Amaznicos

Universidade do Estado de Mato Grosso

Campus de Alta Floresta MT


Disciplina de Sistemas Agrcolas

PPGBIOAGRO
Docente: Dr. Santino Seabra Jnior Discente: Norberto Gomes Ribeiro Jnior

Extrativismo vegetal ou plantio: qual a opo para a Amaznia?

Autor: Alfredo Kingo Oyama Homma.

Alfredo Kingo Oyama Homma doutor em


Economia Rural, pesquisador da Embrapa Amaznia Oriental.
3

Contextualizao
Morte de Chico Mendes (1988) Extrativismo vegetal Procedimento adequado para a Amaznia? uma prtica economicamente vivel?

Produtos extrativos de importncia econmica: pau-brasil (Caesalpinia echinata) cacau (Theobroma cacao L.) seringueira (Hevea brasiliensis) castanha-do-par (Bertholletia excelsa) aa (Euterpe oleracea Mart.)

De uma forma geral, as atividades extrativas se iniciam, passam por uma fase de expanso, de estagnao, e depois declinam, no sentido do tempo e da rea espacial.

A disperso dos recursos extrativos na floresta faz com que a produtividade da mo de obra e da terra seja muito baixa, fazendo essa atividade vivel pela inexistncia de opes econmicas, de plantios domesticados ou de substitutos sintticos.

Crescimento de mercado renda e emprego

Polticas agrcolas
Polticas ambientais

- Fronteiras agrcolas - Recuperao de reas degradadas

-Extrativismo: Baixa produtividade de mo de obra; -Domesticao: produo em massa; - Sinttico: acessibilidade.

pau-rosa (Aniba rosaeodora) sintetizado jambu (Spilanthes oleracea) domesticado jaborandi (Pilocarpus microphyllus Statf.) bacuri (Platonia insignis) uxi [Endopleura uchi)

polticas de manuteno do extrativismo - Formao de reservas extrativistas

Gastos com importao em 2010 - US$ 790,4 milhes

Culturas potencialmente explorveis:


Cacau Aa Bacur Castanha-do-par (domesticao...) Seringueira Cupuau Jaborandi Uxi Timb Pau-rosa Andiroba Copaba Guaran

Peixes...

Concluses
O extrativismo colaborou com o desenvolvimento e povoamento da regio, alm de compor com nfase os produtos exportados em certos perodos; necessrio a formao de parques produtivos fortes e domesticao das culturas economicamente viveis;

O extrativismo foi a causa do atraso econmico regional; Muitos interesses do extrativismo vo contra os preceitos bsicos do desenvolvimento capitalista; - Oferta de empregos variados; - Desenvolvimento de pesquisas para alta produo; - Contraposio ao ecologicamente correto.*
* o caso da explorao da madeira.

A diminuio da devastao da Amaznia depende da utilizao do espao j desmatado; necessrio investir em pesquisas para produtos que apresentam dficit de demanda em relao ao mercado.

Parecer:

O autor avalia a situao pelo olhar capitalista de mercado, evidencia suas concluses atravs de dados histricos bem fundamentados e prope solues que podem solucionar alm dos problemas de demanda, tambm problemas sociais. So relevantes suas observaes, mas no que tange uma aplicabilidade, necessrio uma mudana de postura poltica do Estado para se chegar a algum resultado. ... O aumento da procura gera uma elevao dos preos dos produtos e no um colapso de seu mercado.

Sugesto de pesquisa:
Levantamento dos impactos socioculturais sobre populaes de reas de substituio do extrativismo por plantaes.

Anda mungkin juga menyukai