Anda di halaman 1dari 17

VETORES e PARASITAS

Anderson Maia Denise Capitaneo dos Santos

Atualmente, no Brasil, as principais doenas vetoriais sujeitas a controle so: dengue, malria, leishmanioses doena de Chagas, febre amarela, esquistossomose, filariose.

Para uma anlise do controle de doenas transmitidas por vetores no Brasil so necessrios levar em conta trs aspectos: a urbanizao da populao, a transformao do carter eminentemente rural dessas doenas em urbano ou periurbano a descentralizao do controle para os municpios (que gerou atividades que no pertenciam ao acervo tradicional da maioria dos estados e municpios, como j o eram as atividades de assistncia mdica e o fato de que limitaes oramentrias tm dificultado a criao de carreiras profissionais, razoavelmente remuneradas, para manter o pessoal contratado).

Os programas mais importantes, pelo volume de recursos que movimentam, so o de controle da malria e do dengue. Medidas de controle vetorial no so utilizadas em todos os programas de controle de doenas transmitidas por vetores, mas apenas nos programas de: controle do dengue, preveno da febre amarela urbana, da malria, da leishmaniose, da peste e da doena de Chagas. No controle da febre amarela silvestre, das filarioses no se trabalha com controle vetorial. Na esquistossomose, est praticamente abandonada a atividade moluscicida

QUE AES TEM SIDO FEITAS PARA O CONTROLE DESSES VETORES


Dengue: seu controle um enorme desafio no Brasil e no mundo. a principal doena re-emergente no mundo. O nico elo vulnervel de sua cadeia de transmisso, com os recursos cientficos e tecnolgicos hoje disponveis, o vetor. No se dispe de tratamento etiolgico e nem de uma vacina eficaz. E o mosquito adulto j apresenta resistncia aos inseticidas organoclorados e organofosforados e est iniciando resistncia aos piretrides. Febre Amarela: existe o risco da sua re-urbanizao.

Malria:

ainda um dos maiores problemas de sade pblica no Brasil e no mundo. Foi objeto de uma campanha mundial pela sua erradicao, na metade do sculo passado, a partir da aplicao de DDT, inseticida de grande eficcia contra os mosquitos vetores do gnero Anopheles. O resultado foi sua eliminao em pases desenvolvidos e reas desenvolvidas de pases subdesenvolvidos. Porm, onde as populaes vivem em condio precria de habitao e trabalho, e existem condies ecolgicas favorveis proliferao dos vetores, no se conseguiu a reduo de sua transmisso. Algumas espcies vetores desenvolveram resistncia ao DDT e a outros grupos qumicos de inseticida.

Doena de Chagas: foi uma atividade antivetorial extremamente exitosa, com a eliminao, em grande parte do territrio nacional, do seu principal vetor, o Triatoma infestans(barbeiro). Domiciliado em casas de pau-a-pique, foi vulnervel ao dos inseticidas aplicados de forma seletiva em localidades e domiclios infestados.

O Problema dos Inseticidas


Tendo em vista seu impacto negativo no meio ambiente e o risco de aparecimento de resistncia dos vetores, o uso de inseticida tem sido bastante reduzido nos ltimos anos. Novos conhecimentos cientficos e tecnolgicos so necessrios para que talvez um dia se possa pensar em controlar a transmisso de doenas vetoriais sem o uso de inseticidas nocivos populao humana e ao meio ambiente.

Parasitos Intestinais: Prevalncia em Escolas da Periferia de Porto Alegre RS


O objetivo do trabalho foi verificar a prevalncia de parasitoses intestinais em alunos de escolas da rede pblica da periferia de Porto Alegre-RS. Foram recolhidas 74 amostras de fezes em junho de 2003 e 117 em abril de 2004, perfazendo um total de 191 amostras, tendo sido realizado em cada uma delas o exame parasitolgico de fezes. Convm lembrar que as parasitoses intestinais representam um grave problema de sade pblica e esto associadas falta de saneamento bsico.

RESULTADOS da PESQUISA
Das 191 amostras processadas, encontrou-se positividade em 69 exames (36%). Das amostras positivas, os parasitos mais prevalentes foram: Ascaris lumbricoides (50,72 %);

Giardia lamblia (27,53%);

Trichuris trichiura (24,63 %);

Entamoeba sp., (21,73%).

e encontrou-se poliparasitismo em 19 amostras, representando 27,53% das amostras positivas.

Foram encontrados 94 parasitos diferentes no total


Os resultados encontrados no trabalho so semelhantes aos demais estudos realizados em todo o pas, tanto no percentual como nas espcies parasitas.

Est mais que claro que h uma relao direta entre o grau de parasitismo e a presena de vetores com as condies mnimas de higiene e saneamento bsico das regies onde as crianas e adultos vivem.
Obs: Situao que foi bem relatada no estudo realizado em Feira de Santana BA, em que se observavam crianas das mais variadas faixas etrias servindo-se de guas poludas, convivendo com o lixo e realizando suas necessidades fisiolgicas ao ar livre

Anda mungkin juga menyukai