Anda di halaman 1dari 50

PROJETO DE INSTALAES DE AR CONDICIONADO

NORMAS TCNICAS
Normas NBR 6401- Instalaes centrais de ar condicionado para conforto Parmetros bsicos de projeto. Substituda pelas normas abaixo:
ABNT NBR 16401-1 Parte 1: Instalaes de Ar Condicionado - Sistemas Centrais e Unitrios. Projeto das Instalaes. Estabelece parmetros bsicos e requisitos mnimos de projeto para sistemas de ar condicionado centrais e unitrios. Utilizado tambm para instalaes especiais como salas limpas, centros cirrgicos, laboratrios, etc. ABNT NBR 16401-2 Parte 2: Instalaes de Ar Condicionado - Sistemas Centrais e Unitrios. Parmetros de Conforto Trmico. Especifica os parmetros do ambiente interno. Trata da satisfao trmica mdia de 80% das pessoas em relao ao conforto trmico em reas providas de ar condicionado. ABNT NBR 16401-3 Parte 3: Instalaes de Ar Condicionado - Sistemas Centrais e Unitrios. Qualidade do Ar Interior. Especifica os parmetros bsicos e os requisitos mnimos para sistemas de ar condicionado, como vazes mnimas, nveis mnimos de filtragem de ar, requisitos tcnicos e componentes relativos a qualidade do ar.

NBR 6675 - Instalao de condicionadores de ar de uso domstico (tipo monobloco ou modular)

O que :
AR CONDICIONADO um equipamento destinado a climatizar o ar em um recinto fechado, mantendo sua temperatura e umidade controladas.

Objetivo
Processos e equipamentos mecnicos para: Resfriar ou Aquecer; Desumidificar ou Umidificar; Existem quatro categorias bsicas de refrigerao Distribuir; mecnica: Filtrar; e 1. ar condicionado para Renovar. conforto; o ar de um ambiente seja para: 2. refrigerao conforto trmico; 3. ar condicionado para processo controle de um processo produtivo; 4. refrigerao de baixa preservao de produtos. temperatura

Erro comum quando pensamos em ar condicionado para conforto enfocarmos apenas o aspecto refrigerao. Na verdade muito mais do que isso. O ar condicionado completo proporcionado por um sistema que pode aquecer, umidificar, esfriar, ventilar, filtrar e circular o ar. A maioria dos equipamentos que existem executam apenas um trabalho parcial.

Exemplos:

Tecelagem: umidade elevada Armazenamento de Papel: baixa umidade Fbrica de sorvetes: baixssima temperatura CPD: baixas temperaturas

Parmetros Ambientais
Temperatura do ar Termostatos; Umidade do ar Umidostatos; Velocidade do ar Difusores e Dampers; Pureza do ar Limpeza, Filtros e Renovao; Nvel de Rudo Difusores, Atenuadores, etc.

Satisfao e Sade dos Usurios

Princpio de Funcionamento
insuflado, no ambiente, ar em condies de temperatura, umidade e pureza em condies diferentes daquelas que se quer manter. Resfriamento: Para se remover o calor gerado no interior dos ambientes, somado quele que penetra pela envoltria, insuflado ar de 10C a 12C mais frio que a temperatura desejada. Conceito de diluir o calor gerado.

Componentes do ar-condicionado
Evaporador: Rouba o calor do ambiente pela evaporao de um fludo a baixas presses; Compressor: Fornece energia mecnica para o sistema funcionar e eleva a presso do gs para permitir sua condensao; Condensador: Rejeita, para o exterior, o calor retirado do ambiente condicionado, condensando o gs (volta para o estado lquido); Vlvula de expanso: Reduz a presso do lquido, deixando-o no estado adequado para recomear o ciclo, ou seja, ser evaporado.

ETAPAS DO PROJETO
Levantamento de dados e Realizao de esboo Clculo de carga trmica Escolha de equipamentos Escolha da distribuio de ar Projeto de dutos Escolha de acessrios - retorno, bocas de insuflamento, tomadas de ar externo, etc Memorial descritivo

LEVANTAMENTO DE DADOS
Fazer esboo da obra Medir paredes, janelas, portas Contar equipamentos, verificar consumo Verificar tipo e nmero luminrias Observar orientao solar Proteo nas janelas Tipo de tijolo e de cobertura Quantidade de pessoas por sala Calculo de iluminao por sala ex:360 W iluminao fluoresc. por sala

ESTIMATIVA CARGA TRMICA


Conduo pelas paredes, vidros, cobertura e piso; calor latente e sensvel pelas pessoas calor latente e sensvel do ar externo equipamentos iluminao insolao solar

CLCULO DE CARGA TRMICA


A grande maioria das pessoas ao comprar um ar condicionado no sabe exatamente qual a capacidade em BTUS que ele deve ter para refrigerar o local em que ele vai ser instalado. Um nmero ainda menor sabe que isso pode ser determinado pelo clculo de carga trmica. Os sites de fabricantes de aparelhos de ar condicionado colocam "calculadoras de ar condicionado" ou "calculadoras de carga trmica" que geram resultados bastante imprecisos. Descobrir qual o ar condicionado ideal no uma arte e nem um exerccio de adivinhao. uma questo de clculo (carga trmica) e, por sinal, bem fcil de ser feito. A determinao de qual ar condicionado adequado para um ambiente domstico deve ser feita com o uso da norma ABNT NBR 5858.

FATORES QUE DETERMINAM A ESCOLHA DO SISTEMA DE AR CONDICIONADO

Existem vrios fatores que determinam a escolha de um determinado sistema de ar condicionado. O tamanho do sistema e posio da casa de mquinas ou, de forma mais geral, a localizao do espao disponvel para instalao dos equipamentos de ar condicionado so os primeiros fatores a serem observados. A quantidade de ambientes que devero ter controle individual de temperatura tambm fator importante na escolha de um sistema podendo levar a escolha de um sistema de gua gelada ou no.

Tipos de sistemas e algumas de suas caractersticas principais que influenciariam na sua escolha:
1. Condicionador individual (janela ou mini split) - Pequenos ambientes 2. Split - Ambientes com limitaes relativas a parede externa e a casa de mquinas. 3. Self contained a ar - Ambientes maiores - O equipamento fica tambm numa parede externa, mas o evaporador dotado de um ventilador de maior presso esttica que permite distribuir o ar condicionado atravs de dutos. 4. Self contained a gua - Vrios ambientes maiores 5. Resfriadores de lquido (Chiller) com climatizadores (FanCoils). - gua gelada - Vrios ambientes maiores - expanso indireta.

Converso de Unidades:
1 TR = 12.000 BTU/h 1 TR = 3.517 W 1 TR = 3.025 kcal/h 1000 BTU/h = 293 W 1 kcal/h = 1,163 W

CRITRIOS PARA ESCOLHA DO SISTEMA

Flexibilidade Qualidade do ar Custo inicial Custo de operao Esttica Facilidade de manuteno Eficincia energtica Capacidade Total (TR ou Btu/h)

Condicionador de Ar de Janela

Equipamentos de Janela
Equipamento de baixo custo; Instalao fcil;
Um ponto de energia eltrica; Abertura na parede/janela voltada para o exterior; Suporte, em geral metlico;

Adequado para condicionamento de recintos individuais ou ambientes coletivos de pequeno porte. Rendimento energtico baixo.

Equipamentos de janela - Aspectos relacionados instalao


Localizao do aparelho no recinto. Descarga do ar de insuflamento. Espao para circulao de ar na entrada e sada do condensador. Localizao do ponto de fora. Instalao de dreno.

Equipamentos de janela - Aspectos relacionados instalao


O condicionador dever ser instalado com altura em relao ao piso entre 1,50 e 1,80m.

Equipamentos de janela - Aspectos relacionados instalao


Instale sempre o condicionador insuflando na dimenso maior do recinto

Equipamentos de janela - Aspectos relacionados instalao


Instale o condicionador de ar, afastado 0,50m, nas laterais

Equipamentos de janela - Aspectos relacionados instalao


Evite qualquer tipo de obstruo no insuflamento do ar

Equipamentos de janela - Aspectos relacionados instalao


Evite curto circuito de ar entre os condicionadores

Equipamentos de janela - Aspectos relacionados instalao


Dever ser prevista distncia mnima de 0,50m nas laterais e parte posterior do condicionador, para resfriamento do condensador

Equipamentos de janela - Aspectos relacionados instalao


O ponto de fora dever ser posicionado na lateral esquerda ou direita, nunca sob o condicionador

Erros de instalaes

Erros de instalaes

O condicionador deve ser instalado com uma inclinao para a parte posterior 10% do comprimento do aparelho Deve-se prever dreno para escoamento do condensado

Dreno da gua condensada


Uma boa montagem de uma instalao de ar condicionado deve prever formas de coleta da gua condensada, evitando que ela pingue sobre transeuntes ou se acumule na edificao.

Dreno da gua condensada


No caso de edifcios, deve-se prever um ramal principal para interligar os diversos condicionadores

Sistema Split

Sistema Mini-Split

Sistema Mini-Split

Sistema Mini-Split
Unidade evaporadora

Sistema Mini-Split

Sistema Mini-Split
Unidade condensadora

Sistema Mini-Split

Sistema Multi-Split

Self Contained

CASA DE MQUINAS Self-contained com condensao a ar

TOMADA DE AR EXTERNO Self-contained com condensao a ar

DETALHES COMUNS Self-contained com condensao a ar

DESENHO DO SISTEMA Self-contained com condensao a ar

Self-contained com condensao a ar


A B VAZO= 2400m 3/h 400m /h 400m /h
3 3

400m 3/h 400m 3/h C


3

400m /h D 400m 3/h

Chiller

ESQUEMA ELTRICO

MEMORIAL DESCRITIVO
Condies do projeto temperatura adotada, ex.:25 graus C dados da obra descrio do projeto desenhos anexos tabelas utilizadas

Anda mungkin juga menyukai